Sobre um garoto que beija garotos

Sobre um garoto que beija garotos Enrique Coimbra

Resenhas - Sobre um garoto que beija garotos

Raphael 19/05/2021

Fazia alguns meses que não lia nada e decidi voltar com esse livro que é curtinho. Me apaixonei pela história, me identifiquei horrores com os personagens e tô indo caçar tudo sobre o autor pq sim! ??

Felipe1503 23/08/2021

Livro rápido de leitura fácil. Bom para se distrair, com uma leitura leve e envolvente. Uma boa descoberta!

Amanda 11/03/2015

Sobre um garoto que beija garotos: Ian
“Quero fazer o que você faz, me mostra o seu universo” pag.8

‘Sobre um garoto que beija garotos: Ian’ é um livro super curtinho narrado em primeira pessoa. No livro, seguimos os passos de Enzo, um garoto homossexual, que comete o terrível erro de se apaixonar por um hétero, que apenas o quer quando o quer, na hora que ele quer.

Já comecei me identificando PARA CARAMBA com o Enzo, porque eu, tapada, também já passei por essa de me apaixonar por uma garota hétero. Mas para ele é ainda pior, porque Ian o procura várias vezes, principalmente ao estar bêbado ou carente, o que faz Enzo se sentir usado, apesar de ele gostar desses momentos. Ele é bem masoquista, eu diria.

“ Sinto inveja de Sofia, ela pode tê-lo. Ele é fumaça nas minhas mãos, escapa fácil.” Pag. 35

É nesses pega-não-pega com Ian que Enzo conhece Breno através de um app de relacionamento, um garoto que realmente o quer e que sabe demonstrar isso.

Assim vemos Enzo nessa encruzilhada da vida, onde ele tem que escolher entre aquele que ele quer, mas que o faz mal, e o garoto que o quer e o faz bem. Parece uma coisa meio clichê, que já vimos várias vezes. Na verdade, é um paradigma da vida. Sempre queremos aquilo que não podemos ter, e não queremos nos contentar com pouco (não que Breno seja pouco, ele é um lindo). Mas a escrita do Enrique é algo que me deixa apaixonada, tanto nos livros dele quanto no blog (Díscipulosde Peter Pan). É fácil e leve, como se o personagem estivesse te contando a história na mesa de um bar. E este livro, em particular, é cheio de sarcasmos e tiradas, algo que adoro e me identifico muito.

Nessa história também vemos alguns personagens muito característicos da vida jovem de hoje em dia. Infelizmente a personagem que leva o meu nome (Amanda), é a ‘amiga’ chata de Enzo. Daquelas que sempre querem que você ouça a vida dela, mas nunca está disposta a ouvir a sua. O garoto está rodeado de conhecidos, e não amigos, que preferem se embebedar e drogar ao invés de realmente conversar sobre as coisas que importam, algo que acontece muito ultimamente. Vemos várias críticas sociais como essa ao longo da história, algumas muito sutis, outras nem tanto.

“Quero te beijar de manhã, ainda com gosto de sono na boca” pag. 42

Enrique é um autor parceiro do blog e, recentemente, começou a postar seus livros no Wattpad! Você pode ver como ler online (um capítulo por semana) e como comprar seus livros em mídia digital e física aqui.

Este livro também está sendo sorteado no aniversário de 1 ano do blog! Participe do sorteio aqui.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-61-sobre-um-garoto-que-beija.html

fev 13/01/2021

3,5

No começo do livro eu lia e revirava os olhos, mas aí chegou a parte da identificação. Só em alguns aspectos, é claro.

Enzo é um jovem gay carioca que não quer nada com ninguém. Ele tem os seus casos e escreve sobre eles em um blog. O mesmo acaba ficando e se apaixonando pelo ficante da "melhor amiga" que se diz hétero. No meio desse rolo todo aparece o Breno que é o príncipe encantado que todo mundo quer.

Sempre que aparece uma personagem gay que se apaixona por um hétero curioso os meus olhos dão uma volta de 360º. Sei que é possível acontecer, mas não é esse tipo de representatividade que espero. No entanto, as questões sobre relacionamentos que o Enrique Coimbra narra nesta história são bem verídicas. A falta de compromisso, o medo de se apaixonar e se entregar, a desilusão e tudo mais. Acho que é bem nessa parte que acerta mesmo sendo clichê. É isso que faz com o que os leitores se identifiquem. Relacionamentos não são fáceis.

O melhor personagem é Breno por jogar umas verdades na cara de quem precisa escutar.

É um livro/conto pequeno e de leitura fácil.

Augusto Stürmer Caye 24/10/2021

Ian, Breno, Amanda, Enzo
Engraçado ler esse livro na minha fase de vida. Já fui um pouco como Enzo e hoje em dia vivo tão feliz como Breno que nem faz sentido para mim uma vida como aquela.

Mas é engraçado lembrar das festas, das trovas e das ansiedades. Tudo aquilo possuía uma lógica que faz muito sentido na época e, sinceramente? Não tenho saudades.

Dizem que os 18-24 anos é a melhor fase da vida. Mentira. Nunca estive tão bem e tão feliz quanto sou hoje com Rôdi, meu amor, meu porto seguro, minha paz e serenidade. As lembranças que tenho são engraçadas e com alguns pontilhados de prazer, mas não me enganam: sei que não me sentia bem na maior parte do tempo.

Foi um livro interessante para se lembrar dessa época e de histórias que nem me recordava mais, como a de uma amiga (hoje em dia nem nos falamos mais) que bebeu tanto que se jogou num carro estacionado e depois rolou pelo chão, completamente bêbada, e outras histórias assim da juventude explorando o álcool.

Mas não me provocou saudades. Recomendo a leitura para os gays jovens.

Thatyane Jardim 14/03/2015

Amor simples e verdadeiro
Comecei a ler por pura atração ao título e por recomendação de um dos meus melhores amigos. Antes mesmo de encerrar o terceiro capítulo, já estava completamente apaixonada por Enzo e seu romance desafiador. Não sei se foi o fato dos personagens me lembrarem muito as histórias que já escutei e ver estampado em Enzo a imagem do meu melhor amigo. Mas o livro é completamento envolvente. Te consome e prende. Te vicia. A leitura gostosa sem muitos redondeios não te força a algo, simplesmente entra em você. Viver na cabeça de Enzo é um momento bom para lembrar seus próprios casos e admitir que também se sente assim. Eu não posso explicar o quanto estou apaixonada por esse livro. E é ótimo terminar um livro com aquela sensação gostosa de caso rápido de amor.

site: www.wonderjardim.com

Lorena Miyuki 27/12/2015

Boa surpresa
Não sei dizer se o livro foi uma extensão do conto (era conto?) que tinha na Amazon intitulado "Sobre um garoto que beija garotos: Ian", mas a impressão principal que tive foi essa: um costo esticado pra "virar" um livro.

[..]
Eu me identifiquei mais do que achei que seria possível. Enzo tem uma personalidade mais fechada, reflexiva, e os apontamentos que ele faz sobre a vida me representaram um bocado - principalmente, vou ser sincera, sobre a amizade dele com a Amanda, a amiga que é ficante do cara que ele também tá enrolado. A maneira como ele foi se apaixonando pelo Ian é bem natural, não é algo forçado; não é aquela coisa de duas páginas e ele tá morrendo de amores. Não. Parece muito mais real que isso, e essa realidade crua me fez gostar do livro. Não espero um romance romantizado, se é que me entende.

Só não gostei mais porque é SUPERHIPERMEGA curto. Como mencionei, parece um "conto esticado", mas que funcionou bem no número de páginas que tem. Eu não vi o livro físico, porque li em ebook, mas acho que me decepcionaria (?) em tê-lo nas mãos por causa do tamanho: tem menos de CEM PÁGINAS, gente. É MUITO pequeno.

O que me chateou? A quantidade (desnecessária) de festas e, principalmente, bebida me enervou e entediou em certos momentos.
Mas...
Peguei pra ler assim, sabe, só por curiosidade. Não dava nada.
E não é que, uma hora depois, terminei sem nem ver o tempo passar?
Tirei o chapéu para as metáforas e a narrativa me embalou.
Me surpreendi - e vale dizer que, nos dias de hoje, isso é um feito e tanto.

RESENHA COMPLETA NO LINK:

site: http://www.marcadocomletras.com/2016/06/review-sobre-garotos-que-beijam-garotos.html
SISMAILY 06/10/2016minha estante
undefined

Marianna 15/05/2016

Quero ser amiga do Enzo!
O narrador do livro "Enzo" é um menino muito parecido comigo, acho que é por isso que a narrativa me chamou tanta atenção. Assim como eu ele é uma pessoa que sempre se apaixona pelo impossível, que descarta quem lhe ama para se aventurar com quem brinca com seus sentimentos; outra semelhança é que nós dois beijamos meninos a diferença é que ele é um menino e eu uma menina.
Como j[a citei o livro [e narrado pelo Enzo, o personagem tem um blog onde ele conta sobre suas “aventuras amorosas”, no livro ele conta sobre sua historia com Iam.
Iam é um menino hétero e está com Enzo apenas por curiosidade ou curtição, eu sinceramente não fui nem um pouco com a cara dele, não sei se é porque me lembrou algumas pessoas mais Iam me enoja; Enzo se apaixonou quase que a 1ª vista por ele e a partir disso nenhum outro menino era tão bom quanto Iam (ou simplesmente não o fazia se sentir como se sentia quando estava com Iam).
OK! Até agora temos Enzo apaixonado por Iam enquanto este está curtindo com a cara dele (nesse ponto Iam não pode mais ser considerado hétero na minha opnião, héteros curiosos? Sorry, mas não acredito nisso, se quis experimentar uma vez é por que sente atração e ponto, mas é apenas a minha opinião); es que aparece o Breno na vida do Enzo e na hora eu parei para pensar em quantos Brenos apareceram na minha vida e eu deixei passar pelos mesmos motivos de Enzo (monotomia, rotina, ou simplesmente medo de cuidar, machucar, etc.).
Breno se apaixona por Enzo e os dois começam um romance... Não vou dizer o que acontece após isso, só adianto que Enzo ficará bem confuso entre os dois, milhares de coisas passam em sua mente e em seu coração.
Outros personagens me marcaram, como a Amanda que pode passar despercebida mais que é um retrato de muitas meninas que eu conheço, ela é a melhor amiga do Enzo (pelo menos ela acha rs) e namorada do Iam ( o que o torna ainda mais detestável). Eu cheguei a ficar com dó dela porque o Enzo fala da menina de um jeito rs'... Espero que nenhum dos meus amigos falem assim de mim.
Quem simpatiza pelo gênero deve ler, quem não simpatiza e tiver curiosidade fique a vontade, nunca tinha lido um livro com essa temática mais ja quero ler todos do Coimbra, ele tem uma narrativa engraçada que faz com que você sinta que esta conversando com um amigo. Aliás quero ser amiga do Enzo, seriamos uma boa dupla.

site: www.mariollla.com

lluanft 31/08/2016

Retrato de Sinceridade³
Enzo é um garoto de 21 anos, com a cabeça de um garoto de 21 anos, ou seja nem 16 de maturidade. A narrativa é um retrato perfeito do que ocorre no dia-a-dia da nossa atualidade. Medo de se relacionar, a fuga, as baladas, as bebedeiras, sexo, sexo...sexo. Ian, o garoto perfeito (?), pegador e inalcançável disputado por todas e desejo de todos. A ideia de pegar alguém assim e o ego que isso causa. Aventuras na dose certa, futilidade na dose certa(?), realidade 100% aflorada e leveza, uma leveza que flui de forma natural e ainda mais sincera. Pensei que seria um clichê sexual com final sem graça e passa totalmente disso. O livro é 10.

Bruno Padilha 24/07/2019

Sobre Se Identificar com um Livro pelo Título
Um sentimento de nostalgia me alaga por um menino que tive uma história maravilhosa tempos atrás e se tivesse a oportunidade até queria voltar no tempo para reviver. Abro o skoob e vejo a indicação de livros... Um já estava na minha lista há um tempo e parece falar bastante sobre mim. Ironicamente. Depois de um tempo longe dos livros. As primeiras páginas me arrebatam porque a história é comum como uma crônica, e poética feito uma vida inteira de amores e ilusões. Ela fala de mim. Eu me vi revisitando coisas porque tem um cheirinho de adolescência que pede para durar uma vida e que a gente não permite passar com nossos casinhos sem importância que termina na primeira leva justo porque uma das partes vai claramente se apaixonar. É nítido. Tá no olhar... Esse livro me corroeu. Me invadiu. Me trouxe um sentimento de querer mais da vida assim como sinto que ela por vezes quer demais de mim.... Um poder de querer me machucar pra sentir o real significado de me apaixonar nessa leva de histórias que o tempo trás. Tiveram muitas vezes antes essas paixonites mas tá ficando escasso a fase do amor puro que esse livro promete e que devia ser comum... Como os personagens vendem. Esse livro me trouxe um misto de sentimentos novamente que vou ficar de notar. Que bom que voltei a ler com ele. Grata surpresa de ler e reviver na mesma linha e com tamanha intensidade essas coisas que arrebatam a gente sem a gente notar.

Wania Cris 27/12/2023

Prometeram-me pootaria...
Entregaram-me drama e questões existenciais bem específicas. Enzo não é uma personagem fictícia. Está entre nós, sofrendo entre nós, lutando entre nós. Achei bem triste.