Indesejadas

Resenhas - Indesejadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tati 20/05/2022

Tinha tudo,porém...
O começo dessa leitura foi muito boa,me deixou presa na história, porém com o avanço da leitura para mim não agradou muito,a história tinha tudo para ser um baita livro, uma grande investigação, porém do meio pro final,e até mesmo na forma de descoberta do assassino achei fraco,os investigadores também não gostei muito não! Mas mesmo assim quero continuar com a serie ,espero que nos próximos livros melhorem!
Deca 15/07/2023minha estante
Também esperava mais do final. Até achei que não era aquele cara, que tivessem se enganado, e o final viria. Nem acreditei que havia acabado ?

Marcianeysa 19/12/2021

Gostei bastante do desenvolvimento das personagens do livro, principalmente as femininas. O mistério sobre a identidade do assassino é secundária, e infelizmente o final deixou a desejar nessa parte. A escrita da autora é super envolvente e pretendo ler os próximos
Ana Lucia F. Silva 22/04/2022minha estante
Li esse pelo amor que sinto pelos nórdicos, enao me decepcionei. Eles escrevem de maneira direta, crua e impessoal. Sou apaixonada neles,?

Marcianeysa 22/04/2022minha estante
Esse não é um dos melhores mesmo

Dani 23/07/2014

Indesejadas - Fredrika Bergman & Alex Recht # 01
Sempre fui muito fã de estórias policiais. Adoro acompanhar investigações, tentar descobrir as soluções de crimes junto com os personagens. Por isso, não hesitei em escolher Indesejadas.
Em Indesejadas, O verão de Estocolmo sempre será marcado por algo terrível: Durante uma simples viagem de trem, uma criança, Lilian Sebastiansson desapareceu.
Não há pistas, não há nenhum vestígio de quem a sequestrou e porquê. Então, cabe á equipe de Alex Recht desvendar este mistério e descobrir quem é o criminoso por trás.
Primeiro, gostaria de ressaltar que a sinopse contém um Spoiler. Como todos podem ler, é dito que "(...) No entanto, quando a menina é encontrada morta no extremo norte da Suécia, com a palavra “indesejada” escrita na testa, o caso se transforma rapidamente no pior pesadelo da equipe de investigadores."
Ok, por causa desta frase, você pode imaginar que este fato, de a menina ser encontrada morta com a palavra Indesejada escrita em sua testa, é um fato inicial, que desencadeia a estória. No entanto, não é. Vou explicar melhor: Acontece que esta simples frase entrega que a criança não será encontrada pelos policias com vida. Então, é um spoiler, visto que, no livro, somente na página 143 ou 144 que os policiais descobrem a criança morta. Então, quem está lendo o livro sem ter lido a sinopse (o que acho bem difícil de acontecer), vai descobrindo junto com os policiais que, então eles estavam desesperados procurando Lilian ela já está morta. Assim, quem leu a sinopse, como eu, recebeu spoiler. Sinceramente, eu imaginava, durante a leitura, que a equipe de Alex iria encontrá-la de alguma forma com vida, mas depois caí na real e me lembrei de que a sinopse contava claramente que ela seria encontrada morta. Então, achei uma falha muito grave incluir essa revelação na sinopse.
Porém, isso não fez com que eu diminuísse sequer uma estrela da leitura, pois o livro soube me prender e surpreender como um bom romance policial deve. Mas não falarei mais sobre o enredo, pois os próximos acontecimentos você deve descobrir durante a leitura.
Acompanhar a leitura foi o máximo, pois eu me pegava querendo desvendar cada pista junto aos personagens. Vários momentos de tensão acompanharam a trama, que se desenvolveu não só no desaparecimento de Lilian como em outros crimes brutais. A leitura soube me prender até a última linha.
Outra coisa que achei bem diferente, no entanto, positiva, foi o fato de a autora construir para cada policial encarregado de investigar os crimes uma personalidade única. Algumas vezes, foi "cortado" o momento de tensão e suspense para se iniciar, no novo capítulo, um pouco sobre a vida do outro investigador, deixando o leitor curioso. Pode parecer, sabendo disso, que a leitura acaba "escorregando" pelo caminho errado, mas, ao contrário! Essa descrição da personalidade de cada um criou o efeito de personagens realmente reais - com problemas, medos, inseguranças - que, pelo meu visto, me cativou e fez com que eu passasse a torcer e distinguir cada um. Essa distinção de personalidades, também, me fez refletir um pouco sobre o trabalho dos policiais e o quanto deve ser difícil, com tanta pressão.
Finalizo com a opinião de que a leitura foi ótima, soube prender e manter a curiosidade o tempo todo. Não retiraria uma única palavra dos textos, o livro todo ficou ótimo e com informações ótimas, bem escritas. Uma leitura pesada? Sim, mas que os adoradores de policiais irão amar. Favoritei, um dos melhores policiais que já li.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2014/07/resenha-indesejadas.html

Anne Balbueno 17/05/2020

Decepcionante
Eu amo um bom suspense, mas esse me desagradou em todos os cenários possíveis.

Os 3 protagonistas detetives são intragáveis, o enredo da Ellen foi totalmente desnecessário pra história, os motivos dos assassinos óbvios.

Kaue Garcia 20/05/2023

Ufffa!!!!
Demorou mas acabou ?????? Normalmente devoro thrillers em um ou dois dias e neste foram mais de 7 dias! A história não é ruim mas acredito que os capítulos super longos e o excesso de personagens me deixavam um pouco confuso e acabavam me desengajando na leitura! Foi um belo desafio
Jocasta | @curtaleitura 21/05/2023minha estante
Obaaaa! Um belo desafio mesmo. Eu demorei uns 20 dias pra ler, amigo ? vc arrasou!!!

Adriana1161 10/05/2023

Rede de pesadelos
Escrito em 2009, a história se passa em uma semana de verão na Suécia.
É um thriller bom, daqueles que não dá pra parar de ler!
Além da trama principal, mostra a vida pessoal dos policiais, a disputa de poder entre os policiais, machismo, misoginia.
Os personagens são os narradores, e vão se alternando.
Nomes de personagens e de cidades difíceis de pronunciar, diferentes!
Pontas amarradas, mas senti falta de um pouco mais de plots.
"Educação, marido e filhos: a santíssima trindade das mulheres"
Personagens: Fredrika, Alex, Peder
Local: Suécia - atual
@driperini

Mi Rubin 26/07/2023

Para quem curte um suspense nórdico é um prato cheio ?

Que escrita boa!! Fluiu tão bem que nem parecia que estava lendo uma narrativa nórdica.

O desenvolvimento das cenas e dos personagens, não deixaram nada à desejar.
Adorei a equipe e sua ramificações.

Só o final que achei um pouquinho acelerado, valia um pouco de tensão naquelas últimas páginas.

Mas é um livro e tanto!
Recomendo!

Manu 15/07/2021

Indesejadas ébo primeiro livro da série policial que envolve a investigadora Fredrika Bergman.

Neste livro de ficção polícia sueca a polícia se depara com um caso em que uma criança desaparece de um trem com. Destino a Estocolmo.

Dentre o grupo de investigadores está a civil Fredrika Bergman, que junto aos policiais Peder e Alex Recht.

O caso que a princípio teve como principal e o pai da criança desaparecida, mas logo outra criança desaparece e as circunstâncias que envolvem o segundo caso o fazem crer que estão diante de criminoso em série.

Muito embora Fredrika seja a personagem principal, viu-se que a narrativa ficou no trabalho em equipe, destacando qualidades dos três principais investigadores.

A escrita da autora Kristina Ohlson me cativou. Uma história muito bem desenvolvida, fácil de ler e que prende do início ao fim.

Já curiosa para ler os demais livros da serie.

Pasccaly.Landre 15/05/2023

???
Eu simplesmente ameeeei a escrita. Ele é bem envolvente, me senti a própria investigadora hahaha
Um livro muito bem construindo, mas para mim, deixou a desejar no final só. Parece que a Kristina queria entregar o livro logo e deu uma acelerada que poderia ter sido bem mais construída.
Mas mesmo assim, foi uma leitura muito gostosa de desvendar. Quero ler os outros livros com certeza!

ValGouveia 16/07/2014

Eletrizante
Como resenhar um livro de suspense? Fiquei aqui pensando sobre o que escrever neste post, e qualquer coisa que escreva sobre a história do livro, acabará gerando spoiler. Porque livros de suspense são assim. Então decidi fazer um apanhado geral sobre personagens e autora.

Este é o primeiro livro da autora sueca, que é cientista policial. E ela não poderia ter sido mais feliz. Eu acho. Por ter sido o primeiro livro, está perfeito. Sabe quando você começa a ler e não quer mais parar? E como é que um autor consegue prender tanto a atenção do leitor num livro de 400 páginas? Eu considero um livro de 400 páginas um livro extenso. É preciso ter muito talento pra conseguir juntar todas as pontas soltas de um livro como esse, cheio de suspense, cheio de mistérios, morte.

Legal que o livro também tem romance. Tem personagens bem intensos. A autora descreveu de forma detalhada a vida dos 3 personagens principais (que investigam os crimes no livro). Falou sobre a forma como vivem fora do trabalho, focou nas famílias, nas dificuldades vividas fora do trabalho. Acho que pelo fato de que ela vai escrever outros livros da série chamada de "Fredrika Bergman & Alex Recht".

Sim, são três investigadores no livro, mas a protagonista é Fredrika Bergman. Uma filha de músicos, que teria tudo para ter sucesso como violinista, mas que perdeu os movimentos da mão em um acidente. Fredrika caiu meio que de pára-quedas no mundo policial. E acaba sendo muito hostilizada por um dos colegas de trabalho, Peder, que faz parte da equipe que investiga os assassinatos.

Enfim, a capa do livro é perfeita. Condiz com a história narrada pela autora. Crianças indesejadas, que são sequestradas e deixadas em lugares estratégicos, em posição fetal e com a escrita "INDESEJADA" na testa. A função de Fredrika e sua equipe é descobrir o assassino, mas o trabalho é árduo. Precisam descobrir porque ele age dessa forma. Qual o motivo que o leva a atos tão grotescos.

Para continuar lendo ---> http://www.livroseblablabla.com/2014/07/indesejadas-kristina-ohlsson.html

site: http://www.livroseblablabla.com/2014/07/indesejadas-kristina-ohlsson.html
Narayana 23/07/2014minha estante
Adorei a resenha Val, o livro tem 400 pgs? Nem senti rs, a gente fica tão entretido no livro que não quer mais parar. Muito bom!!!

Manu 05/10/2020

Achei o livro "sem sal". Tinha tudo pra ser uma história interessante, que tem início com desaparecimento de uma criança de um trem. Mas, a verdade é que o livro tem diálogos chatos e o final deixou a desejar. No entanto, por se tratar de uma trilogia, quem sabe os próximos livros serão melhores!

Rose 17/08/2014

policial
Quando Lilian Sebastiansson, uma menina de 6 anos desapareceu sem deixar pistas de dentro de um trem que ia para Estocolmo, a equipe de Alex Recht foi chamada para investigar. E o que achavam se tratar de uma desavença familiar, rapidamente transformou-se em pesadelo.
A menina foi encontrada morta com a palavra "indesejada" escrita em sua testa. Em um erro que para mim foi enorme, a polícia não abriu outras frentes de investigação, fixando apenas em caçar e encontrar Gabriel Sebastiansson, pai de Lilian.

" A grande maioria destas crianças acabava sendo encontrada. Mais cedo ou mais tarde. E "mais tarde" era no máximo um ou dois dias" (pág. 74)

Quando outra criança é roubada e também encontrada morta, a polícia é pega de calças curtas. Só não foi pior porque Fredrika Bergman, uma analista criminal que não era bem vista pelos membros policiais por ter apenas "formação acadêmica" se negou a ficar em apenas uma linha de investigação. Foi ela a responsável por começar a ver que os crimes eram mais sérios, frutos de uma mente criminal fria e cruel.

"As crianças não desaparecem, são as pessoas que as perdem." (pág. 19)

Em uma ocorrida contra o tempo, toda a polícia está caçando o verdadeiro culpado, e tentando salvar outro garoto sequestrado. Cada minuto perdido, era um minuto a menos na vida deste garoto. E eles ainda tinha uma grande rede de pedofilia para ser desmanchada...
Um livro ótimo, principalmente para quem gosta do gênero policial. Conforme vamos lendo, tentamos montar o quebra cabeça junto com a polícia. Pensamos em algumas possibilidades descartamos outras...

"Ela insistiu que queria ir sozinha, disse que estava tudo bem, mas eu mandei uma viatura junto. Alguma coisa estava estranha naquela história."(pág. 369)

Não gostei muito do policial Peder. Achei-o infantil, em vários momentos tentando provar ser melhor que Fredrika. Me irritava vê-lo pensando com a cabeça de baixo em vez da de cima... Mas isso só contribuiu para a tensão do livro aumentar. Aprovadíssimo!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/
Andressa 07/09/2014minha estante
Gostei da sua resenha, apesar de não ter lido nenhum policial ainda, esse parece ser instigante! adoro!
Muito bom!
bjo
Leitura de Ouro

Yassue 10/09/2014minha estante
Já gostei do livro logo de cara, só pela arte da capa. Achei linda. E a resenha só me instigou a querer conhecer a estoria.

Cinthia 23/10/2014minha estante
Gostei desse livro, e ameio quote: "As crianças não desaparecem, são as pessoas que as perdem." (pág. 19)
Não poderia ter sido um quote melhor!

Clarice.Castanhola 29/05/2015minha estante
Já tinha lido sobre esse livro num post sobre os lançamentos da Vestígio e me interessei bastante, e pela sua resenha mais ainda! Estou gostando bastante de livros policiais e esse entrou pra minha lista.

Challis 27/08/2014

Escrita ágil, leitura surpreendente
Indesejadas, o primeiro livro da escritora sueca Kristina Ohlsson me conquistou desde o início da narrativa justamente por causa da sua protagonista, Fredrika Bergman. É maravilhoso quando a literatura foge do infeliz lugar comum de colocar pouquíssimas mulheres como destaque em seus livros. E Fredrika não é apenas mais uma protagonista; ela foi construída de maneira primorosa. Ao mesmo tempo que é uma mulher atraente e dona da própria sexualidade, é cheia de habilidades, sonhos e medos. Seu passado se mostra triste, quando ela é impedida de se tornar musicista profissional por causa de um grave acidente. Depois de ser obrigada a abandonar seu maior sonho, o "destino" a empurra para a polícia. Lá, ela enfrenta muitas dificuldades pois desde o início era desacreditada por seus colegas de trabalho por ser mulher e não ter a "formação necessária" para a polícia. Mas aos poucos Fredrika vai demonstrando ter muito mais talento como investigadora do que qualquer pessoa imaginava, do que até mesmo ela imaginava.

E é desde Fredrika que Ohlsson mostrou ser uma feminista realmente disposta a tratar os problemas que envolvem mulheres. Ela usa os mais diferentes cenários e personagens para expor como o preconceito ainda está presente na sociedade, desde como as mulheres podem ser desacreditadas no trabalho até casos em que convivem com a violência doméstica.

Mas Ohlsson não se foca apenas nas mulheres. Todas as personagens foram construídas de maneira surpreendentemente complexa e humana. Elas não foram divididas apenas em vilões e mocinhos, mas todos demonstram possuir virtudes e defeitos, anseios e receios, diferentes formas de ver a vida.

Justamente por causa dessa complexidade é que o enredo não apresenta apenas uma via central, mas sim diferentes perspectivas, o que possibilitou a criação de diversas histórias secundárias, onde conhecemos o passado das principais personagens, acompanhamos o desenrolar de amores e traições e até casos extremos de pedofilia (comuns na literatura escandinava).

Quando tantos aspectos positivos se encontram com a escrita ágil e envolvente de Kristina Ohlsson, Indesejadas se torna um prato cheio para qualquer amante de literatura, principalmente para aqueles mais afeitos aos thrillers policiais. Neste seu primeiro livro a autora já mostrava ter um talento indiscutível e certamente será lebrada como um dos grandes nomes da literatura escandinava contemporânea. Mal espero poder ler os próximos livros da série de Fredrika Bergman e Alex Recht.

Leia a minha resenha completa:

site: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/08/resenha-indesejadas-de-kristina-ohlsson.html

Iuri 23/08/2021

Frustração.

Este foi meu sentimento ao terminar “Indesejadas”, thriller da sueca Kristina Ohlsson.

Que belo balde de água fria.

Sim, pois depois de acompanhar avidamente por mais de 300 páginas uma equipe policial investigando um serial killer de crianças, a autora resolve a parada do modo mais xexelento possível entregando um final mais frouxo do que saco vazio.

O que é uma pena, pois o livro tem um ritmo ótimo, tipo daqueles que não dá pra largar.

Os personagens são ótimos e bem desenvolvidos, especialmente os membros da equipe policial.

A trama é bem construída; inclusive Kristina é esperta e cria uma pegadinha que leva o leitor numa direção. Só que esta tal pegadinha, ao invés de surpreender quando é revelada, só te deixa tipo “ mas que grandessíssima e bela imbecilidade”.

Por outro lado, claro que os assassinatos são solucionados (ainda bem), só que tudo se fecha de modo tão sem graça, tão sem sal - e abruptamente - que tu até te questiona se realmente o caso foi resolvido de tão idiota que é a explicação, e se o assassino era tão genial como a autora vinha dando a entender.

Resumindo, “Indesejadas” é um belo de um engodo.

Uma farsa travestida de thriller.

Nunca mais boto minhas mãos num livro desta fulana.

Pam 26/07/2021

Que livro incrível!! Fiquei um tempo presa no início, mas depois que a história realmente começa eu não consegui parar. Confesso que não fiquei muito surpresa pq consegui desvendar as coisas sozinha, mas mesmo assim achei uma ótima história!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6