Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Ana 20/07/2016

Um livro
A obra Delirium de Carlos Patrício é um conjunto de sete contos e um poema. De inicio se pensa que é apenas um livro comum de contos, mas no desenrolar do primeiro conto "Doutor Sádico" fica claro que não estamos diante de um livro qualquer. Doutor Sádico é mais que tudo um desafio para o leitor. Chegar até o fim é prova de sangue frio e estômago forte, até mesmo para pessoas realmente fãs do gênero terror como eu, porém quando se deixa envolver pelo conto, se torna cada vez maior sua curiosidade. Depois de capturado por Doutor Sádico, a situação de Klose é cada vez menos favorável. No entanto, o final é um pouco inacreditável e satisfatório.
Em "Truco", chegamos a quase sentir na pele a situação terrível de um assalto mal sucedido seguido de um traumatizante acidente.
"Agoniado" mostra a realidade de muitas pessoas de sofrem de ansiedade ou SPA - Transtorno do Pensamento Acelerado. Julio está sempre em busca de cura para seu problema, mesmo sem saber exatamente qual é. Tentando sempre terapias, tratamentos, exercícios e nunca obtendo êxito. No final do fracasso de cada tentativa Julio acaba sendo engolido pelo enorme desejo de paz a qualquer custo, mas nunca chegando até o final.
O quarto conto, "Telefone sem fio", é de longe meu preferido. Neste conto, vemos as proporções extraordinárias de um bela fofoca. O quanto ela pode nos afetar e afetar quem está a nossa volta? O quanto ela pode se distorcer e mudar a realidade e nossas ações baseadas nisso?
Neste conto temos uma noção razoável desses questionamentos e uma visão ampla de uma situação em que a fofoca chega em níveis absurdos em uma situação já ruim o suficiente. Confesso que o desfecho é muito frustrante, mas o conto em um todo é muito bom e nos prende do início ao fim.
Em 'A Questão de Todas as Questões" um assunto delicado entra em cena, a religião. O que é sagrado para uns e nem um pouco para outros é o foco principal deste conto. Daniel é médico e o protagonista, sua irmã Karen está com câncer. Ele se vê mergulhado em dúvidas, em uma busca de se esclarecer Dani dá inicio a um debate com sua irmã enferma que declarada atéia defendo com unhas e dentes sua descrença. Ele acredito que tanta descrença possa ter algum efeito ruim na cura de sua irmã. Ainda cheio de dúvidas e nada esclarecido ele tenta buscar respostas nas convicções de Camilla, cozinheira do hospital em que trabalha. Ambos os debates são acalorados e Daniel se coloca oposto tanto de Karen, como de Camilla. Pelo que avaliei de Daniel, ele tem suas convicções, e não busca respostas, apenas entender suas próprias crenças. Dependendo do leitor é inevitável esperar um desfecho em que Daniel acabe por aceitar a opinião de uma das duas, eu como atéia, desejava que ele acabasse sedendo diante dos argumentos de Karen, e após o debate com Camilla eu esperava isso, mas novamente Carlos Patrício consegue me enganar e o desfecho foi diferente, mas garanto que ele não sede a nem uma das duas. É um ótimo conto e nos faz pensar no que a maioria diz ser indiscutível.
Em "O outo Mundo de Henrique" o autor nos leva a uma viagem em um mundo de ficção maluco e desafiador em que Henrique luta com criaturas inimagináveis e tenta fugir de sua realidade.
"Pouco Antes da Virada" é um poema em meio a contos e se destaca por sua melancolia. Uma tristeza de um homem de recebeu o diagnóstico de um câncer devastador e junto sua sentença de morte que dizia que iria morrer em janeiro, pouco antes da virada ele tem seus devaneios melancólicos e sua solidão que compõe um triste, mas belo poema.
Em "Lindos sonhos dourados" o autor narra a vida de Guliver, um rapaz jovem e de família rica que nunca se deu bem com o pai. No decorrer da trama acompanhamos as novas aventuras de Guliver, as viagens ao seu passado e a metamorfose de sua relação com o pai.

Neste livro está contida uma compilação da vida da mais pura e cruel forma, que juntas podem levar uma pessoa sã ao delírio.

Gabrielly 11/07/2016

O livro é um conjunto de contos de suspense com horror, cada um com suas particularidades e elementos que nos fazem prender a leitura e só largar o livro quando o conto estiver finalizado. Este é o tipo de livro que eu recomendaria para quem tem estômago forte e sangue frio para não querer entrar na história e acabar com o problema ali exposto.
Com toda certeza o que aprendi com esta leitura foi não confiar em um desconhecido, ou você pode virar uma vítima do Doutor Sádico.

Samara Pimenta 08/05/2016

Resenha no youtube
Venham conferir a resenha do livro "Delirium" no canal "Hoje é dia". ;D

site: https://www.youtube.com/watch?v=zBl88PjjXdw

Mah 30/04/2016

Um livro para delirar!

Que tal um livro que aborda temas dos mais inusitados aos mais escandalosos?
Delirium é uma coletânea que reúne sete contos e um poema, nos levando a histórias totalmente diversificadas e únicas. Pretendo comentar um pouco de cada, de modo objetivo e claro.

O primeiro conto se chama Doutor Sádico, que me fez lembrar o motivo para minha falta de entusiasmo por livros de terror. É um conto bastante ousado, pois explora as condições de uma mente doentia e perversa. A história se inicia com Klose tentando disfarçar os últimos acontecimentos que envolvem não somente sequestros de crianças, mas como de adultos também, para sua filhinha Elizabeth não temer o início das aulas. Após ele deixar Elizabeth na escola, vai à um bar, onde pode afundar suas preocupações em relação ao emprego perdido. Lá ele conhece Hans Mozart, um homem cuja a aparência e o comportamento sugerem civilidade, mas foi assim que entendi o verdadeiro significado da frase as aparências enganam. Hans Mozart é na verdade conhecido como Doutor Sádico, um monstro que não conhece limites na hora de brincar com suas vitimas.

"Pedofilia, assassinato, torturas sangrentas, estupros, canibalismo, necrofilia, zoofilia, coprofagia, e entre outras práticas absolutamente asquerosas...."

Logo Klose se vê acordando de um sono profundo (ele foi drogado), em um lugar que sou incapaz de descrever.

"Para descrever o interior daquela casa, palavras não passam de vento. [...] Corpos mutilados, instrumentos de tortura e toneladas de podridão compunham um indesejado panorama aos olhos do sensível cristão."

Doutor Sádico usa fraseologia de vários filósofos para explicar o fato de ter aceitado a própria condição humana, como o Conde de Lautréamont, Marquês de Sade, Stephen King, Hitler, Nietzsche, e etc. A história se desenrola de modo imprevisível, e com um fim inédito. Tudo que eu mais queria durante a leitura era terminá-la, pois o que realmente me afligia era saber que o comparsa do Sádico estava indo buscar a filhinha do Klose na escola.

O segundo conto é bem mais tranquilo, comparado ao primeiro, apesar de também ter um desfecho impressionante. Truco nos apresenta a uma noite de jogos entre amigos próximos, mas que termina com tragédia nos levando a literatura fantástica e a um mistério envolvente.

Em Agoniado conhecemos Julio, um sujeito de vinte e oito anos, solteiro e que vive no centro da agitada São Paulo. Um cara aparentemente comum, mas que sofre de uma terrível ansiedade, beirando a loucura. O quarto conto se chama Telefone Sem Fio que conseguiu me deixar apreensiva e apavorada com o poder de uma fofoca avassaladora.

A Questão de Todas as Questões está entre os meus favoritos que abordou um dos assuntos mais comentados e polêmicos que existe até hoje, religião vs. ciência. O autor nos leva a conhecer o brilhante cirurgião oncológico Daniel, e sua prima (considerada uma irmã) Karen, que acaba de descobrir que possui um tumor no estômago.
Com o futuro incerto da prima, Daniel acaba refletindo mais profundamente sobre Deus, o universo, vida e morte. O médico passou a vida inteira, até este momento, em busca de respostas e uma religião que pudesse acreditar e seguir seus ensinamentos, submetendo-se até mesmo ao budismo por considerar mais uma filosofia de vida do que uma religião (só para abandonar essa filosofia logo após descobrir as origens da imagem do famoso Buda).

"Teísmo ou ateísmo? Crença ou descrença? Plano ou acaso?
Quanto mais ele pensava, mais confuso ficava."

Daniel chegou a debater sobre Deus com uma cristã convicta, Camilla. O debate entre eles foi um dos melhores diálogos que já tive a chance de ler. Eles conversam, no limite do possível, sobre as possibilidades de um mundo livre da religião, sobre as guerras santas serem a causa de milhares de mortes, mas também sobre a ética e a moral estabelecida há muito tempo pelos antigos.

"Estas tuas sugestões não me atingem, doutor! Camilla manteve a compostura. Dizer coisas como é incrível alguém acreditar numa cobra falante! a mim não representam nada, pois, se assim está escrito na Bíblia, assim acredito que foi. [...]"

Não posso deixar de concordar com Estevan Lutz, autor de O voo de Icarus, que escreveu o prefácio do livro Delirium, quando ele enfatiza que o conto chegou a um desfecho que oferece ao leitor a liberdade para tirar suas próprias conclusões.

O Outro Mundo de Henrique somos impelidos, pela imaginação do personagem Henrique, a um mundo totalmente fantasioso, para onde ele foge de sua entediante realidade. Nesta terra dos sonhos, Henrique pode ser qualquer coisa ou está em qualquer lugar que desejar, escolheu para aquele dia ser um guerreiro.

O poema Pouco Antes da Virada me surpreendeu muito por ter uma pegada melancolia e sonora super envolvente. Através das palavras ritmadas podemos compreender a proposta do narrador, que se vê diante da virada do ano, sem ter nem mesmo a certeza se verá o ano novo chegar.

"É ruindade desejar
Que sozinho eu não vá?
Sinceramente, não sei..."

Lindos Sonhos Dourados reforçou completamente a ideia de que drogas são o verdadeiro desastre na vida de uma pessoa. Conhecemos Guliver neste conto, um mauricinho que sempre viveu submisso ao pai, tendo que aturar suas injustiças, principalmente o que diz respeito aos negócios da família, encontrando uma espécie de conforto na música e ao sair de casa, sem rumo.

"-Escute meu conselho, truta, nunca entre nessa onda, ouviu? Nunca! Não seja burro de experimentar, como eu fui. [...]"

Delerium é um livro totalmente diferente de qualquer outro que eu já tenha lido, alguns dos seus contos são obscuros e insanos, nos convidando a mergulhar em mundos delirantes. Carlos Patricio ofereceu em seu livro uma proposta que mescla o real com o imaginário, fazendo seus leitores se desprenderem da realidade. É a primeira obra publicada do autor, e fico bastante orgulhosa de saber que o Carlos Patricio é um escritor nacional (um dos meus poucos favoritos).

A escrita usada no livro é fantástica e muito convidativa. Gostei também das frases de grandes pensadores que ele incluiu nos contos. Em relação a capa, vou ser sincera com vocês, não conseguiu me cativar nem um pouco, mas vou contar um segredo: as ilustrações internas são impressionantes! Muito lindas, juro. Foram feitas pelo Cassio Gois, e fiquei super tentada a colori-las. Elas estão entre as passagens de um conto para outro, essas artes estão em uma completa harmonia com o tema de cada história.

Recomento muito esse livro para os leitores que adoram contos, porém sugiro que estejam
preparados para esses mundos diversificados e dilacerantes que irão encontrar nestas páginas.

Bárbara 06/04/2016

Delirium
Delirium é um livro de contos com temáticas bem variadas, mas que apresentam, em comum, a característica de levar à uma reflexão e análise da sociedade e de nossos comportamentos. A obra, escrita pelo Carlos Patricio, é muito interessante e densa, além disso, outro aspecto que chama atenção é a estética do livro. Dessa forma, sua capa assombrosa, as páginas iniciais dos capítulos pretas e com desenhos relacionados com a temática do conto específico, tornam o visual do livro muito atraente e diferente.
O primeiro conto é Doutor Sádico, uma narrativa perturbadora e instigante. Em Truco há um desfecho surpreendente e ao mesmo tempo triste. Telefone Sem Fio retrata muito bem as fofocas tão presentes em nosso cotidiano e como são perigosas. Em A Questão de Todas as Questões existe um debate religioso muito acurado e bem desenvolvido. O Outro Mundo de Henrique mostra uma fuga do cotidiano através dos games, na qual vivenciamos a experiência que o jogador teve. Pouco Antes da Virada é um poema no qual o eu lírico se mostra um tanto quanto pessimista e angustiado diante da situação em que se encontra. E, por último, Lindos Sonhos Dourado, que narra a história de um jovem revoltado que procurou as drogas, mas consegue sua redenção.
A obra é muito interessante, apresenta passagens e referências à outras obras e músicas, contribuindo muito bem ao desenvolvimento dos contos e complementando sua construção. É um livro intrigante, original, que desperta curiosidade no leitor e vale muito a pena ser lido!

Edson.Amaro 01/04/2016

Um iniciante que se encaminha para ser mestre
Carlos Patricio Alberto é um escritor iniciante que já se encaminha para ser mestre.
Fiquei muito bem impressionado com seu livro de contos "Delirium". Há dois contos impecáveis, magistrais: "Truco!" -- um perfeito conto de suspense com um final imprevisível e "Agoniado", um conto que demonstra a preocupação do autor em pesquisar o universo da doença mental para criar de forma realista um protagonista doentiamente ansioso.
"Telefone Sem Fio", um conto em que uma rede de fofocas destrói a privacidade de um jovem afetado por uma doença venérea tem o mérito de documentar e reproduzir literariamente o momento tecnológico em que vivemos, em que a fofoca se dá por Internet, celular e outras tecnologias que criam novas formas de diálogo -- um mundo estranho pra gente como eu que faz dista de tecnologia: eu me recuso a usar whatsapp, nem sei como se escreve isso.
"Lindos Sonhos Dourados" é uma bela releitura da parábola do Filho Pródigo, com tributos a várias bandas pops do mundo lusófono e anglófono.
Vale a pena ler e prestigiar esse iniciante promissor.

Natalia.Goncalves 22/03/2016

Delirium
O livro Delirium é dividido em oito contos sobre variados aspectos abordados sobre o tema. A cada início de capítulo, somos apresentados a uma ilustração que nos indicará qual será a abordagem da estória que se segue.
O grande problema que tive com esse livro foras as diversas citações que, embora demonstrem a grande pesquisa e embasamento do autor no desenvolvimento de sua obra, representaram inúmeras quebras do fluxo da narrativa. Acredito que muitas dessas citações poderiam ser excluídas, reescritas pelo autor ou mesmo inseridas como notas de rodapé sem prejuízos.

DOUTOR SÁDICO (4 estrelas)
Conto de abertura e certamente o mais perturbador, narra o entrave entre um psicopata com sua vítima. A forma com que os atos e gostos peculiares do criminoso são narrados, causa no leitor uma mistura de sentimentos que passam entre o desconforto para a total repulsa, sendo difícil até de explicar.
Não acho que foi uma boa escolha iniciar por esse conto. A expectativa do leitor passa a ser de outros contos seguindo a mesma linha de perturbação psicológica, o que não ocorre.
O conto só perdeu estrela por se prolongar muito no debate filosófico durante a leitura do livro de citações. Se eram suas convicções, poderiam ser simplesmente expostas da mesma forma que o crente expunha as dele. Além disso, a participação do comparsa poderia ter sido melhor desenvolvida relatando mais sobre este personagem.

TRUCO (4 estrelas)
Uma noite agradável de jogos entre amigos é interrompida com a chegada de um assaltante na casa. De narrativa simples, só perde uma estrela pela previsibilidade do desfecho.

AGONIADO (4 estrelas)
Trata de um dia na vida de uma pessoa extremamente ansiosa. Interessante ver a busca incansável por soluções a este transtorno e como o mesmo interfere em sua vida cotidiana.

QUESTÃO DE TODAS AS COISAS (2 estrelas)
Médico tenta convencer sua prima/irmã com câncer a alterar suas convicções religiosas, além de travar um debate com uma funcionária da cantina cristã sobre o mesmo tema. Resumidamente, o texto ficou extenso e cansativo, com muitos argumentos repetitivos (e fracos por parte da funcionária da cantina). Por vezes fiquei confusa sobre o que o médico de fato defendia, sendo por vezes repulsivo as crenças católicas, mas convicto durante argumentação com a prima (quem possuía os melhores argumentos a meu ver)

OUTRO MUNDO DE HENRIQUE (2 estrelas)
Incorporação de um personagem de jogo na vida de Henrique. Desisti desse conto, não tenho afinidade com jogos e, talvez por isso, não consegui contextualizar adequadamente.

POUCO ANTES DA VIRADA (3 estrelas)
Poema em que o personagem lamenta sobre a doença que o assola.

LINDOS SONHOS DOURADOS (5 estrelas)
Mostra os conflitos e divergência entre pai e filho(s) em que um deles acaba buscando refúgio nas drogas. Minha preferência por esse conto talvez seja pelo qual consegui mais me aproximar do personagem principal. Os eventos narrados permitem interpretações sobre diferenças entre gerações, além de ter uma descrição detalhada dos efeitos de algumas drogas tanto pessoais como para a família.
Fernando Lafaiete 22/03/2016minha estante
Gostei bastante da resenha. Tenho muita vontade de ler este livro!

Carlos Patricio 09/09/2016minha estante
Fernando, quando quiser um exemplar, só pedir no inbox ;)

Bia 17/03/2016

Resenha publicada no blog Lua Literária
Hoje trago um livro totalmente diferente, que mexeu com minha sanidade. Tanto que demorei dois dias para avaliá-lo, e não sei exatamente as palavras certas para classificar os subgêneros da obra.
Delirium nos traz oito contos, que tem como tema principal o delírio humano. Que tipo de delírio Bia? Os ruins. Eu nem sei se posso classificar algum delírio como bom. Vejam só: nós deliramos com os lançamentos mensais de centenas de livros. Desejamos a maioria. Gastamos nosso dinheiro com eles. E ao final, nem conseguimos ler aquilo que compramos e tão pouco por um fim à imensa lista de desejo literária. Analisando de uma forma bem impessoal, não é saudável, por mais que se trate de livros, fonte da sabedoria e prazer.
A maioria das doenças psicológicas tem como protagonista os delírios. Podemos ficar horas a fio exemplificando a presença deles em várias enfermidades, mas vamos voltar ao livro.
Carlos abordou, em cada conto, os delírios presentes no psicopata, no ansioso, no alcoolizado, no viciado, no religioso, no saudável... enfim, na mente humana como um todo.
Apesar de ser um livro pequeno, cada problemática tratada nos contos tem o poder de causar sentimentos muito intensos no leitor. Como a conclusão dos desfechos é sempre nítida que a culpa é a própria mente humana, ficamos perturbados.
O conto de abertura do livro, intitulado Doutor Sádico, é o mais assustador. Nas resenhas que conferi da obra, ele foi o que mais se destacou na opinião dos leitores. O autor usou de fatos reais que abalaram praticamente o mundo todo, e deu vida a um personagem sádico e monstruoso. Um verdadeiro horror estampa o conto, senti nojo, repulsa, e medo; pois a ficção não está longe da realidade.
Muitos nem citaram o conto Truco nas resenhas. Para mim, foi o melhor. Usando uma linguagem simples, o autor me envolveu completamente ao enredo. As cenas por ele criadas ficaram totalmente palpáveis, a meu ver. E o sentido do DELÍRIO, ficou explícito. Um conto pequeno, sem delongas, cheio de significado. Foi o que mais representou a premissa do livro.
O conto Agoniado retrata os delírios de um personagem ansioso. A ansiedade é um mal da atualidade, então fica fácil se identificar ali.
Não sei se estou certa, mas acredito ser a primeira obra do autor. É um livro promissor, que dá a impressão de estarmos dentro da mente humana. Se torna difícil explicar isso para vocês, porém , enquanto lia, as vezes me sentia tanto na mente do personagem, que tinha a sensação que iria enlouquecer. Precisava parar, respirar um pouco, e assim começar novamente.
Tenho negativas para a obra. Odeio abordar os pontos que não me agradaram, principalmente se tratando de autores nacionais.
Antes de começar a ler, o autor me alertou que existia algumas passagens que poderiam não agradar aos religiosos de mente fechada. Eu sou religiosa, mas estou longe do ceticismo. Tenho a mente bem aberta para questões religiosas ou não. Faz algum tempo que não leio nada que aborda o tema claramente, impondo discussões e reflexões; e isso se dá por minha própria opinião, que as vezes não é condizente nem com a religião que sigo.
Explicado tudo isso, sabia bem que poderia encontrar questionamentos no enredo. Encontrei, e não gostei da forma repetitiva que foi abordado. O conto A questão de todas as questões abordou o tema da forma que eu já esperava. Foi algo que faz com que o leitor reflita e pondere suas opiniões, independente da religião que segue. O que me incomodou, foi esses questionamentos estarem presentes em outros contos. Tornou-se repetitivo, e, espero que essa afirmação não ofenda o autor, tive a impressão de ser a defesa de uma causa, pois alguns lugares não cabiam tais discussões. Os assuntos levantados são totalmente verídicos, e concordo em muitos pontos (na maioria, até), porém achei desnecessária a presença constante de tais levantamentos.
Outro ponto que me incomodou, foram as citações de obras, autores famosos e até músicas colocadas em alguns contos. Tais citações foram postas entre um parágrafo e outro; condiziam totalmente com o enredo, mas acabaram por me distrair.
Na minha humilde opinião (que vamos ser sinceros, não serve para muita coisa), o autor deve se concentrar em sua característica. Não sei quanto aos outros leitores, porém eu percebi que nos contos mais simples, que não houve tanta preocupação quanto a “edição” por assim dizendo, a leitura ficou mais prazerosa; e ao desfecho, eu tinha a sensação do que a obra pede: que o leitor delira ao testemunhar delírios.
Já disse muitos dos pontos positivos que a obra traz. Não posso terminar minha resenha sem dizer o quanto o autor é original, todos os contos presentes são únicos, sem comparações.

Sempre termino minhas resenhas indicando a obra para seu devido público. Essa, eu indico para o público adulto que procura algo exótico e original para ler, sem preconceito.

site: http://lua-literaria.blogspot.com.br/2016/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

agnorosa 15/03/2016

Resenha | Delirium - Carlos Patricio
Delirium é uma coletânea que contém 8 contos e que abordam assuntos diversos. Logo no primeiro conto, somos apresentados ao Doutor Sádico, um serial killer insano que irá te fazer sentir os mais repugnantes sentimentos através de suas desprezíveis ações.

"A Loucura é vizinha da mais cruel sensatez. Engulo a loucura porque ela me alucina calmamente", Clarice Lispector.

A Questão de Todas as Questões é outro conto do livro, com um extenso e inteligente diálogo entre um ateu e uma cristã. Carlos nos mostra de forma espetacular a defesa à sua crença (ou não-crença) onde questiona a cristã sobre passagens bíblicas que contradizem-se, o autor nos leva a pensar o quão confiável é o livro escrito por homens que dizem ter escrito por orientação de Deus.

"Estude, pesquise, informe-se. Pois se deve sempre duvidar de tudo, uma vez que nenhuma pessoa é dona da razão, por mais inteligente que ela seja". pág 130.

Além dos temas acima citados, o autor nos conta mais sobre realidade virtual, os infortúnios que a fofoca pode gerar, dentre outros temas abordados de forma extraordinária. O livro conta ainda com notas de rodapé, o que nos auxilia no melhor entendimento dos diálogos e textos.

Um livro com temáticas variadas, mas igualmente delirantes. O autor conta com uma escrita de fácil entendimento e que consegue te transportar para dentro da história com facilidade.

Original e surpreendente e que com certeza irá despertar em você, sentimentos nunca trazidos a tona através de um livro.

Quase me esqueço de mencionar o quanto gostei da edição do livro, desde a capa até as ilustrações que antecedem cada um dos contos, a diagramação, folha de rosto e o livro como um todo são incríveis.

Não irei falar de cada um dos contos, mas destaquei os que mais gostei, e que, apesar de os outros também serem bons, apenas os citados fazem desse um ótimo livro.

Deixo então recomendado a todos os amantes de boas histórias e que vocês delirem-se.

site: http://bookbus1.blogspot.com.br/2016/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Thiago 11/03/2016

Que loucura lúcida cara !
Livro que faz jus ao título ! Se trata de uma experiência delirante. O começo já é soco na cara , conto instigante que deixa o leitor curioso e no fim surpreende. A sequência de contos segue com situações fortes, que descrevem o emocional e a rotina do que muitos (principalmente jovens) vivenciam, questionam, se corroem e se alimentam. E o mais importante, conduz o leitor à reflexão.
Muito bacana a paródia que o autor faz com alguns nomes conhecidos (risos), bem criativo ! Ao decorrer do livro é evidente o vasto conteúdo cultural que o Carlos possuí, música e literatura nota 10. Me surpreendi com alguns trechos, em especial quando vi até Ventania sendo citado, que barato !
Ademais, me identifiquei bem com as ideias abordas. Carlos Patricio está de parabéns, também adquiri o livro com ele, cara super humilde e gente finíssima. Livro recomendado para a molecada louca, e também para a molecada careta dar uma delirada.

Lucas.Edgard 29/02/2016

Foi um dos raros livros que me prenderam a atenção de forma que cheguei a sonhar
Delirium, do autor Carlos Patrício (gente boa pra caramba), é exatamente o tipo de livro que eu gosto, do tipo que faz PENSAR, mesmo por seus contos, consegue-se perceber que cada história teria sua verdadeira face, como se o autor estivesse relatando fatos do qual vivenciou, utilizando de uma linguagem viva, simples, mas, rica em informações, ele nos faz vivenciar cada história de uma maneira muito natural, principalmente em "A Questão de Todas as Questões" e o Ultimo conto do qual não me lembro o nome, Mas relacionado à experiências com drogas.
Digo com sinceridade que esse conto foi o que mais me cortejou, não desqualificando os outros, é claro, mas sim pela forma que o autor descreve os sintomas de usuários de determinadas drogas, com eficácia em demonstrar a sua verdadeira face. Eu por morar numa região de periferia da minha cidade, sei muito bem como funciona tudo isso, somente por observar os usuários de cocaína, crack, e por ter tido esse tipo de problema dentro da minha casa, posso dizer que me familiarizei com esse livro, e seus contos.
É um livro que recomendo não só à um público específico, mas à todos, todos que buscam uma nova maneira de pensar em determinados assuntos, aprender, e vivenciar muitas situações cotidianas que são descritas em suas páginas. Um grande abraço ao autor. E que venham mais e mais obras de sua mente capciosa!

Camila.Alva 22/02/2016

Surpreendente
O livro me prendeu de tal forma que foi difícil parar a leitura por alguns momentos. Minha intenção era ler numa tacada só, porém a falta de tempo fez com que eu lesse um conto por vez, aumentando ainda mais minha ansiedade para conhecer a próxima história. O medo, a agonia, as alucinações, os conflitos, tudo transmitido de forma tão intensa que podemos visualizar as cenas, vivenciar os delírios e sentimentos dos personagens. Simplesmente incrível!!!

Paula Aono 22/02/2016

Uau

Que adjetivo usar para este livro? Incrível, parece muito pouco, para descrever tudo o que este livro me fez sentir!!
Delirium, é uma coletânea de 8 contos que retratam as fraquezas, os delírios e ansiedades de todos nós além de levantar questões interessantíssimas que me tiraram, quanto leitora da minha zona de conforto!
Carlos Patrício conseguiu me fazer transitar por diversas emoções do nojo á ansiedade, com maestria. Para citar um bom exemplo, no conto Agoniado, que fala sobre um rapaz tendo claramente uma crise de ansiedade, eu fiquei realmente agoniada, sem ar, era como se o personagem e eu fossemos a mesma coisa, entrei tanto na Vibe do personagem que fiquei psicologicamente cansada, quando acabei a leitura parecia que eu havia corrido uma maratona, e isso é demais!!!!!!!!!!!!

Um milhão de vivas e aplausos sem fim, para esta obra de arte!!!

site: http://livroeprosa.wix.com/blog

Edir 20/02/2016

Literatura reflexiva
Minha dica, siga o roteiro de contos do livro, não deixe o Doutor Sádico para ser lido por último. Fiz isso porque quiz deixar o melhor para o final e em consequência, interrompi a leitura deste conto antes das atrocidades começarem de fato. Acho que fiquei sobrecarregado com as histórias um tanto mórbidas do livro, ficará para um outro mês.

É material para se ler com a mente aberta, mesmo quando o texto causa desconforto, como o poema no meu caso e este Doutor Sádico. Dos que li um me chamou mais a atenção.

"A questão de todas as questões"

Uma leitura agradável que resume os pontos de vista de uma atéia, um médico que odeia religiões mas crê em misticismo e uma cristã. O conto pega bem vários pontos comuns em discussões ao tema Religião, com abordagens de ambos os lados, a todo momento da leitura me peguei respondendo às perguntas de ambos os lados, como se estivesse participando do diálogo. Porém senti falta de um detalhe que nunca as pessoas o colocam em pauta. A natureza não é composta somente de animais e o homem, existem também as plantas, estas também são seres vivos em nosso planeta, porém quando se entra em assuntos como a existência da alma, esta espécie não tem vez. Alguém já imaginou uma planta tendo alma? O Hinduísmo já! Há vários experimentos analisando o comportamento das plantas e mostrando transmissões como as de sinais nervosos, memória, dor e até inteligência. Mas elas estão no mesmo patamar dos vírus, bactérias, e outros seres irrelevantes que habitam o planeta ou nos habitam. Se pessoas religiosas tem problema em não se verem como o centro da atenção de um Deus, o que dirá estas outras espécies de vida […] Enfim, assunto para uma vida inteira e o autor termina o conto de forma inspiradora.

isaacleals 17/02/2016

Uma viagem nas viagens alheias! #excelente
A obra é de leitura muito excitante. A cada conto, você quer logo saber o desfecho e fica curioso para o próximo. Eu li numa só tacada, de tanto que me deixou curioso.
São contos que conquistam o leitor logo de cara.
Os personagens te farão viajar e até se identificar algumas vezes.
Traz à tona as discussões dos delírios nossos de cada dia, delírios estes que tentamos fechar os olhos e fingir que são ilusões; É a ilusão da mente que é real. Discussões de todo tipo de fantasias mentais que possuímos e encaramos das suas mais diversas formas, mostrando o quanto lutamos para encontrar-nos a nós mesmos, ou tentar encontrar prazer do lado de fora.
Destaque para as ilustrações (da capa, sem comentários!) e também a diagramação da obra.
Excelente livro, recomendo a leitura e releitura.