Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Queria Estar Lendo 17/02/2015

Resenha: Carta de Amor aos Mortos
Link original da resenha: http://migre.me/oEnuB

Essa resenha é uma espécie de carta aberta para a Laurel, a personagem principal do livro Carta de Amor aos Mortos. Ela me tocou de uma maneira tão intensa e vívida que eu não soube como escrever uma resenha, se não dessa forma. Espero que entendam e que encontrem na carta um pouco dos sentimentos que afloraram enquanto Laurel escrevia para seus ídolos, projetava sua dor, raiva e mágoa e tentava a todo custo deixar sua tragédia pessoal para trás.

Querida Laurel,

Estou te escrevendo porque acho que meus amigos se cansariam rápido de ficar me ouvindo falar de você, das suas sombras, dos seus amigos e da May. Enquanto eu lia suas cartas, achei elas profundas, cheias de sentimento e intimas o bastante para me sentir dentro da sua cabeça e com o coração ao lado do seu. Não sei se era isso que você queria quando as escreveu, mas foi incrível!

Muitas vezes eu quis entrar nas páginas e abraçar você - como disse que você e May queriam fazer com River Phoenix sempre que viam Conta Comigo. Você era sempre tão sincera e vulnerável quando abria sua alma nas cartas que eu não podia deixar de me apaixonar pelas suas palavras.

Sua inocência, no entanto, me assustou um pouco. E ao mesmo tempo fez com que eu quisesse protegê-la do mundo inteiro - me perguntou se May se sentia assim também. Ver o mundo através dos seus olhos foi um prazer, e a mescla entre a sua maturidade e ingenuidade me conquistou logo no começo. Aliás, me conquistou de tal forma que parecia tão errado o Sky se envolver com você.

Você parecia uma criança que estava começando a aprender a andar de bicicleta sem as rodas de segurança, perdida entre querer ser protegida e ter que cuidar de si mesma. E não parecia certo que o Sky pudesse pular no bagageiro e ver você como algo além de uma criança assustada.

Mas no fim das contas ele me convenceu, me ganhou. Acho que não tem problema, já que ele também parecia uma criança perdida.

Queria dizer que senti sua dor, ela ardeu no meu peito como fez no seu. Passei mau e o meu estômago doeu em reflexo ao seu. Acho que chorei o que você não pode chorar. Enquanto lia sua carta ao Kurt, quis poder fugir para um reino onde você voava pelo céu também.

Eu não queria dizer que sinto muito por May, porque sei que você só quer esquecer isso. Mas eu sinto muito que você tenha se culpado por tanto tempo, tenha passado por tudo isso sem poder falar nada. Eu sinto muito por você não ter asas. E eu também sinto muito que May tenha roubado sua inocência, como Kurt roubou a de Frances.

Às vezes eu acho que com a banalidade que as palavras bonitas e os sentimentos profundos ganharam hoje, as frases perdem o significado. Mas espero que você entenda quando eu digo que você é uma pessoa tão linda. Queria colocar você em um potinho na minha estante, um lugar seguro onde as sombras e as coisas erradas não vão acontecer. Onde tudo vai ser como deveria ser.

Quando terminei de ler suas cartas, me perguntei o que você estava sentindo quando escreveu para Kurt, River, Heath, Amy, com uma raiva tão palpável. Você estava com raiva deles ou de May? Acho que entendo as cartas.

Estou feliz que tenha amigos tão incríveis quanto Hannah, Natalie, Kristen, Tristan e Sky. Acho que eles fizeram a diferença para você e eu queria ter tido amigos assim quando estava no colegial.

Graças a você, aliás, voltei a ouvir Nirvana. Ainda não gosto muito de The Doors, mas me encantei com a Janes e a Amy novamente, obrigada.

Ah, e eu acho que você daria uma incrível escritora. Você já sabe como abrir a sua alma. E, como diria E. E. (eu também adoro ele!) vou levar seu coração no meu coração e nunca ficar sem ele. Você vai me acompanhar por toda a vida, me lembrando de ser forte e vulnerável nas horas necessárias.
Obrigada.

Becs 23/09/2019minha estante
vix, chorei
linda carta!

juliaabraslorena 11/08/2020minha estante
Eu quero que você escreva um livro também meu deus, amei sua escrita

Luh 25/11/2020minha estante
Caramba nunca pensei que fosse chorar com uma resenha, A M E I

Soso 11/01/2021minha estante
que resenha linda!! chorei

Mari.Polli 20/02/2021minha estante
Relembrei com lágrimas nós olhos de um livro que li há mais de 5 anos. Que resenha!

diasofia 07/04/2021minha estante
eu chorei lendo uma resenha?

samara300 14/05/2021minha estante
sua resenha ficou perfeita

Helena.Merces 17/05/2021minha estante
Eu me emocionei só com essa resenha perfeita!

Leti 23/05/2021minha estante
nossa, eu chorei muito e quando terminei livro eu fui escutar a música "All I want - Kodaline", mds eu chorei TANTO... depois eu li essa resenha e agora estou quebrada.

Ro15 27/05/2021minha estante
Lindo demais?

Ramonyelle 12/06/2021minha estante
Gostei!

mimim 23/06/2021minha estante
que lindo!!??

mariabeatriz.rr 28/07/2021minha estante
Eu estou em processo de leitura do livro mas sua resenha, maravilhosa, me fez chorar antes mesmo de terminar o livro e obter minhas respostas. Agora mais do que nunca quero terminar o livro o quanto antes!!!

Vitória 29/07/2021minha estante
meu deus, o jeito que isso me desmontou

Jozy.Silva 09/08/2021minha estante
Não tô conseguindo ler, onde aperta pra ler

Jozy.Silva 09/08/2021minha estante

Emmablacktorn 03/09/2021minha estante
Que resenha linda!

Yas 13/09/2021minha estante
Caraca isso foi muito lindo

Duda 14/10/2021minha estante
esse livro é incrível!! ?

Anna 05/11/2021minha estante
a melhor resenha q já li, eu amei, me emocionei mt

Formiga 11/11/2021minha estante
Caramba ?

maryemboaba 18/12/2021minha estante
Resenha perfeito ??

Mabi 27/12/2021minha estante
Que lindo

Naomi ð¦ 28/01/2022minha estante
Resenha maravilhosa!! Eu amooo pessos que amam meu livro favorito ????

baum 05/02/2022minha estante
U A U, que resenha linda ?

Thayna349 04/03/2022minha estante
Esse livro é muito impactante

Kay 18/04/2022minha estante
isso aqui foi tão superior, gente

Thayna349 17/06/2022minha estante
Mano que livro foda!!!!!

Gih 04/07/2022minha estante
eu terminei em uns 3/4 dias esse livro e q perfeito, ele me quebrou a casa página mas tbm me surpreendeu e fez eu n querer parar de ler, sem contar q ele te da brechas pra imaginar oq realmente aconteceu, sensacional

Mirela 29/07/2022minha estante
Que resenha incrível?
Me deixou emocionada.
E esse livro é simplesmente incrível,me senti da mesma forma que vc descreveu ?

Babi 06/10/2022minha estante
Você me fez querer ler esse livro, de verdade que carta intensa que você fez a ela. Espero de verdade um dia ler um livro seu, porque sei que vou me emocionar quando ler, e sei também que a personagem vai chorar com sua carta. Nesse mundo precisamos de pessoas como você, que apreciam os livros com amo e carinho, de verdade não pare com essa sua escrita incrível. Você me inspirou!?

Jujuxzs 10/10/2022minha estante
Eu amo esse livro, não me pegou pro completo, mas a leitura e o desenvolvimento da personagem e a história de vida nota 10

Julia.Rodine 12/01/2023minha estante
Obrigada por esse resenha, era o que eu precisava ler ao acabar o livro, agora, em meio a tanta sensibilidade e lágrimas...

Laura1046 06/02/2023minha estante
Chorei mto na parte do cinema do sapo. Que cara desgraçado!!!!

~ natt 09/02/2023minha estante
Aaaaaa que resenha maravilhosa ?

~ natt 09/02/2023minha estante
Esse é um dos meus livros fav;)

Naná Barros 19/02/2023minha estante
Terminei hoje o livro, a sua carta me deixou pensativa tanto quanto as cartas da Laurel. Muitas pessoas não sabem como pedir ajuda. E acabam sofrendo sozinhos na vida!

Coelho1 17/03/2023minha estante
MDS, eu vou ler esse livro agr e queria ver algumas avaliações, e a sua me fez arrepiar e querer ler ainda mais o livro, parabéns.

Leticia.Capovila 23/03/2023minha estante
Resenha perfeita!!!

Lima218 19/04/2023minha estante
Eu sei que faz 8 anos e provavelmente você nem lembra mais dessa resenha, mas queria dizer que ela é linda e emocionante. Laurel vai estar eternamente com todos que a conheceram ?

Julia 05/05/2023minha estante
Uau....

Tata 08/05/2023minha estante
Como que faz pra ler porque eu não tô conseguindo , alguém me ajuda

Sofia 04/07/2023minha estante
Meu Deus, que resenha perfeita!

Yasmim197 05/07/2023minha estante
o livro é perfeito. me deixou muito pensativa em algumas coisas quando terminei de ler. a história muito boa, e também triste, mas simplesmente perfeito.

Cert 23/07/2023minha estante
Caraca muito top ??

Bru 12/01/2024

O livro ?Carta de Amor aos Mortos? é uma mensagem de amor à vida. A leitura te faz entrar nos sentimentos de Laurel e é possível sentir com ela a dor de perder um ente querido e a dor de perder em si mesmo.
Super indico!
Isabel.Prudencio 12/01/2024minha estante
Tô lendo esse, e já estou apaixonada pela história

JAssica 12/01/2024minha estante
Amo esse, chorei muito lendo

Milena.Richter 12/01/2024minha estante
Li na minha adolescência e tenho até hoje ótimas memorias!! É excelente

Light Moon 12/01/2024minha estante
Esse é um preferido da vida, amo muito ele, e tenho um carinho muito grande por ser um dos primeiros livros que li como leitora

AmyLivros 28/11/2023

@Amylivros bookgram | booktok
Inicialmente eu fiz um story sobre esse livro dizendo que parecia ser mais um livro sobre adolescentes no ensino médio e que não seria nada muito além de um livro divertido para passar o tempo.
Que surpresa eu tive ao ir me aprofundando na leitura e percebendo como é um livro denso, profundo e cheio de camadas.
Toda a idealização que a Laurel tinha da May e a pressão ao achar que ela ela era perfeita, incrível e sempre segura de si me lembrou muito a Alasca Young, de "Quem é você, Alasca?" do John Green. Inclusive o que acontece com as duas personagens por conta de tudo isso.
Laurel me pareceu uma proganista realista, alguém que realmente é possível se identificar, sabem?
Muito mais do que só mais um drama de adolescentes no ensino médio, Cartas de amor para os mortos me fez ter outra visão sobre a vida, a morte, a culpa de quem fica e relações abusivas.
Como sou uma grande fã de histórias epistolares, pra mim, foi um livro fluído, forte mas ao mesmo tempo divertido. É um livro que eu recomendo bastante, principalmente se você se sente sozinho e precisa de ajuda.

Lara.Bia 02/07/2020

Adorei ler cartas pois é uma leitura fluída
De modo geral, foi uma leitura que me conquistou por demonstrar a importância e a intensidade das palavras. Conhecer a personagem pelo íntimo foi uma experiência de auto-viagem e de compreensão do próximo. Foi impossível não me sentir tocada pela escrita e certamente as reflexões feitas a partir dessa leitura não serão perdidas
Gabriel Rodrigues 02/07/2020minha estante
Não li, mas Aos Dezessete Anos dela também tem uma forma escrita muito fluida, super recomendo, esse está na minha lista quero ler tudo da Ava rs.

Lara.Bia 02/07/2020minha estante
Obrigada pela indicação, vou anotar na minha lista!

bibia 03/06/2021

Me disseram que o livro era parecido com "As vantagens de ser invisível" (meu favorito da vida), mas eu não consegui amar pelo fato da personagem principal ter problemas e sentimentos extremamente diferentes do que o meu, consequentemente eu não consegui me apegar e entender ela, achei chata várias vezes. Por outro lado, me vi um pouco no Sky (par romântico dela).
A história em si é bem clichê, você consegue desvendar o plot logo no início, mas não é uma coisa chata de se ler, eu gostei bastante.
O livro é narrado por cartas (amo!!) e fala sobre assuntos muito importantes também, mas contém vários gatilhos como estupro, drogas, morte.. (apesar de eu não ter achado pesado)
Não chorei nem nada, nem fiquei triste, mas achei muito interessante o ponto de vista de uma pessoa que se culpa por motivos que não são culpa dela, e que tenta se recuperar da morte da irmã ao mesmo tempo que lida com os problemas do ensino médio.

jujuju 14/01/2022

Eu havia começado o ler esse livro há alguns anos atrás, mas por um motivo em particular eu precisei devolver para a pessoa que me emprestou. Fiquei bastante intrigada com o que poderia ter acontecido no final e então decidi que essa seria minha primeira leitura do ano, e finalmente li o livro até o fim.

Posso dizer que de certa forma me identifiquei com a Laurel, principalmente com a sua dificuldade de falar sobre si mesma e o que se passava dentro dela. Me doeu muito a solidão que ela sentia em relação ao seus pais e o seu luto, que ela enfrentava praticamente sozinha. Senti vontade de chorar muitas vezes.

Foi incrível pra mim enxergar o mundo na visão de laurel, tudo parecia mágico e poético e ao mesmo tempo assustador e cruel. E foi também encantador conhecer mais sobre as pessoas para quem Laurel escrevia. Vocês foram importantes para todos nós em algum momento.

O desenvolvimento da personagem foi feito de uma forma belíssima. Seus sentimentos eram reais e humanos, e me fizerem sentir vontade de abraça-la e protegê-la de toda maldade do mundo.

Sinto que ainda tenho muito o que dizer sobre o livro. Ou sobre o que senti durante a leitura, que não foi tão fácil, mas eu acabaria entrando em uma parte particular minha.

O livro foi especial para mim, não vou esquecer.
Ayzi 14/01/2022minha estante
noss, q lindo moss, deu até vontade de ler

Elly 14/01/2022minha estante
Estava com a ideia de começar ler ele hoje, depois dq disse vou começar com toda certeza!

Iara Silva 14/01/2022minha estante
Quero muito ler

Gwbis 23/06/2021

Incrível
Comecei achando que seria algo chato e até tedioso, mas estava completamente enganada, foi uma das coisas mais incríveis que eu já li na vida. Me senti ao lado da Laurel nas suas aventuras, quando ela estava triste algo dentro de mim também se partia, quando ela estava feliz eu sentia a mesma emoção.
O livro é maravilhoso, me prendeu do começo ao fim, mas não podemos ignorar os temas pesados que ele aborda, como abuso sexual infantil, abuso contra a mulher, homofobia, e suicídio, quando o comprei não sabia que trataria de temas assim.
De forma geral foi uma leitura muito prazerosa, só acredito que não seja um livro para todo mundo pelos temas pesados que ele trata e que podem vir a ser um gatilho para algumas pessoas.
sotnasallim 23/06/2021minha estante
esse livro!!!!

Lavínia Hanna 23/06/2021minha estante
Esse livro é incrível mesmo ??

Duda 23/06/2021minha estante
tava na dúvida em ler,até já tenho ele até físico,mas agora vou ler com toda certeza ??????

Jhubooks 14/10/2022

Quotes
"É mentira que a dor aproxima as pessoas."

"Talvez estar apaixonada seja assim. A coisa vai se acumulando, mas nunca parece cheia, só mais feliz."

"Ela parecia uma pessoa que é muito bonita, mas quer mostrar como pode se machucar."

"Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo."

"Existem muitas experiências humanas que desafiam os limites da linguagem. É um dos motivos da poesia."
auroras 14/10/2022minha estante
Eu amo tanto esse livro. É um dos meus favoritos.

Jhubooks 15/10/2022minha estante
@Mari Foi uma leitura maravilhosa.?

auroras 15/10/2022minha estante
Adorei saber disso. É uma leitura muito emocionante. Chorei tanto.

Surrender_Nih 25/03/2021

Ensinamento e Esperança
Não sei dizer o que eu esperava quando resolvi ler esse livro. Eu estava em ressaca literária, desacreditada com o mundo e a realidade, me sentindo confusa e perdida, sobrecarregada. Então resolvi tentar ler algumas páginas.

Esse livro vai muito além do que apenas cartas para ídolos que já morreram. Conta uma história, mostra uma superação.

A medida que eu fui lendo, me apeguei a Laurel e sua história. Eu queria entende-la, entender tudo o que tinha ocorrido. A melancolia de sua história me fez sentir conforto, pois eu também estava me sentindo melancólica.

A evolução da protagonista é um dos pontos mais fortes desse livro. Ver a Laurel deixar de tentar ser a irmã dela para se aceitar e se tornar ela mesma foi magnífico. Acompanhar a evolução dos outros personagens também foi importante, vê-los ultrapassar suas próprias barreiras e vencer seus "oceanos atlánticos".

Confesso que ainda não entendo certas ações da May no livro. Eu fiquei com ódio dela em certas partes, como ela pôde fazer aquilo... ERA A IRMÃ MAIS NOVA DELA.

Acho que não peguei ranço do par romântico da protagonista. O Sky fez umas bostas mas eu meio que compreendi certas partes? Acho que nem sei explicar.

E eu pensei bastante em qual nota eu daria no fim. No começo pensei em um 4,5 mas depois de tudo o que eu li e as lágrimas que derramei no final, acho que me sinto na obrigação de dar 5.

(Os trechos a seguir são das músicas que eu mais escutei nessa leitura)

"I?m a little kid and so are you
Don?t you go and grow up before I do"
- Turning Out, AJR

"Because of you I'm better, better, better, baby"
- Better Better, DAY6
Mari 25/03/2021minha estante
Aí que lindo amg??

Surrender_Nih 25/03/2021minha estante
Obg ??

michelle 03/01/2022

favorito da vida
o livro é incrivelmente doloroso, mas é ótimo.
me identificar tanto com a personagem, o momento da vida dela e as guerras internas e externas é o que me faz amar tanto.
recomendo horrores, mas chequem os gatilhos por favor.
eloo 03/01/2022minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito,queria ter me dedicado mais na resenha dele

michelle 03/01/2022minha estante
o livro é incrível!!!!
minhas resenhas são péssimas amg, acontece

roses in winter 03/01/2022minha estante
ele tem uma capa tão linda

-mih 22/05/2022

Merece mais reconhecimento
Eu não tenho palavras para descrever o quão bom esse livro é. Todos deveriam ler!! É um livro de superação e de choque, retratando vários assuntos delicados te fazendo pensar bastante, chorar, refletir... Laurel é uma pessoa que sofreu muito na vida, e ver a evolução dela conforme vamos lendo é algo bonito e inspirador. Além de que esse livro te dá várias lições, quotes maravilhosos e também conta um pouco da história de algumas pessoas que já morreram, como Amy Winehouse e Kurt Cobain. Claro, o título já diz que não vai ser tudo só flores e alegria, é um pouco pesado sim, mas procurem os gatilhos e dependendo coloquem na lista para ler depois pq é muitoo bom, é um livro pesadinho porém lindo! "Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal"
soek 23/05/2022minha estante
muito bom!!

KaillanyMorais 26/06/2022

Simplesmente sem palavras para esse livro, que livro!
Leitura muito fluída, porém, bem pesado emocionalmente... Trata de vários assuntos sensíveis, então, para ler tem que estar preparadx. Toda a trajetória da Laurel e dos outros personagens é incrível demais. Sempre quis ler, e esse livro supera todas as expectativas possíveis!!! 5 estrelas mil vezes! ?

neusmon 13/09/2021

Maravilhoso
Perfeito, nunca li um livro tão maravilhoso e que é possível mudar o pensamento de quem o lê. Super vale q pena a leitura

Mila.Maluka 08/02/2023

Me emocionou ?
Gostei da história. As cartas são bem envolventes, e o final é lindo. E descobri muitas coisas sobre os famosos que morreram e que, neste livro, receberam as cartas escritas por Lauren. Alguns famosos eu não conhecia, então busquei seus nomes no Google. É uma dica interessante que passo à vcs. ?

Yas Hubner 02/01/2022

Chorei e aprendi muito com essa leitura. Me ajudou a superar alguns traumas, além de deixar o coração quentinho com o romancezinho ??