Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Uma Leitura ou Duas 22/03/2024

? Quando conseguimos dizer as coisas, quando conseguimos escrever as palavras quando conseguimos expressar a sensação talvez não estejamos tão indefesos ?

? Cartas de Amor aos Mortos conta a história de Laurel uma adolescente enfrentando o luto pela morte de sua irmã mais velha, que era sua heroína. Então em um trabalho da escola Laurel precisa escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel decide escrever suas cartas para astros que a inspiraram, então cartas para Kurt Cobain, Amy Winehouse, Janis Joplin, Heath Ledger entre outros, começam a tomar forma como uma expressão de tentar enfrentar o luto e compartilhar seus sentimentos mais profundos e refletir sobre sua própria vida e a vida desses astros tão confusos, conturbados e solitários.

? Confesso que foi uma leitura muito difícil de concluir. É um livro denso, dolorido, com muitos gatilhos. Ao decorrer das páginas Ava Dellaira consegue nos levar para dentro da dor de Laurel e essa dor é tão imensa que transborda em nós.
Cartas de Amor aos Mortos nos ensina a importância de enfrentarmos o luto, a culpa, a saudade e até mesmo a raiva de quem nos deixou. Falar sobre a perda é importante para que possamos trazer para fora aquilo que nos destrói por dentro. Ter uma rede de apoio nesse momento é o que nos ajuda a enfrentarmos a dor da perda. É um livro viceral e bonito, dolorido e reconfortante.

imdudaxtp 19/03/2024

Carta de amor aos mortos até agora é o melhor livro que já li. Uma história linda e muito cativante.

isaferccs 18/03/2024

Querida Laurel
Laurel é simplesmente a menina mais forte do mundo. Ja comecei diversas vezes no passado a ler esse livro mas sempre me deu uma sensação muito ruim e hoje mais velha eu entendo o por quê.
Esse livro estava classificado como infanto juvenil e na minha primeira experiência com ele eu tinha 12 anos, hoje eu tenho 20.
É incrível como palavras podem tocar tanto, como histórias inventadaa trazem tantos sentimentos. Senti na pele a ansiedade, a tristeza e a confusão da Laurel, já é difícil se tornar adolescente e sentir tanta culpa torna tudo mais difícil ainda.
A Laurel passou por tantas coisas que não eram culpa dela e do mesmo jeito ela pegou essa culpa pra sí tão intrinsecamente que não conseguia ser ela mesma..
Li o livro todo em um único dia porque eu não conseguia parar de ler, eu precisava saber o que aconteceu, precisava de um final em que ela estivesse bem, precisava de um final exatamente como a autora escreveu.
Julguei muito a irmã da Laurel e no fim eu percebi que ela também sofreu, e sofreu muito. A culpa dói demais, todos nós sabemos disso...
Sou feliz por como a Laurel aprendeu a se expressar e conseguiu matar os demônios que a corroíam, o luto, a culpa, a ansiedade e o trauma, tudo isso numa menina, que se via completamente sozinha.
Ava Dellaira você me paga por ter me tirado tantas lágrimas!!
O livro é perfeito, uma leitura que eu tive com gosto, como um prato bem generoso da minha comida favorita! :)

booksdalaus 17/03/2024

Cartas de amor aos mortos
Tudo começou com um projeto para a aula de inglês: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de cartas a pessoas como Kurt Cobain, Janis Joplin e Heath Ledger. Ela escreve sobre seu primeiro ano no Ensino Médio e os problemas de sua família, despedaçada depois da morte de sua irmã.
Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop? sem nunca entregá-las à professora.
Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era - encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um - é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

JuBlum 16/03/2024

Agradeço a esse livro por ter me tirado da ressaca literária, e também de alguma forma me fazer acreditar que tudo é possível! Acho que esse livro é realmente um livro que mudou meu ponto de vista de algumas coisas, porque me identifiquei com o fato da protagonista sentir muita falta da irmã. Não que eu tenho perdido alguém nesse sentido mas compreendo ela de alguma forma. Recomendo pra todo mundo! É um livro muuuito bom mesmo!

Tina 16/03/2024

Não vale
Achei o livro muito chato de ler. Muitas pessoas me disseram que o início era chatinho mas o final compensava. Mas comigo não foi assim. Foi só depois de 50% do livro que a minha leitura engatou e o final não tem nada de espetacular.

Resumindo, é uma perda de tempo.

Maria15099 16/03/2024

"Na vida, podemos ser mais que passageiros."
O livro é escrito inteiramente em cartas, fazendo com que tenha uma conexão mais profunda entre a personagem principal e o leitor.

Laurel é um grande exemplo de força, por conseguir enfrentar tudo, a princípio, sozinha.

Achei muito interessante a ausência de capítulos tradicionais (capítulo 1, 2, etc), acho que tornou a leitura mais fluida e envolvente. Também gostei bastante de poder conhecer um pouco da história de algumas personalidades importantes da indústria artística, que continuam inspirando mesmo após suas mortes.

Li_santos 15/03/2024

Leitura interessante
É um livro gostoso de ler.
Uma forma diferente de leitura, gostei bastante.
E também nos trás muitos alertas.
Você vai sentir raiva, pena, vai rir também e se derreter as vezes kkkk
Foi uma boa experiência!

carolindesar_ 14/03/2024

Tocante.
Esse livro foi tão forte e tão intenso você consegue se sentir na história, como se fosse quase possível tocar até nós personagens. Foi um livro que eu gostei muito muito mesmo, me fez chorar e sentir muitas coisas, e assim como a Laurel, sinto que preciso descobrir quem eu realmente sou.

"Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos."

Leyckson 12/03/2024

Lindo, Triste e real
Querida Laurel,

primeiramente agradecer por suas cartas e o quanto se mostrou vulnerável, inocente e corajosa por mostrar sua alma ao mundo.

A cada carta lida eu me identificava mais e mais com você, o quanto nossa adolescência foi presa no começo e depois criamos coragem para explorar o mundo. Diante de erros (muitos) aprendemos varias lições sobre a vida, e o melhor conhecemos amigos incríveis que nos ensinaram a desfrutar vários prazeres do mundo.

A cada carta tinha vontade e invadi as paginas do livro e de alguma forma de abraçar e mostrar e não estamos sozinhos e vai ter alguém pra te iluminar assim como aconteceu comigo.

Sinto muito por cada coisa ruim que te acorreu, mas obrigado por compartilhar cada luta e trajetória. Valeu por nos apresentar a May que sei que fez de tudo pra ser uma irmã incrível e teve medo de não continuar sendo boa o bastante pra você depois de um erro cometido.

Obrigado principalmente por me apresentar cada musica citada nesse livro, pode ter certeza que não sai mais nunca da minha playlist.

Essa foi uma carta aberta pra me expressar e dizer o quanto me identifiquei com suas vivências.

Sté 11/03/2024

Livro interessante e com temas importantes
Comecei esse livro com o apelo da minha melhor amiga me dizendo que eu precisava ler esse livro, que eu ia amar e, realmente amei. O livro é muito bonito, com frases e momentos muito importantes que nos fazem refletir sobre nossa vida. ??

Sasa 10/03/2024

Lindo, magistral e inspirador!
Quantos sentimento pode ser guardado em simples páginas de papel?
Nesse livro são muitos, e todos expressos de maneira tão perfeita e delicada ao leitor. Magnífico!

Débs 08/03/2024

Já tinha ouvido falar sobre a história dele mas não imaginei tudo o que ocorreu com a Laurel, sofreu tanto mas aos poucos conseguiu seguir em frente, descobrir quem é.
Também perdi uma pessoa muito querida e acho que o livro me ajudou um pouco a entender esse sentimento.
A escrita é super fácil e te prende.