Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

letsszzzzzz 18/08/2022

sobre perdão
ver o processo de desenvolvimento da Laurel foi tocante.
ver ela se perdoando e se conhecendo foi a parte mais incrível do livro para mim.
mas deixo ele com três estrelas por não ter me prendido tanto.
eu caracterizo ele como um livro bom de ler para passar o tempo.
adoro como a Laurel se expressa para os ídolos através das cartas, eu almejava muito que ela se conhecesse o suficiente para saber que ela é incrível apenas sendo ela mesma, e que ela não precisava ser a irmã dela para isso.
quando fiz certas descobertas no livro, fiquei boquiaberta, mas ver a Laurel superando tudo e vendo que nem tudo era culpa dela e que ela só precisava se enxergar com amor, foi perfeito.
é um livro consideravelmente bom, mas não dos meus preferidos.

karla 15/05/2022

"nós estivemos aqui. nossa vida teve valor."
"porque quando você fala em beleza, não está falando de algo bonito, está falando de algo que nos torna humanos."

adorei acompanhar essa jornada de autodescoberta da laurel, que se sentia culpada e deslocada após a morte de sua irmã, que ela via como uma referência.

gostei muito do formato das cartas, e do fato que a laurel escreveu essas cartas para artistas que eu gosto muito, principalmente o kurt cobain. também gostei da forma que a autora abordou temas importantes, como o luto e a homofobia.

no começo, a leitura estava lenta, e só começou a fluir pouco antes da metade do livro. o plot sobre a morte da irmã da laurel e o motivo pelo qual ela se sentia culpada eu acabei descobrindo antes, então acabou quebrando um pouco da surpresa. mas no geral, um livro muito bom, recomendo sem dúvidas.

Silvana137 20/11/2022

???????????????
Carta de amore gratidão a Ava Dellaira
Minha querida escritora, que livro perfeito,queria lhe agradecer por nos presentear com algo tão maravilhoso, quero que vc escreve mais livros para poder compartilhar conosco.
Amei sua escrita, e essa leitura fluída, fácil em formas de cartas, foi uma grande presente de poesia, cheia de música, e lembranças de pessoas tão queridas.
senti tanto me identifiquei tanto,me encontrei, descobrir.
Ouvi todas as músicas citadas, todas mais e uma vez, doeu e chorei muito, mas você não tem noção como foi importante essa leitura, como foi importante para minha pessoa, para as palavras que estavam guardadas dentro de mim.
Então neste momento quero lhe dizer que sou muitíssimo grata pela Laurel, pela May , sky, Hannah,, Natalie, Tristan, Kristen amo cada um deles e gostaria de escrever uma carta pra cada um..
E agora posso dizer que entendi, qdo dizem essa frase: Eu queria desler esse livro, e poder ler ele novamente como se fosse a primeira vez.
Obrigada, beijos com amor e gratidão sua leitora Silvana
bella_madu 26/11/2022minha estante
que lindoo, nossa, parece ser mto bomm

Jéssi Lima 14/06/2020

Emocionante
Como terminar de ler este livro e não se emocionar lembrando de tudo o que foi vivido desde o começo da leitura. Foi um misto de ansiedade, nervosismo por querer saber o que estaria por vir, sofrimento em algumas partes, coração apertadinho rsrs, mas só posso dizer que é uma leitura extremamente emocionante. Amei passar por essa experiência. Durante as cartas escritas pela Laurel, me emocionei muito, pois relatava momentos e situações que eu sentia realmente na pele. Foi lindo

_limamanu 23/08/2021

Eu geralmente não gosto de livros tristes, mas esse me ganhou, a história de Laurel é muito profunda e dolorida, você sente a dor dela, e passa a sofrer junto, por vezes tive vontade de chorar, e sentir raiva e nojo de alguns personagens, pra ser sincera teve vezes que eu até esqueci que ela não era real, só queria pegar ela no colo e fazer passar a dor.
Também achei muito interessante as cartas para os famosos mortos, conheci alguns pela primeira vez, outros conheci a vida mais afundo, pois sempre que ela citava eu parava a leitura e ia fazer minha pesquisa, e acho que isso ajudou a ser mais real pra mim.
Eu nunca perdi alguém assim tão próximo de mim, e nem tenho o amor tão grande pelas minhas irmãs como ela tinha pela May, mas acho que foi muito corajoso da parte dela seguir em frente e conseguir superar os traumas e dores de tudo isso.
Esse foi um daqueles livros que acrescentou muito na minha vida ??
Lela 23/08/2021minha estante
nossa eu amei demais esse livro

Lorena Carneiro 10/10/2021

Falar é sempre a melhor solução
Esse livro me fez lembrar da minha resistência em trabalhar com adolescente por achar uma idade difícil de conseguir manejar e entender. E o quanto minha visão mudou após inciar o trabalho com esse público.
Na adolescência tudo é muito intenso, a realidade se apresenta, dói ver que os pais não são perfeitos, o corpo muda e você nem sabe como se encaixar nele, as amizades são salvação ou perdição depende de como você esteja se encontrando no mundo.
E geralmente o adolescente passa por tudo isso sem verbalizar as dores, como no caso do livro. Duas irmãs que silenciaram suas dores.
Foi incrível ver o desenvolvimento da Laruel ao longo da narrativa, acompanhar todo o processo de luto, o quanto foi bom pra ela e os que estavam a sua volta quando ela resolve falar sobre suas dores psíquicas.
Ela vai se curando, se perdoando e mudando sua perspectiva de mundo, porque as pessoas passam a falar também, e no final a autora sabiamente retrata a importância da ajuda profissional.
Amei o livro! Chorei no final! Indico o livro pra quem talvez eu conheça e que tenha um bom emocional pra ler alguns relatos, pois contém escritos de abuso sexual, violência doméstica...
Girassuni 10/10/2021minha estante
Nossa depois da tua resenha me fez ter vontade de retomar essa leitura, pq eu abandonei ela a um tempo kkkk mas vamos lá né

Lorena Carneiro 10/10/2021minha estante
Eu tbm resisti no começo, Laurel é muito fantasiosa em relação a família e retraída, mas é só entender que ela é uma adolescente escrevendo sobre a visão dela de criança e isso vai se desabrochando ao longo do livro

sabswarner 10/10/2021minha estante
você escreveu muitas coisas que eu sinto. e esse livro é incrível mesmo.

Lorena Carneiro 10/10/2021minha estante
Oi Sabi, saiba que você é incrível e que isso vai passar. Procure sempre conversar com alguém sobre como você se sente, vai ajudar muito saber que você não está só nesse barco ?? ?

Mafe 20/07/2021

Me surpreendeu muito! Eu não sabia sobre oque era o livro quando comecei a ler. E acho que até 40% do livro não achei nada demais. Mas depois que ela começa a revelar tudo que aconteceu meu deus. Gostei muito. Chorei muito também. Achei a escrita boa, e é bem facinho e rápido de ler. Só não dei 4 estrelas pq até metade do livro eu fiquei um pouco perdida e achei essa parte mal desenvolvida.

Silvana137 11/12/2022minha estante
O meu preferido do ano, e quase não li, por que achei que seria em outra vibe ...

Silvana137 11/12/2022minha estante
Foi supreendente

heipamy 11/12/2022minha estante
Eu também imaginei uma vibe bem diferente, me surpreendeu demais

Lina 28/02/2022

Esse livro é uma incrível mistura de emoções. Te toca de uma forma que quando acaba é necessário uns minutos para deixar as lágrimas tomarem teu rosto, como um tempo de contemplação. É tão complexo e ao mesmo tempo tão simples entender o que se passava na cabeça dela. É completo. O livro todo é como parte de uma poema. Eles tratam de nosso interior com total sentimento envolvido, e o livro é isto. Sentimentos, labirintos, dor, reconhecimento.

Carol D. Torre 11/06/2014

Logo que vi Cartas de Amor aos Mortos soube que era o meu tipo de livro. A capa linda, o título, a sinopse, tudo me fez ficar louca para ler, tanto que mesmo faltando poucos dias para o lançamento por aqui eu corri e li em inglês mesmo. E mesmo não sendo o melhor do gênero, eu não cheguei a me sentir decepcionada. A construção singular da estória, sua beleza e, principalmente, a escrita da Ava Dellaira compensaram os pontos negativos.

No primeiro dia de aula no colegial a professora de Inglês de Laurel pede um trabalho onde a classe precisa escrever cartas para pessoas mortas. Escolhendo escrever para grandes astros como Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse e Elizabeth Bishop, por exemplo, Laurel acaba fazendo delas um tipo de diário onde desabafa tudo que está sentindo e acontecendo em sua vida. E não é como se fosse pouca coisa.
Há alguns meses atrás sua irmã mais velha, May, morreu e levou consigo uma parte dela. Laurel amava a irmã, a admirava e fazia de tudo para ser parte da sua vida. Agora ela tem que enfrentar sozinha o luto, a fuga de sua mãe para o outro lado do país e os fantasmas do passado. Além de ter que lidar, também, como todas as mudanças que essa nova época da vida traz, assim como todos os perigos.

Eu sempre torci o nariz para estórias que não são contadas da maneira tradicional, tanto que é difícil vocês verem resenhas aqui no blog de livros escritos em forma de cartas, emails, ou coisas do tipo. A minha cabeça começou a mudar depois da experiência incrível que foi ler As Vantagens de Ser Invisível e foi exatamente por ter um comentário do Stephen Chbosky na capa que eu resolvi, mais uma vez, apostar nesse estilo de livro. E posso dizer que é exatamente a construção da estória através das cartas que me fez gostar tanto de Cartas de Amor aos Mortos.

A ideia de endereçar essas cartas a tantos ícones e pessoas famosas foi talvez a sacada mais genial da autora. Nenhum dos nomes é escolhido por acaso, o "remetente" tem sempre alguma relação íntima com o momento da estória, ou os acontecimentos relatados ali e os sentimentos da personagem. E, ainda melhor, a Ava Dellaria usa da estória dessas pessoas para explicar os sentimentos, dilemas, dúvidas da personagem, assim como para, também, dar a base para as mensagens que quer passar com sua estória. A autora desmembra a vida dessas pessoas, faz especulações sobre seus sentimentos e motivações e compara os seus conflitos reais com os conflitos ficcionais dos personagens.

Ainda falando sobre a construção do livro, acho que o ponto mais positivo, acima de qualquer coisa, é a escrita da Ava Dellaria. Ela tem uma habilidade ímpar de expressar sentimentos, o livro está repleto de passagens sensíveis, poéticas e profundas. A narrativa é de uma beleza e intensidade surpreendente, o que combina de forma perfeita com a estória que está sendo contada.

Como já é de se esperar pelo título e pela sinopse, a estória do livro é forte e densa. Não apenas porque a Laurel está lidando com a morte da sua irmã, mas também por muitos outros traumas e fatores que vão surgindo aos poucos durante o desenvolvimento do enredo. E esses dramas não dizem respeito somente a Laurel, muitos dos outros personagens possuem também conflitos sérios e difíceis. Eu gostei muito de como a Ava Dellaria tratou de assuntos complicados com naturalidade, ela não é apelativa e não exagera em assuntos considerados tabus, é tudo muito real.
Gostei, também, de como a autora equilibrou todas as facetas da estória, o luto da Laurel, sua relação com a família, com os amigos e o romance. Tudo isso é intercalado de forma muito bem balanceada e harmônica, nenhum assunto é supervalorizado ou deixado de lado.
Mas, apesar disso, não existe inovação nos temas abordados. Não vejo isso como um defeito, até porque é muito difícil encontrar problemas da vida real que nunca tenham sido abordados, mas a estória não consegue superar outras que já li dentro desse gênero. O fato é que mesmo achando tudo de uma beleza muito grande, o livro não me emocionou como acredito que deveria e é só por isso que não pude dar uma nota máxima para Cartas de Amor aos Mortos. Mas quero pontuar aqui que eu não consegui me conectar completamente,mas isso não quer dizer que o contrário não aconteça com vocês. Isso é algo muito pessoal e que, de maneira alguma, posso apontar como uma falha da autora.

É surpreendente saber que esse é o primeiro livro da autora, tanto pela construção complexa e bem feita da sua estória quanto, e principalmente, pela sua escrita maravilhosa e linda. Eu me maravilhei lendo essas cartas e acompanhando a trajetória difícil, porém cheia de esperança, da Laurel - que está longe de ser uma pessoa perfeita, mas que descobriu força em meio a todas as suas fraquezas. É um livro que eu recomendo para todo mundo, seja pelo diferencial da sua escrita ou pela beleza da sua estória. Vocês não vão se arrepender.

"Eu estive pensando sobre isso. Sobre o que significa ver a imensidão de cada momento, de cada pedaço dele. Quero ser limpa - eu quero queimar todas as memórias ruins e tudo de ruim dentro de mim. E talvez seja que estar apaixonado faz. Assim a vida, a pessoa, o momento que você precisa manter fica com você infinitivamente."

"Quando estamos apaixonados estamos ambos completamente em perigo e completamente salvos."

"Você acha que conhece alguém, mas essa pessoa sempre muda, e você também continua mudando. Então eu entendi, de repente, o que significa estar vivo. Nossas armaduras invisíveis se deslocando dentro de nossos corpos, começando a se alinhar nas pessoas que vamos nos tornar."

"E talvez o que crescer realmente significa é saber que você não tem que ser apenas um personagem, indo em qualquer que seja o caminho que a história diz. É saber que você poder ser o autor ao invés."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Hemilly 09/07/2014minha estante
Essa sua resenha me animou ainda mais para ler o livro! E o legal é que o Stephen Chbosky comentou ele, e como você mesma disse ler seu livro foi uma experiência incrível, e eu posso dizer o mesmo!
Fui correndo pro seu blog, porque né...
Mas pena que não da pra ser seguidor!

carol 24/06/2015minha estante
Carol, estou começando a ler esse livro, ando sem tempo. Você, que já leu todo, poderia me dizer se há partes do livro que descrevem cenas de sexo, uso de drogas, etc.? Gostaria de trabalhar esse livro com meus alunos mas por causa dos pais, prefiro evitar esse tipo de assunto. Com A culpa é das estrelas foi tranquilo.
Obrigada.

Thais Mayra 17/09/2015minha estante
É um livro doce e envolvente.
Fiquei torcendo pela personagem principal e bastante curiosa pra saber o que de fato havia acontecido em seu passado.
Mas faltou e muito um toque de romance!

null 21/03/2021

No início achei muito parado, o que me fez começar a ler e parar várias vezes. Mas a partir de um certo ponto ele me prendeu de um jeito que não conseguia mais largar.

ana lu 15/06/2021

Triste!
Cartas de amor aos mortos, é um livro sobre perda e superação.
Laurel está entrando no ensino médio, enquanto lida com a falta da irmã morta, May, a estrela da família, a qual Laurel se sente culpada pela morte.
Enquanto escreve cartas para pessoas que já morreram, ela lida com traumas do passado, e tenta aceitar o que aconteceu com a irmã, para perdoa-lá e também perdoar a si mesma.
É uma história tão triste quanto qualquer livro sobre perda e superação...
_Dani 15/06/2021minha estante
Quero tanto ler esse livro ?

ana lu 15/06/2021minha estante
É um livro mt bom e profundo, espero q goste...

mary432 15/04/2022

É uma leitura incrível e muito tocante, poder acompanhar a evolução da Laurel foi muito bom.

Eu gostei bastante de como a autora abordou os assuntos, principalmente por alguns serem bem pesados, porém achei o começo meio parado, mas o livro te da aquela curiosidade e vontade de saber o que aconteceu realmente, o que me prendeu muito e eu acabei devorando ele.

Eu super recomendo pra quem não tem nenhum gatilho com os assuntos tratados

Bruna 23/08/2020

...
Este livro é simplesmente incrível! Nos faz refletir em vários aspectos diferentes.

Natália 21/04/2021

Intenso e profundo.
Esse livro trata de um assunto que muitos preferem evitar, o LUTO. O livro é carregado de emoções, conflitos, sofrimento, culpa e saudade. Mas também nos traz uma história de amor, amizade e superação. A personagem principal, está se descobrindo e tentando traçar seu próprio caminho.
Por mais que seja um tema difícil, a ideia de escrever cartas para celebridades e contar um pouco sobre cada um, deu um toque especial ao livro.
É bem intenso, profundo e nos passa uma lição incrível. Vale a pena.