Delirium

Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Patrícia 08/11/2017

Parabéns ao autor
Gostaria desse espaço para elogiar o autor Carlos Patrício pelo trabalho dessa sua primeira obra. Foi um enorme prazer lê-la e agora guardar na estante um exemplar dela. Dos contos, quero elogiar "Truco!" como melhor ideia e elaboração narrativa, sabe... aquele suspensezinho gostoso de ler, pena que foi muuuito rápido, assim que comecei, virei a página e lá estava aquela "página negra" do novo conto rsrs. Além de "Lindos anos dourados", aqui a gente percebe a evolução do escritor, mais volume, diálogos mais bem construídos. Enfim, não pare Carlos, você precisa continuar e ainda nos contemplar com ótimos frutos.

Karol 28/10/2017

Mais do que o esperado!!!
Delirium é um livro que faz jus ao seu título por ser extremamente delirante, cheio de frases e citações, de conteúdo filosófico e muitas pesquisas. Contos de arrepiar os pelinhos da nuca, uma boa pedida de livro para esse finzinho de mês e comemorar o Halloween!

O material do livro em si, as ilustrações de Zambi e Cassio Gois, principalmente as de entrada de cada conto, o enredo de cada um e até a dedicatória do autor me deixaram encantadas? São caprichadíssimas!

Neste livro temos sete contos e uma poesia, todos muitos bem feitos, com narrativa e descrições poéticas que dá certa característica ao autor, que também possui um livro de poesias chamado Provocações Reflexivas & Reflexões Provocativas. Carlos Patricio foi ousado, muito petulante e cru em todo o conteúdo, mostrando-nos muitas coisas que de fato se sucedem na nossa realidade e o delírio das pessoas ao se acreditarem fiel e drasticamente numa religião, onde nada se é comprovado de fato, e onde pessoas se escondem dentro dessa bolha religiosa para as verdades do mundo, fazendo se impor totalmente ao inverso do que uma sociedade acredita e prega.

?A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero? - Victor Hugo, Os Miseráveis

Nos contos você encontra psicopatia, violência, torturas, desilusões, egoísmo, sadismo, promiscuidade, drogas, delírios e muito desespero. Principalmente nos contos ?Doutor Sádico? e ?Telefone sem fio?, dois contos para mim muito perturbadores.

?O iludido se levantou. Olhou da borda para baixo. O Mundo era lindo e prometedor. O céu era convidativo. Giliver perdeu de vez a razão e adquiriu confiança. Pegou distancia e correu. Em sua mente se passava todos os desafios que encarara nos últimos tempos: a discussão com o pai, a fuga de casa, a corrida atrás de emprego, brigas de rua e desafios ponderados a si mesmo. Saltou, ousando desafiar a maior dentre as forças por ele já enfrentadas: a Gravidade.?

Esta é uma citação do último conto e que vem estampada na primeira ?orelha? do livro, um conto surpreendente e que me fez por muito refletir em como tomamos nossas atitudes em meio aos outros, o quanto somos egoístas a ponto de culpar somente os demais e não a nós mesmos sobre o que se dá errado na nossa vida. Porque sempre evitamos ver nossos defeitos? Porque nunca queremos assumi-los e ver que a real razão de estarmos no mesmo lugar, sendo por vezes humilhados, desprezados, nos sentindo horríveis e culpados por milhões de coisas boas nunca acontecerem conosco, é somente nossa?

Apesar de muitos céticos religiosos desaprovarem as palavras de Carlos Patricio, logo mais que indico este livro! Ele é dilacerante! Li o mesmo em apenas um dia! E me surpreendi com cada palavra e cada virgula.

Quem puder adquirir prometo que não vai se arrepender mesmo!

Para saber como adquirir e ver mais resenhas só acessar www.verdadesepoesias.wordpress.com.br

JflNeto 09/10/2017

Excelente livro, um autor muito promissor!
Delirium é um livro que surpreende. É organizado em 8 narrativas, cada uma tratando de uma temática diferente. Os contos são muito bem escritos e ambientados e a diagramação é impecável.

O livro "abre com chave de ouro" começando com "Doutor Sádico", que explora o lado mais podre da mente humana, com cenários sangrentos e descrições bem feitas.

"Truco!" tem um final surpreendente, tanto para o personagem quanto para o leitor, um conto curto que prende a atenção.

"Agoniado" mostra como se sente uma pessoa que sofre de ansiedade e possui um final aparentemente previsível, mas que surpreende e causa até divertimento.

"Telefone sem fio" mostra, de uma forma um pouco extrema, como a fofoca pode prejudicar a vida das pessoas - e a velocidade com que um boato se espalha e "cresce".

"A questão de todas as questões" traz uma discussão muito interessante sobre religiões, mostrando dois pontos de vista totalmente distintos e outro que "passeia" entre as interpretações, possui muitas referências interessantes e é um ótimo começo para quem quer saber mais sobre o assunto, apesar de possuir diálogos um pouco forçados e longos.

"O outro mundo de Henrique" é um conto leve e divertido, que tira um pouco da tensão do livro e nos faz pensar sobre a presença da tecnologia em nossas vidas.

"Pouco antes da virada" nos faz pensar através de um poema que conta o final de história de uma pessoa com uma doença terminal.

Por fim, com "Lindos sonhos dourados", o autor conclui de maneira excelente a obra, com um conto tocante que conta a história de um filho que se sente "menosprezado' pelo pai. Nos faz refletir sobre gratidão e sobre as "feridas" que temos.

Na minha opinião, Carlos Patrício soube temperar bem a obra, com o que se mostra uma ótima opção em literatura nacional.

Teaandbooks_s2 19/09/2017

Se delire!
“Delirium” traz sete contos e um poema diferentes entre si, mas mostrando as mesmas características: os anseios, desejos e talvez até perversidades encontradas na mente humana.

Sadismo, poder, depressão, religião, fofoca, inveja, luxúria, insanidade, perda, entre outros, são alguns dos temas abordados por Carlos (autor) com maestria nessa coletânea.

Doutor Sádico (primeiro conto) foi para mim foi o melhor por trazer tanta intensidade. Extremamente forte em suas cenas cruéis, nos leva a pensar em como a mente humana pode se enveredar por caminhos sem volta, como foram os de Hans Mozart.

Truco! é simplesmente surpreendente. Misterioso, nos engana assim como enganou o personagem principal, mostrando como o medo pode moldar nossos atos.

Agoniado traz consigo as provações de se viver em ansiedade. Uma doença que corroí o protagonista e o leva a cometer loucuras. Júlio será capaz de vencer?

Telefone Sem Fio explora uma das questões mais chatas da vida: a fofoca. Tendo em seu meio uma forte queda para o lado da luxúria e da precipitação, esse conto supera expectativas com as atitudes de Ricardo.

A Questão de Todas as Questões enfoca a batalha que ainda é travada pela religião e ciência. Quando alguém próximo demais a Daniel adoece, o jovem médico começa a rever seus conceitos... Estaria em busca de consolo?

O Outro Mundo de Henrique mostra como o mundo está confinado a tecnologia nos últimos tempos. Para sair de seu mundinho cinza, o personagem principal resolve mergulhar na vida virtual sem pensar nas consequências...

Pouco Antes da Virada é um poema triste que fala sobre a desolação de saber que se está prestes a morrer com algo incurável e mesmo assim ainda há pessoas por ai rindo a toa...

Por fim Lindos Sonhos Dourados fecha a leitura enraizando ainda mais o quanto o perdão verdadeiro dosado com amor pode mudar a vida de muitas pessoas.

Maravilhosamente bem escrito e com uma diagramação espetacular (em ilustrações, capa, disposição de contos e frases iniciais), os contos narram aspectos do cotidiano de uma forma ainda não vista.

A obra me conquistou! Recomendo muitíssimo!

Deixo abaixo, para vocês, a minha seleção de trechos:

''A ansiedade é um sentimento degradante, vago, indefinido... Minha mente não para, não descansa um só instante. Um turbilhão de pensamentos desnecessários atrapalha minha concentração, acelera meu coração e adiciona tiques nervosos às minhas já toscas manias. ''

site: https://www.instagram.com/teaandbooks_s2/ = http://teaandbookss2.blogspot.com.br/

Eduardo 12/05/2017

Ótimos contos
Ótimo livro. Destaque para o conto Doutor Sádico, que me lembrou muito o climas das histórias do Poe e do Lovecraft. Uma escrita muito boa, que flui fácil. Algumas referências/citações a outros autores e artistas pontuam alguns momentos das histórias. É bom ver novos e bons autores nacionais ganhando espaço no mercado.

Gabriela Kauer 28/04/2017

Instigante!
Quero iniciar essa resenha agradecendo ao autor por me enviar o exemplar do livro com sua dedicatória. Acho incrível ler autores que estão no início de sua carreira e ainda mais nacionais! Não tenho muita experiência com contos e menos ainda com contos de suspense, portanto os contos "Doutor Sádico"e "Truco" não me encantaram muito. Meus contos preferidos foram "A questão de todas as questões"- com uma discussão afiadíssima entre diversos pontos de vista) - e "Lindos sonhos dourados" - que fizeram eu me colocar no lugar do personagem. As ilustrações internas são belíssimas! Apesar de eu encontrar alguns pontos negativos, de uma forma geral o livro me prendeu e me fez ansiar para descobrir o final de cada um dos contos.

Leeh 23/03/2017

Doutor Sádico - Conto
Ei pessoal, tudo bem ?
Irei dar início a nova coluna do blog, destinada a contos. Com o primeiro conto do Livro Delirium do autor Carlos Patrício.

O conto têm 50 páginas e é bem estruturado, auto explicativo e completamente repulsivo. Por ser um conto, irei apenas Ambienta-los ao clima da leitura e os assuntos abordados, evitarei falar muito sobre o que realmente o conto fala, para não dar spoiler e estragar possíveis leituras.

Em Doutor Sádico,Carlos vai nos apresentar a um personagem que o próprio apelido já diz muita coisa, Doutor que remete a sua profissão e Sádico que visualiza seu fascínio.Este homem que gosta de ser chamado de Doutor Sádico, têm por Hobbies torturar pessoas inocentes e faze-las sentir dor, quando ainda estão vivas e sofrerem outras várias quando já mortas. Um jovem sem propósitos, que se diverte desde pequeno as custas das dores alheias.

Gostei demais do conto, não gosto de terror e achei que o conto poderia me passar isso, mas aqui estamos lidando com o Horror. O autor soube explorar bem a construção dos personagens, das situações e conseguiu explicar cada detalhe que fez um jovem comum chegar a atos de um sádico.

Para este conto eu recomendo que leia com bons pensamentos, sem julgamentos por atos e também de estômago vazio.

Para conferir a resenha na integra confira o link abaixo :)

site: https://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2016/09/mae-nem-te-conto-1-doutor-sadico-livro.html

Xandy, Xandy 23/02/2017

"Delirium" de verdade!!!
O título “Delirium” não foi escolhido ao acaso, pois os contos selecionados para este livro são muito mais do que simples histórias ou meros devaneios; cada história convida-nos a uma viagem aos confins da mente criativa e brilhante do autor. Mas tomem cuidado, pois essa viagem pode ser apenas de ida…
Quer ler mais um pouco desta resenha? Visite o meu blog então: https://lendomuito.wordpress.com/2017/02/23/delirium-carlos-patricio/

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/02/23/delirium-carlos-patricio/

Nathália 21/02/2017

Excelente livro nacional
Esse livro sensacional possui contos hipnotizantes, daqueles que te prendem do inicio ao fim. Os temas abordados nos fazem refletir diversas questões que acontecem ao nosso redor, principalmente sobre as consequências de nossas ações e reações, o que acaba provocando um despertar da nossa consciência. A escrita do autor é muito bem elaborada, e as citações presentes no livro são ótimas.
Amei o conto "A questão de todas as questões", pois trata-se do tema religião e acabei me identificando bastante com a personagem principal.
Enfim, realmente é um livro que merece ser lido.

Lívia Lopes 26/01/2017

Achei o livro muito bom e muito bem escrito. No primeiro conto fiquei completamente perturbada! Confesso que eu estava torcendo pelo Doutor Sádico kkkk "Agoniado" terminou de uma forma que eu realmente não esperava. Fiquei bastante surpresa. O único conto que eu li arrastado foi o "A questão de todas as questões". Talvez pelo fato de eu não gostar muito de discutir religião... "Lindos sonhos dourados" foi um dos meus preferidos. Amei as citações durante a história (The Beatles

Ary 12/01/2017

Hipnotizante...
Esta obra veio para mim no momento perfeito da minha vida, numa fase em que a realidade dos fatos estavam se tornando cada vez mais surreais e maçantes. Delirium é, definitivamente, de tirar o fôlego. E para minha primeira - e provavelmente a unica - resenha nada melhor do que Delirium para começar com o pé direito. um encadeamento de contos nos quais a cada virada de pagina um misto de emoções atinge qualquer um que esteja lendo. A escrita concentrada do autor é bem amarrada e surpreendente. E seus personagens são, de fato, pessoas comuns que lhe passa despercebido numa avenida movimentada ou num parque numa tarde de verão, mas que de certa forma, para mim, se tornam únicos em suas próprias maneiras.
Não ha melhor forma de descrever a maneira na qual eu li esses livro. devorei-o. enquanto se ler Deliruim aquela súbita vontade de parar não chega e a vontade de continuar aumenta a cada pagina e a cada conto.
Amei. congratulações ao autor, Carlos Patricio.

Ca 05/01/2017

Um livro recheado de contos, e tem pra todos os gostos: tem psicopata, tem sobrenatural, tem debates sobre crenças e religião, tem distúrbios psicológicos. Tem de tudo, e tudo muito bom.

Felipe.Melo 04/12/2016

Envolvente
Multitemático, com excelente velocidade da narrativa e com temas desconcertantes, recomendo a qualquer um que não se atenha à água com açúcar.

Mell 19/11/2016

Sensacional
Contos incríveis que te prendem do início ao fim e com ilustrações fantásticas. Esse livro me fez refletir muito. Recomendo para aqueles que procuram alguma obra nacional ou querem sair da ressaca literaria. Parabens e obrigada ao autor que me proporcionou essa leitura incrivel.

Ale 15/11/2016

Vamos de terror!
A resenha de hoje é uma das minhas leituras de outubro..O autor, Carlos Patricio é de Sampa e acho que esse é o seu primeiro livro.
É um livro de contos e os assuntos tratados são diversos...
Particularmente eu não gostei, isso não quer dizer que o livro seja ruim, apenas, não "casamos".
O primeiro conto é terror puro e para ser sincera não consegui terminar de ler, fiquei enojada...No segundo conto quando achei que ia começar, terminou...
Há um conto que ele vai filosofar sobre Deus...
" Deus construiu o mundo em sete dias?
Descansou no sétimo?
Deus precisa descansar?" Página 106
Minha sugestão é que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões!
Beijinhos e até a próxima!
E você Tá lendo?

site: http://blogtalendo.blogspot.com.br/2016/11/vamos-de-terror.html