Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Luci 09/05/2021

"As histórias mudam conforme crescemos..."
Eu gostei desse livro, mas demorou um pouco para ele me prender. É muito bom acompanhar a Laurel e ver como ela vai conseguindo superar os sentimentos que ela guardava só para ela mesma. A Laurel me irritou em alguns momentos, ficava com muita raiva quando ela achava que tinha que aceitar tudo pela May, mas ainda me identifiquei com ela, sei como alguns sentimentos podem aprisionar a gente. Eu esperava um pouco mais para ser sincera, já tinha escutado bastante sobre esse livro e esperava que eu fosse me acabar de chorar, isso não aconteceu, mas a história é boa.

Maria1691 19/03/2024

Carta de amor aos mortos até agora é o melhor livro que já li. Uma história linda e muito cativante.

Leticia2513 22/10/2023

Querida Laurel
Leitura "agradável" sobre a superação da morte da irmã, as cartas se tornaram a forma de desabafo da personagem e não poderia ser melhor, às vezes é capaz de querer tomar a dor da personagem.

bru 28/04/2021

mto mto bom!! vai muito além de um romance comum que você consegue decifrar o livro antes mesmo de chegar na metade, devorei em 2 dias!! perfeito!

Bruna 05/05/2022

Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor.
Meu deus, que livro
Ele não é sobre romance, não é de piadas, não é um livro engraçado
É um livro sobre o luto, sobre amadurecimento, sobre crescer e principalmente sobre entender seus próprios sentimentos
Muito emocionante, você sente a força da personagem, você sente seus erros, sua caminhada, como ela vai evoluindo aos poucos
Mesmo que não seja sobre romance, mostra muito disso, principalmente mostra que se um relacionamento só é possível se a gente tá bem com a gente mesmo, não podemos nos entregar pra alguém antes de nos entregar pra nós mesmos
Cada personagem tem sua história e sua luta, e é incrível ver a evolução deles
A forma de cartas para pessoas morta eu achei TOTALMENTE incrível, eu mesma conheci mais a fundo essas pessoas, com curiosidades e sua história, e sempre tudo bem ligado, com cada pessoa sendo importante em alguma parte da jornada
Pra mim só faltou uma coisinha, como uma imensa curiosa, eu queria MUITO saber a versão da May
Mas fora isso, é um livro incrível

Luana 04/09/2014

Cartas da "morta" aos mortos.
Querido famoso(a),

Você é tão legal, eu queria ser mais como você mas não posso porque estou muito triste afinal minha irmã May morreu, mesmo assim não vou te dizer por quê. Hoje eu vi Sky na escola, ele olhou pra mim e me senti como se estivesse no céu, entendeu? Eu fiz duas amigas na escola: Hannah e Natalie. Nossa amizade se baseia em beber, fumar e ver elas duas se beijando enquanto finjo que não vi. Meu pai está cada vez mais distante, quase não falo com minha mãe que me abandonou. E minha tia é demasiadamente religiosa.

Beijos, Laurel.

_______________________________________________________

Querido leitor(a),

Laurel é uma adolescente de uns 15 anos que após perder sua irmã May que morreu de sei-lá-o-quê, resolve mudar de escola para evitar os olhares de pena e perguntas que não saberá responder. Para se encaixar na nova escola, Laurel tenta desesperadamente ser como a irmã, vestindo as mesmas roupas e escutando as mesmas músicas. Com isso consegue fazer amizade de duas garotas: Hannah e Natalie (ambas se gostam mas não admitem). E se apaixonando (superficialmente) por um garoto: Sky, o menino mais misterioso/legal/interessante da escola que usa jaqueta de couro mesmo que o verão não tenha terminado.

Ao passar das páginas Laurel fala mais sobre sua irmã May, mesmo nunca dizendo o motivo da morte podemos captar que ela se sente um pouco culpada. Também fala sobre:

- Sky
- Suas amigas lésbicas
- Sua família: mãe, pai e tia.
- Ela mesma se aventurando/bebendo/fumando ou saindo de casa quando seu pai está dormindo.

Cartas de amor aos mortos foi um dos piores livros que li nesse ano e não recomendaria. Laurel é a personagem mais sem personalidade/caráter que já vi, se apaixona rápido de mais, faz tudo que os outros querem, ás vezes penso que ela é que está morta. Eu esperava mais desse livro já que as pessoas têm falado tanto dele e até o comparado com As vantagens de ser invísivel, se quisesse ler 344 páginas de puro drama adolescente, eu teria entrado no tumblr.

Se você gosta de personagens passivos como Luce Price (Fallen) ou Bella (Crepúsculo), esse vai ser seu novo livro favorito. Não consegui sentir nenhuma empatia pela personagem ou ver seu sofrimento, é só o tempo inteiro a protagonista falando de como sua irmã é legal porém nunca diz que a ama.

Beijos, Luana.
Sheylla 09/09/2014minha estante
Falou tudo. Julguei um livro pela capa e me decepcionei.
Não aguentava mais essa obsessão pela irmã morta. A Laurel coloca a May num pedestal e esquece de viver a própria vida.

Livro chato.

Kauane 09/10/2014minha estante
Não cheguei a classificar "Cartas de amor aos mortos" como ruim. Pois achei que tem seus momentos belos. E mesmo nas partes mais passivas não foi inteiramente mau. Contudo, concordo com você. A enrolação em torno da morte de May é extremamente maçante. Fiquei o tempo todo esperando quando ia ter mais da Lauren. Também esperava mais do Sky e até mesmo alguma coisa, um destino, uma esperança para a mãe dele.
Li "As vantagens de ser invisível" recentemente, e, talvez, isso tenha contribuído para que eu não gostasse tanto desse livro.
Me surpreendi com a citação de Stephen Chbosky na capa, pois achei "Cartas de amor aos mortos" uma versão do que ele escreveu.
- Lauren é uma adolescente com problemas emocionais e solitária na escola, Charlie também.
- Lauren faz novas amizades, tem contato com bebidas e drogas e descobre a homossexualidade de uma de suas amigas (ao passo que a parceira sente vergonha de assumir) , assim como acontece com Charlie.
- Charlie fala sobre os livros e autores que gosta e associa músicas com os momentos que está vivendo. Lauren cita poemas e conta a trilha sonora para os seus momentos.
- Charlie e Lauren tem problemas familiares. A diferença - uma das poucas - é que a família de um é unida e carinhosa enquanto a outra é distante.
- Ambos sofreram abuso sexual.
Até a narração foi conduzida de forma semelhante. A diferença é que Stphen fez isso, ao meu ver, de forma muito melhor e com personagens extremamente cativantes, tornando impossível não comparar as obras e coloca-lo muito acima.

Clara.Fernandes 07/06/2018minha estante
Relativo, porque o começo é extremamente massante e tem picos e ganchos. Você realmente precisa terminar para entender cada gancho.
O início dele é aquela coisa que você questiona tudo, o porquê da obsessão dela com a irmã, o porque dela se apaixonar rápido, e o porquê existe um ciclo repetitivo. Então com o passar do livro, você observa que existem algumas patologias nela, coisas que dão um ciclo de abuso, e por isso a o hábito de também se abrir com a pessoa mas não por completo, existe uma resistência da personagem com o seu namorado e daí você começa a associar. O maior erro da autora, não foi coloca-la como Bella, e sim ter adiado bastante o plot twist e não contado muito do gancho da história da irmã. Fora isso, o livro tenta abordar muitos temas, que poderiam ter sidos trabalhados de uma maneira mais completa e não jogado como foi. As histórias são histórias que podem ser semelhantes a da vida real, só que faltou pesquisa, faltou desenvolvimento... Mas deixo claro que os temas são atuais e merecem ser trabalhados corretamente e com responsabilidade.
Poderia ter sido 100% mas fiquei feliz com a tentativa da autora.

Ricardo.Bristott 22/04/2019minha estante
Eu meio que concordo e discordo com você. Ainda não terminei de ler o livro, mas sempre me sinto incomodada com com a Laurel pelo fato de ela ser tão sem personalidade. Existem vários momentos bons no livro (até a parte que eu li) mas a maioria deles sem meio que estragados pela personalidade (no caso sem) da Laurel, além que o que me dá mais raiva do livro é essa paixonite idiota entre o Sky e a Laurel. Eu sei que adolescentes se apaixonam rápido, mas eles literalmente não tem um momento realmente romântico. A confissão deles, que era para ser algo que você ficasse animado e feliz foi algo completamente morta, sem emoção. Foi literalmente. " Ah, eu te amo" "Nossa, eu também, bora se beijar?". Eu não diria que o livro é necessariamente ruim, mas é um livro muito "morto" na minha opinião.

DI @poesiadoslivros 26/07/2020

Livro poético
Uma tarefa escolar, escrever uma carta de amor para alguém que já morreu. Parece simples, mas, um grande desafio para quem está com o coração despedaçado e em luto. Laurel estava com um turbilhão de emoções e não conseguia falar sobre seus sentimentos, mas, ao iniciar as cartas ela conseguiu falar sobre profundidades que nem imaginou e aos poucos foi se abrindo com as pessoas ao seu redor. O mais incrível desse livro é que pude conhecer detalhes de ídolos que eu desconhecia, coisas tristes muitas vezes sobre suas mortes, e muita inspiração sobre o legado e mensagens que deixaram em vida, para quem como eu ama o Rock irão amar e se sentir acolhidos com as cartas para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Whinehouse, Jim Morrison entre outros, poetas, atores enfim, personalidades que influenciaram a vida de muitas pessoas e em sua maioria foram jovens demais desse mundo, deixando milhares de corações partidos como o coração da Laurel. Simplesmente leiam esse livro e se emocionem com essas cartas. A marca que eles deixaram no mundo nunca irão morrer e por isso eles serão eternos em nossos corações.

Maria 29/12/2021

eu pessoalmente gosto muito desse livro, ele me tocou bastante e teve uma leitura bem fluida, li ele ouvindo música de alguns artistas q foram citados, a experiência foi incrível, chorei horrores

Rafaela2089 23/03/2023

Que livro
Demorei muuuuito para terminar esse livro mas eu não sei o pq, talvez fosse uma ressaca literaria mas mesmo assim eu lia de pouco em pouco quase chorando em cada pagina
esse livro aborda assuntos importantes e eu nao achava que ele era tão pesado como é, vai fazer vc ver o mundo de outra forma. eu simplesmente amei ele e só não dei 5 estrelas pq não é muito o meu tipo de livro mas é PERFEITO
pfvr leiam mas antes vejam os gatilhos (+14)

b3llysz 28/02/2021

gente juro esse livro vou guardar no coração. Enrolei pra ler desde o ano retrasado, a leitura não fluiu mas fui tentar ler esse ano de novo e foi. Amei demais os personagens, a história, TUDO. 5 estrelas pra essa lindeza

Gabi Benatto 05/05/2021

Sinceramente minhas expectativas para este livro eram MUITO altas e infelizmente ele não as cumpriu.
Não consegui me conectar com a história. É uma história boa mas não muito cativante.
Queria ter visto/conhecido um pouco mais de Sky, Hannah e Natalie, na minha opinião acho q eles não foram tão desenvolvidos quanto poderiam.
Acabei me indentificando um pouco com a Laurel kakaka...
A leitura é muito leve, o livro pode ser acabado em 3/4 dias (embora eu tenha levado um pouco mais de tempo).
Uma coisa que gostei muito foi que o livro é escrito em formato de cartas para artistas que a Laurel gosta/tem uma conexão...
Enfim, o livro não funcionou muito comigo, MAS, pode ser que funcione com você, então acho que vale apena ler o livro.

"Aqueles que nos amam nunca nos deixam de verdade" - Sirius Black

Beijos,
Gabi (enfim a referência do livro)

Gleici 01/07/2021

Um livro bem pesado.

Em caso de gatilho não leia!

Mas gostei bastante da personagem e das amizades que ela fez, não sei se leria de novo mas valeu a experiência.
Páginas Mais Páginas 01/07/2021minha estante
Concordo completamente. Muito gatilho, eu não sabia que era tão pesado assim

Bruna3412 14/09/2022

Leitura certa no momento errado
'Carta de amor aos mortos' é um livro excepcional que, ao meu ver, trata muito bem sobre luto e superação. Não acho que eu tenha o lido na hora certa, vou tentar reler depois pq tenho certeza que será uma melhor experiência. Conselho que chequem os gatilhos.

?Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo.?
Le lê 14/09/2022minha estante
Esse livro acabou bonito comigo?

Maria4428 21/09/2021

fazendo agora pq esqueci de fazer quando terminei
é realmente uma história muito forte, mas vale muito a pena
no começo achei que fosse ser algo bobinho, que a Laurel so ia se ferrar com suas novas amigas, mas depois foi passando e comecei a gostar de cada uma delas. é uma historia muito boa e triste
odiava a tia dela mas depois fiquei encantada kkkkkkkkk ela é legal