Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Queria Estar Lendo 17/02/2015

Resenha: Carta de Amor aos Mortos
Link original da resenha: http://migre.me/oEnuB

Essa resenha é uma espécie de carta aberta para a Laurel, a personagem principal do livro Carta de Amor aos Mortos. Ela me tocou de uma maneira tão intensa e vívida que eu não soube como escrever uma resenha, se não dessa forma. Espero que entendam e que encontrem na carta um pouco dos sentimentos que afloraram enquanto Laurel escrevia para seus ídolos, projetava sua dor, raiva e mágoa e tentava a todo custo deixar sua tragédia pessoal para trás.

Querida Laurel,

Estou te escrevendo porque acho que meus amigos se cansariam rápido de ficar me ouvindo falar de você, das suas sombras, dos seus amigos e da May. Enquanto eu lia suas cartas, achei elas profundas, cheias de sentimento e intimas o bastante para me sentir dentro da sua cabeça e com o coração ao lado do seu. Não sei se era isso que você queria quando as escreveu, mas foi incrível!

Muitas vezes eu quis entrar nas páginas e abraçar você - como disse que você e May queriam fazer com River Phoenix sempre que viam Conta Comigo. Você era sempre tão sincera e vulnerável quando abria sua alma nas cartas que eu não podia deixar de me apaixonar pelas suas palavras.

Sua inocência, no entanto, me assustou um pouco. E ao mesmo tempo fez com que eu quisesse protegê-la do mundo inteiro - me perguntou se May se sentia assim também. Ver o mundo através dos seus olhos foi um prazer, e a mescla entre a sua maturidade e ingenuidade me conquistou logo no começo. Aliás, me conquistou de tal forma que parecia tão errado o Sky se envolver com você.

Você parecia uma criança que estava começando a aprender a andar de bicicleta sem as rodas de segurança, perdida entre querer ser protegida e ter que cuidar de si mesma. E não parecia certo que o Sky pudesse pular no bagageiro e ver você como algo além de uma criança assustada.

Mas no fim das contas ele me convenceu, me ganhou. Acho que não tem problema, já que ele também parecia uma criança perdida.

Queria dizer que senti sua dor, ela ardeu no meu peito como fez no seu. Passei mau e o meu estômago doeu em reflexo ao seu. Acho que chorei o que você não pode chorar. Enquanto lia sua carta ao Kurt, quis poder fugir para um reino onde você voava pelo céu também.

Eu não queria dizer que sinto muito por May, porque sei que você só quer esquecer isso. Mas eu sinto muito que você tenha se culpado por tanto tempo, tenha passado por tudo isso sem poder falar nada. Eu sinto muito por você não ter asas. E eu também sinto muito que May tenha roubado sua inocência, como Kurt roubou a de Frances.

Às vezes eu acho que com a banalidade que as palavras bonitas e os sentimentos profundos ganharam hoje, as frases perdem o significado. Mas espero que você entenda quando eu digo que você é uma pessoa tão linda. Queria colocar você em um potinho na minha estante, um lugar seguro onde as sombras e as coisas erradas não vão acontecer. Onde tudo vai ser como deveria ser.

Quando terminei de ler suas cartas, me perguntei o que você estava sentindo quando escreveu para Kurt, River, Heath, Amy, com uma raiva tão palpável. Você estava com raiva deles ou de May? Acho que entendo as cartas.

Estou feliz que tenha amigos tão incríveis quanto Hannah, Natalie, Kristen, Tristan e Sky. Acho que eles fizeram a diferença para você e eu queria ter tido amigos assim quando estava no colegial.

Graças a você, aliás, voltei a ouvir Nirvana. Ainda não gosto muito de The Doors, mas me encantei com a Janes e a Amy novamente, obrigada.

Ah, e eu acho que você daria uma incrível escritora. Você já sabe como abrir a sua alma. E, como diria E. E. (eu também adoro ele!) vou levar seu coração no meu coração e nunca ficar sem ele. Você vai me acompanhar por toda a vida, me lembrando de ser forte e vulnerável nas horas necessárias.
Obrigada.

Becs 23/09/2019minha estante
vix, chorei
linda carta!

juliaabraslorena 11/08/2020minha estante
Eu quero que você escreva um livro também meu deus, amei sua escrita

Luh 25/11/2020minha estante
Caramba nunca pensei que fosse chorar com uma resenha, A M E I

Soso 11/01/2021minha estante
que resenha linda!! chorei

Mari.Polli 20/02/2021minha estante
Relembrei com lágrimas nós olhos de um livro que li há mais de 5 anos. Que resenha!

diasofia 07/04/2021minha estante
eu chorei lendo uma resenha?

samara300 14/05/2021minha estante
sua resenha ficou perfeita

Helena.Merces 17/05/2021minha estante
Eu me emocionei só com essa resenha perfeita!

Leti 23/05/2021minha estante
nossa, eu chorei muito e quando terminei livro eu fui escutar a música "All I want - Kodaline", mds eu chorei TANTO... depois eu li essa resenha e agora estou quebrada.

Ro15 27/05/2021minha estante
Lindo demais?

Ramonyelle 12/06/2021minha estante
Gostei!

mimim 23/06/2021minha estante
que lindo!!??

mariabeatriz.rr 28/07/2021minha estante
Eu estou em processo de leitura do livro mas sua resenha, maravilhosa, me fez chorar antes mesmo de terminar o livro e obter minhas respostas. Agora mais do que nunca quero terminar o livro o quanto antes!!!

Vitória 29/07/2021minha estante
meu deus, o jeito que isso me desmontou

Jozy.Silva 09/08/2021minha estante
Não tô conseguindo ler, onde aperta pra ler

Jozy.Silva 09/08/2021minha estante

Emmablacktorn 03/09/2021minha estante
Que resenha linda!

Yas 13/09/2021minha estante
Caraca isso foi muito lindo

Duda 14/10/2021minha estante
esse livro é incrível!! ?

Anna 05/11/2021minha estante
a melhor resenha q já li, eu amei, me emocionei mt

Formiga 11/11/2021minha estante
Caramba ?

maryemboaba 18/12/2021minha estante
Resenha perfeito ??

Mabi 27/12/2021minha estante
Que lindo

Naomi ð¦ 28/01/2022minha estante
Resenha maravilhosa!! Eu amooo pessos que amam meu livro favorito ????

baum 05/02/2022minha estante
U A U, que resenha linda ?

Thayna349 04/03/2022minha estante
Esse livro é muito impactante

Kay 18/04/2022minha estante
isso aqui foi tão superior, gente

Thayna349 17/06/2022minha estante
Mano que livro foda!!!!!

Gih 04/07/2022minha estante
eu terminei em uns 3/4 dias esse livro e q perfeito, ele me quebrou a casa página mas tbm me surpreendeu e fez eu n querer parar de ler, sem contar q ele te da brechas pra imaginar oq realmente aconteceu, sensacional

Mirela 29/07/2022minha estante
Que resenha incrível?
Me deixou emocionada.
E esse livro é simplesmente incrível,me senti da mesma forma que vc descreveu ?

Babi 06/10/2022minha estante
Você me fez querer ler esse livro, de verdade que carta intensa que você fez a ela. Espero de verdade um dia ler um livro seu, porque sei que vou me emocionar quando ler, e sei também que a personagem vai chorar com sua carta. Nesse mundo precisamos de pessoas como você, que apreciam os livros com amo e carinho, de verdade não pare com essa sua escrita incrível. Você me inspirou!?

Jujuxzs 10/10/2022minha estante
Eu amo esse livro, não me pegou pro completo, mas a leitura e o desenvolvimento da personagem e a história de vida nota 10

Julia.Rodine 12/01/2023minha estante
Obrigada por esse resenha, era o que eu precisava ler ao acabar o livro, agora, em meio a tanta sensibilidade e lágrimas...

Laura1046 06/02/2023minha estante
Chorei mto na parte do cinema do sapo. Que cara desgraçado!!!!

~ natt 09/02/2023minha estante
Aaaaaa que resenha maravilhosa ?

~ natt 09/02/2023minha estante
Esse é um dos meus livros fav;)

Naná Barros 19/02/2023minha estante
Terminei hoje o livro, a sua carta me deixou pensativa tanto quanto as cartas da Laurel. Muitas pessoas não sabem como pedir ajuda. E acabam sofrendo sozinhos na vida!

Coelho1 17/03/2023minha estante
MDS, eu vou ler esse livro agr e queria ver algumas avaliações, e a sua me fez arrepiar e querer ler ainda mais o livro, parabéns.

Leticia.Capovila 23/03/2023minha estante
Resenha perfeita!!!

Lima218 19/04/2023minha estante
Eu sei que faz 8 anos e provavelmente você nem lembra mais dessa resenha, mas queria dizer que ela é linda e emocionante. Laurel vai estar eternamente com todos que a conheceram ?

Julia 05/05/2023minha estante
Uau....

Tata 08/05/2023minha estante
Como que faz pra ler porque eu não tô conseguindo , alguém me ajuda

Sofia 04/07/2023minha estante
Meu Deus, que resenha perfeita!

Yasmim197 05/07/2023minha estante
o livro é perfeito. me deixou muito pensativa em algumas coisas quando terminei de ler. a história muito boa, e também triste, mas simplesmente perfeito.

Cert 23/07/2023minha estante
Caraca muito top ??

Iavinia 30/03/2023minha estante
sempre vou ter mto carinho por esse livro, foi um dos primeiros que eu li ????

Babbie 30/03/2023minha estante
Ele livro é TÃO bom. Acho q li em 2017 então confesso que não lembro detalhes, mas o sentimento fica. Deu até vontade de reler. Mas realmente, vários gatilhos.

Babbie 30/03/2023minha estante
Já leu "Por Lugares Incríveis"?? Esquece do filme e lê o livro!!
Hahahahaha

Sra.Casanova 30/03/2023minha estante
É perfeito! Releia sim, vale a pena

Sra.Casanova 30/03/2023minha estante
Eu amei o filme KKKKKKKKKKKK sou doida pra ler o livro mas tô sem verba rsrs

Babbie 31/03/2023minha estante
Sério?? ??
Hahahahaha

Babbie 31/03/2023minha estante
Quando puder leia mesmo!!
É que eu achei um livro tão intenso com tantos sentimentos envolvidos que obviamente o filme não teria como passar toda essa profundidade. Na época também foi um livro que significou muito para mim.

GarciaV4n 14/09/2023

Cartas de amor aos mortos
Intenso, legítimo.
Por vezes me vi querendo estar na história e poder abraçar Laurel e dizer que vai ficar tudo bem. Poder ser um ombro amigo e poder ouví-la.
helena 14/09/2023minha estante
meu livro favorito??

Seilaludi 14/09/2023minha estante
Eu amei esse livro demais, o final me doeu, porém ver o amadurecimento dela com tudo que aconteceu foi perfeito.

GarciaV4n 14/09/2023minha estante
Helena, bela escolha! É muito bom de verdade!!!

EmersonMorais 14/09/2023minha estante
Juro que esse livro foi um dos que tive um experiência de leitura péssima, demorei uns 2 anos para terminar.

GarciaV4n 14/09/2023minha estante
Seilaludi, o final é emocionante. Eu adorei!

GarciaV4n 14/09/2023minha estante
EmersonMorais, também demorei mais do que o de costume para terminar esse livro. Mas chegar ao final dele foi tão .... Sabe? Uma sensação de "pô, tô triste com tudo o que rolou, mas feliz pela evolução dela"

Lorena Carneiro 10/10/2021

Falar é sempre a melhor solução
Esse livro me fez lembrar da minha resistência em trabalhar com adolescente por achar uma idade difícil de conseguir manejar e entender. E o quanto minha visão mudou após inciar o trabalho com esse público.
Na adolescência tudo é muito intenso, a realidade se apresenta, dói ver que os pais não são perfeitos, o corpo muda e você nem sabe como se encaixar nele, as amizades são salvação ou perdição depende de como você esteja se encontrando no mundo.
E geralmente o adolescente passa por tudo isso sem verbalizar as dores, como no caso do livro. Duas irmãs que silenciaram suas dores.
Foi incrível ver o desenvolvimento da Laruel ao longo da narrativa, acompanhar todo o processo de luto, o quanto foi bom pra ela e os que estavam a sua volta quando ela resolve falar sobre suas dores psíquicas.
Ela vai se curando, se perdoando e mudando sua perspectiva de mundo, porque as pessoas passam a falar também, e no final a autora sabiamente retrata a importância da ajuda profissional.
Amei o livro! Chorei no final! Indico o livro pra quem talvez eu conheça e que tenha um bom emocional pra ler alguns relatos, pois contém escritos de abuso sexual, violência doméstica...
Girassuni 10/10/2021minha estante
Nossa depois da tua resenha me fez ter vontade de retomar essa leitura, pq eu abandonei ela a um tempo kkkk mas vamos lá né

Lorena Carneiro 10/10/2021minha estante
Eu tbm resisti no começo, Laurel é muito fantasiosa em relação a família e retraída, mas é só entender que ela é uma adolescente escrevendo sobre a visão dela de criança e isso vai se desabrochando ao longo do livro

sabswarner 10/10/2021minha estante
você escreveu muitas coisas que eu sinto. e esse livro é incrível mesmo.

Lorena Carneiro 10/10/2021minha estante
Oi Sabi, saiba que você é incrível e que isso vai passar. Procure sempre conversar com alguém sobre como você se sente, vai ajudar muito saber que você não está só nesse barco ?? ?

bia 13/03/2021

Eu presicava ler esse livro....
O livro é incrível, perfeito. Não tenho nem do que reclamar. Vou recomendar para todos que pedirem sim. Um fato muito legal e interessante é que cada capítulo é escrito em forma de carta, é diferente é muito bom e legal, pelos temas que o livro aborda já ganhou vários pontos comigo, me apeguei as personagens e aos traços, vi o desenvolvimento, e acho muito fácil se afeiçoar a elas, as personagens te prendem, assim como a história.
@Ju 13/03/2021minha estante
Sério sua resenha me animou muito. Tipo quero ler ele faz um tempo porém sempre fico com um pezinho de dúvida! No entanto agora vou me esforçar para ler.

bia 13/03/2021minha estante
@Ju aii que bom fico mt feliz, lê ss amg, pode até vir comentar cmg se quiser, o livro superou minhas expectativas e sinceramente ele é mt bom

Tassio 22/03/2021minha estante
Posso te chamar no pv pra falar um pouco sobre?

bia 22/03/2021minha estante
claro q pode amg, pode surtar até se quiser

Poli 09/09/2015

Eu queria muito ter gostado desse livro, tendo em vista que me falaram tão bem dele. NÃO GOSTEI! Nem um pouquinho de nada, não consegui ver nada bom que remetesse a uma boa história a ser contada. É bem escrito, não me leve a mal, porém não consegui me prender a história em nenhum momento, muito massante. Gostei muito dos personagens, mas achei que a autora não fez justiça a eles. Talvez eu não tivesse no momento ideal para fazer essa leitura, não sei. mas É isso!
Mila F. @delivroemlivro_ 09/09/2015minha estante
Puxa, Poly, que pena... mas isso acontece mesmo... E eu que gostei um tantão desse livro... triste por vc não ter gostado. Vai ver não era o tempo certo.

Poli 09/09/2015minha estante
Num é, queria ter gostado! achei muito chato, quase não termino. O final tb não me agradou! Preciso de um livro muito bom, urgente!

Mila F. @delivroemlivro_ 09/09/2015minha estante
wowwwwwwww.... tadinha

Lys Coimbra 04/10/2015minha estante
Sobre "preciso de um livro muito bom":
- O pântano das borboletas;
- O O harém de Kadafi
- A elegância do ouriço
- O escafandro e a borboleta
...

Rafis.Araujo 10/06/2021

Querida Laurel,
Nem sei por onde começar... Que pessoa forte você é, não sei se teria forças pra passar por tudo que você passou, a sua inocência por um tempo te anestesiou, mas depois a culpa pesou e você só queria ser ouvida, ser amada, principalmente por May, sua heroína... Admito que te julguei por diversas vezes, eu lia e pensava "Laurel, são suas amigas, diga a elas, é só dizer e elas vão te entender, te apoiar", mas no fundo eu sei como é, ninguém quer se submeter ao sentimento de pena, ao meu ver esse sentimento é meio "miserável"?? Eu prefiro acreditar que as pessoas sentem compaixão, me parece um sentimento bem mais bonito e sincero, e todo mundo merece ele, principalmente você Laurel, você merece muito, cresceu atrás de amor e aprovação da May e esqueceu de fazer isso por você mesma. Bom... Agora que tudo está no lugar ou então indo pro lugar, eu só espero que você viva intensamente por você e para May porque sei que ela iria querer isso.

Beijos,

Esse livro foi além das minhas expectativas e trouxe tanto pra mim...
Mare Araujo 10/06/2021minha estante
talvez eu esteja super emocionada com a sua carta ??????

eu li esse livro quando uns 6 anos atrás e morro de vontade de reler

Rafis.Araujo 10/06/2021minha estante
Eu acho uma releitura super válida

vou fazer!!

Saffyh 09/08/2020

...
Eu le esse livro com uma tristeza tão grande, ele aborda muitos temas sensíveis, não sei bem, mas senti umas coisas entranhas enquanto lia.
Renata 09/08/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.

Ele faz a gente se conectar mesmo com a personagem, com as sensações que ela descreve.

O trecho que fala sobre o lobo que vive dentro da gente.... Meu zeus. Virou um dos meus favoritos.

Saffyh 09/08/2020minha estante
Talvez tenha sido por isso que senti uma tristeza tão grande, como se o luto dela fosse meu. Gostei do livro, mas esses sentimentos me incomodou um pouco rsrs.

Renata 09/08/2020minha estante
Sim, acho que é bem isso mesmo. Acaba incomodando porque parece um sentimento tão real, tão nosso, né?

Saffyh 09/08/2020minha estante
Simmmm

Kennia Santos | @LendoDePijamas 07/08/2016

Cartas de sono aos chatos
Laurel é uma adolescente que se transferiu pra uma escola nova. Mas não uma adolescente comum. Depois do grande trauma que passou com May, sua irmã mais nova, ela resolve mudar de escola pra evitar a repercussão dos fatos. Na nova escola, aos poucos, ela faz amizade com Natalie e Hannah, duas adolescentes desencanadas que adoram viver plenamente.
Claro, que também há o garoto, Sky. Totalmente misterioso, ele parece carregar um passado cheio de segredos, assim como Laurel. E, quando parece que o "nós" deles irá engatar, vem algo e se quebra, impedindo-os de seguir em frente com o que quer que seja.
Simultaneamente, Laurel recebe de sua professora uma tarefa peculiar de sua professora, onde ela deve escrever uma carta destinada a alguém já morto. Confusa, saturada e carregada de pesar, ela vê nessa tarefa uma forma de se comunicar com seus astros -Kurt Cobain, Amy Winehouse, Janis Joplin... e expor o tamanho peso e culpa dentro de si, desde aquele dia. Desde May.

Desculpa, mas pra MIM, não rolou.
O livro todo é transcorrido em cartas, ok. O meu primeiro pensamento é que seria legalzinho como "Simplesmente acontece" que é discorrido em qualquer veículo de informação, como cartas, e-mails, mensagens... mas não é não. NÃO É MESMO.
Primeiro: Laurel é chata. Em momento algum tive realmente aquele momento personagem-leitor onde eu deveria sofrer com ela, sentir aquela sintonia, qualquer coisa.
Segundo: Não é feita uma abordagem dos personagens. Simplesmente são jogadas características evazivas sobre eles. Não são inseridos na história de forma justa. São jogados.
Terceiro: O casal é um saco. Cenas chatas, entediantes. Tudo fica subentendido, mas não de uma forma que te deixa curioso pra saber, mas de uma forma passiva. Em momento algum ansiei pelas cenas deles, não houve apoio mútuo, só duas pessoas que não tinham noção dos problemas um do outro, e ao invés de pelo menos TENTAR resolver isso, só iam e vinham, iam e vinham.
Quarto: A escrita da Ava não me passou qualificação para retratar o assunto do livro. Não tô aqui pra me gabar da quantidade de livros que leio, mas esse livro deveria ser drama. E, quem me conhece, sabe de que DRAMA EU ENTENDO. Não é uma escrita ruim. Tem potencial. Ela só não soube ser profunda, me fazer sofrer e abraçar a história em âmbito geral.
A história em si não é de todo mal. Só que faltou o aproveitamento de elementos-chave que, se propriamente desenvolvidos, dariam uma outra visão.
Pode-se comparar a forma de escrever com a Jennifer Niven, autora de "Por lugares incríveis", mas vale ressaltar que a Jennifer SABE dramatizar e fazer o leitor sofrer. Digo por experiência própria, terminei Por lugares incríveis com grossas lágrimas nos olhos.

Ao meu ver, pra ser melhor, a autora deveria:
1- Alternar os tempos entre passado e presente; pois existem personagens que, às vezes, só conseguem fazer sentido quando exposto o que eles tem na mente e suas verdadeiras motivações e intenções. (May)
2- Ser narrada sob três pontos de vista diferentes: Laurel, May (motivo citado acima) e o Sky, que teve aparições repentinas, e quando é revelado o que aconteceu com ele, fica totalmente superficial, sem sentido. É como se fosse acrescentado por falta do que colocar.

Digo isso porque terminei o livro me arrastando de sono, achando a May uma VACA, a Laurel uma CHATA, e o Sky.... ah, não sei bem.
Sei que, com certeza a intenção da Ava não foi passar isso para os leitores, mas, digo e repito: pra mim não rolou.
Jéss GrGh 13/09/2016minha estante
Já é a segunda pessoa que vejo que não gostou... Decepcionei e desanimei... :(

Kennia Santos | @LendoDePijamas 13/09/2016minha estante
Pode ser que você curta, mas comigo não rolou.. Acho que depende muito da ocasião que você está vivendo pra gostar ou não desse livro

Jéss GrGh 13/09/2016minha estante
Mas com tanta gente falando que deu certo... Eu desanimo... Bom, quem sabe maisbpra frente eu tento ;)

... 07/12/2016minha estante
undefined

Monique 17/01/2021

Profundo
É profundo, mas também deprimente como todos os outros autores tem mostrado os adolescentes hoje em dia. Senão é suicídio, são acidentes trágicos, famílias sempre incompletas e a busca por significados ou ressignificação.
Meu pior pesadelo seria ser adolescente na visão de vida que esses autores tem ou estão demonstrando na literatura atual.
Alcione13 17/01/2021minha estante
HahahA
Tá difícil...

Nalaura9 19/01/2021minha estante
É horrível mas não deixa de ser verdade, saúde mental é mais debatida hoje em dia por isso que tem tantas histórias sobre.

Monique 20/01/2021minha estante
Os adolescentes estão mais que na mira dessas discussões, porque oh, a coisa está preocupante.

Claudia Canazart 07/02/2021minha estante
Fato

Irah 30/07/2021

VIROU MEU LIVRO FAVORITO
que livro incrível!!! LEIAM LEIAM LEIAM LEIAM

a personagem principal tem todos os traumas que você imaginar (contém diversos tipos de gatilho) e no meu caso, foi o ponto que mais me balançou na hora de ler, porque vivi muitas situações parecidas e isso me fez ter uma ?intimidade? maior com a laurel.

tudo começa quando a laurel muda de escola e a professora pede em uma atividade que os alunos escrevam cartas aos mortos.

ela faz disso uma prática (acredito ser uma forma de desabafo) e narra todos os últimos acontecimentos da sua vida e seus sentimentos para os mortos que marcaram a sua vida, como o kurt do nirvana. ela conta sobre como sua vida mudou, os seus novos amigos, as novas experiências, o amor e também fala de may, a irmã de laurel e o sol da vida dela, sua maior inspiração e a pessoa que ela mais admira no mundo.

todo o mundo de laurel está de cabeça para baixo. e existe um segredo por trás disso...
Gxalencar 30/07/2021minha estante
Eita e teve lacre

Irah 30/07/2021minha estante
AMOU??

Gxalencar 30/07/2021minha estante
Simm

jeesyoung 30/07/2021minha estante
esse livro me matou de chorar, dei 5 estrelas.

Cecy 23/01/2018

Ri e chorei!
Encontramos aqui a história de Laurel, uma garota tímida que está começando o primeiro ano letivo do ensino médio em uma escola longe de casa, pois, não queria estudar onde sua irmã estudava. A irmã dela, May, falecera há poucos meses, e Laurel não estava bem. A mãe em uma crise de desespero abandonou a filha com o pai – eles já eram separados há alguns anos – e foi para a Califórnia, deixando a menina com seus medos e frustrações para trás. Laurel então, morava uma semana na casa do pai, e uma semana na casa da tia. Após duas semanas sozinha na escola, ela resolveu se arriscar a falar com Natalie e Hannah, duas meninas que estavam sempre juntas e que pareciam ser muito legais. Ao se envolver com elas, Laurel finalmente foi se dando a chance de viver e conhecer mais sobre elas. Fizeram amizade com um casal do último ano, Kristen e Tristan, que mostraram a ela que ela poderia ser amada. Nesse meio tempo, ela escrevia cartas para pessoas mortas que ela admirava. Na verdade, foi a tarefa que a professora de inglês passou no primeiro dia de aula, mas, ela nunca entregou. Passamos a conhecer mais sobre cada personalidade para quem ela escreve e também saber mais sobre Laurel e May. A garota escreve cartas para River Phoenix, Amy Winehouse, Judy Garland, Janis Joplin, Jim Morrison, Heath Ledger, Amelia Eckhart (confesso que foram as que mais gostei) e o cara para quem ela mais escreve, Kurt Cobain.
Laurel então descobre-se mais frágil que nunca, comete alguns erros graves e sofre as consequências desses erros, mas, o que vemos mais é uma menina desesperada para ter alguém que a proteja, pois, sua tia é uma fanática religiosa e não conversa com ela da maneira como deveria, sua mãe está longe e as conversas se resumem a respostas monossilábicas da filha e seu pai, tenta ser um bom e presente pai, mas, ainda está muito triste. Em cada carta que Laurel escreve, ela mostra a culpa que sente pela morte da irmã e em como ela poderia ter evitado – ou ao menos ela achava que se se mantivesse calada, teria evitado.

Durante as páginas, vemos que a dor de Laurel não se resume apenas à perda da irmã, mas, ela tinha traumas profundos, cicatrizes que a impediam de ser feliz, coisas graves, situações muito complicadas e traumáticas, que só quem já passou pela mesma coisa sabe dizer como é. Infelizmente devido a sua timidez, a menina se calou, causando essas cicatrizes profundas, que aos poucos, ela foi tentando curar sozinha. E assim, temos a certeza que cada pessoa morta não foi escolhida aleatoriamente, mas, de alguma forma, ela se identificava com alguma situação pela qual a pessoa passou.
Para mim, foi um livro ao mesmo tempo duro de ler e arrebatador, é lindo ver como Laurel é empática, como se desligava de seus problemas para ajudar seus amigos, como sofria ao ver que não podia confiar na mãe, como não conseguia se expressar para seus amigos e namorado, e como ela ansiava mais que tudo, se libertar. Gostei muito mesmo, achei que encontraria uma coisa, e me vi em um enredo super diferente e carismático.

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2018/01/resenha-70-cartas-de-amor-aos-mortos.html
Paraíso dos Livros 04/03/2018minha estante
Indicaria para mim? Tenho esse livro a um ano e ainda não li.

Cecy 16/04/2018minha estante
Super indico, K! É muito bom, tem uma lição de vida forte e um drama real por trás dele, eu amei!

Paraíso dos Livros 17/04/2018minha estante
Interessante, fiquei curiosa. Deu até vontade de ler.

Cecy 17/04/2018minha estante
Vai fundo, garota!

Bru 12/01/2024

O livro ?Carta de Amor aos Mortos? é uma mensagem de amor à vida. A leitura te faz entrar nos sentimentos de Laurel e é possível sentir com ela a dor de perder um ente querido e a dor de perder em si mesmo.
Super indico!
Isabel.Prudencio 12/01/2024minha estante
Tô lendo esse, e já estou apaixonada pela história

JAssica 12/01/2024minha estante
Amo esse, chorei muito lendo

Milena.Richter 12/01/2024minha estante
Li na minha adolescência e tenho até hoje ótimas memorias!! É excelente

Light Moon 12/01/2024minha estante
Esse é um preferido da vida, amo muito ele, e tenho um carinho muito grande por ser um dos primeiros livros que li como leitora

Luana 04/09/2014

Cartas da "morta" aos mortos.
Querido famoso(a),

Você é tão legal, eu queria ser mais como você mas não posso porque estou muito triste afinal minha irmã May morreu, mesmo assim não vou te dizer por quê. Hoje eu vi Sky na escola, ele olhou pra mim e me senti como se estivesse no céu, entendeu? Eu fiz duas amigas na escola: Hannah e Natalie. Nossa amizade se baseia em beber, fumar e ver elas duas se beijando enquanto finjo que não vi. Meu pai está cada vez mais distante, quase não falo com minha mãe que me abandonou. E minha tia é demasiadamente religiosa.

Beijos, Laurel.

_______________________________________________________

Querido leitor(a),

Laurel é uma adolescente de uns 15 anos que após perder sua irmã May que morreu de sei-lá-o-quê, resolve mudar de escola para evitar os olhares de pena e perguntas que não saberá responder. Para se encaixar na nova escola, Laurel tenta desesperadamente ser como a irmã, vestindo as mesmas roupas e escutando as mesmas músicas. Com isso consegue fazer amizade de duas garotas: Hannah e Natalie (ambas se gostam mas não admitem). E se apaixonando (superficialmente) por um garoto: Sky, o menino mais misterioso/legal/interessante da escola que usa jaqueta de couro mesmo que o verão não tenha terminado.

Ao passar das páginas Laurel fala mais sobre sua irmã May, mesmo nunca dizendo o motivo da morte podemos captar que ela se sente um pouco culpada. Também fala sobre:

- Sky
- Suas amigas lésbicas
- Sua família: mãe, pai e tia.
- Ela mesma se aventurando/bebendo/fumando ou saindo de casa quando seu pai está dormindo.

Cartas de amor aos mortos foi um dos piores livros que li nesse ano e não recomendaria. Laurel é a personagem mais sem personalidade/caráter que já vi, se apaixona rápido de mais, faz tudo que os outros querem, ás vezes penso que ela é que está morta. Eu esperava mais desse livro já que as pessoas têm falado tanto dele e até o comparado com As vantagens de ser invísivel, se quisesse ler 344 páginas de puro drama adolescente, eu teria entrado no tumblr.

Se você gosta de personagens passivos como Luce Price (Fallen) ou Bella (Crepúsculo), esse vai ser seu novo livro favorito. Não consegui sentir nenhuma empatia pela personagem ou ver seu sofrimento, é só o tempo inteiro a protagonista falando de como sua irmã é legal porém nunca diz que a ama.

Beijos, Luana.
Sheylla 09/09/2014minha estante
Falou tudo. Julguei um livro pela capa e me decepcionei.
Não aguentava mais essa obsessão pela irmã morta. A Laurel coloca a May num pedestal e esquece de viver a própria vida.

Livro chato.

Kauane 09/10/2014minha estante
Não cheguei a classificar "Cartas de amor aos mortos" como ruim. Pois achei que tem seus momentos belos. E mesmo nas partes mais passivas não foi inteiramente mau. Contudo, concordo com você. A enrolação em torno da morte de May é extremamente maçante. Fiquei o tempo todo esperando quando ia ter mais da Lauren. Também esperava mais do Sky e até mesmo alguma coisa, um destino, uma esperança para a mãe dele.
Li "As vantagens de ser invisível" recentemente, e, talvez, isso tenha contribuído para que eu não gostasse tanto desse livro.
Me surpreendi com a citação de Stephen Chbosky na capa, pois achei "Cartas de amor aos mortos" uma versão do que ele escreveu.
- Lauren é uma adolescente com problemas emocionais e solitária na escola, Charlie também.
- Lauren faz novas amizades, tem contato com bebidas e drogas e descobre a homossexualidade de uma de suas amigas (ao passo que a parceira sente vergonha de assumir) , assim como acontece com Charlie.
- Charlie fala sobre os livros e autores que gosta e associa músicas com os momentos que está vivendo. Lauren cita poemas e conta a trilha sonora para os seus momentos.
- Charlie e Lauren tem problemas familiares. A diferença - uma das poucas - é que a família de um é unida e carinhosa enquanto a outra é distante.
- Ambos sofreram abuso sexual.
Até a narração foi conduzida de forma semelhante. A diferença é que Stphen fez isso, ao meu ver, de forma muito melhor e com personagens extremamente cativantes, tornando impossível não comparar as obras e coloca-lo muito acima.

Clara.Fernandes 07/06/2018minha estante
Relativo, porque o começo é extremamente massante e tem picos e ganchos. Você realmente precisa terminar para entender cada gancho.
O início dele é aquela coisa que você questiona tudo, o porquê da obsessão dela com a irmã, o porque dela se apaixonar rápido, e o porquê existe um ciclo repetitivo. Então com o passar do livro, você observa que existem algumas patologias nela, coisas que dão um ciclo de abuso, e por isso a o hábito de também se abrir com a pessoa mas não por completo, existe uma resistência da personagem com o seu namorado e daí você começa a associar. O maior erro da autora, não foi coloca-la como Bella, e sim ter adiado bastante o plot twist e não contado muito do gancho da história da irmã. Fora isso, o livro tenta abordar muitos temas, que poderiam ter sidos trabalhados de uma maneira mais completa e não jogado como foi. As histórias são histórias que podem ser semelhantes a da vida real, só que faltou pesquisa, faltou desenvolvimento... Mas deixo claro que os temas são atuais e merecem ser trabalhados corretamente e com responsabilidade.
Poderia ter sido 100% mas fiquei feliz com a tentativa da autora.

Ricardo.Bristott 22/04/2019minha estante
Eu meio que concordo e discordo com você. Ainda não terminei de ler o livro, mas sempre me sinto incomodada com com a Laurel pelo fato de ela ser tão sem personalidade. Existem vários momentos bons no livro (até a parte que eu li) mas a maioria deles sem meio que estragados pela personalidade (no caso sem) da Laurel, além que o que me dá mais raiva do livro é essa paixonite idiota entre o Sky e a Laurel. Eu sei que adolescentes se apaixonam rápido, mas eles literalmente não tem um momento realmente romântico. A confissão deles, que era para ser algo que você ficasse animado e feliz foi algo completamente morta, sem emoção. Foi literalmente. " Ah, eu te amo" "Nossa, eu também, bora se beijar?". Eu não diria que o livro é necessariamente ruim, mas é um livro muito "morto" na minha opinião.

AndyinhA 01/08/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Essa ideia de escrever os sentimentos em algum lugar – diário, cartas e afins, não é novidade, acho que a primeira vez que vi algo desse tipo foi em um filme há quase 10 anos. Então a sinopse e a ideia geral do livro acabaram me agradando a ponto de querer ler, mas no decorrer da leitura, a coisa toda não foi tão legal assim.

No início é complicado entender qual é o momento que a história se passa, afinal a protagonista escreve cartas às pessoas mortas e ela começa com uma pessoa que já faleceu há algum tempo, imaginei que a história se passaria nos anos 80, mas quando ela escreve à Amy Winehouse, eu percebi que a história se passa nos dias de hoje.

A ideia do livro realmente é um diário através de cartas, ela vai contando aos poucos o dia-a-dia dela para essas pessoas, porém sempre começa a carta fazendo uma ligação com a vida da pessoa e um pouco do sofrimento que ela vive. Apesar da boa ideia, o jeito de narrar é cansativo e muitas vezes chato, ela se torna bem repetitiva e a gente se cansa do que vai lendo, parece que a história não evolui.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/07/poison-books-carta-de-amor-aos-mortos.html
Adryana, 03/08/2014minha estante
Incrível, como você descreveu exatamente da mesma maneira que pensei.
Bela resenha!

AndyinhA 03/08/2014minha estante
Oi Dry;
Fico feliz que tenha se sentido assim tbm, só li elogios como se o livro fosse perfeito, mas ele tem vários pontos falhos =/, não que o assunto seja ruim, mas poderia ser mto mais.

Thaís 26/08/2014minha estante
Concordo plenamente.

Thayna211 31/05/2023minha estante
Super concordo!
tive o mesmo sentimento lendo, tinha tudo para ser bom, mas não deu...