Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens




Resenhas - Um Conto de Natal


1777 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


@aprendilendo_ 08/09/2020

Resenha de Um Conto de Natal
Apesar de ter como essência o nascimento de Jesus Cristo, o natal, talvez o mais famoso dia comemorativo ao lado do ano novo, surgiu de uma cultura pagã a qual foi absorvida pelo cotidiano romano no século IV (antes, 25 de dezembro era destinado à comemoração do “nascimento do sol invencível”, em homenagem ao deus Mitra, da Pérsia). Por conta disso, nos séculos XV e XVI, tal data passou a ser vista com maus olhos pelos puritanos (religião protestante crescente na Inglaterra àquela época) os quais tentavam cada vez mais abdicar de todos os laços não cristãos. Como consequência, em adição a diversos outros entraves, a comemoração e seus significados passou a cair em relação à estima da população britânica, pelo menos até uma obra, de forma impressionante, iluminar o coração das pessoas sobre o significado do dia 25, estamos falando de Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens.

Sobre a história: acompanhamos, em terceira pessoa, a narrativa sobre o carrancudo empresário, Ebenezer Scrooge, homem solitário o qual tem em sua feição um inconfundível rancor de todos à sua volta, inclusive de seu sobrinho, Fred e seu humilde funcionário, Bob. Tudo muda, no entanto, quando o velho endinheirado é visitado pelo seu já falecido sócio, Marley, agora um fantasma o qual percorre o mundo acorrentado por tudo o que deixou de fazer em vida. Após o encontro, o protagonista descobre ser visitado por mais três fantasmas os quais o ajudarão a compreender a arte de viver e aquilo o qual Scrooge tem negligenciado por tanto tempo, a bondade.

Dito isso, o conto corre a passos largos com uma narrativa surpreendentemente agradável e instigante de tal forma a não conseguirmos deixa-lo tão cedo quando o começamos. Essas características são realçadas pela capacidade de descrição singular de Dickens e suas exuberantes e divertidas descrições de cada rua, casa e personagem, com analogias muitas vezes cômicas e peculiares. Aliado a esse fato, temos aqui o uso do sobrenatural servindo como uma bela proposta. Apesar de em nenhum momento o livro tornar-se excessivamente duro ou macabro, as criaturas e os momentos de tristeza têm o certo ponto de toque mágico e inquietante o qual nos surpreende tanto quanto cativa e reforça a noção de fantástico a qual apodera-se de Ebenezer de um dia para o outro.

Em congruência com isso, a maior beleza da obra encontra-se na empatia, com uma capacidade singular de fazer até mesmo os apáticos expressarem um largo sorriso no rosto ou deixarem escapar uma lágrima. Através de diálogos vívidos e cenas doces, o autor gera uma imensa gama de sentimentos positivos no decorrer de cada página enquanto nos ensina um pouco sobre a generosidade e familiariza cada indivíduo ao leitor. Essas lições, de certa forma, são sutis e desenvolvem-se não de maneira antinatural ou sem nexo, mas com os próprios aprendizados e mudanças do protagonista.

Primeiramente publicado em 1843, Um Conto de Natal pode ser considerado um dos grandes marcos da cultura natalina dos últimos séculos. Repleto de momentos divertidos e emocionantes, o livro inspira, do início ao fim, uma vontade irrefreável de viver a vida como se todo dia fosse o natal. Excelente leitura.

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Bryan.Caratti 08/09/2020minha estante
Como sempre fazendo ótimas resenhas! Parabéns!


João 08/09/2020minha estante
Se pudesse eu curtia 2x
??????


@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Muito obrigado!! Aos dois, de verdade!


Ana 08/09/2020minha estante
Uma resenha a altura do Dickens, amigo, que sensacional! Fico muito feliz por além de você ter gostado tanto ter captado por completo a mensagem que o Dickens quis passar com a obra. Esse livro mudou minha vida, e como diria ele próprio: Que você honre o Natal em seu coração e tente conserva-lo durante o ano inteiro, é oq eu tento fazer.
De novo parabéns pela resenha, não podia ter sido melhor.
Você é incrível e tem talento pra isso, de verdade.


@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Muito obrigado, Ana, tanto pelo livro quanto pelas tantas dicas sobre Dickens. Foi realmente um presente de natal adiantado. Espero que de certo nos seus estudos sobre a obra e agradeço novamente!


Ana 08/09/2020minha estante
Por nada, jovem!! Tô muito feliz por ter feito isso. E quanto aos meus estudos: Obrigada! já tá dando certo, graças a Deus ?


Jhon 08/09/2020minha estante
Que resenha espetacular(como sempre né?!). O livro já está adicionado na minha lista de desejos, e pretendo comprar para lê-lo no natal. Te indico o filme ?Os fantasmas de Scrooge?, é uma animação e acho ela incrível.


@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Esse filme é incrível!! Muito obrigado, eu acredito que você vai curtir muito o livro, principalmente no natal!!


Eduarda 10/09/2020minha estante
Resenha linda! Parabéns ? A vontade que eu tinha de ler esse livro se multiplicou agora!


@aprendilendo_ 10/09/2020minha estante
Muito obrigado, espero que você goste do livro!!


Manu 10/09/2020minha estante
Como sempre você arrasa??????


@aprendilendo_ 10/09/2020minha estante
Muito obrigado, manu!!


Yara 18/10/2020minha estante
Amo esse livro...


@aprendilendo_ 18/10/2020minha estante
Eu também!!


Luiz.Henrique 29/11/2020minha estante
Essa resenha ficou incrível, irei fazer um debate dia 12/12 se poder comparecer ?


Barbara 21/12/2020minha estante
Que resenha incrível! Já comecei a seguir no Instagram!


@aprendilendo_ 21/12/2020minha estante
muito obrigado!!


Marcos 23/12/2023minha estante
????


Danielle268 12/03/2024minha estante
Vc tem ele em e-book para disponibilizar?




aafantis 27/11/2020

Uma gracinha e faz a gente refletir!
É impressionante como o Conto de Natal de Dickens nunca envelhece. A transformação que acontece com o Scrooge acontece com a gente também ao longo do livro. Ao fim, saí bastante transformada.
Gustavo 28/11/2020minha estante
Ei Pat, quanto tempo! Saudades! Li esse do Dickens recentemente e amei também. Vi que tem umas adaptações do livro, vou procurar pra assistir, você já viu alguma?


aafantis 01/12/2020minha estante
Ei, Gus!! Que sdds!!! Eu acho que já vi um filme baseado, quando li o livro me lembrei vagamente dele, mas já faz tanto tempo que eu não me lembro qual que era.


Gustavo 07/12/2020minha estante
A sensação que tive foi de familiaridade com a história, não sei teve algo inspirado nele na nossa infância, pode ser que sim, né... Tipo uns filmes da Xuxa, Didi, sei lá HAHAHA


Gustavo 07/12/2020minha estante
A gente tem que arranjar um tempo pra se ver depois dessa pandemia, hein! Abraço!


aafantis 07/12/2020minha estante
Com ctz! Vamos sim!!




B.norte 12/12/2021

Recomendo muito!
Me pergunto o porquê de terdemorado tanto para ler este livro, ele é muito bom!!!
É de leitura rápida, ao menos foi para mim, pois prendeu minha atenção.
Logo, minha segunda leitura de natal foi um sucesso!
Recomendo a todos!!! E feliz natal na todos. ?
dani 12/12/2021minha estante
Li quando era criança e reli esse ano! Foi muito bom revisitar esse livro ?


Lala 12/12/2021minha estante
Esse livro é lindo


Jrdncst 12/12/2021minha estante
quero ler!


B.norte 13/12/2021minha estante
Leia! Acho que você vai gostar ?


Brenda.Podanosqui 16/04/2023minha estante
Livro maravilhoso! Tbm não sei pq demorei tanto pra ler.




AnaB. 18/12/2021

O Sr Scrooger é um velho sovina, amargurado e solitário que tem sua vida mudada após receber a vista de espíritos na véspera do Natal.

Um ótimo conto, daqueles que deixa uma bela mensagem para os leitores. Talvez eu leia mais do autor.
Layla.Ribeiro 18/12/2021minha estante
Recomendo David Copperfield


AnaB. 20/12/2021minha estante
Contos tbm?


Layla.Ribeiro 20/12/2021minha estante
Não , calhamaço, mas é O Calhamaço , a leitura bem fluida


AnaB. 20/12/2021minha estante
aaaaaah, entendi
vou pensar no caso, ainda to presa em A Coisa kkkkk




Flávia Menezes 19/12/2021

?QUE OS ESPÍRITOS DE NATAL TOQUEM O SCROOGE QUE HAJA EM NÓS
?Um Conto de Natal?, de Charles Dickens foi publicado em dezembro de 1843, e ainda é uma história perfeita para se ler em uma época como essa, e sensibilizar o Scrooge que pode haver em nós, para vivermos o Natal da maneira mais intensa possível.

Muito embora inúmeros filmes e desenhos tenham sido inspirados nesse conto, e eu já soubesse tudo o que aconteceria, eu confesso: eu chorei no final! Foi tão emocionante a forma como Dickens descreve a cena final entre o mal-humorado Scrooge e seu empregado Bob, que não foi possível conter as lágrimas. Dickens tem uma narrativa muito emocionante, e a forma como ele vai nos apresentando as situações, vai além das palavras. Assim como vai acontecendo com Scrooge durante a história, o autor também toca com facilidade o nosso coração.

E existe algo melhor para se ler em uma época como essa? Eu acho que não! Porque é tão bom ler e sentir o que o espírito de Natal tem para nos ensinar. Sem contar que a história é uma verdadeira lição de que dessa vida nada se leva, a não ser as boas ações que fazemos. Não importa o quanto de bens que você acumule, quando seu tempo acabar, você não levará nada com você. Mas levará as suas boas ações, e todo o bem que você fez as pessoas. Existe algo mais bonito do que ser lembrado que o que mais conta nessa vida são as relações que estabelecemos com as pessoas? Eu acho que não!

Me senti profundamente tocada pelo espírito da generosidade, da partilha e do amor que envolvem esse conto. Que o que mais importa no Natal é estar com aqueles que amamos e sermos essa presença de amor e companheirismo para eles. O resto... é só um bonito acréscimo.

Por isso, se o mal-humorado e avarento Scrooge estiver se apossando de você, leia essa história. Ainda temos algum tempo antes da noite de Natal, e como não é uma história muito longa, afinal, é um conto, a leitura pode ser feita em 1 ou 2 dias no máximo, e lendo com muita calma. Mas pode ter certeza que vai te mudar por completo, tanto quanto transformou a vida do protagonista.

Ah! E só mais uma coisa... Se não conseguirmos nos falar mais, então aqui vão os meus votos antecipados para que você e sua família tenham um FELIZ NATAL!! ?? ??
Daniel 19/12/2021minha estante
Texto inspirador. Admiro muito a sua escrita, Flávia!


Flávia Menezes 19/12/2021minha estante
Poxa, Daniel! Que gostoso ler essas palavras. Obrigada de coração ???


manu_menezes 21/12/2021minha estante
Amei tua resenha! Agora to doidaaaa pra ler


Flávia Menezes 21/12/2021minha estante
Obrigada, Manu! Você vai amar o conto. Embora não tenha novidades, porque essa é uma história que já foi super explorada, mas é uma delícia ler. ??




Diego Lima 22/11/2021

É contada a história de Ebenezer Scrooge, um dono de escritório de contabilidade, com uma personalidade avarenta, preocupado apenas com o quanto de dinheiro vai ganhar e se terá lucros com as pessoas.

Além dessa gana por riquezas, é uma pessoa sem qualquer tipo de interação social, fechando-se em si mesmo e, principalmente, em seu tesouro. Mesmo com seu coração de pedra, existem pessoas (seu empregado e seu sobrinho) tentando o trazer para a realidade da vivência em sociedade, mesmo o velho Scrooge os maltratando com suas palavras duras.

Nas vésperas de Natal Ebenezer receberá visitas as quais mudarão totalmente seu modo de ver a vida. O levarão a visitar o passado, presente e futuro, mostrando cada ponto no qual foi feliz, onde começou sua queda como ser humano e seu destino trágico. A cada passagem o velho vai percebendo qual era sua real riqueza e o valor das pessoas a sua volta.

Eu já tinha visto diversas adaptações dessa obra em filmes ou animações, mas lendo o original, foi muito marcante. O livro é curto, poucos capítulos apesar de serem grandes, mas senti necessidade de acompanhar cada passagem de tempo de Ebenezer Scrooge, e, ao terminar a leitura, fiquei muito reflexivo analisando se estava, em algum momento da minha própria vida, caminhando para algum declínio social assim como nosso protagonista.
Katia Rodrigues 22/11/2021minha estante
Esse é um livro magnífico, desses q deveriam ser lidos por todos ? Li recentemente e confesso q fui surpreendida, algo q não achei q aconteceria, pois assim como vc tbm já conhecia a história em suas várias adaptações. Dickens definitivamente conquistou meu coração e minha mente kkkkkkk


Diego Lima 22/11/2021minha estante
Gostei bastante do escritor. Querendo ler outro dele em breve.


Larakey 22/11/2021minha estante
eu também ja vi o filme


Katia Rodrigues 22/11/2021minha estante
Eu tbm, Diego. Já baixei um conto dele chamado O sinaleiro e depois pretendo ler ou Um conto de duas cidades ou A casa soturna.




Regis 19/05/2023

Leitura de Natal fora de época
Um Conto de Natal conta a história de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Na véspera de Natal seu sócio Marley, que faleceu há algum tempo, lhe faz uma visita mudando sua vida definitivamente.

Scrooge é um homem que se preocupa apenas com seus lucros, ganhar e guardar dinheiro é tudo o que faz. Ele é impertinente e cruel com as pessoas que o rodeia. Na véspera de Natal ele destrata seu sobrinho, Fred e espizinha seu funcionário, Bob Cratchit.
Ao ser confrontado pelas consequências de suas ações e sua influência na vida de todos que com quem convive, Scrooge percebe o quão errada tem sido sua forma de viver e busca corrigir seus erros do passado.
Dá um quentinho no coração ao ler esse livro e ver uma pessoa abominável se transformar completamente e conseguir guiar sua vida por um caminho melhor para ele e todos a sua volta.
A parte de Bob Cratchit e seu filho, Tiny Tim, me trouxe lágrimas ao olhos.

O jeito de Charles Dickens contar histórias já me conquistou e nesse conto tornou a me cativar. Dizem que ele escreveu esse livro em menos de um mês para pagar dívidas em 1843 e inesperadamente acabou se tornando esse grande clássico natalino. Essa é uma história de Natal que trás o significado de renovação, de amor ao próximo e o ensinamento: de que independente de seus erros você ainda é capaz de mudar e se tornar alguém melhor e consequentemente mais feliz.

Gostei muito dessa leitura e recomendo para todos.
Aline MSS 19/05/2023minha estante
Nunca li um livro do autor, mas sempre quis esse. Amei sua resenha, pq é o típico tipo de personalidade q gosto em personagens. ??? Brilhou mto! Parabéns!


Regis 20/05/2023minha estante
Obrigada, Aline.?
Também adoro personagens rabugentos que se redimem, isso dá um pouco de esperança e aquece o coração.


CPF1964 20/05/2023minha estante
Eu sou rabugento... Obrigado.


Regis 20/05/2023minha estante
???




Emi - Espider-Gil ;) 14/12/2021

? Um Conto de Natal
Clássico Natalino com toda certeza!

Que história aconchegante e sensacional! Nunca pensei que algumas páginas pudessem me teletransportar totalmente para o dia 25 de dezembro.

Confesso que da metade pro final estava um pouco desanimada para terminar a leitura, mas quando chega na total transformação do nosso querido Scrooge, a animação para continuar a ler veio com tudo! Essa ?redenção? do personagem é muito contagiante!

A história fica mais incrível quando descobrimos um pouco da biografia do autor, que nessa edição é apresentada de uma forma que conseguimos pegar toda a magia da obra que é entrelaçada com a vida de Dickens.

Enfim, como o Pequeno Tim fala, Feliz Natal e que Deus nos abençoe a Todos!

???
Luan 14/12/2021minha estante
perdoa-me, mas não posso passar aqui sem ti perguntar, qual é o seu filme de natal infantil preferido, daqueles de quando vc via quando era pequenininha? O meu é e continuará sendo "Expresso Polar", aff que filme maravilhoso ??


Emi - Espider-Gil ;) 14/12/2021minha estante
Essa pergunta me deixou muito pensativaa, mas eu acredito que ?Esqueceram de Mim?, apesar que tenho uma memória muito boa de eu assistindo Enrolados na véspera de Natal kakakakkakakka


Luan 14/12/2021minha estante
noooossa, "esqueceram de mim" era o auge KXKKKXKXKKKK


Emi - Espider-Gil ;) 14/12/2021minha estante
Simmmm KAKAKKAKKAAKAKAKKAAKAKA




Wilza.Alves 18/09/2020

Tão bom quanto as adaptações que já foram feitas sobre esse conto. Leitura rápida e que flui bem.
Thaís 28/09/2020minha estante
Aaaah, sou louca pra ler! ?


Wilza.Alves 28/09/2020minha estante
É rapidinho de ler, vai ler num instante


Thaís 28/09/2020minha estante
Obaaaa. Desses que eu to precisando. Kkkk




Luciana989 04/01/2021

Terminei a temporada natalina com essa obra de Charles Dickens. Eu amo clássicos - também amo o Natal - então esse livro já estava na lista há tempos. Esse folhetim, formato próprio para publicação em periódicos, veio à público na Inglaterra Vitoriana originalmente (tempos antes de ser transformado em versões cinematográficas, teatrais, entre outros formatos ficcionais, tanto para o público infantil quanto ao adulto). Por isso, a leitura é simples, com linguagem bem acessível. A trama narra o encontro de ‘Scrooge’, um velho sovina e rabugento, com fantasmas que assombram sua vida. Uma clara metáfora às questões mal resolvidas que o tornaram a pessoa sem compaixão que é, especialmente, no natal. Dickens faz a narrativa girar muito em torno de questões sociais e suas críticas permanecem bem atuais (infelizmente). O livro também traz uma linha do tempo resumida do autor. Gostei bastante de conhecer um pouco mais da vida e obras de Dickens.

site: https://www.instagram.com/orelicariodeluci/
Jessé 07/01/2021minha estante
Só uma correção. Esse livro não foi escrito em formato de Folhetin. O livro foi escrito de uma só vez por Charles Dickens, com o intuito de ser lançado no Natal. Ele começou a escrever o livro em outubro, e foi lançado em dezembro do mesmo ano, numa edição que era muito luxuosa pra sua época, mas custando muito pouco, pra que todos pudessem ter acesso ao livro.


Luciana989 10/03/2021minha estante
Oi, Jessé! Eu peguei a informação do próprio resumo presente na introdução do livro. A edição que li, da L&PM Pocket, diz que ?o folhetim (formato no qual foi originalmente publicado Um Conto de Natal) teve papel fundamental na fixação desse hábito de leitura?. Quanto ao período de publicação, ele não especifica muito, mas pode ser como vc falou sim. Grata pelo comentário ?


Jessé 10/03/2021minha estante
Então eu tenho essa edição também, é uma vergonha que eles passem essa informação para os leitores. Um conto de na Natal foi o único livro do Dickens que não foi publicado em formato folhetim




yas.zip 09/08/2020

Desafio "7 livros em 7 dias" - @chemical.princess
Fechando a semana do desafio com um clássico! Eu adorei esse conto, passa uma mensagem muito boa e me fez refletir sobre alguns aspectos da vida. O final é muito bonitinho!
Ju Valiengo - @literandoo 09/08/2020minha estante
Eu morro de vontade de ler ?


yas.zip 09/08/2020minha estante
Eu recomendo muuuito. É bem curtinho, li em um dia, vale a pena!


Ju Valiengo - @literandoo 09/08/2020minha estante
Ai que bom que gostou assim que der lerei sim




Vitória 25/06/2020

Esse é um daqueles livros que aquece o coração. É uma leitura rápida e cheia de significado. Já é o segundo livro que leio do autor e ambos gostei demais.
Helo 25/06/2020minha estante
Eu amo esse livro e quando você lê na epoca do Natal tem ate uma magia a mais


Vitória 25/06/2020minha estante
Esse livro me deixou até com saudades do Natal no meio do ano.


Helo 25/06/2020minha estante
Sim, é um livro que aquece o coração ainda mais com tudo que está acontecendo




Luana.Nantes 16/12/2020

Natal de amor!!!
Simplesmente amei!!!
Aprendi que precisamos sempre parar, respirar e ressignificar o modo que se tem vivido. As coisas não duram para sempre, mas as ações constroem o futuro e seu caráter.
É um livro lindo e de fácil entendimento.

Super recomendo!!! Um conto pra qualquer idade!!!
ing.ingridmiranda 25/04/2021minha estante
Acabei de ler!
Faz a gente refletir...


ing.ingridmiranda 25/04/2021minha estante
Adorei!


Luana.Nantes 25/04/2021minha estante
Muito bom né!!! Tem filme e um musical dos mupts na Disney...




Carolina.Gomes 20/12/2021

O homem que salvou o natal
Dickens é um prosista genial. Isso é fato incontestável. Todo bom escritor contemporâneo se inspirou nele. Toda vez que leio qualquer livro dele entendo o porquê.

Scrooge é um sujeito avarento, ranzinza e bastante insensível aos problemas alheios até que lhe é dada a oportunidade de revisitar sua trajetória e decidir mudar.

Essa edição conta com textos de apoio que trazem um pouco da contextualização e relevância desse lindo conto que fala de redenção, esperança e amor ao próximo.

?Desse profundo sentimento de solidariedade, surgiu o texto que mudou para sempre a forma como o mundo comemora o natal?.
Eliza.Beth 20/12/2021minha estante
Adoreiiii a resenha. Quase me convenceu a me aventurar em uma história do Dickens novamente kkkkk
Brincadeira, esse eu quero ler!


Carolina.Gomes 20/12/2021minha estante
Kkkkk eu fiz pensando em vc. Acredita?


Eliza.Beth 20/12/2021minha estante
????
Que honra




Jacy Coelho 18/02/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Fevereiro (Clássico mundial)
Então, vamos lá para difícil tarefa que é comentar um clássico.

Um conto de Natal talvez seja "O" conto de natal mais famosos de todos os tempos. Pelo menos um bom número de pessoas sabe que fala de um velho sovina que não acredita no espírito de Natal e que essa história tem um final feliz. Várias adaptações, direta ou indiretamente, já usaram essa história.

O livro é simples, flui deliciosamente. E bem pequeno, dá pra ler em três dias (uma pessoa normal, não eu). Além de que Dickens conversa com a gente durante todo tempo e nos envolve bem na história.

Achei a moral da história lindinha e eficiente. E a transformação do Velho Scrooge, de um homem Avarento à um velhinho bondoso é feita de maneira bem humorada. Até eu fui tocada pelo Espírito de Natal em pleno fevereiro.

Li em alguns blogues (sem informação oficial) que ele escreveu esse livro às pressas só pra ganhar dinheiro. Se for verdade,mais genial ainda, porque se às pressas ele escreve desse jeito, imagine com calma! :P

Também li que essa obra é uma crítica a sociedade inglesa da era Vitoriana (é isso?). Faz muito sentido, porque se você quiser ler com a cabeça um pouquinho mais aberta, vai ver críticas em várias falas do livro. E não só no sentido político. O que pensar desse trecho:

" - Espírito - disse Scrooge, após pensar um pouco -, não entendo por que justamente você, entre todos os seres que habitam os diversos mundos que nos cercam, deseja impedir que toda essa gente pobre se divirta um pouco de modo inocente.
- Eu?!- exclamou o espírito
- Sim, você impede que jantem aos domingos, que é o único dia da semana no qual eles realmente podem dizer que comem.
- Eu faço isso?! - repetiu o espírito
- Desculpe se estou enganado, mas isso é feito em seu nome, ou em nome de alguém da sua família - disse Scrooge
- Há certas pessoas neste mundo que dizem que nos conhecem e cometem atos de paixão, orgulho, maldade, ódio, inveja, hipocrisia e egoísmo em nosso nome, mas estão tão longe de nós que é como se nunca tivessem existido.(...)"
(p.73)


Foi um bom começo pra eu conhecer o autor que eu estipulei como meta própria para 2014. Que venham as outras obras!
Flávia 18/02/2014minha estante
Não conheço o livro... Boa resenha!! Beijos


Flávia 18/02/2014minha estante
Pode parecer absurdo, mas ainda não li. Charles Dickens tem esse poder de ao mesmo tempo que encanta com suas narrativas consegue fazer suas críticas sociais, que acabam sendo sempre atuais.


Michelle Gimene 19/02/2014minha estante
Eu também enrolei anos para ler esse livro. Só saiu da estante por causa do desafio do ano passado. Foi uma ótima leitura, crítica e divertida. Que venham mesmo outras obras do autor!
bjo




1777 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR