Indesejadas

Indesejadas Kristina Ohlsson

Resenhas - Indesejadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MarsyCcilia 06/02/2023

Não foi um dos melhores, mas teve uma boa construção, acho que ter três investigadores num mesmo caso foi meio atrapalhado, sem falar que se fossem mais "colegas", tinham resolvido o caso mais rápido, embora tenha sido explicado os motivos para a ocorrência dos casos, ainda assim pareceu um pouco fraco e mais pro final perdeu a intensidade da história, espero que os próximos eu tenha uma experiência diferente.

Mariana Helt 23/02/2019

Resenha de Indesejadas - Kristina Ohlsson
Eu amo livros com esses temas e Indesejada não foi diferente. O livro já começa nos deixando louca para entender tudo, e depois no meio da história, quando você já sabe o que está acontecendo é quase impossível parar de ler. A autora não nos dá brecha para saber quem é o responsável pelos assassinatos e nos faz torcer torcer por Fredrika que faz de tudo para descobrir quem é o "Homem".
Dei 4 estrelas por que quando enfim o "Homem" é descoberto, sua história não é contada com detalhes para nos fazer entender o motivo de tudo, e sim corrida, como se ele não fosse super importante na historia. Senti que a autora correu e não deu o devido final para uma história tão boa que tinha tudo para ganhar minhas 5 estrelas.

criscat 10/12/2017

Mais um autor, no caso, autora policial nórdica publicada aqui no Brasil. Afinal, não existem apenas Stieg Larsson e Jo Nesbø. Há uma variedade de outros autores que, mesmo não sendo tão famosos, produzem literatura policial de qualidade. E Kristina Ohlsson é uma delas. O livro tem, sim, alguns defeitos que acredito que possam ser creditados ao fato de ser a primeira obra da autora. Mas nada que desagrade tanto o leitor a ponto de fazê-lo abandonar a leitura.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/06/19/indesejadas-de-kristina-ohlsson/

João 24/07/2015

O sequestro de uma menina é o início de uma longa jornada de investigação para os policias inspetores Fredrika,Alex e Peder.Correndo contra o tempo para salvar a criança tudo desaba quando o corpo da menina é encontrado abandonado no estacionamento de um hospital.Na testa da menina escrita a palavra Indesejada!
As pistas são muitas mas nenhuma parece levar a algum lugar.Quando outra criança é sequestrada as coisas pioram ainda mais.O tempo é curto e o assassino muito esperto.
E por trás de tudo há um crime ainda mais monstruoso.

Indesejadas foi um dos melhores suspenses policiais que li esse ano.
O livro é excelente,a autora entende do assunto e faz cada capítulo do livro se tornar mais interessante com as muitas pistas lançadas numa jogada inteligente.
Os personagens muito bem estruturados,cada um com seu drama particular,o que torna o livro ainda mais interessante.
No final tudo explicado sem tentar fazer o leitor de bobo.
Só depois que li foi que descobri que é uma série da autora com os mesmos policiais.
Leitura de primeira!!

Hsc_Aju 26/03/2016

Diferente do que você pensa, uma obra que merece ser lida.
Um sequestro que deveria ser simples, uma civil em uma investigação que deveria ser rápida, e acontecimentos que ao longo do livro vão surpreender você. Não sei o que mais gostei do livro, um tipo de escrita diferente, mas ao mesmo tempo com bases bem conhecidas, ou uma personagem que tem muito para dar, mas ao mesmo tempo é tão falha em meio a um mundo masculino. Vem desvendar essa investigação comigo.

Restante da resenha no link

site: Indesejadas - Kristina Ohlsson - Vestígio - 2014

Renata 07/12/2016

Não conhecia a história, a autora e nem a editora, foram três gratas surpresas.
A história policial, gênero que tem tudo para cair no mais do mesmo, é, na verdade, empolgante. Os personagens, longe de se enquadrarem no típico rótulo "mocinho" e "bandido", apresentam nuances, ninguém é tão perfeito, e ninguém está isento de um passado.
A escrita é linear, e o passado aparece na medida em que é descoberto, junto com os leitores. É o leitor segue junto construindo hipóteses de investigação, e ficando bravo com o "será que não percebem isso", "será que não percebem aquilo", isso por que a autora da indícios, mas ela também nos engana a safadinha.
Já Vestígio eu não conhecia, mas a leitura foi muito agradável, não deixou aquela sensação de tradução estranha, e em relação à revisão só umas duas coisinhas que chamam atenção, como um "concertar" quando o sentido era "consertar".
De um modo geral me arrependi de não ter aproveitado a promoção para comprar outros da Vestígio :(
Entretenimento de primeira.

Marla 24/04/2017

Resenha: Indesejadas – Kristina Ohlsson
A trama tem inicio com o desaparecimento de Lilian Sebastiansson, uma menina de seis anos, que viajava com a mãe de trem de Gotemburgo a Estocolmo. O veterano Alex Richt assume o caso juntamente com sua equipe, que é formada por Fredrika Bergman e Peder Rydh. Assim que interrogam Sara, a mãe de Lilian, Alex descobre que a jovem sofria violência doméstica por parte de seu ex-marido Gabriel Sebastianson que logo se torna o principal suspeito do sumiço da menina.

Convicto em seus instintos, Alex não vê outro caminho em que seguir nesse caso, diferente de Fredrika que enxerga algumas pontas soltas, que se mostram importantes, quando Lilian aparece morta e com a palavra Indesejada escrita na testa.

Seguindo essa linha de raciocínio, Fredrika passa a investigar pistas soltas que acabam por formar um quebra - cabeça que pode levar ao verdadeiro culpado. Agora eles precisam correr contra o tempo para encontrar o Homem, antes que ele faça uma nova vítima.

"" A primeira criança desapareceu em meados daquele verão de chuvas ininterruptas.""

Indesejadas possui uma trama instigante e bem escrita que é dividida em três partes e se desenrola durante uma semana. Na primeira parte a autora nos apresenta os personagens e tem inicio a investigação sobre o desaparecimento de Lilian, já na segunda a investigação toma um novo rumo e passamos a entender melhor a cabeça do criminoso que se denomina apenas como o Homem, e a terceira mostra as consequências da investigação e o rumo tomado pelos personagens.

Falando em personagens a trama e narrada principalmente por Fredrika, Alex e Peder, mas outros personagens como Ellen (a assistente que faz parte da equipe de Alex), Sara (a mãe de Lilian), Jelena (jovem misteriosa que tem ligação com o homem) e o Homem, também ganham a sua vez e contribuem para o desenvolvimento da trama.

Determinada e competente, Fredrika na adolescência tinha o sonho de ser violonista, mas uma lesão em seu braço acabou com ele, sendo assim ela se entregou aos estudos acadêmicos e acabou se tornando uma criminalista especializada em crimes contra mulheres e crianças. Alex sempre teve vocação para ser policial e com vinte cinco de profissão era considerado uma lenda entre os seus colegas, confiante e convicto em seus instintos, acaba não aceitando tão bem sugestões e isso acaba dificultado seu relacionamento com Fredrika. Peder era um bom policial, mas um tanto infantil e invejoso, no decorrer da trama ele vai amadurecendo e aprendendo a trabalhar em equipe, principalmente com Fredrika.
O interessante da trama e que acabamos descobrindo a identidade do Homem, ao mesmo tempo em que os personagens (Fredrika, Alex e Peder), assim como descobrimos também os motivos de seus atos.

A leitura fluiu sem problemas, graças á escrita envolvente da autora, que vai juntando as peças durante o decorrer da trama não deixando nenhuma ponta solta. Com um criminoso insano, personagens carismáticos e uma trama instigante, “Indesejadas” entrou para o time dos melhores romances policiais que já li. Recomendo com certeza!!

site: Louca por Romances - 23.04.17 - http://loucaporromances.blogspot.com.br/2017/04/resenha-indesejadas-kristina-ohlsson.html

Monique.Araujo 30/07/2018

Como eu amo livros assim
Escrito em 3 pessoa onde existe um crime, uma criança desaparece em uma viagem de trem. Durante a investigação aparece vários suspeitos e elementos. Pra mim o livro foi otimo pela escrita e pelo fechamento. Porem existem pontos que não são explicados e achei que a autora se perdeu em tantos elementos que ela colocou talvez para confundir mesmo. E tambem muitas coisas repetitivas. Mas no geral e por ser primeiro livro dela achei otimo. Vale muito a leitura

Monica Monte 11/05/2018

Esperava um pouco mais desse livro. Não foi de todo ruim, mas achei a história muito irregular.

Nesse livro, temos a história de duas mães que têm os filhos sequestrados e mortos em questão de dias e não conseguem entender o que motivou esses crimes.

A trama policial foi muito boa de acompanhar. É uma história que realmente instiga e queremos terminar logo pra desvendar todo o mistério por trás dos crimes e durante a leitura do livro ficamos sempre imaginando que mente perturbada seria capaz de cometer crimes tão hediondos com crianças tão novas.

E o psicopata realmente não precisa de motivos para cometer suas atrocidades, mas o fato dele descontar nas crianças os 'crimes' cometidos pelas mães é horrível até de imaginar. Aliás, aí começam os problemas do livro: os tais 'crimes' cometidos pelas mães. Apesar da Sara, a mãe da primeira vítima ter escondido fatos do passado, quem acompanhou a história e leu as mensagens deixadas pelo psicopata, logo vê o motivo dele ter escolhido essas duas mães. Era muito óbvio, mesmo não tendo todos os detalhes da história.

Nesse aspecto, o livro deixou a desejar pois a equipe comandada por Alex Recht era muito desunida, não discutiam o caso de maneira racional, só tentavam crescer em cima de outro membro da equipe, então durante grande parte da história eles se preocupavam mais com as picuinhas entre eles do que em resolver o caso.

Tanto é que, a certa altura do livro, o Alex Recht ressalta esse problema: 'os computadores estavam substituindo o papel, mas seu uso era limitado, porque sempre haveria alguém para guardar as informações importantes na cabeça. Com uma equipe mais unida, o fluxo de informações acontecia de forma natural, mesmo sem a ajuda dos computadores' (p. 288).

Em segundo lugar, a autora utilizou algumas páginas do livro para esmiuçar a vida de três componentes da equipe, cada um mais desinteressante que o outro: Fredrika, que era discriminada pelos membros da equipe por não ser uma policial, e que poderia até despertar torcida, mas era uma personagem completamente apática e sem carisma; Peder, que demonstrou ser um personagem vaidoso e mesquinho, só interessado em aparecer bem na foto e desmerecer a Fredricka, não se preocupando com a investigação; e Ellen, que fazia as vezes de assessora de imprensa da polícia, mas que também estava mais interessada no novo namorado do que na investigação.

No fim do livro, a equipe parece estar mais sintonizada e como é uma série, talvez nos próximos volumes esses problemas estejam solucionados.
Cris Paiva 11/05/2018minha estante
romance policial mal-amarrado é dificil de engolir, estou evitando essas pérolas.

Monica Monte 11/05/2018minha estante
Realmente não recomendo esse Cris, tem livros bem melhores por aí.

Cris Paiva 11/05/2018minha estante
obrigada pelo aviso! Menina to lendo Os homens que não amavam as mulheres, se ainda não leu, faça! O livro é ótimo. Se bem que eu acho que já sei quem é o culpado, ou ao menos desconfio fortemente.

Monica Monte 11/05/2018minha estante
Boa dica!!! Tenho a série toda aqui na biblioteca em que trabalho.

Cris Paiva 12/05/2018minha estante
To agarrada nele! Já rabisquei o livro todo e enchi de post its tentando descobrir o culpado! hehehehe

Leila 11/04/2018

Tenso
Lilian, uma garotinha de seis anos some misteriosamente em um trem. Parece que uma série de coincidências conspirou para que isso acontecesse. A mãe saiu para telefonar, enquanto o trem fazia uma parada, e perdeu o trem. O funcionário que estava de olho na menina teve que afastar-se por alguns instantes para resolver uma confusão em outro vagão e, neste instante, a menina sumiu. Mas não foram meras coincidências. Tudo fazia parte de um plano: sequestrar Lilian.

Nossa heroína é a investigadora Fredrika, que sente o preconceito dos colegas policiais por ser mulher e por ter estudado mais que os outros. Parece que o livro quer mostrar bem esse aspecto do preconceito contra as mulheres. Já no início das investigações, percebemos que Fredrika é mais inteligente e perspicaz que os colegas. A analista criminal percebe detalhes que eles deixaram passar, mas fazem questão de ignorá-la.

Peder é colega de Fredrika. Além de ser um completo idiota, se acha o “fodão”. Trai a esposa deprimida (após dar a luz a gêmeos) com uma colega de trabalho e ainda acha que é o coitadinho da história. Alex é o chefe da equipe. Também é um pouco machista, mas não aprova o comportamento de Peder.

A equipe toda fica chocada quando a criança é encontrada morta e, logo depois, outra criança é sequestrada. No decorrer da investigação, quando passam a ouvir mais o que Fredrika tem a dizer, a equipe fica mais entrosada e a própria história fica mais interessante. As picuinhas iniciais entre os investigadores tornam a leitura chata e cansativa, fazendo com que o livro demore um pouco para "engrenar". O que o leitor quer é saber mais sobre o caso investigado e não sobre as disputas de ego entre os membros da equipe.

Tão importante quanto descobrir quem é o assassino é descobrir o porquê. A partir de uma frase dita pelo assassino, logo deduzi o motivo. Sobre a identidade do assassino, ao longo da narrativa, encontramos várias pistas e algumas nos enganam. Quando você pensa que desvendou o mistério, ocorre uma reviravolta. A autora conseguiu me enganar direitinho...

No final, o caso é resolvido, mas as questões pessoais dos detetives, não. Acredito que os próximos livros, além de trazer um novo caso, continuarão contando sobre a vida dos personagens. Ainda não decidi se lerei outros livros da série. Gostei da leitura, mas não achei tão empolgante, faltou um pouco de ritmo. Talvez o próximo livro melhore nesse aspecto.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Bruna.Batista 05/09/2017

Incrível. Realmente Kristina Ohlsson é uma excelente escritora. A cada livro me surpreendo mais com suas histórias e seu jeito de escrever. Eu poderia jurar que são histórias reais tamanha é a riqueza de detalhes dos crimes. Não tinha lido algo tão bom ultimamente. Aconselho quem estiver na dúvida ou a procura de bons livros a ler os da Kristina porque são ótimos.

Maria Vitória 25/06/2020

Achei esse um bom livro. Alguns adjetivos vêm a minha mente para caracterizá-lo: envolvente e constante. Acredito que apesar de ser uma história pesada, que requer uma certa cautela para ler, a autora consegue entregar uma narrativa que é envolvente do início ao fim.

Os elementos se encaixam, e com uma escrita extremamente precisa, Kristina é capaz de mostrar o que ocorre por trás de uma investigação tão chocante.

Deixei meia estrela incompleta na minha avaliação, pois tenho expectativas de que a autora ainda tem muito a oferecer na continuação dessa série de livros que trazem a equipe de investigação apresentada em Indesejadas.

Bruna.Saczk 21/05/2020

Fraco
É o primeiro livro da autora, então vamos dar um desconto. Os personagens são muito bem construídos e inclusive, acho que esse é o defeito. O enredo teve por foco a vida pessoal da polícia sueca e jogou pra escanteio a história do assassino.
Spoiler principal: o Peder é um saco.
Mesmo assim, a leitura é bem fluida e a trama é boa de acompanhar, apesar do desfecho fraco.

San... 12/10/2017

Primeiro livro da série "Fredrika Bergman e Alex Recht". Quando iniciei a leitura, de fato desconhecia tratar-se de uma série, mas, neste caso não é problema, uma vez que o livro teve começo, meio e fim bem delineados, não sendo necessário acompanhar os livros seguintes. Não vou dizer que o livro é ruim, uma vez que minha curiosidade foi aguçada e que somente ao final pude descobrir o assassino. Por outro lado, o prazer dado ao leitor de obras policiais, onde pequenas e esparsas pistas são oferecidas, para que se tente "descobrir" e dar palpites acerca da identidade do criminoso, não estão presentes, obrigando a conclusão da leitura. Não é ruim, mas já li melhores.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6