Delirium

Resenhas - Delirium

Juliana Raasch 03/12/2019

Vale a leitura!!
Delirium - Carlos Patrício

O livro é composto de oito contos, que abordam desde temas como religião, relação familiares, drogas, distúrbios psicológicos até DST's.
Dois dos contos me causaram grande impacto, pois me fizeram pensar mesmo depois da leitura. O que ao meu ver é um grande feito, já que se trata de um livro de contos rápidos.

O conto de abertura é o mais diferente dentre eles, pois tem uma escrita mais rebuscada e um tema mais difícil de ser lido, porem foi um dos que mais gostei, justamente por esses fatos.
O conto que menos gostei, também é um sobre o assunto mais polêmico: religião. E o fato de eu não ter gostado se trata mais de achar o conto longo demais, do que concordar ou não com as opiniões ali expostas.

A capa está muito bonita e merece um destaque a parte.
Flávia Pasqualin 03/12/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.

mariii 14/11/2019

Proposta Diferente
Livro diferente de todos que já li, escrita muito boa, é bom pra sair da rotina e conhecer um novo autor e a literatura brasileira atual.

Herbert 12/09/2019

Já tiveram medo do escuro? Do bicho papão? Ou talvez até mesmo de espíritos?
Você pode ter tido (ou ter) todos esses medos, mas só saberá o que é medo de verdade ao ler essa maravilhosa obra.

Pyt 15/03/2019

Terror nacional de qualidade
Olá leitores, vocês gostam de contos de terror? Conheci Delirium por indicação da Redatora de M* (diva maravilhosa do desgraçamento). O livro tem 7 contos e 1 poema, com temas diferentes entre eles que nos envolvem e nos fazem pensar bastante.

Gostei bastante da escrita do autor, Carlos Pátrico muda o tom de um conto para outro e realmente cumpre com o prometido: DESORDENS - DISTÚRBIOS - INSÂNIAS

A edição da editora Página 42 está impecável, ótima diagramação e as ilustrações são lindíssimas, um livro realmente muito caprichado.

Todos os contos mexeram comigo de alguma maneira, mas os que mais desgraçaram a minha cabeça foram: Doutor Sádico e Truco!. Doutor Sádico é sobre um psicopata muito cruel, o conto explora o lado mais podre da mente humana, com muito gore e realismo nas cenas.

Truco! é surpreendente, misterioso e a gente é enganado junto com o personagem, o plot twist é de cair o queixo, mostrando como o medo pode moldar nossos atos.

Menção honrosa ao conto Agoniado, sobre o que sente uma pessoa que sofre de ansiedade, é um pouco previsível porém o final surpreende e é até um pouco engraçado.

Livro super indicado para a galera que curte terror, fiquei muito feliz de ter gostado, ainda mais sendo um livro nacional e pouco conhecido.

site: https://www.instagram.com/villageofcoffee/
Daniele Machado 15/03/2019minha estante
Me interessei. Vou querer ler.

Pyt 15/03/2019minha estante
Os contos são ótimos, super recomendo a leitura

DynhoC. 06/11/2019minha estante
A capa, o nome "Delirium", a estrutura do texto tendo contos e poema me lembrou demais "Assombro" do Chuck Palahniuk, livro que estou lendo agora. Há alguma semelhança ou inspiração? Fiquei curioso para conferir esse livro :)

Carlos Patricio 29/11/2019minha estante
Olá, Dynho! Não, não há - inclusive vi depois que a capa se assemelha, com as duas edições de Assombro, aliás. A inspiração da capa foi a capa de um disco da banda King Crimson, dá uma pesquisada, o ilustrador Zambi mandou bem!

Bruna 14/10/2018

Delirium - Carlos Patrício

O livro é composto de oito contos, alguns assustador, outros cheio de suspense, porém todos têm em comum, diálogos filosóficos.

Em meio à desordem e aflição dos personagens Carlos presenteia o leitor com o pensamento crítico, analítico e questionador, fé cega, relações entre pai e filhos, laços familiares, perspectivas do bem e mal.
Li o livro como se estivesse vivenciando uma EQM.

A edição do livro, capa e escrita muito bem trabalhado, um trabalho adimirável!

Dani 24/06/2018

Recomendo
Ótima leitura, te prende do começo ao fim.

Cynthia Souza Brasil 02/02/2018

Recomendo essa leitura, primeiro pq é aqueles livros de contos que te surpreende no qual vc fica pensando nele por um bom tempo. O primeiro conto desse livro não sai da minha cabeça por nada fiquei arrepiada lendo. Contos como Doutor Sádico ate hoje vivo na minha memoria, Truco conto agoniante aqueles que nao tem como parar, Telefone sem fio, a vida contada nua e crua, A questões de todas as questões , enfim mto bom mesmo. Adorei o livro.

Patrícia 08/11/2017

Parabéns ao autor
Gostaria desse espaço para elogiar o autor Carlos Patrício pelo trabalho dessa sua primeira obra. Foi um enorme prazer lê-la e agora guardar na estante um exemplar dela. Dos contos, quero elogiar "Truco!" como melhor ideia e elaboração narrativa, sabe... aquele suspensezinho gostoso de ler, pena que foi muuuito rápido, assim que comecei, virei a página e lá estava aquela "página negra" do novo conto rsrs. Além de "Lindos anos dourados", aqui a gente percebe a evolução do escritor, mais volume, diálogos mais bem construídos. Enfim, não pare Carlos, você precisa continuar e ainda nos contemplar com ótimos frutos.

Karol 28/10/2017

Mais do que o esperado!!!
Delirium é um livro que faz jus ao seu título por ser extremamente delirante, cheio de frases e citações, de conteúdo filosófico e muitas pesquisas. Contos de arrepiar os pelinhos da nuca, uma boa pedida de livro para esse finzinho de mês e comemorar o Halloween!

O material do livro em si, as ilustrações de Zambi e Cassio Gois, principalmente as de entrada de cada conto, o enredo de cada um e até a dedicatória do autor me deixaram encantadas? São caprichadíssimas!

Neste livro temos sete contos e uma poesia, todos muitos bem feitos, com narrativa e descrições poéticas que dá certa característica ao autor, que também possui um livro de poesias chamado Provocações Reflexivas & Reflexões Provocativas. Carlos Patricio foi ousado, muito petulante e cru em todo o conteúdo, mostrando-nos muitas coisas que de fato se sucedem na nossa realidade e o delírio das pessoas ao se acreditarem fiel e drasticamente numa religião, onde nada se é comprovado de fato, e onde pessoas se escondem dentro dessa bolha religiosa para as verdades do mundo, fazendo se impor totalmente ao inverso do que uma sociedade acredita e prega.

?A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero? - Victor Hugo, Os Miseráveis

Nos contos você encontra psicopatia, violência, torturas, desilusões, egoísmo, sadismo, promiscuidade, drogas, delírios e muito desespero. Principalmente nos contos ?Doutor Sádico? e ?Telefone sem fio?, dois contos para mim muito perturbadores.

?O iludido se levantou. Olhou da borda para baixo. O Mundo era lindo e prometedor. O céu era convidativo. Giliver perdeu de vez a razão e adquiriu confiança. Pegou distancia e correu. Em sua mente se passava todos os desafios que encarara nos últimos tempos: a discussão com o pai, a fuga de casa, a corrida atrás de emprego, brigas de rua e desafios ponderados a si mesmo. Saltou, ousando desafiar a maior dentre as forças por ele já enfrentadas: a Gravidade.?

Esta é uma citação do último conto e que vem estampada na primeira ?orelha? do livro, um conto surpreendente e que me fez por muito refletir em como tomamos nossas atitudes em meio aos outros, o quanto somos egoístas a ponto de culpar somente os demais e não a nós mesmos sobre o que se dá errado na nossa vida. Porque sempre evitamos ver nossos defeitos? Porque nunca queremos assumi-los e ver que a real razão de estarmos no mesmo lugar, sendo por vezes humilhados, desprezados, nos sentindo horríveis e culpados por milhões de coisas boas nunca acontecerem conosco, é somente nossa?

Apesar de muitos céticos religiosos desaprovarem as palavras de Carlos Patricio, logo mais que indico este livro! Ele é dilacerante! Li o mesmo em apenas um dia! E me surpreendi com cada palavra e cada virgula.

Quem puder adquirir prometo que não vai se arrepender mesmo!

Para saber como adquirir e ver mais resenhas só acessar www.verdadesepoesias.wordpress.com.br

JflNeto 09/10/2017

Excelente livro, um autor muito promissor!
Delirium é um livro que surpreende. É organizado em 8 narrativas, cada uma tratando de uma temática diferente. Os contos são muito bem escritos e ambientados e a diagramação é impecável.

O livro "abre com chave de ouro" começando com "Doutor Sádico", que explora o lado mais podre da mente humana, com cenários sangrentos e descrições bem feitas.

"Truco!" tem um final surpreendente, tanto para o personagem quanto para o leitor, um conto curto que prende a atenção.

"Agoniado" mostra como se sente uma pessoa que sofre de ansiedade e possui um final aparentemente previsível, mas que surpreende e causa até divertimento.

"Telefone sem fio" mostra, de uma forma um pouco extrema, como a fofoca pode prejudicar a vida das pessoas - e a velocidade com que um boato se espalha e "cresce".

"A questão de todas as questões" traz uma discussão muito interessante sobre religiões, mostrando dois pontos de vista totalmente distintos e outro que "passeia" entre as interpretações, possui muitas referências interessantes e é um ótimo começo para quem quer saber mais sobre o assunto, apesar de possuir diálogos um pouco forçados e longos.

"O outro mundo de Henrique" é um conto leve e divertido, que tira um pouco da tensão do livro e nos faz pensar sobre a presença da tecnologia em nossas vidas.

"Pouco antes da virada" nos faz pensar através de um poema que conta o final de história de uma pessoa com uma doença terminal.

Por fim, com "Lindos sonhos dourados", o autor conclui de maneira excelente a obra, com um conto tocante que conta a história de um filho que se sente "menosprezado' pelo pai. Nos faz refletir sobre gratidão e sobre as "feridas" que temos.

Na minha opinião, Carlos Patrício soube temperar bem a obra, com o que se mostra uma ótima opção em literatura nacional.

Eduardo 12/05/2017

Ótimos contos
Ótimo livro. Destaque para o conto Doutor Sádico, que me lembrou muito o climas das histórias do Poe e do Lovecraft. Uma escrita muito boa, que flui fácil. Algumas referências/citações a outros autores e artistas pontuam alguns momentos das histórias. É bom ver novos e bons autores nacionais ganhando espaço no mercado.

Gabriela Kauer 28/04/2017

Instigante!
Quero iniciar essa resenha agradecendo ao autor por me enviar o exemplar do livro com sua dedicatória. Acho incrível ler autores que estão no início de sua carreira e ainda mais nacionais! Não tenho muita experiência com contos e menos ainda com contos de suspense, portanto os contos "Doutor Sádico"e "Truco" não me encantaram muito. Meus contos preferidos foram "A questão de todas as questões"- com uma discussão afiadíssima entre diversos pontos de vista) - e "Lindos sonhos dourados" - que fizeram eu me colocar no lugar do personagem. As ilustrações internas são belíssimas! Apesar de eu encontrar alguns pontos negativos, de uma forma geral o livro me prendeu e me fez ansiar para descobrir o final de cada um dos contos.

Leeh 23/03/2017

Doutor Sádico - Conto
Ei pessoal, tudo bem ?
Irei dar início a nova coluna do blog, destinada a contos. Com o primeiro conto do Livro Delirium do autor Carlos Patrício.

O conto têm 50 páginas e é bem estruturado, auto explicativo e completamente repulsivo. Por ser um conto, irei apenas Ambienta-los ao clima da leitura e os assuntos abordados, evitarei falar muito sobre o que realmente o conto fala, para não dar spoiler e estragar possíveis leituras.

Em Doutor Sádico,Carlos vai nos apresentar a um personagem que o próprio apelido já diz muita coisa, Doutor que remete a sua profissão e Sádico que visualiza seu fascínio.Este homem que gosta de ser chamado de Doutor Sádico, têm por Hobbies torturar pessoas inocentes e faze-las sentir dor, quando ainda estão vivas e sofrerem outras várias quando já mortas. Um jovem sem propósitos, que se diverte desde pequeno as custas das dores alheias.

Gostei demais do conto, não gosto de terror e achei que o conto poderia me passar isso, mas aqui estamos lidando com o Horror. O autor soube explorar bem a construção dos personagens, das situações e conseguiu explicar cada detalhe que fez um jovem comum chegar a atos de um sádico.

Para este conto eu recomendo que leia com bons pensamentos, sem julgamentos por atos e também de estômago vazio.

Para conferir a resenha na integra confira o link abaixo :)

site: https://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2016/09/mae-nem-te-conto-1-doutor-sadico-livro.html

Xandy Xandy 23/02/2017

"Delirium" de verdade!!!
O título “Delirium” não foi escolhido ao acaso, pois os contos selecionados para este livro são muito mais do que simples histórias ou meros devaneios; cada história convida-nos a uma viagem aos confins da mente criativa e brilhante do autor. Mas tomem cuidado, pois essa viagem pode ser apenas de ida…
Quer ler mais um pouco desta resenha? Visite o meu blog então: https://lendomuito.wordpress.com/2017/02/23/delirium-carlos-patricio/

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/02/23/delirium-carlos-patricio/