Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Sasa 10/03/2024

Lindo, magistral e inspirador!
Quantos sentimento pode ser guardado em simples páginas de papel?
Nesse livro são muitos, e todos expressos de maneira tão perfeita e delicada ao leitor. Magnífico!

Débs 08/03/2024

Já tinha ouvido falar sobre a história dele mas não imaginei tudo o que ocorreu com a Laurel, sofreu tanto mas aos poucos conseguiu seguir em frente, descobrir quem é.
Também perdi uma pessoa muito querida e acho que o livro me ajudou um pouco a entender esse sentimento.
A escrita é super fácil e te prende.

JanainaRC 07/03/2024

Comecei a ler pela curiosidade do título e acabei me envolvendo por todo o drama que cercava Laurel enquanto ela passava pelo luto, fazia amizades, descobria a vida e superava seus traumas.

Ane 07/03/2024

Quem passou pelo luto deveria ler esse livro.
Já me interessei por "Cartas de Amor aos Mortos" justamente porque sabia que retratava o luto e traumas da protagonista e de como ela lidou com tudo isso ao decorrer do tempo. Inicialmente, não achei que me adaptaria ao estilo de escrita em forma de cartas, mas depois a história fluiu melhor do que imaginei. Enquanto lia sobre Laurel e a perda de sua irmã, também descobri o fim trágico de certos artistas e um pouco da história de cada um que era contada por Laurel em suas cartas, à medida que desabafava sobre a perda da irmã.
Sendo uma pessoa que passou pelo luto e perdeu muitos entes queridos mesmo tão jovem, me identifiquei muito com a protagonista e sua história. A autora retratou muito bem como é passar pelo luto, o sentimento de culpa por não ter feito e aproveitado mais a pessoa que se foi. Outrossim, me emocionei demais do início ao fim, o livro traz trechos emocionantes e marcantes.
Cada vez que o livro se aproximava do fim, me surpreendi muito com a conexão das personagens e com a história da própria Laurel em si, que mostra ser a que mais sofreu no meio de tudo isso, mesmo sentindo-se culpada pela morte de sua irmã mais velha. No final, ela enxerga a idealização e obsessão que tinha pela imagem perfeita da irmã, ela percebe que não poderia ter feito nada e isso me ensina que não podemos mudarno destino e precisamos aceitar as coisas do jeito que são, ficar remoendo e persistir nos "se" pode nos adoecer e atrapalhar relações futuras. Enfim, nota 10 pra essa obra! Me tocou muito, do início ao fim.

Beatriz 06/03/2024

Carta de Amor aos Mortos Nota: 5/5
Primeira leitura de 2024 foi esse livro maravilhoso, eu custei a dar uma engrenada não pelo livro, mas pq estava bem corrido meus dias, e hoje simplesmente tirei o dia para ler ele e acabei com o livro, estou mais ou menos umas 4 horas devorando este livro, ele me pegou de um jeito, mas vamos lá começar a falar sobre ele.

O livro conta a história de Laurel, uma menina que acaba perdendo uma pessoa que tinha como fonte de inspiração e admiração, sua irmã. Para superar essa perda Laurel acaba trocando de escola, para que ninguém reconhecesse ela como a menina que perdeu a irmã, e nesta nova escola sua nova professora pediu para que escrevessem cartas aos Mortos, e Laurel acaba aprofundando essas cartas e escreve dezenas de cartas durante o seu ano letivo para vários artistas, cantores, famosos, pessoas com que ela e sua irmã gostavam.

No decorrer do livro você sente a vontade de colocar Laurel em potinho, aquela menina frágil, doce e um tanto inocente, mas Laurel carrega muitas magoas e dores, não só a morte da irmã, mas a culpa que ela sente por não conseguir ter salvo sua irmã no dia da morte, ela acredita muito que sua irmã morreu por conta do seu grande e triste segredo.

E qual seria esse segredo? Que fez a irmã, May, morrer? Não vou estragar a sua curiosidade, vai lá ler. Mas saiba que até essas pessoas que julgamos ser frágeis, carregam dores até maiores daquelas pessoas que julgamos ser fortes. Laurel me tocou e ensinou como lidar com isso, que sempre, por mais difícil que seja, falar é o melhor remédio.

Nunca deixe de procurar ajuda quando precisa, tem pessoas que te amam do jeitinho que você é, e querem apenas o seu melhor. Lembre-se sempre, você é muito especial.

Livro perfeito, com gatilhos para algumas pessoas, então cuidado para quem estiver lendo. Eu me amei e estou orgulhosa de ler e me sentir tranquila com certos gatilhos.

Até a próxima...

wisebrainy 03/03/2024

Cartas de Amor aos Mortos
?Cartas de Amor aos Mortos? é um livro de Ava Dellaira. Nesta obra, Laurel é uma adolescente de 15 anos que acaba de perder sua irmã e entra numa escola nova na esperança de não ter que lidar com olhares de pena, perguntas sem respostas e também com a esperança de aprender a recomeçar sua vida sem sua irmã.

Vou ser sincera, tenho muita dificuldade em avaliar esse livro de forma crítica e imparcial, o que me surpreendeu e ainda me surpreende um pouco já que é algo que costumo ter facilidade em fazer.

Ganhei esse livro aos 14 anos e esperei até o que eu acreditava ser o momento certo para ler ele. Bom, eu estava certa em esperar, mas ainda acredito ter começado no momento errado. Esse é um livro que deve ser lido num momento de introspecção, ou pelo menos é o que eu gostaria de ter feito.

Comecei revoltada em ver uma adolescente de 15 anos que passou por essas coisas sem ter acompanhamento psicólogico e ainda estar exposta a tantos problemas como drogas (lícitas e ilícitas). Inclusive, lia o livro e largava depois de poucas páginas porque eu tratava essas coisas quase com revolta.

Mas depois que fiquei um pouco mais introspectiva me deu uma vontade súbita de ler um pouco mais, nem que fosse só terminar o capítulo. E foi aí que tudo começou a fluir de vez. Depois de ler com uma visão mais introspectiva eu percebi tudo aquilo que depois a própria personagem percebeu também: que ela estava perdida e confusa na jornada de se reencontrar.

É difícil para mim destacar os pontos negativos e positivos deste livro porque o assunto tratado nele é delicado, mas acho que, ao menos no final, muitos personagens receberam a ajuda e a libertação que procuravam, e isso é o suficiente para me fazer pensar que valeu a pena conhecer a história deles.

É uma leitura razoavelmente pesada, então, apesar de muitas pessoas considerarem +13, eu considero +15. E vou deixar a lista de gatilhos que eu detectei ao longo do livro só pra caso alguém tenha curiosidade:

? abuso
? abandono parental
? suicídio
? drogas (lícitas e ilícitas)
? grooming
? tentativa de estupro
? homofobia
? violência doméstica
? manifestação de pensamentos suicidas

Lívia 03/03/2024

Sensacional. E para combinar com o livro:
Querida Laurel,
É notável o quanto você amadureceu no decorrer de suas cartas e estou totalmente orgulhosa de você.

Querido leitor,
Se você tem algum gatilho com abusos e suicídio não recomendo este livro para você, caso o contrário, é um livro muito bom que nos ensina a importância de conversar com alguém e também que sempre devemos ser nós mesmos e não uma sombra de um outro alguém. No começo eu não gostei do livro porque a protagonista se envolvia com muitas coisas erradas, mas valeu a pena insistir um pouquinho pois o final nos ensina muito.

Márcio Felipe 29/02/2024

Conheci e li o livro através do projeto literário que estou participando e uns dos pontos é justamente ler livros fora da zona de conforto indicado por outras pessoas e pois bem, para uma pessoa não é acostumado ler esse tipo de gênero gostei do livro.
Uma sinopse básica na história temos Laurel que perdeu recentemente a irmã mais velha May e decidiu se mudar de escola, com pais separados ela passa a morar uma semana com o pai e outra com a tia, em sua primeira atividade da escola, ela precisará escrever uma carta para uma pessoa que já morreu, então decide que vai escrever cartas narrando seu dia a dia para artistas que já morreram.

Como eu disse, é praticamente a primeira vez que leio um livro desse gênero, é uma mistura de drama/romance, a protagonista tenta lidar com o luto e ao mesmo tempo lidando com situações do dia a dia na escola, talvez a história no modo geral não fosse original e talvez beba de diversas fontes de outros livros, mas como foi minha primeira experiência, eu gostei de acompanhar essa jornada.

Achei interessante e diferente a linha narrativa do livro, cada capitulo é contado através de carta que está acontecendo, cartas essas destinadas para artistas que já morreram, as vezes a linha narrativa passa para primeira pessoa e então vai intercalando, os capitulo são curtos o que facilita a fluidez da leitura, gostei e indico o livro.

gabi.ludtke 26/02/2024

Carta de amor aos mortos
"Carta de Amor aos Mortos" é uma obra emocionalmente intensa escrita por Ava Dellaira. A história se desenrola através de cartas escritas pela protagonista Laurel para pessoas falecidas, revelando sua jornada de luto e autodescoberta. O livro aborda temas como amizade, família e superação, proporcionando uma leitura tocante e reflexiva.

Kauanny.Loret 25/02/2024

Meu xodó
Amo esse livro com todo meu coração, chorei muito lendo, confesso que tem partes que você tem vontade de desistir pq fica meio chato, mas não desistam, vale a pena demais

beckyreads 24/02/2024

Fui arrebatada
Eu soltei uma risada sincera quando li a primeira frase e era “?Querido Kurt Cobain?”. Pensei “?não é um livro sério, finalmente uma leitura leve?”, mas eu não poderia estar mais errada...

Queria contar o que aprendi com ele, mas não consigo. É como se eu estivesse me lendo ali em cada página, e eu só me deixei levar, sentindo na pele cada uma das emoções de Laurel. Se bem que, provavelmente, devo ter chorado um pouco mais do que ela em muitos momentos, pois fui obrigada a pausar a leitura por estar soluçando.

Único ponto negativo foi: Por favor, Laurel, vá pra terapia!! Todos já entenderam que a May se foi. Não precisa repetir a mesma coisa a cada duas páginas!

Recomendo muito mesmo! Reflexões meio “?bobinhas?”, mas que precisam ser ditas. O famoso “?o óbvio também precisa ser dito”?. É entupido de ensinamentos e, por favor, tomem cuidado, pois: GATILHOS!

saturno 24/02/2024

"eu levo seu coração (eu o levo no meu coração)"
Eu tava morrendo de vontade de ler esse livro e quando eu encontrei ele no sebo eu tive certeza que era um sinal para eu ler logo. e ainda bem que eu li. eu não consigo colocar em palavras tudo que esse livro me fez sentir, eu ri, eu chorei, eu fiquei preocupada, eu senti medo. e eu amei ele, muito. foi maravilhoso me conectar com cada um dos personagens, mesmo que o livro seja do ponto de vista da Laurel. e eu aprendi TANTO sobre mim e sobre o mundo.

Lavinia.Freitas 21/02/2024

A mina é burra pra caramba, sei q ela tá em fase de luto e tals por conta da irmã, mas tipo... DÁ UM JEITO NA SUA VIDA SUA DOIDA, fica fumando e fazendo as coisas q n é pra fazer, com toda a certeza a irmã n queria q ela fizesse isso, porém a zezona vai lá e faz

Aline327 21/02/2024

Bom livro.
O livro é bem interessante e com uma escrita diferente. A história é narrada através de cartas que protagonista escreve para pessoas famosas que já morreram. Ao longo da escrita, ela vai lidando com a morte da própria irmã e a necessidade de descobrir quem ela mesma é.
É uma boa leitura para refletir sobre o perdão.

Bianca.Colvero 21/02/2024

Querida resenha,
"Cartas de Amor aos Mortos" é uma história muito interessante e bonita de se ler. O livro é todo contado do ponto de vista de Laurel, uma garota que recém entra no ensino médio e tem de lidar com uma perda tão grande, a morte da irmã mais velha.
É mostrado a dependência que Laurel tem por sua irmã e em como sua morte (e vida) à afetou de forma trágica.
Ao longo do enredo então faz amigos, vai aprendendo a gostar de si mesma e a perceber que ela importa, além de mostrar como a cabeça de uma adolescente funciona, suas influências, desafios, oportunidades e a impulsividade.
Gosto que há diversas frases e poemas que te fazem refletir e pensar, principalmente sobre a morte, mas que não são apenas jogados exageradamente e que te fazem cansar.
Comenta muito sobre alguns gatilhos, como abusos sexuais, psicológicos, físicos, depressão, suicídio etc. Fico sensível toda vez que vejo sobre isso, então não me senti muito confortável ao ler.
Mas em um todo adorei o livro, recomendo!