Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Monalisa.Ribeiro 23/09/2021

Cada conto me fez delirar!
Delirium é uma coletânea composta por oito contos de horror, todos escritos e criados pelo autor nacional Carlos Patricio. O terror aqui exposto não é o de assustar ou de lhe causar medo, longe disso ser a intenção real do autor. Mas, sim, um terror feito para lhe deixar desconfortável, abominado.
Os contos mesclam delírios com insanidade, muitas vezes colocando a mente do leitor à prova e fazendo com que nós nos questionemos com o que estamos lendo e consumindo, assumindo assim mais uma característica dentro do terror: a de reflexão, principalmente ao tratar filosofia e religião como temas centrais em algumas histórias.

Eu amei de mais essa leitura! Agradeço muito pela oportunidade de ter conversado com o autor e ainda possuir o livro autografado!
ataliba 09/01/2022minha estante
Comentando aqui nos últimos comentários que achei. Voce conseguiu o livro direto com o Carlos Patricio ou ele colocou em algum canal de venda ?

Pandora 14/01/2016minha estante
Tinha decidido, ao contrário do que tem acontecido com minhas últimas leituras, não fazer nenhuma resenha, pontuar ou comentar sobre este livro. Mas lendo sua resenha, me sinto plenamente contemplada. Não abandonei o livro no conto mencionado, mas confesso que do conto eu desisti. Não tenho problema em abandonar um livro, mas sendo este de contos, queria ter a oportunidade de ler os outros. Também não queria ser injusta com o autor, que tem potencial e está apenas começando. Excelente resenha!

92360 01/11/2020minha estante
Eu estava pensando em escrever uma resenha, mas a sua já disse tudo. Concordo 100% com o que você escreveu.

Gustavo | @guh_santtoos 11/05/2020

Terror NACIONAL.
O livro conta com 8 Contos bem curtos, mas que nos deixam bem pensativos. Gostei muito da escrita do autor, ele consegue mudar de tom de um conto para outro, e que te prende do início ao fim. A Edição está incrível, com ilustrações e tudo. O conto que mais me chamou atenção foi "Truco" me Surpreendeu bastante. Recomendo muito, ainda mais pra quem curte terror. Parabéns Carlos por está obra impecável e que venha muito mais.

Juh 21/03/2022

Incrível!
Tem muitas ideias e perspectivas da vida onde eu não sabia como realmente funcionava, assuntos fortes e importantes, uma real crítica a sociedade.
Todos os contos retratam uma ideia da vida. Acho importante todo mundo ler esse livro pq como eu, muitas outras pessoas podem se inspirar e refletir sobre suas atitudes e ações.
Um livro muito bom pra redação também. Quando terminei, imaginei já vários temas que poderia usar como referência.
Achei muito interessante e realista.
Começava um novo conto, me apeguava com os personagens, refletia (e muito), entendia a relação da história e aí acabava, e novamente, ficava refletindo. Foi uma experiência incrível mesmo.
Consegui o livro direto com o escritor, Carlos Patricio, aqui no Skoob (com uma dedicatória!).
Tem uma escrita muito legal de acompanhar e quando comecei não consegui parar.

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

Delirium
“Quando uma pessoa sofre de um delírio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delírio, isso se chama religião”.

Essa frase de Robert M. Pirsig reflete a primeira coisa que você precisa saber sobre esse livro: ele não é pra todo mundo, e definitivamente não é para quem tem na religião seu porto seguro.

Delirium reúne oito contos autorais de Carlos Patrício, extremamente diferentes entre si, mas com um denominador em comum, a crítica. Crítica a sociedade, a religião, ao sadismo, aos egocentrismo, a fofoca, a morte. É um livro para se sentir incomodado e refletir sobre os aspectos mais corriqueiros e também bizarros nos quais estamos suscetíveis na sociedade atual.

O livro é aberto com o Doutor Sádico, conto enaltecido no prefácio, escrito por Estevan Lutz, e que trás as práticas mais macabras do ser humano. Incesto, estupro, tortura, necrofilia e culto ao medo ilustram apenas alguns aspectos trabalhados no protagonista desse ato, alguém com grandes traumas, que se usa das mais bizarras formas para sentir prazer.

“Para descrever o interior daquela casa, palavras não passam de vento. Se os termos ‘terrível’, ‘desprezível’, ‘asqueroso’ e ‘cruel’ fossem multiplicados entre si, não representariam mínima fração de uma definição justa para tamanha desumanidade. Corpos mutilados, instrumentos de tortura e toneladas de podridão compunham um indesejado panorama aos olhos do sensível cristão”.

Truco, o segundo conto, trás uma mensagem oculta que pode refletir de diferentes formas em cada leitor, mas que nos mostra que muito do que vemos e sentimos está em nossa cabeça, e que o mal nos cerca cada vez mais de perto e porque não, já não está dentro de nós?

O terceiro conto se chama Agoniado e é o que mais me identifiquei enquanto pessoa. É o retrato da sociedade voraz e efêmera em que vivemos, onde pressão virou sinônimo de dia a dia, e a compreensão deu lugar à cobrança. Toda essa carga tem um peso e, é claro, uma consequência. Já Telefone sem fio é o mais divertido dos contos, trazendo a fofoca como sua protagonista em uma situação que usa do exagero para impactar o leitor.

A questão de todas as coisas é meu conto favorito. É aqui que a crítica religiosa que alertei no começo está massivamente presente, pois o protagonista, um médico que vê sua prima irmã sofrendo de câncer e que não acredita em Deus, mas na teoria do pensamento positivo, se vê discutindo com uma devota a sua religião. O confronto entre a ciência e a fé e a imposição de valores transcorre por 50 páginas de uma narrativa muito bem construída e que mostra, além do fato de que nada é irrefutável, mas que também somos muito suscetíveis a exercer influência em outros, que tanto criticamos em alguns.

“Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la.” – Confúncio

No sexto conto, O outro mundo de Henrique, temos o desejo representado de fugir da realidade e poder viver por alguns momentos em outro lugar, vivenciando coisas diferentes. Em Pouco antes da virada temos o confronto com a morte e o tic tac do relógio em direção ao fim.

No oitavo e último conto do livro, que se chama Lindos sonhos dourados, há a imersão no mundo das drogas e no confronto com a família. Até que pontos estamos certos e até que ponto só enxergamos nosso lado? Até que ponto é se meter de mais e até que ponto é se importar demais? Um conto onde parece difícil diferenciar o que é amor, do que é rejeição.

Capa e Edição
O livro está muito bonito por dentro com páginas em preto em sua abertura e em toda a virada de capítulo. A cada novo conto temos uma ilustração para demonstrar a essência do que aquela história vai trazer e isso ajuda muito a engrandecer a edição. O livro possuí apenas 250 páginas e seus contos variam muito de tamanho, tendo entre 50 páginas os maiores, como Doutor Sádico, A Questão de todas as coisas e Lindos sonhos dourados, à duas páginas, como é o caso de Pouco antes da virada.

Não há ordem alguma entre as histórias, portanto você pode ler conforme tiver vontade ou disponibilidade naquele momento. As páginas são amareladas e por se tratar de contos que não são muito grandes a leitura fui super bem e é possível devorar o livro em apenas um dia, se o leitor tiver um pequeno tempo a se dedicar.

Minha opinião
Eu topei ler esse livro pela premissa desafiadora de ele trazer temáticas que poderiam gerar polêmica e acho que ele cumpre muito bem esse papel. Acho que a intenção do autor é exatamente fazer com que o leitor se sinta desconfortável e repense algumas coisas em sua vida.

No primeiro conto, que prometia ser o mais chocante, por estar muito acostumada com séries de tv que tratam sobre serial killers ou coisas do gênero, não me surpreendi tanto, mas compreendo o apelo, pois pode ser considerado o mais forte por sua temática violenta.

Me identifiquei bastante com Agoniado por me sentir muito assim, pressionada pela sociedade a ser e fazer o tempo todo, porém, ao contrário da expectativa o conto que menos me identifiquei foi O outro mundo de Henrique. Depois, pensando sobre a temática, percebi que por eu viver muito no mundo dos livros, o que tem a ver com o que é proposto no conto, meio que saquei qual era a jogada e não foi assim tão interessante quando ela se revelou. Toda vez que leio um livro mergulho em um mundo imaginário, então isso é parte constante na minha vida.

Mas o que mais gostei foi exatamente o que traz a temática da religião. Ando debatendo muito isso ultimamente e na leitura de Os Miseráveis, que estou fazendo a dois meses em paralelo com os outros livros, me deparei com reflexões sobre o quanto a religião influencia as pessoas e inclusive me manifestei sobre isso em um dos diários de leitura. Portanto, a presença de um conto inteiro sobre isso fez com que eu gostasse ainda mais da experiência com Delirium.

É super interessante ver como o autor consegue argumentar três pontos de vista diferentes de forma coerente e inteligente por 50 páginas, mantendo o leitor interessado e pensando no fato de que o protagonista age da forma como critica a quem é religioso, por acreditar em coisas vagas e impor sua crença a outras pessoas.

Quando aceitei a leitura o autor me avisou de algumas coisas que eu deveria relevar e uma delas eram as notas de rodapé, que hoje ele considera desnecessárias, em sua maioria. Confesso que achei elas bem úteis em geral, tirando uma ou outra e o que realmente me incomodou foi a quantidade de citações de outros autores inseridas no meio da história.

Acho que no início dos capítulos ou a começar um novo arco, não haveria problema. O que realmente atrapalha a leitura são quando essas citações são inseridas no meio do texto, cortando completamente o fluxo de leitura. Acho que isso sim merecia uma revisão para uma possível segunda edição ou próximo livro.

De forma geral curti muito a leitura dos contos e acredito que mesmo Carlos Patrício sendo um autor iniciante, ele já demonstra bastante maturidade na sua escrita em Delirium. Apesar das dezenas de citações, é a voz do autor que ouvimos em cada palavra e se isso não se firmasse eu com toda certeza teria uma opinião bem diferente a expressar.

Recomendo esse livro pra quem tem uma política de vida mais “open mind” ou está tentando se abrir pra leituras conflitantes ou que causem reflexão, pois Delirium é exatamente esse tipo de livro. E fico na expectativa por ler mais coisas do autor e acompanhar sua evolução no meio literário.

site: http://resenhandosonhos.com/delirium-carlos-patricio/

Carla Maria 13/10/2015

Um livro muito bem escrito!
Diante de "Delirium" tive a oportunidade de conhecer a obra de mais um brasileiro aspirante a escritor.
A Editora Página 42 nos trás através de Carlos Patricio, um exemplar bastante atrativo em páginas amarelas. Diagramação e capa impecável, assim como as ilustrações internas que iniciam cada conto. As orelhas não ficaram de fora.

Em relação a obra:
O livro é dividido em 8 contos e cada um deles possui sua peculiaridade.
DOUTOR SÁDICO (5 Estrelas) da a partida e iniciamos a jornada com o melhor conto de "Delirium". Hans Mozart é um psicopata dos mais repugnantes e diante de toda a sua inteligência, ele busca saborear suas vítimas no "aconchego" de seu lar. Uma casa impregnada por tormentos e terríveis sofrimentos. Por lá, todo tipo de crueldade já se fez passar. Agora, um novo "hóspede" chegou, e Hans mais conhecido como Doutor Sádico, busca atormentá-lo da pior forma possível: Seu comparsa está a caminho com sua adorada filha.

TRUCO! (3 Estrelas)
Um conto bastante previsível, mas que não chega a perder o seu encanto.
Amigos participam de sua jogatina quando um bandido enlouquecido invade a residência.

AGONIADO (3 Estrelas)
O final me pegou de surpresa, pensei que seria uma coisa, mas foi outra.
Apesar de ter sido o conto que menos me agradou, não é de se jogar fora.
Julio sofre de uma tremenda ansiedade e após incansáveis tratamentos, ele ainda continua aprisionado em seu mundo aterrador. Será ele capaz de vencer tamanha dor?

TELEFONE SEM FIO (3 Estrelas)
A realidade nua e crua.
Ricardo conhece Mayra em uma folia de carnaval, e no embalo do momento o jovem embarca numa viagem sem volta.

A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES (5 Estrelas)
O segundo melhor conto na minha opinião e achei simplesmente "questionável".
Uma viagem deliciosa através dos questionamentos existenciais de um médico que busca de todas as formas encontrar respostas concretas para todas as supostas contradições. A religião é o foco da sua obstinada jornada em busca da verdade.

O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE (5 Estrelas)
Me "diverti" bastante com este conto, onde Henrique busca refúgio nos braços de uma outra realidade: a virtual.

POUCO ANTES DA VIRADA (5 Estrelas)
Uma doença terminal relatada pouco antes do final.

LINDOS SONHOS DOURADOS (5 Estrelas)
Um conto extremamente tocante marcado por cicatrizes profundas que só o tempo é capaz de curar. Será?
Um filho "rejeitado" tenta afogar suas magoas da pior forma possível.

Allison Feitosa 14/07/2014

Ler Delirium foi como conversar com uma pessoa que sabe um pouco de tudo e nunca fica sem assunto.
A variedade de assuntos sem temas específicos tornam-se uma obra em que tudo se encaixa mais cedo ou mais tarde e a diversidade de temas enriquece os contos de maneira bem traçada.

Em Doutor Sádico encontramos temas bem pesados e atuais. Mentes psicopatas que começam a desenvolverem-se ainda na infância (levantando uma grande questão e impasse dos estudiosos do assunto). Cheio de referências e debates à arte e literatura o conto nos trás episódios que desencadeiam reflexões e mergulham fundo na mente de sádicos. O debate é o ponto alto do conto, deixando a narrativa de ação em segundo plano. Consegui me chocar com algumas cenas que o autor narra no livro e o sentimento de repulsa que creio ter sido intenção do autor, consegue ser palpável por nós nas páginas do conto.

''- O grande Isidore disse em seus escritos que queria ser um animal selvagem, um tigre, para que pudesse matar e não ser considerado mau! Já eu, pelo contrário: ser mau é coisa que me agrada sem igual! - disse uma noite o Doutor Sádico, gargalhando.'' Pág. 25

O segundo conto é chamado Truco e traz um tema corriqueiro: a violência e os assaltos, que hoje são comuns com pessoas de qualquer tipo, faixa etária e classe social, mostrando que todos estamos vulneráveis e na maioria das vezes nunca conseguimos saber qual será nossa reação em um momento desses. Diferente do primeiro que mostra a essência crua e áspera do ser humano, ''Truco'' mostra alguns elementos sobrenaturais e o quanto o medo nos transforma ao ponto de agirmos sem pensar. É um conto rápido e com um final bastante peculiar.

O conto que vem em sequência não poderia ter um título melhor: Agoniado. O sentimento de agonia é passado de personagem para leitor e se você se identificar minimamente que seja terá a mesma sensação. Abordando sobre a depressão (o mal do século) como grande vilã e que causa (ou por consequência) de uma ansiedade latente do ser humano em meio a agitação da cidade.

''A ansiedade é um sentimento degradante, vago, indefinido... Minha mente não para, não descansa um só instante. Um turbilhão de pensamentos desnecessários atrapalha minha concentração, acelera meu coração e adiciona tiques nervosos às minhas já toscar manias.'' Pág. 64

CONTINUA EM... http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/07/delirium-carlos-patricio.html

site: http://cemiteriodospostsesquecidos.blogspot.com.br/2014/07/delirium-carlos-patricio.html
Cibele.Marques 28/07/2015minha estante
Já quero *----------*

Marselle Urman 16/06/2015

Perturbações
Não sei se foi o autor ou o editor quem escolheu "Doutor Sádico" para abrir essa coletânea, talvez por ser o conto mais cruel e chocante do volume ( apesar de implausível enquanto realidade, leva uma licença poética que também foi concedida aos Livros de Sangue de Clive Baker) no entanto não achei uma boa escolha.
Porque os contos são realmente ecléticos e se o leitor espera que sigam a linha do primeiro, se equivocará - felizmente a meu ver.
Patrício tem um turbilhão de boas idéias, ainda falta amadurecer o estilo e aprofundar as personagens. Geralmente versam sobre acontecimentos extraordinários no cotidiano de meninos comuns de periferia.
O que mais me agradou aqui foi "Lindos sonhos dourados", apesar da apologia que me pareceu não intencional no contexto do conto.
Prefiro não comentar o "A questão de todas as questões " apesar de seus postulados básicos.

A trilha sonora desse livro é muito boa. Sim, porque tem muito boas citações, especialmente musicais. Só acho que os momentos de inserção não foram muito apropriados, mas ainda vale.

16/06/2015

Cíntia 12/01/2016

Esse é um livros que aborda vários temas da vida humana. O primeiro conto, tenho de confessar que achei BÁRBARO!!! Não sou fã de contos de terror, mas a história do Dr. Sadico me deixou tensa e extremamente curiosa. Simplesmente amei!!! Fiquei fascinada com o talento do autor ao criar um personagem com tanta frieza e astúcia em seus argumentos chocantes as crenças religiosas, e ao comportamento humano diante desses dogmas.
As demais histórias não perdem em nada. O autor trabalha temas cotidianos de forma filosófica e inteligente, mantendo a simplicidade nos argumentos e um raciocínio lógico indiscutível!

Rafael.Honorato 16/03/2020

Realidade ou delírio?
Delirium é um livro marcante e provocativo de um excelente autor nacional, Carlos Patrício. Composto por alguns contos, me agrada demais o ritmo e estilo narrativo do autor, de escrita fluida, prendendo e enlaçando o leitor. Ressalto as diversas referências e citações que estão espalhadas em todo o texto, que relacionam-se diretamente com os contos. Pude refletir sobre o quão abominável e terrível a humanidade pode ser, a ponto de sentir asco, nojo, raiva, comportando me assim como alguém que assiste a um filme de terror na leitura de um dos contos aqui contido. O autor consegue também descrever os sentimentos e pensamentos humanos diante do desespero que a depressão e a ansiedade trás, isso em outro conto, onde lembrei de maneira vívida de episódios de ansiedade em minha vida, tão fidedignas são as descrições do autor desse tipo de situação, trazendo ao leitor uma consciência ou idéia do sofrimento que uma pessoa nessa condição passa. Numa linguagem despojada e moderna, dentro de uma rede de acontecimentos surpreendentes o autor, em outro conto, mostra-nos os efeitos devastadores da fofoca. Já noutro, este, o melhor do livro em minha opinião, apresenta a história de um médico que, após sua irmã, ateia convicta, sofrer de um cancer terminal, em um momento de reflexão, entra em uma profunda discussão com uma senhora de forte religiosidade. Aqui os diálogos são incríveis, trazendo pontos e perguntas que todos nós já nos fizemos ou faremos um dia. De maneira provocativa o autor consegue tirar o leitor da zona do conforto, amarrando vários questionamentos que vão sendo construídos em uma rede racional sólida, sem trazer conclusões ou respostas as questões levantadas, esse conto sem dúvida fará seus leitores passarem dias refletindo sobre os assuntos aqui levantados, estimulando o ceticismo e induzindo a razão. Temos também contos que nos inserem em um universo totalmente diferente do real, me fazendo questionar em que lugar seria aquele descrito, até as coisas tornarem-se óbvias, mas num ótimo desenrolar. Há também um belo poema sobre a dor e angústia de alguém em estado de saúde terminal. Para encerrar, num conto que também achei fantástico, a história de um jovem em fase de descoberta de identidade, que acaba saindo de casa e experimentando o mundo. É possível sentir na pele todas as experiências alucinantes desse jovem e se imaginar vivenciando aquilo, isso é feito de maneira muito curiosa e poderia dizer que de maneira fidedigna ao real. O livro é portanto, muito provocativo, incitando diversos sentimentos do leitor, impinge reflexão, enfim, uma leitura certamente delirante.

Cristina moa 22/08/2015

A realidade por trás da ficção
Bom... pra ser sincera esse livro foge de tudo que to acostumada a ler, e ao mesmo tempo me familiarizei com cada história(que são várias) como se eu estivesse numa montanha russa da vida real, me fazendo refletir sobre os altos e baixos da vida.
Totalmente Insano e ao mesmo tempo muito Coerente, essa Coletânea Brasileira maravilhosa com certeza vai pro meu acervo de livros preferidos.

Pyt 15/03/2019

Terror nacional de qualidade
Olá leitores, vocês gostam de contos de terror? Conheci Delirium por indicação da Redatora de M* (diva maravilhosa do desgraçamento). O livro tem 7 contos e 1 poema, com temas diferentes entre eles que nos envolvem e nos fazem pensar bastante.

Gostei bastante da escrita do autor, Carlos Pátrico muda o tom de um conto para outro e realmente cumpre com o prometido: DESORDENS - DISTÚRBIOS - INSÂNIAS

A edição da editora Página 42 está impecável, ótima diagramação e as ilustrações são lindíssimas, um livro realmente muito caprichado.

Todos os contos mexeram comigo de alguma maneira, mas os que mais desgraçaram a minha cabeça foram: Doutor Sádico e Truco!. Doutor Sádico é sobre um psicopata muito cruel, o conto explora o lado mais podre da mente humana, com muito gore e realismo nas cenas.

Truco! é surpreendente, misterioso e a gente é enganado junto com o personagem, o plot twist é de cair o queixo, mostrando como o medo pode moldar nossos atos.

Menção honrosa ao conto Agoniado, sobre o que sente uma pessoa que sofre de ansiedade, é um pouco previsível porém o final surpreende e é até um pouco engraçado.

Livro super indicado para a galera que curte terror, fiquei muito feliz de ter gostado, ainda mais sendo um livro nacional e pouco conhecido.

site: https://www.instagram.com/villageofcoffee/
Daniele Machado 15/03/2019minha estante
Me interessei. Vou querer ler.

Pyt 15/03/2019minha estante
Os contos são ótimos, super recomendo a leitura

DynhoC. 06/11/2019minha estante
A capa, o nome "Delirium", a estrutura do texto tendo contos e poema me lembrou demais "Assombro" do Chuck Palahniuk, livro que estou lendo agora. Há alguma semelhança ou inspiração? Fiquei curioso para conferir esse livro :)

Carlos Patricio 29/11/2019minha estante
Olá, Dynho! Não, não há - inclusive vi depois que a capa se assemelha, com as duas edições de Assombro, aliás. A inspiração da capa foi a capa de um disco da banda King Crimson, dá uma pesquisada, o ilustrador Zambi mandou bem!

Paulo Silas 30/05/2015

Uma reunião de contos do autor, os quais abordam os mais variados temas em cada história. Ao todo são oito, onde em cada qual há um diálogo (intrínseco ou expresso) do autor para como leitor.

Em "Doutor Sádico" o leitor conta com uma excelente e tenebrosa história que segue a linha de terror de Stephen King. Há um perturbado cometendo as mais diversas e inimagináveis barbáries na Áustria, e o caminho do protagonista (ou será o próprio sádico, em verdade, o protagonista?) se cruzará à duras custas com aquele, resultando numa verdadeira luta pela sobrevivência. Destaque para o diálogo presente no debate entre vítima e agressor, cujo discorrer existencialista prepara o leitor para uma abordagem mais profunda que o autor retoma em outro conto.

"Truco" é um conto curto, numa narrativa bastante regionalizada e com um final arrebatador. "Agoniado", que também conta com poucas páginas, retrata um dia de um cidadão que sofre de extrema ansiedade.

"Telefone Sem Fio", outro conto bastante regionalizado (ponto para a literatura brasileira divergente), narra a história de um rapaz que chama para morar consigo uma mulher que conheceu numa festa de carnaval. As consequências de tal ato pouco pensado vão para além daquilo que já é esperado pelo leitor.

Tem-se na sequência o ponto mais alto da obra: "A Questão de Todas as Questões". Aqui o autor utiliza como pano de fundo uma história simples, para que nela possa situar o seu verdadeiro objetivo, a saber, dialogar com o leitor acerca da questão das religiões e crenças. O que mais chama a atenção na exposição deste conto é a forma utilizada de desconstrução de argumentos, já que inicialmente uma primeira sustentação é destruída, para que logo em seguida a mesma linha argumentativa utilizada para desmistificar a primeira é refutada num novo diálogo, tal qual num processo dialético.

"O Outro Mundo de Henrique", um conto frugal, expõe a necessidade de fuga da realidade calcada em uma realidade virtual (um jogo de videogame). Na sequência, "Pouco Antes da Virada" é um curto poema.

Finalmente tem-se "Lindos Sonhos Dourados", uma história dentre as que mais ocupa páginas no livro. O relato de um jovem que, por suas razões (desacreditadas posteriormente), opta por abandonar a boa vida (mas nem tanto) que leva e seguir o seu próprio e tormentoso caminho (regrado à festas e bebedeira), culminando numa desastrosa experiência com os efeitos do ácido lisérgico, leva o leitor a fazer uma introspectiva acerca do próprio relacionamento familiar.

Um livro bem escrito, repleto de citações. Os contos, em sua maioria, cativam e agradam. O convite ao delírio, proposto pelo autor, está aberto.
Recomendo!

Jordana Martins(Jô) 15/09/2015

Delirium
Não é sempre que ganho presentes e muito raramente livros e livros com dedicatória do autor muito menos. Enfim ganhei este livro, pois de acordo com quem me presenteou disse ser a minha cara, além de o livro ser muito bem recomendado. A expectativa e a realidade dessa vez andaram juntas. Delirium é um livro de diversos contos. Vou citar cada um antes de dar minha opinião final.
O primeiro conto é “Doutor Sádico”, que me fez dar uma rápida olhada em 120 dias de Sodoma do Marquês de Sade (nunca mais olharei pra esse troço outra vez), o conto é muito bem construído, as formas de torturas (que por sinal aprecio bastante), a mente doentia do doutor e do desespero do seu torturado fez deste conto peculiar. Onde o psicopata tem uma divagação com a sua vítima. O desfecho foi ótimo. O conto além de contar com personagens distintos também conta com várias citações dos livros apreciados pelo psicopata. Muito instrutivo.
“Truco”: fez-me ver que bebida, amigos, bandido e desespero não são muito bem vindos juntos dentro de determinada situação. Um conto que chega ao terror. Seu mistério e o seu desfecho foi algo que me surpreendeu. Se você não enxerga no escuro querido (a) é melhor se preparar para o pior.

“Agoniado”: Este me fez dá umas risadas, além de certa agonia pelo personagem. Ansiedade é um mal que deve ser tratado, pois se não é capaz de dar um jeito nisso, pode ter certeza a sua vida vira um inferno. Mais o que mais chamou minha atenção era o sentimento de esperança que o personagem tinha. Realmente a esperança é a última a morrer em alguns casos.

“Telefone Sem Fio”: Nada pior do que uma fofoca pra apimenta a vida de quem não precisa dela pra ser arruinado. Fato é nunca conte algo para alguém que não é de confiança. Pessoas são seres desprezíveis capaz de inventar algo só pra apimentar uma história, causando transtornos e conclusões precipitadas.
“A Questão de Todas as Questões”: temos a batalha das palavras do assunto que sempre nos aconselham a não discutir religião x ciência. O desfecho não teve um Wins exato, cabe a você tirar suas próprias conclusões. Um debate muito bem escrito e que aponta justamente todas as nossas dúvidas e questionamentos. Escrito com maestria e brilhantismo. A minha opinião sobre a fé é ou você tem ou não tem. Se você a questiona você não a tem.

“O Outro Mundo de Henrique”: mostra o que uma vida entediante pode nos levar a encontrar coisas para temos um escapismo da realidade. Pode ser algo prazeroso coo pode acabar afetando nossas vidas de tal maneira que nos vemos presos em outra realidade.
“Pouco Antes da Virada”: é um poema, de aspecto melancólico. Nunca fui fã de lamentações, pois elas me levam aquele pior sentimento “a pena”, foi o que senti pelo protagonista adoentado e lamurioso. Lembrou-me os poemas simbolistas, que além do teor melancólico temos a musicalidade sombria.

“Lindos Sonhos Dourados”: Leva-nos a conhecer a odisseia do jovem Guliver, filho mais velho rebelde por opção, para pelo menos dar razão as inúmeras reclamações de seu pai. Mostra exatamente como o jovem pode ser equivocado nas suas decisões e julgamentos. Quando jovens sempre nos achamos os reis da razão. E também é um bom tapa na cara dos pais. Eles nem sempre sabem demonstrar o que pretendem com suas ações e isso acaba por muitas vezes magoar o filho e o tornar um rebelde.

Todos os contos te fazem refletir de alguma forma. E essa talvez tenha sido a intenção, ele não escreveu aleatoriamente. Algo que encontrei nos contos eram as citações que nitidamente representavam o personagem. Como a do Doutor Sádico e Lindos sonhos Dourados com suas citações musicais. Tirei algo de cada um dos contos, sejam lições, pensamentos ou julgamentos, mas o importante é que tirei. O bom de alguns contos é que o fim fica por conta da nossa própria imaginação. É interessante,é instigante e com certeza é recomendado. Ao autor obrigado pela dedicatória e ao amigo obrigado pelo presente.

Juliana Raasch 03/12/2019

Vale a leitura!!
Delirium - Carlos Patrício

O livro é composto de oito contos, que abordam desde temas como religião, relação familiares, drogas, distúrbios psicológicos até DST's.
Dois dos contos me causaram grande impacto, pois me fizeram pensar mesmo depois da leitura. O que ao meu ver é um grande feito, já que se trata de um livro de contos rápidos.

O conto de abertura é o mais diferente dentre eles, pois tem uma escrita mais rebuscada e um tema mais difícil de ser lido, porem foi um dos que mais gostei, justamente por esses fatos.
O conto que menos gostei, também é um sobre o assunto mais polêmico: religião. E o fato de eu não ter gostado se trata mais de achar o conto longo demais, do que concordar ou não com as opiniões ali expostas.

A capa está muito bonita e merece um destaque a parte.
Flávia Pasqualin 03/12/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.