De volta à caixa de desejos

De volta à caixa de desejos Ana Cristina Melo

Resenhas - De volta à caixa de desejos

Julia_paula2006 28/03/2024

Eu preciso de uma continuação ??
No primeiro livro eu já tinha né identificado com a Marília, no segundo me identifiquei ainda mais! O jeito dela de ser, a personalidade, etc... O amor dela com o Pedro me lembrou muito o meu primeiro amor. Eles dois juntos são muito lindos ? Eu preciso de uma continuação com o casamento deles, os filhos, etc... eu preciso de uma continuação mostrando a vida deles juntos e tbm a da Francine com o Daniel!

Haha 29/08/2023

Voltando à realidade
Primeiramente, venho fazer uma crítica ao título: é ótimo, porém, essa "caixa dos sonhos" poderia ter um significado maior. Li o livro na intenção de esperar muito somente pelo título... Me decepcionei!
O enredo narra a vida de Marília, passando por diversas transformações; vestibular se aproximando; confusões em relacionamentos; e mais. O mundo está desabando ao seu redor e ela não tinha mais ninguém ao seu lado, fisicamente. Porém, em idas e vindas, ela encontra o amor verdadeiro, o que arde em paixão.
Mas em quê será que essa vida agitada resultará? Descubra na leitura juvenil.

vortexcultural 07/08/2016

Por Mariana Guarilha
Se em A Caixa de Desejos, livro que precede esta obra, acompanhamos Marília na transição da infância para a adolescência, em De Volta à Caixa de Desejos, o tema de certa forma se repete, quando, no fim do ensino médio, ela inicia sua passagem para a vida adulta. Marília permanece apaixonada por literatura e, seguindo o conselho de seus pais pensa em prestar vestibular para jornalismo. O momento também é decisivo para Francine, que após o término do casamento de sua mãe tem que decidir se permanece em Paris ou volta para o Brasil.

Porém, não são só as preocupações com seu futuro profissional que vem tirar o sono de Marília. Quando seus pais começam a se desentender, a protagonista vê o equilíbrio do seu mundo ameaçado. Soma-se a isso um namorado ciumento e a chegada de Joca, um possível novo interesse amoroso, ampliando seus horizontes. São tantos os conflitos que fica impossível não recorrer a sua caixa de desejos, uma maneira de conectar-se também com sua avó Laurinda, de quem sente tanta falta.

No primeiro livro fui totalmente conquistada pela forma simples e poética em que o luto da protagonista é explorado e em como ela se vê às voltas com os sentimentos e emoções de outras pessoas, enquanto tenta administrar seus próprios medos e frustrações. Apesar da melancolia que percorre a obra, a história é contada de forma leve, e a brevidade dos relatos deixa nas entrelinhas muitos dos sentimentos, o que funciona bem por se tratarem de situações tão universais. Se os detalhes de cada história pessoal são únicos, os anseios e temores do amadurecimento são universais.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-de-volta-a-caixa-de-desejos-ana-cristina-melo/

Mari 12/03/2016

Mais em http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-de-volta-a-caixa-de-desejos-ana-cristina-melo/

Poesia na Alma 24/06/2014

De volta à caixa de desejos – Ana Cristina Melo
De volta à caixa de desejos, Ana Cristina Melo, Todesilhas, 301 páginas, é continuação de Caixa desejos. Posso garantir que não deixou a desejar. Os dois livros são maravilhosos e muito bem ambientados. Se no primeiro Marília é uma criança entrando na adolescência, no segundo, ela é uma adolescente entrando na vida adulta.
Para nosso gosto, os conflitos vividos por Marília estão dentro da faixa etária dela, nos dois livros. No primeiro a autora primou pela magia poética da pré-adolescência. Já o segundo nos remete a um universo mais visceral e agressivo, próprio do universo adolescente. Uma Marília desleixada e bagunceira, ainda romântica e apaixonada pela vida, cheia de problemas e, agora, amigas e um namorado ciumento.
Depois do primeiro amor e de toda angustia que sofrida pela protagonista, ela conhece Rafael, aquele tipão, fisicamente falando, no entanto intelectualmente falando, o rapaz deixava a desejar. E muito, por sinal.
O namoro não era aprovado pela família da moça, mas ela estava inebriada em meio a tanta beleza. Mas a beleza de Rafael não foi suficiente para manter o encanto quando ele deu o primeiro chilique de ciúmes, uma mostra do quanto ele poderia ser possessivo e violento.