Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

@aprendilendo_ 08/09/2020

Resenha de Um Conto de Natal
Apesar de ter como essência o nascimento de Jesus Cristo, o natal, talvez o mais famoso dia comemorativo ao lado do ano novo, surgiu de uma cultura pagã a qual foi absorvida pelo cotidiano romano no século IV (antes, 25 de dezembro era destinado à comemoração do “nascimento do sol invencível”, em homenagem ao deus Mitra, da Pérsia). Por conta disso, nos séculos XV e XVI, tal data passou a ser vista com maus olhos pelos puritanos (religião protestante crescente na Inglaterra àquela época) os quais tentavam cada vez mais abdicar de todos os laços não cristãos. Como consequência, em adição a diversos outros entraves, a comemoração e seus significados passou a cair em relação à estima da população britânica, pelo menos até uma obra, de forma impressionante, iluminar o coração das pessoas sobre o significado do dia 25, estamos falando de Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens.

Sobre a história: acompanhamos, em terceira pessoa, a narrativa sobre o carrancudo empresário, Ebenezer Scrooge, homem solitário o qual tem em sua feição um inconfundível rancor de todos à sua volta, inclusive de seu sobrinho, Fred e seu humilde funcionário, Bob. Tudo muda, no entanto, quando o velho endinheirado é visitado pelo seu já falecido sócio, Marley, agora um fantasma o qual percorre o mundo acorrentado por tudo o que deixou de fazer em vida. Após o encontro, o protagonista descobre ser visitado por mais três fantasmas os quais o ajudarão a compreender a arte de viver e aquilo o qual Scrooge tem negligenciado por tanto tempo, a bondade.

Dito isso, o conto corre a passos largos com uma narrativa surpreendentemente agradável e instigante de tal forma a não conseguirmos deixa-lo tão cedo quando o começamos. Essas características são realçadas pela capacidade de descrição singular de Dickens e suas exuberantes e divertidas descrições de cada rua, casa e personagem, com analogias muitas vezes cômicas e peculiares. Aliado a esse fato, temos aqui o uso do sobrenatural servindo como uma bela proposta. Apesar de em nenhum momento o livro tornar-se excessivamente duro ou macabro, as criaturas e os momentos de tristeza têm o certo ponto de toque mágico e inquietante o qual nos surpreende tanto quanto cativa e reforça a noção de fantástico a qual apodera-se de Ebenezer de um dia para o outro.

Em congruência com isso, a maior beleza da obra encontra-se na empatia, com uma capacidade singular de fazer até mesmo os apáticos expressarem um largo sorriso no rosto ou deixarem escapar uma lágrima. Através de diálogos vívidos e cenas doces, o autor gera uma imensa gama de sentimentos positivos no decorrer de cada página enquanto nos ensina um pouco sobre a generosidade e familiariza cada indivíduo ao leitor. Essas lições, de certa forma, são sutis e desenvolvem-se não de maneira antinatural ou sem nexo, mas com os próprios aprendizados e mudanças do protagonista.

Primeiramente publicado em 1843, Um Conto de Natal pode ser considerado um dos grandes marcos da cultura natalina dos últimos séculos. Repleto de momentos divertidos e emocionantes, o livro inspira, do início ao fim, uma vontade irrefreável de viver a vida como se todo dia fosse o natal. Excelente leitura.

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Bryan.Caratti 08/09/2020minha estante
Como sempre fazendo ótimas resenhas! Parabéns!

João 08/09/2020minha estante
Se pudesse eu curtia 2x
??????

@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Muito obrigado!! Aos dois, de verdade!

Ana 08/09/2020minha estante
Uma resenha a altura do Dickens, amigo, que sensacional! Fico muito feliz por além de você ter gostado tanto ter captado por completo a mensagem que o Dickens quis passar com a obra. Esse livro mudou minha vida, e como diria ele próprio: Que você honre o Natal em seu coração e tente conserva-lo durante o ano inteiro, é oq eu tento fazer.
De novo parabéns pela resenha, não podia ter sido melhor.
Você é incrível e tem talento pra isso, de verdade.

@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Muito obrigado, Ana, tanto pelo livro quanto pelas tantas dicas sobre Dickens. Foi realmente um presente de natal adiantado. Espero que de certo nos seus estudos sobre a obra e agradeço novamente!

Ana 08/09/2020minha estante
Por nada, jovem!! Tô muito feliz por ter feito isso. E quanto aos meus estudos: Obrigada! já tá dando certo, graças a Deus ?

Jhon 08/09/2020minha estante
Que resenha espetacular(como sempre né?!). O livro já está adicionado na minha lista de desejos, e pretendo comprar para lê-lo no natal. Te indico o filme ?Os fantasmas de Scrooge?, é uma animação e acho ela incrível.

@aprendilendo_ 08/09/2020minha estante
Esse filme é incrível!! Muito obrigado, eu acredito que você vai curtir muito o livro, principalmente no natal!!

Eduarda 10/09/2020minha estante
Resenha linda! Parabéns ? A vontade que eu tinha de ler esse livro se multiplicou agora!

@aprendilendo_ 10/09/2020minha estante
Muito obrigado, espero que você goste do livro!!

Manu 10/09/2020minha estante
Como sempre você arrasa??????

@aprendilendo_ 10/09/2020minha estante
Muito obrigado, manu!!

Yara 18/10/2020minha estante
Amo esse livro...

@aprendilendo_ 18/10/2020minha estante
Eu também!!

Luiz.Henrique 29/11/2020minha estante
Essa resenha ficou incrível, irei fazer um debate dia 12/12 se poder comparecer ?

Barbara 21/12/2020minha estante
Que resenha incrível! Já comecei a seguir no Instagram!

@aprendilendo_ 21/12/2020minha estante
muito obrigado!!

Marcos 23/12/2023minha estante
????

Danielle268 12/03/2024minha estante
Vc tem ele em e-book para disponibilizar?

Regis 19/05/2023

Leitura de Natal fora de época
Um Conto de Natal conta a história de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Na véspera de Natal seu sócio Marley, que faleceu há algum tempo, lhe faz uma visita mudando sua vida definitivamente.

Scrooge é um homem que se preocupa apenas com seus lucros, ganhar e guardar dinheiro é tudo o que faz. Ele é impertinente e cruel com as pessoas que o rodeia. Na véspera de Natal ele destrata seu sobrinho, Fred e espizinha seu funcionário, Bob Cratchit.
Ao ser confrontado pelas consequências de suas ações e sua influência na vida de todos que com quem convive, Scrooge percebe o quão errada tem sido sua forma de viver e busca corrigir seus erros do passado.
Dá um quentinho no coração ao ler esse livro e ver uma pessoa abominável se transformar completamente e conseguir guiar sua vida por um caminho melhor para ele e todos a sua volta.
A parte de Bob Cratchit e seu filho, Tiny Tim, me trouxe lágrimas ao olhos.

O jeito de Charles Dickens contar histórias já me conquistou e nesse conto tornou a me cativar. Dizem que ele escreveu esse livro em menos de um mês para pagar dívidas em 1843 e inesperadamente acabou se tornando esse grande clássico natalino. Essa é uma história de Natal que trás o significado de renovação, de amor ao próximo e o ensinamento: de que independente de seus erros você ainda é capaz de mudar e se tornar alguém melhor e consequentemente mais feliz.

Gostei muito dessa leitura e recomendo para todos.
Aline MSS 19/05/2023minha estante
Nunca li um livro do autor, mas sempre quis esse. Amei sua resenha, pq é o típico tipo de personalidade q gosto em personagens. ??? Brilhou mto! Parabéns!

Regis 20/05/2023minha estante
Obrigada, Aline.?
Também adoro personagens rabugentos que se redimem, isso dá um pouco de esperança e aquece o coração.

CPF1964 20/05/2023minha estante
Eu sou rabugento... Obrigado.

Regis 20/05/2023minha estante
???

J. Silva 27/12/2022

Um Conto de Natal
Um Conto de Natal (1843) livro de Charles Dickens, é clássico da literatura mundial, que conseguiu o feito de eternizar a essência do espírito natalino.

Na história temos a mudança de Scrooge, um velho rabugento e avarento que é visitado por três fantasmas, que lhe proporcionam um recomeço, pautado em ensinamentos de solidariedade, compaixão, empatia e bondade.

Uma das maiores lições aprendidas foi que de nada vale ter riquezas, se não tem com quem compartilha-las As maiores riquezas surgem de pequenos momentos, desde um jantar em amigos, um abraço e até mesmo um sincero voto de feliz natal.

Com certeza esse é daqueles livros que a cada leitura, se extrai uma lição diferente. Essa é a mágica dos livros atemporais.

Que bom seria se todos pudessem ver os fantasmas ( passado, presente e futuro), e, ao final, se tornassem o novo Scrooge, que "tornou-se o melhor amigo, melhor patrão e melhor homem que a boa e velha cidade havia conhecido".

Aline Oliveira 11/12/2022

História inédita pra mim!
A narrativa é fluida e leva a muitas reflexões...Scrooge rabugento aprendendo uma lição e nos ensinando uma.
Impactante também a aparição de Marley com a história das correntes.

- a trajetória de um homem prenuncia certo fim, ao qual, caso se persevere no rumo, ela há de conduzir. Mas, se for abandonada a trajetória, o fim mudará.
Carol 11/12/2022minha estante
Eu amo esse livro e essa edição amiga ??

Diego Lima 22/11/2021

É contada a história de Ebenezer Scrooge, um dono de escritório de contabilidade, com uma personalidade avarenta, preocupado apenas com o quanto de dinheiro vai ganhar e se terá lucros com as pessoas.

Além dessa gana por riquezas, é uma pessoa sem qualquer tipo de interação social, fechando-se em si mesmo e, principalmente, em seu tesouro. Mesmo com seu coração de pedra, existem pessoas (seu empregado e seu sobrinho) tentando o trazer para a realidade da vivência em sociedade, mesmo o velho Scrooge os maltratando com suas palavras duras.

Nas vésperas de Natal Ebenezer receberá visitas as quais mudarão totalmente seu modo de ver a vida. O levarão a visitar o passado, presente e futuro, mostrando cada ponto no qual foi feliz, onde começou sua queda como ser humano e seu destino trágico. A cada passagem o velho vai percebendo qual era sua real riqueza e o valor das pessoas a sua volta.

Eu já tinha visto diversas adaptações dessa obra em filmes ou animações, mas lendo o original, foi muito marcante. O livro é curto, poucos capítulos apesar de serem grandes, mas senti necessidade de acompanhar cada passagem de tempo de Ebenezer Scrooge, e, ao terminar a leitura, fiquei muito reflexivo analisando se estava, em algum momento da minha própria vida, caminhando para algum declínio social assim como nosso protagonista.
Katia Rodrigues 22/11/2021minha estante
Esse é um livro magnífico, desses q deveriam ser lidos por todos ? Li recentemente e confesso q fui surpreendida, algo q não achei q aconteceria, pois assim como vc tbm já conhecia a história em suas várias adaptações. Dickens definitivamente conquistou meu coração e minha mente kkkkkkk

Diego Lima 22/11/2021minha estante
Gostei bastante do escritor. Querendo ler outro dele em breve.

Larakey 22/11/2021minha estante
eu também ja vi o filme

Katia Rodrigues 22/11/2021minha estante
Eu tbm, Diego. Já baixei um conto dele chamado O sinaleiro e depois pretendo ler ou Um conto de duas cidades ou A casa soturna.

Emillyn5 28/12/2021

Um clássico quase que obrigatório. O Conto de Natal é uma história que permanece atual mesmo após quase dois séculos. A Leitura rápida e fluída é perfeita para quem está procurando uma temática de natal. Além disso, no decorrer do livro, tanto o protagonista quanto o leitor aprendem lições valiosas. Muito bacana, recomendo!

Lara.Bia 29/12/2021

Feliz natal atrasado!
Eu acho que todo mundo já conhece essa história do natal passado, presente e futuro. Eu conheci ela pela versão da Barbie rs! Só que dessa vez, ao invés de assistir, resolvi ler e é tão bonitinha! Derreteu me coração e a edição tá muito linda também.
Já que eu perdi o natal, desejo a todos um feliz ano novo S2
@eu_sandroka 29/12/2021minha estante
S2

Diego 31/01/2021

O homem que inventou o Natal
Repito, no título desta resenha, o título do filme, citado na introdução, que trata sobre a criação deste livro.
Contendo algumas pequenas partes de melodrama, é uma leitura muito agradável é fácil.
Tivesse eu tido a oportunidade de fazê-lo, teria lido este livro de uma sentada. Pode ser lido em uma (agradável) tarde.
Contém elementos de terror muito bem dosados e colocados.
Adoro livros com ilustrações requintadas, como as que este contém.
A introdução também é muito enriquecedora!
Enfim, uma leitura rápida e muito compensadora.
Recomendo!

laxxal 26/12/2021

Esse foi o livro onde Charles Dickens inventou a celebração de natal que conhecemos e ele faz isso com maestria, que história mais emocionante e envolvente!

Em Um Conto de Natal conhecemos a vida de Scrooge, um cara rico e muito amargurado com a vida que não gosta do natal e vira quase um Grinch nessa época, não aproveitando e não querendo que ninguém a sua volta aproveite o momento.

Dickens constrói essa história maravilhosamente bem, toda a trajetória do protagonista e os questionamentos apresentados são super importantes e atemporais, seu arco de desenvolvimento é maravilhoso e animador.

As críticas do autor à falta de humanidade e solidariedade das pessoas, assim como a mensagem de empatia e celebração contagiante desse livro me pegaram muito, elas são importantíssimas e colocadas de uma forma sensacional, terminei esse livro inspirado e pretendo continuar assim e relê-lo no próximo natal para não esquecer mais.

Encantado com a forma de contar de Dickens, não vejo a hora de ler outras obras do autor, recomendo demaisss!

Rafael.Tadeu 28/12/2022

Conto delicioso pra essa época do ano.

Apesar de classico achei a leitura super fluida e o tema se mantém atual.

Elcimar.Matos 07/12/2021

Primeiro do Charles Dickens
A transformação de Scrooge de um rico rabugento num homem solidário e menos recluso depois da visita de três espíritos que lhe permitiram recordar o passado, atentar para o presente e vislumbrar o futuro. Leitura muito rápida e cativante.

Clari.Monise 27/12/2021

O livro é rápido e não enrola pra contar as coisas. Intenso e profundo, me deixou pensando "Qual será o tamanho da minha corrente?"
Adorei o livro e ler nessa época foi mais legal ainda!

dani 30/12/2021

Um clássico de Natal
Ao escrever este conto, Charles Dickens mal sabia que este se tornaria uma das histórias mais populares de todos os tempos, além de fundar o imaginário que ainda hoje temos do Natal.

Essa foi uma (re)leitura bastante nostálgica. "Um conto de Natal" foi o primeiro livro que registrei "oficialmente", desde que comecei a marcar minhas leituras lá em 2006. Naquela época li uma edição adaptada para o público infanto-juvenil e agora tive a oportunidade de ler a versão integral (ainda tenho que ler em inglês). Desde então, já virei muitas páginas... Mas foi maravilhoso revisitar essa obra tão significativa.

O que dizer desse clássico? Primeiro, prepare-se para encarar o estilo dickensiano. Tudo será minuciosamente descrito, até que você sinta que está dentro do livro. Dá até mesmo para respirar a atmosfera vitoriana. Segundo ponto, prepare-se para viver uma aventura e colocar a mão na consciência junto com Scrooge.

É óbvio que Dickens tinha a intenção de deixar uma lição de moral e um chamado à ação. Discordo um pouco do método usado. Em parte, Scrooge passa pela mudança pois tem medo da punição que pode sofrer após a morte. Para mim, a mensagem final é: Cada dia é uma oportunidade única de praticar generosidade e fazer a diferença na vida de outras pessoas.