Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

pi. 15/07/2021

carta de amor aos mortos.
fiquei interessada em ler esse livro pois o título me chamou muita atenção.
à princípio não sabia muito sobre o assunto que ele tratava e consequentemente não sabia sobre os gatilhos que continha (o que não foi um problema para mim mas acho importante você se alertar antes de ler!)

o livro é narrado em cartas e isso é fascinante pois ajuda muito no desempenho do livro e me fez ficar bem presa no início.
porém, ao decorrer da história, acabei não me apegando muito a laurel pois não concordava com os pensamentos dela e sempre ficava ?essa menina precisa de ajuda urgente!!?; isso me fez demorar a ler, pois ela acabava me estressando.

entretanto, não posso negar que o livro é interessantíssimo.
é curioso saber o que passa na cabeça de alguém que se culpa o tempo todo por algo que não fez, alguém que está passando pela fase de luto e problemas do ensino médio.

fiquei satisfeita com o final.
a laurel finalmente se encontrou, se resolveu com os pais, o sky e os amigos e entendeu a importância do diálogo e do desabafo. isso compensou todo o meu estresse com ela.

se você passou ou passa por algum acontecimento igual ao dela, por favor, procure ajuda ou fale com alguém que confia pois isso sem dúvidas vai fazer uma diferença enorme e talvez não vai te fazer sofrer com ela acabou sofrendo.

para todos que querem ler ?carta de amor aos mortos?, desejo uma boa leitura!
Letícia 17/07/2021minha estante
Concordo mttt
Eu tô lendo e vejo umas coisas em relação aos pais e fico tipo: pq nn levam ela no psicólogo? É só levar? Será q eles nn entendem q a menina ta traumatizada?????

pi. 17/07/2021minha estante
exatamente!!! eu ficava assim e sempre ficava estressada com a laurel pq ela não desabafava e não falava oq tava acontecendo pra alguém que pudesse ajudar ela

isabelalbm 07/01/2019

Não julgue um livro pela capa
Foi uma das minhas decepções, pois esperava algo completamente diferente. Profundo, reflexivo, quando na verdade só se vê acontecimentos que não segue uma linha de raciocínio que faça sentido. Achei muito vago e que enrolou muito pra falar o que acontecia com a irmã da Laurel.
Isa Martins 02/04/2019minha estante
Também achei o mesmo, mas na verdade eu meio que ja sabia o que tinha acontecido.
Na minha opinião esse livro e uma cópia com mais detalhes de '"as vantagens de ser invisível ".

isabelalbm 04/04/2019minha estante
Concordo com você.

duda 04/02/2020

o hype passou mas esse livro merece ser exaltado
Perfeito para pessoas na faixa etária dos 13 aos 17, o livro trabalha o luto, amizades, conflitos familiares e preconceitos. Foi uma leitura especial que, apesar de eu não gostar em certos momentos, reconheci 100% a importância da existência do livro.
Loucos Por Livros 04/02/2020minha estante
Esse livro é apenas sensacional ?

duda 04/02/2020minha estante
simmmm!!!

Letícia 17/07/2021minha estante
Estou na metade do livro e até agora concordo c tudo q você disse
A laurel parece não ter uma personalidade, Hannah e Natalie acabam sendo até mais interessantes
E ela e o sky ficaram juntos mt rápido no início e eu fiquei tipo (???) normalmente tem todo um conceito antes dos personagens começarem a ter uma história de amor

@ka_and_books 19/07/2021minha estante
@Letícia Simm... exatamente isso. Me estressei em umas partes do livro viu...

Bart 13/06/2021

Cartas de Amor aos Mortos
*Ava Dellaira*
Editora Seguinte 2014 - 344 pág.
Bora falar de livro?!
Essa foi a indicação mais antiga de todas, @Márcia me falou dele em 2018, demorou um pouco...posso dizer que o livro é como ela mesmo me conceituou..."você termina com aquele calorzinho no coração!"... muito obrigado @Márcia, o livro é show de bola, e estou aprendendo a flertar com outros gêneros literários, ampliando meu leque de leitura!! ????? quem quiser ler livros massa, procure essa teacher rocheda!!
Laurel é uma adolescente que está em uma nova escola, e um dia, sua professora pede que os estudantes escrevam uma carta p/alguém famoso que já morreu (???), é um trabalho que Laurel nunca entrega, mas ela está bem mais empenhada do que a professora imagina...
Ela escolhe logo de cara Kurt Cobain (p/quem me conhece, sabe que a melhor banda desse universo é Nirvana), e nas cartas (ela escreve também p/outras celebridades mortas) Laurel conversa com eles sobre as decisões que eles tomaram, e também sobre ela (isso é mórbido p/você?), até que aparece um rapaz, Sky, por quem ela fica apaixonada, e as cartas continuam, daí vamos descobrindo da morte de sua irmã, é daí que vem uma das maiores dores do livro... chega lá p/ler ?!!
Por coincidência @Márcia me indicou 2 livros nessa temática ("Com Amor, aos Perdidos" excelente, em breve aparece por aqui!) do LUTO, ele é muito individual, não podemos generalizar, além de toda a dor pela qual a pessoa está passando, a vida a sua volta não para, e isso é cobrado constantemente! Muitas vezes nós queremos que aquela pessoa já esteja no nosso ritmo, e só vamos entendê-las quando passarmos pela mesma coisa...e vamos passar, a morte é algo que fingimos não termos certeza?! Por mais que Laurel traga os outros nas suas cartas, ela está falando de si, do seu macro-verso, da dor com a qual ela precisa lidar assim como aprender a se libertar do que não é seu!! Chegaaaa!! Já falei demais!!
Livrão, excelente leitura, muito gostosinho de ler, maaaaas... "é uma faca carinhosamente enfiada no coração do leitor" ... obg viu Márcia!
?????
???? e?/meia, vai com tudo!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ?? o site já está online!!
Nati 13/06/2021minha estante
Pensa em um livro que está na minha lista de leitura há anos, acho que desde de 2011/2012, mas que não consigo reunir coragem para ler.

Bart 13/06/2021minha estante
Posso te dizer q vale muito a pena!!!

Ludi. 16/04/2020

Um dos meus favoritos ??
?Talvez ao contar as histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser uma personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.?
thami 16/04/2020minha estante
esse livro é o amor da minha vida todinha

Ludi. 16/04/2020minha estante
Da minha também

Surrender_Nih 25/03/2021

Ensinamento e Esperança
Não sei dizer o que eu esperava quando resolvi ler esse livro. Eu estava em ressaca literária, desacreditada com o mundo e a realidade, me sentindo confusa e perdida, sobrecarregada. Então resolvi tentar ler algumas páginas.

Esse livro vai muito além do que apenas cartas para ídolos que já morreram. Conta uma história, mostra uma superação.

A medida que eu fui lendo, me apeguei a Laurel e sua história. Eu queria entende-la, entender tudo o que tinha ocorrido. A melancolia de sua história me fez sentir conforto, pois eu também estava me sentindo melancólica.

A evolução da protagonista é um dos pontos mais fortes desse livro. Ver a Laurel deixar de tentar ser a irmã dela para se aceitar e se tornar ela mesma foi magnífico. Acompanhar a evolução dos outros personagens também foi importante, vê-los ultrapassar suas próprias barreiras e vencer seus "oceanos atlánticos".

Confesso que ainda não entendo certas ações da May no livro. Eu fiquei com ódio dela em certas partes, como ela pôde fazer aquilo... ERA A IRMÃ MAIS NOVA DELA.

Acho que não peguei ranço do par romântico da protagonista. O Sky fez umas bostas mas eu meio que compreendi certas partes? Acho que nem sei explicar.

E eu pensei bastante em qual nota eu daria no fim. No começo pensei em um 4,5 mas depois de tudo o que eu li e as lágrimas que derramei no final, acho que me sinto na obrigação de dar 5.

(Os trechos a seguir são das músicas que eu mais escutei nessa leitura)

"I?m a little kid and so are you
Don?t you go and grow up before I do"
- Turning Out, AJR

"Because of you I'm better, better, better, baby"
- Better Better, DAY6
Mari 25/03/2021minha estante
Aí que lindo amg??

Surrender_Nih 25/03/2021minha estante
Obg ??

Anne 23/06/2021

li esse livro em um dos piores momentos da minha vida e foi uma das minhas melhores escolhas desse período. eu me senti compreendida e confortada pelo livro, me trouxe muitas lembranças de as vantagens de ser invisível por ser todo em cartas, mas é muito diferente, um diferente bom
julia 23/06/2021minha estante
tava caçando um livro que me faz me sentir como eu me senti ao ler as vantagens de ser invisível, sua resenha só foi um gatinho kkkkkkkk

julia 23/06/2021minha estante
gatilho*

Rafa 14/09/2021

Que livro BOM, a contrução da protagonista é perfeita, no início eu achei meio chato, mas me arrependo de falar isso, é perfeito juro, chorei muito, mas o processo de perdão dessa garota é lindo
julia 19/09/2021minha estante
tô nisso de achar o livro chato ? em que página fica mais agitado?

Rafa 19/09/2021minha estante
Eu nem sei te dizer, na real ele não fica mais animado, tu só começa a entender o lado dos personagens, é normal achar complicado de ler, eu considero ele profundo

sailormiah 26/06/2020

É muito curioso descobrir mais sobre a vida de Laurel por cartas, mais curioso ainda é perceber que ela só se sente segura em escrever cartas para pessoas famosas que já morreram. De qualquer forma, é como se eu também me sentisse mais tranquila sabendo que ela tem com quem desabafar, mesmo que essas pessoas não possam responder.
Esse livro mudou minhas perspectivas com relação à muitas coisas e de certa forma me consolou num momento em que eu precisava muito. Então gostaria de agradecer aqui minha querida Cecilia, por dividir comigo seu livro favorito e cuidar de mim fazendo isso.

"Nirvana significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos."
Ceci 27/06/2022minha estante
COMO EU NÃO TINHA LIDO ESSA RESENHA ANTES

sailormiah 28/06/2022minha estante
da época que eu era inspirada

Erick.Rennan 23/11/2019

Lindo e triste...
Um ótimo livro, com uma excelente história, com muito sentimento envolvido.
Livro muito parecido com "as vantagens de ser invisível" tanto no estilo de cartas, qnt na história forte, muitos sentimentos, confusão, adolescência, morte, drogas, sexo, sexualidade, amizade, música e muito mais.
O tipo de livro q tira algumas lágrimas do leitor.
Super recomendo...
Emilia.Reis 23/11/2019minha estante
Não conhecia, fiquei com vontade de ler.

Erick.Rennan 23/11/2019minha estante
É muito bom, e tem uma "playlist" ótima

Helena860 21/10/2020

Livro incrível, emocionante e profundo.. um dos meus favoritos
Cla_gigimg 21/10/2020minha estante
Comprei esse livro faz dois anos mas sempre estou lendo ele, incrível a forma como ele foi escrito, eu simplesmente amo ele. É um dos meus livros avulsos favoritos

Fernanda 21/10/2020minha estante
Ele é lindo!

ana lu 15/06/2021

Triste!
Cartas de amor aos mortos, é um livro sobre perda e superação.
Laurel está entrando no ensino médio, enquanto lida com a falta da irmã morta, May, a estrela da família, a qual Laurel se sente culpada pela morte.
Enquanto escreve cartas para pessoas que já morreram, ela lida com traumas do passado, e tenta aceitar o que aconteceu com a irmã, para perdoa-lá e também perdoar a si mesma.
É uma história tão triste quanto qualquer livro sobre perda e superação...
_Dani 15/06/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro ?

ana lu 15/06/2021minha estante
É um livro mt bom e profundo, espero q goste...

Rhana 22/08/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

nathalia666 28/09/2021minha estante
amg eu nao sei qua e a classificação indicativa, mas aconselho vc procurar os gatilhos antes de ler!