Didática

Didática Pura Lúcia Oliver Martins




Resenhas - DIDATICA


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Marcio.Araujo 01/04/2023

O livro em si é bem pequeno, porém as letras não ficam atrás, são muito pequenas, o que dificulta a leitura, além disso o livro é um tanto quanto enfadonho, o que pode acabar prolongando a leitura.
comentários(0)comente



Adiel.Guimaraes 18/02/2022

!!!!
Segundo Veiga (2004, p.15), " a intencionalidade educativa está presente no processo de ensino e é indicadora das concepções de quem a propõe ". Essa intencionalidade define o caminho (método) a ser percorrido e os veículos através dos quais esse caminho será percorrido (técnicas).
comentários(0)comente



Camaradalopes07 12/12/2021

Excelente!
Estudar didática é uma maneira e utilizar ferramentas de como trabalhar e aprimorar a metodologia. O livro é um exelente começo com a didática.
comentários(0)comente



Lista de Livros 07/11/2018

Lista de Livros: Didática – Pura Lúcia Oliver Martins
“No final do século XX, sobretudo no final dos anos 1970 e princípio dos anos 1980, ocorre uma mudança de paradigma decorrente dos movimentos sociais. Nesse período, no âmbito da didática, o próprio processo de fazer (a forma) passa a ser considerado fundamental como elemento educativo. (...)
Essa abordagem pauta-se na concepção de homem concreto, síntese de múltiplas determinações, sujeito histórico, situado num contexto sociocultural e afirma-se na ação-reflexão-ação. O mundo é concreto, construído pelo homem nas relações sociais de produção dos meios materiais de subsistência. A educação é um processo histórico, global e dialético de compreensão da realidade, tendo em vista a sua transformação. A escola é um espaço onde se desenvolve um processo de ação-reflexão-ação comprometido com ações transformadoras. Nessa perspectiva, a ênfase do processo desloca-se para a práxis social e a questão central está na relação dialética da compreensão — transformação.
Nessa abordagem, a interação entre professor e alunos se dá pela atuação do professor como mediador entre o saber sistematizado e a prática social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente. Assim, o centro do processo não está nem no professor, como na abordagem da transmissão-assimilação, nem no aluno, como na abordagem do aprender a aprender, nem no planejamento, como na abordagem do aprender a fazer. O centro do processo desloca-se para a práxis social de ambos.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2018/10/didatica-pura-lucia-oliver-martins.html
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR