O medo de Virgília

O medo de Virgília Rosa Mattos

Resenhas - O medo de Virgília

Simeia Silva 16/06/2015

Esperava mais...

O livro é narrado em primeira pessoa, sendo intercalado entre um e outro personagem. O livro possui duas partes.

Virgília tem 28 anos, teve uma infância muito feliz, com uma família perfeita. Bom, pelo menos era isso que ela achava quando era pequena.

Virgília recentemente mora sozinha no apartamento que a mãe herdou da irmã dela quando a mesma faleceu. Virgília precisa arrumar logo um emprego para pagar as contas e despesas da mãe( uma folgada e antipática por sinal que é enganada pelo marido, ou que finge ser), do pai(gasta dinheiro com tudo, até com amante, menos em casa e com a mulher) e as próprias contas. E é assim que ela começa a trabalhar em uma joalheria que teve o gerente sequestrado e é no seu ambiente de trabalho que ela conhece o misterioso entregador de jóias, o Alex por quem se apaixonada perdidamente, e também uma cliente muito misteriosa, a Anne.

No decorrer da narrativa que é feita em primeira pessoa, começamos a conhecer vários outros personagens que estarão totalmente envolvidos na trama ou nem tanto assim:

O seu tio Emiliano, um louco e obsessivo por tomar cuidado com tudo e com todos a sua volta, deixando quem está próximo dele enlouquecido. Dora a vizinha de Virgília, uma obesa mórbida que sofreu muito na vida e sofre quase o livro inteiro. Jéssica uma garota apaixonada e boazinha, que no final se torna rancorosa e vingativa. Alan um garoto que foi criado debaixo de regras severas e que acabou se tornando uma coisa pavorosa. Anne uma louca e pavorosa criatura, que tem prazer em fazer o mal. Alex, alguém que sofreu muito na infância, que teve um trauma quando criança, que foi ajudado e através dessa ajuda descobriu algo nele primoroso que poderia ser usado para o bem ou para o mal. Celina, uma amiga de Virgília que foi assassinada e sumiu de cena. Bernardo que assassinou e também sumiu de cena. Marília, irmã de Virgília e que enlouqueceu por culpa da mesma. Ulisses, o inspetor de polícia, que amava café e era um excelente policial.

Um pouco da vida, gostos(alguns até duvidosos e outros macabros) e manias de cada um desses personagens é contada nas primeiras 160 páginas do livro. Nas últimas 50 páginas, é a segunda parte do livro, onde tudo é resolvido e o desfecho do livro é dado.

A história gira em torno de assassinatos que acontecem pela cidade, inclusive de um dos seguranças da Joalheria em que Virgília trabalha. O que desperta nos funcionários da Joalheria e na própria Virgília um medo constante e um pânico indesejado, deixando todos com medo de serem a próxima vítima. E para que tudo gire e dê asas a narrativa, a história toda tem o dedo de Alan e Anne o tempo todo, ou melhor, a maldade deles. E claro, tem também a participação de Alex com seu olhar que tudo vê e de Jéssica que só aparece no final, o que me deixou bem triste.

A história tem romance, investigação criminal, seriais killers, poder sobrenatural e um pouco de ação.

Os únicos personagens que me ganharam foi o Alex com seu jeito misterioso e apaixonado de ser, e a Jéssica, uma apaixonada irreverente e que soube se vingar com destreza. Queria tê-la visto mais vezes na narrativa.

O livro é um drama, que aborda vários temas como: a psicologia, dramas familiares, pessoais, medos rotineiros, confiar demais em desconhecidos, traumas e personalidade conturbada/corrompida.

LEIA RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.adorkable.com.br

Lina DC 17/05/2015

Em "O medo de Virgília" a autora Rosa Mattos decidiu abordar os medos de uma forma mais reflexiva.
O livro é dividido em duas partes e os capítulos são narrados em primeira pessoa por Virgília e em terceira pessoa pelas perspectivas dos demais personagens.

O local: A história se passa em Porto Alegre, mas existe menção de outros lugares, como por exemplo, o Rio de Janeiro. Dois cenários são os pontos centrais do livro: o apartamento de Virgília e a joalheria onde ela trabalha.

Os personagens: O livro apresenta inúmeros personagens que vão tendo seu espaço na narração.
Virgília tem 28 anos e lida com diversos medos, o maior deles é o de enlouquecer. Parece um pouco absurdo, mas ao conhecer a família da protagonista é possível compreender melhor o seu temor. Com um pai infiel, uma mãe que se faz de boba, uma irmã com sérios problemas emocionais e um irmão criminoso, manter a normalidade é complicado. Isso sem contar com os demais familiares, como tia e tio.
Os capítulos alternados contam um pouco da história de cada um desses personagens citados para fornecer um embasamento dos medos da jovem.

Alex Sampaio tem 29 anos e desde jovem convive com a brutalidade. Ele viu em primeira mão o assassinato de seu pai e o descaso das pessoas ao seu redor. Teve uma infância sofrida e carrega consigo uma grande mágoa contra as pessoas. Acontece que Alex é especial. Ele possui um dom que pode salvar ou colocar as pessoas em risco. Apesar do seu passado e de ter conseguido dar a volta por cima, ele possui um caráter duvidoso.

Enredo/ Trama/Narrativa e História: Virgília, a protagonista, é uma jovem que está a procura de um emprego e candidata-se como gerência na Joalheria Luc Prado. Lá, além de conhecer a equipe com quem irá trabalhar, conhece Alex Sampaio, um homem de 29 anos de idade que trabalha nos serviços de entrega das jóias.

Dessa forma, o caminho dos dois se cruzam e se apaixonam perdidamente. Apesar de não ser o foco principal da trama, o relacionamento entre os dois poderia ser um pouco mais desenvolvido. Sem muito contato um com o outro, eles se apaixonam em um curto período de tempo e a aceitação de Virgília sobre o dom de Alex e suas ações é praticamente imediata.

Como cada capítulo conta praticamente a história de vida de cada um dos personagens, a trama ficou um pouco superficial em alguns pontos. Talvez, eliminar algumas histórias, como da prima Celina, por exemplo, poderia dar espaço para focar-se em outros pontos.

A narrativa é concisa e direta. Não há muita enrolação nas descrições e na ambientação. A história em si é boa, mas precisa de certa lapidação.

A escrita da autora: A autora Rosa Mattos tem uma escrita envolvente e consegue criar um texto coeso e linear. Porém, a inserção de tantos personagens secundários (Celina, Emiliano, Dora, Alan, Marília, Anne, Jéssica e tantos outros) faz com que o fluxo da leitura se alterne.

Revisão/ Diagramação/ Layout e Capa: Foi realizado um bom trabalho de revisão, porém foram encontrados erros, como por exemplo, na página 166. A construção de alguns parágrafos poderia ter sido realizada de forma diferente, para dar uma maior agilidade ao texto. A diagramação é simples, porém agradável. No início de cada capítulo existe uma rosa e a capa, apesar de ter flores no fundo e uma cor chamativa, poderia ter elementos que fornecessem alguma conexão com a obra.

O livro é um drama psicológico e aborda diversos temas envolvendo a família e os medos que cada um de nós temos em nosso interior.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Isabela | @readingwithbells 02/06/2017

Recomendo!
A história de Virgília é conturbada. Com uma irmã no hospital psiquiátrico e sua família dependendo de uma grande quantia de dinheiro, ela resolve mudar-se para Porto Alegre para uma melhor oportunidade de emprego e a chance de ficar perto de sua irmã.
E então, ela consegue o posto de gerente da Joalheria Luc Prado. Logo em seu primeiro dia, conhece Alex, o
entregador de jóias e se apaixona. Ela mal espera pelo dia de poder vê-lo novamente.
Alex tem um poder especial. Ele pode entrar na mente das pessoas, sendo capaz de salvar ou destruir suas vidas.
Teme por não ser aceito por Virgília, devido seu sombrio passado.
O dia chega, em que eles se encontram de novo. Uma turista reservada encomendou um rubi e Alex ficou
encarregado de fazer o transporte. Eis que essa turista é muito misteriosa e não concede nenhuma informação além de seu nome ao fazer a compra.
Virgília, assim que chega ao trabalho, descobre que Ivan, um dos seguranças morreu. O pânico toma conta dos funcionários, já que tempos atrás o gerente sofreu um assalto.
Com a ajuda de Alex, Virgínia é uma peça essencial para a descoberta desse assassinato.
O livro contém uma narrativa alternada entre os personagens, sendo possível entender o contexto em que cada um se encontra e o entendimento de seu passado, para o motivo que os levam a ser o que são hoje. Rosa conseguiu fazer um thriller psicológico com a medida exata de suspense. Ela aborta temas como medo, ciúmes, baixa auto estima e psicopatia.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por André @garotos_perdidos
Queridos faroleiros, comecei a ler O Medo de Virgília sem nenhuma informação sobre o livro lançado pela editora parceira Selo Jovem. Também não conhecia o trabalho da autora gaúcha Rosa Mattos, mas fiquei intrigado com a sinopse.

Virgília é uma personagem forte que se mudou da pequena Cristal para a grande Porto Alegre. Ela vive em um apartamento herdado pela mãe para poder ficar perto da irmã mais nova que está internada em uma clínica psiquiátrica na cidade.

Ela consegue arrumar trabalho como gerente de uma joalheria, onde conhece Alex, o entregador de joias da empresa de segurança. Os dois se envolvem, mas Alex tem um dom incomum. Ele é capaz de entrar na mente das pessoas e obriga-las a fazerem o que ele quiser, inclusive se matar.

A história é narrada em primeira pessoa e os capítulos são alternados com outros personagens, à medida em que eles surgem na vida da nossa protagonista. Pessoalmente ou em forma de lembranças. São personagens estranhos com histórias tão bizarras que conseguem prender a nossa atenção.

Durante a leitura, fiquei imaginando como esses personagens afetariam a história da nossa protagonista, mas, ao chegar no final do livro, percebi que Virgília funciona como um fio condutor para diversos contos.

A autora Rosa Mattos é gaúcha e encantou-se pelas letras desde pequena. Ela sempre escreveu minicontos, contos e prosas, e talvez isso tenha ficado marcado em seu DNA.

O Medo de Virgília não funcionou como romance único para mim. Somente as histórias de Marília, a irmã mais nova, e de Alex, o namorado, é que se conectam diretamente com a história principal. As demais histórias acontecem meio que paralelamente. Por isso disse que o livro funciona melhor como uma seleção de contos interligados.

A edição da Editora Selo Jovem é muito boa. O livro tem orelhas, páginas amarelas e diagramação adequada para uma leitura agradável.
Com amor, André.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Virgília tem apenas um medo: ficar louca igual a todos que ela convive, seu tio, prima e até a sua amada irmã, Marília, acabou por surtar e quase matar ela.

Marília sempre achou que sua mãe nunca deu o amor que ela mereceu e sempre tratou Virgília como sua filha favorita, depois de um longo tempo tentando fazer com que a mãe a ame como ama sua irmã, em um belo dia quando Virgília leva seu namorado Ian para todos conhecer, Marília surta e tenta mata-la, depois disso, acaba em um sanatório.

Mesmo com toda a resistência de sua irmã, Virgília se muda para Porto Alegre afim de ficar mais perto de sua irmã e quebrar toda a distância que Marília criou entre elas. Enquanto estadia no local ela fica em um apartamento que sua mãe herdou.

Virgília tenta conseguir um emprego, e acaba por conseguir um como gerente em uma joalheria, a "Luc Prado". Ela toma o lugar do ex-gerente que foi morto, mas antes disso havia se demitido do cargo. Nesse novo emprego, Virgília acaba conhecendo Alex, um homem que entrega as joias para a joalheria.

Alex não é normal, ele tem o poder de fazer as pessoas fazerem o que ele quer, sendo para o bem, ou para o mal. De primeira Virgília não sabe, e acaba por se apaixonar por ele, e claro, ele por ela.

O livro é divido por capítulos pequenos narrados pelos personagens principais e secundários, sendo a maioria deles narrados por Virgília. O livro tem um quê um tanto sobrenatural, temos a presença de vários personagens com poderes.

A narrativa da Rosa flui facilmente, a história é boa e um tanto interessante, porém não é algo inovador e muito diferente do que estamos acostumados ler. Contudo, recomendo a leitura.

O livro foi cedido pela Rosa para resenhar aqui no blog, gostei bastante da diagramação do livro, apesar de ser simples. As páginas são amareladas e as letras de uma tamanho que dá para ler com facilidade.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

danda 06/11/2020

Achei a história muito boa,com narração dos personagens(coisa que curto muito),se entrelaçando...Mas o final me decepcionou bastante,foi muito simples,esperava aquela virada mágicaPena.