O medo de Virgília Rosa Mattos

Resenhas - O medo de Virgília

Livros Encantos 22/08/2015

O medo de Virgília
Virgília é uma moça calma, serena, que ama sua família acima de tudo, mesmo com tantos problemas, sua irmã está internada em uma clínica, após ter uma violenta crise em casa.
Virgília se mostrou tão passiva a tudo que acontecia ao seu redor, uma irmã internada em uma clínica após tentar mata-lá, os pais dependendo financeiramente dela, o irmão que ficou sem casa, acampa em sua casa e ela na mais serena paz. Não que isso seja um defeito mas senti falta de mais emoção seja ela qual for.
Em seu novo emprego como gerente irá conhecer Alex, lindo e com um dom maravilhoso, logo após um olhar eles começam um romance.

O livro tem seus capítulos detalhados sobre alguns personagens como o Tio de Virgília, que também fica em sua casa se tratando, Dora sua vizinha obesa que está com a auto estima baixa após ser enganada, e mais alguns personagens da trama .

Em seu trabalho acontece um fato, que deverá ser levado a polícia, desencadeando alguns segredos de Alex e toda uma rede de crimes .
Enquanto seu romance com Alex vai se fortalecendo, sua irmã vai melhorando e tudo se encaixando em seu lugar.

O final foi o esperado calmo como todo o livro, O Medo de Virgília é um livro com uma ótima escrita que fluiu rápido, sem ápices.

A sinopse em si, já revela bem o que teremos no livro, confesso que comecei a ler o livro com grandes expectativas e no decorrer da leitura elas foram caindo.

A autora criou muitos personagens o que acaba deixando temas importantes de lado, como o dom de Alex que ao meu ver não foi bem explorado, o romance dos protagonistas foi muito rápido não me conquistando. Alex foi o personagem que mais me cativou por sua bondade.

Os temas abordados no livro são muito interessantes por isso senti falta do livro se aprofundar mais neles. A serenidade em demasia da Virgília também me incomodou um pouco.

A capa está linda, os capítulos bem distribuídos não encontrei erros de ortografia.

site: http://www.livrosencantos.com/2015/08/o-medo-de-virgilia-rosa-mattos.html

Marcia Pimentel 21/08/2015

Muita Emoção!!
Virgília está muito empolgada com sua nova vida em Porto Alegre. Está muito ansiosa para o emprego de gerente em uma Joalheria em um Shopping. Mas ao saber que o gerente, que tinha pedido demissão e ia passar o cargo para ela, tinha acabado de ser sequestrado, por medo Virgília começa a pensar em desistir do emprego. Mas agora inesperado acontece e ela volta atrás e vai trabalhar na joalheria. O que é bom, porque é lá que ela conhece Alex e se apaixonada perdidamente. Virgília é uma pessoa boa que está sempre pronta para ajudar a quem precisar. Tem uma relação difícil com a irmã depois dela ter matá-la.

Alex é um homem muito sofrido na vida. Desde muito pequeno aprendeu o que é sofrer. Perdeu o pai assassinado e ficou sem lar, tendo que viver nas ruas com a mãe e os irmão. Durante a adolescência ele descobre que tem um dom. Um dom que ele pode usar para o mal ou para o bem. Ao conhecer Virgília ele se encanta com o jeito distraído dela. Mas ele fica com medo que Virgília não entenda o dom que tem?

Durante a história de vida e os medos de Virgília, a Rosa nos apresenta vários personagens com os seus medos e fobias. Alguns personagens são maus por natureza, outros a vida os fez ser assim. A Rosa está sempre mexendo de alguma forma com o nosso psicológico, nos fazendo sentir a todo momento os medos, as ansiedades, as dores e tantas outras emoções dos personagens. Com certeza O Medo de Virgília é carregado de emoção. E isso é muito bom porque passamos a entender melhor o que está acontecendo com cada um deles.

Eu gostei muito de como a Rosa construiu os capítulos. Ela intercalou a história de Virgília na primeira pessoa com a histórias dos personagens secundários na terceira pessoa.

Super recomendado: Você não vai conseguir parar de ler sem antes descobrir todo os mistérios que cada personagem possui.

site: http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2015/08/resenha-do-livro-o-medo-de-virgilia-de.html

Mari 19/08/2015

Sempre que lia resenhas desse livro, ficava com aquela pulga atrás da orelha, curiosa pela história e empolgada pela escrita da autora. Sempre li muito elogios, o que me fez ficar com muitas expectativas, coisa que não gosto muito, pois acabo me desapontando. Aqui foi muito diferente disso, fiquei simplesmente encantada e apaixonada pela história.

Conhecemos Virgília, uma jovem que nasceu em uma pequena cidade chamada Cristal. Morou nos tempos da faculdade em Pelotas, mas hoje vive em Porto Alegre. Após um término de relacionamento, ela está reconstruindo sua vida, buscando um novo emprego. Acaba conseguindo um que não é bem o que queria, mas aceita, pois, morando sozinha, não pode ficar escolhendo muito.

Logo no início do trabalho ela acaba descobrindo que o antecessor foi sequestrado após um assalto e fica com receio. O trabalho em uma joalheria luxuosa tem seus riscos, mas ela não imaginava que seriam tantos assim.

Ela, sendo corajosa e precisando do trabalho, acaba aceitando. Começando a aprender seu trabalho, acaba conhecendo um dos entregadores de joias mais preciosas, que não fica na loja. Alex é um belo rapaz que mexe com Virgília. Ambos sentem algo diferente um pelo outro, mas se tratam de forma bem profissional.

Depois de alguns dias de trabalho, ela tem uma enorme surpresa. Voltando para casa, seu irmão e sua família estão em seu apartamento e pretendem passar um tempo lá, depois que ele perdeu seu trabalho e teve que vender a casa onde morava. Como o apartamento é da família, Virgília fica naquele estado em que não pode falar nada. Acaba perdendo sua liberdade, mas no fim fica feliz por te companhia todos os dias, mesmo tendo o bichinhos de estimação dos sobrinhos, que ela tem alergia, como uma delicada gatinha.

Ela tem outra irmã. A caçula da família está internada em uma clínica depois de uma tentativa de matar a própria irmã. Ela acredita que Virgília é um empecilho de sua vida, que nem deveria existir, pois ela acaba tendo tudo que sempre quis. Já ela só fica com o resto que sobra de Virgilia.

A família de nossa protagonista é bem desestruturada, pois os dois irmãos tem sérios problemas. Seus pais vivem um casamento praticamente de fachada, só por aparências, uma vez que sua mãe teve problemas depois da última gestação, o afastamento de seu marido só os aumentava.

Depois de um misterioso acontecimento que envolveu um dos seguranças da loja, nossa personagem fica ainda mais com medo, mas graças a Alex continua firme e forte em sua função de gerência, já recebendo inclusive elogios dos chefes.

História bem elaborada e repleta de reflexões, um pouco de mistério e aquela abertura para uma certa continuação. Leitura muito rápida, que me deixou bastante surpresa, pois foi além das minhas expectativas. A autora soube escrever um livro com elementos principais de uma boa trama, rico em detalhes, mas sem tornar a leitura maçante.

Enfim, como já sabem, quando gosto de um livro me faltam palavras para descrevê-lo. Só me resta dizer: leiam o quanto antes, porque vale muito a pena.

Esse é o primeiro livro que leio da editora e gostei bastante do trabalho. Capa simples e linda, diagramação ótima para a leitura.

site: http://marifriend.blogspot.com.br/2015/07/minha-opiniao-o-medo-de-virgilia.html

Euflauzino 19/08/2015

O zoológico humano

No livro O medo de Virgília (Selo Jovem, 200 páginas) há o desfile de uma fauna exótica de pessoas carregadas de distúrbios psíquicos, como mania, fobia, neurose, depressão, obsessão, um leque enorme de psicopatologias que fariam a festa de profissionais da área.

De médico e louco todo mundo tem um pouco, já dizia o ditado, mas neste livro, de médico ninguém tem nada, já de alienado e maluco não posso dizer o mesmo.

Virgília é uma jovem determinada e pacífica, que sai do convívio dos seus para trabalhar na capital, em um apartamento herdado pela mãe. Além do mais, quer ficar próximo a sua irmã mais nova, Marília, que enlouqueceu:

“... Em seguida escutei o grito... Um grito de quem se liberta de um sentimento sufocante. Depois, o barulho de um copo jogado com força no chão. E, do nada... juntou o fundo do copo que ficou intacto, apenas com as beiradas quebradas e pontiagudas, saltando na direção do meu pescoço. Instintivamente, esquivei-me. E senti as pontas do vidro cravarem na altura do meu braço, Com uma força redobrada pela fúria, ela pressionou para o fundo e depois para baixo, abrindo dois cortes...”

Como podem ver as pessoas não piram simplesmente, elas enlouquecem alucinadamente, devastadoramente.

“Depois disso, sua visão ficou escura. Desligou-se da realidade. E perdeu-se num buraco negro.”

Virgília precisa trabalhar e consegue emprego em uma joalheria. Passa a conviver diariamente com várias pessoas, além do medo crescente de acontecer algo num local visado por qualquer bandido. Lá se depara com Alex e a conexão é imediata, sendo difícil para ele conviver com alguém com a sensualidade tão natural:

“Os cabelos estavam escorridos, grudados. A maquiagem desfeita. O rímel preto escorrendo no rosto. A blusa molhada no corpo, deixando à mostra o contorno dos meus seios. A saia colada nas pernas, revelando o desenho das minhas coxas. A pele arrepiada, com o contato da água fria da chuva...”

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2015/08/o-medo-de-virgilia-rosa-mattos.html

Jéssica 27/07/2015

O Medo de Virgília, de Rosa Mattos, foi publicado pela editora Selo Jovem. Virgília vive ao redor de pessoas desajustadas, que são desde depressivas, psicóticas, fóbicas, entre outros. Ela é uma mulher honesta, batalhadora e tentar ajudar sua família de todas as maneiras, mesmo quando eles abusam da boa vontade da jovem.

Virgília resolve mudar sua vida saindo de Cristal, pequena cidade gaúcha, e indo morar em Porto Alegre num apartamento herdado pela mãe. Lá consegue um emprego de gerente numa joalheria de um shopping da cidade, onde será neste local que conhecerá o amor de sua vida. A protagonista acaba percebendo que trabalhar em um local de produtos sofisticados acaba sendo perigoso, por isso sempre está em alerta. Mas acaba apaixonando-se pelo entregador de joias, o Alex. Numa relação explosiva e muito rápida, os dois acabam envolvidos num amor avassalador.

A narrativa é intercalada por Virgília e por outros personagens da história, onde em cada capítulo temos um personagem diferente narrando, porém à maioria dos capítulos são narrados pela protagonista. A capa do livro é bonita, porém não gostei da fonte escolhida para o título. A diagramação está básica, as folhas são amarelas, a fonte está num tamanho adequado para leitura e encontrei alguns erros de revisão.

A escrita de Rosa Mattos é simples, mas muito bem conduzida e deixa o leitor ansioso para saber o que vai acontecer com Virgília. A autora usa de muitos detalhes nas cenas, o que pode acabar incomodando alguns leitores e confesso que no começo tive essa dificuldade, mas ao passar da leitura fui acostumando. Também ressalto que achei o romance entre Virgília e Alex muito rápido, no primeiro momento já estavam completamente apaixonados.

Com a narrativa intercalada entre vários personagens é possível conhecer as histórias de todos os personagens importantes da trama, onde gostei muito de Alex, que é um homem batalhador e que teve uma infância difícil. Rosa Mattos passou uma mensagem de que as pessoas nem sempre são boas e gentis, de que existem pessoas psicopatas e inescrupulosas ao nosso redor, mas também mostra o porquê de muitas dessas pessoas transformaram-se assim. Claro que também a autora mostra a superação, o amor, a redenção, principalmente o amadurecimento da protagonista.

O medo de Virgília está cercado de mentiras, vinganças, perigos e Virgília terá que fazer de tudo para manter sua sanidade mental. Também temos um pouco de sobrenatural, mas o mistério é o que deixa a trama ainda mais satisfatória e intrigante. Em suma, recomendo a leitura do livro para quem gosta de um drama psicológico.

Quotes:
''Não era assim que eu pensava que seria minha vida aqui. Fugi dos problemas e eles vieram atrás. Minha família é tão desestruturada. E eu tenho medo...Medo de ficar como eles.''

''Em algum lugar pelo caminho eu aprendi a superar os obstáculos e seguir em frente.''

site: http://www.leitorasempre.com/2015/07/resenha-nacional-o-medo-de-virgilia.html

Lizianesg 29/06/2015

O medo de Virgília
Virgília nasceu em uma cidade pequena do RS chamada Cristal, morou um tempo em Pelotas enquanto fazia a sua faculdade e agora mora em Porto Alegre. Ela está se apresentando para um novo emprego, em uma joalheria de um shopping de luxo, mas logo fica sabendo que a pessoa que deveria atendê-la não está, e descobre que ele sofreu um sequestro relâmpago, os assaltantes acreditavam que ele estava com as chaves da loja e do cofre, mas o que não sabiam é que ele já havia se demitido do cargo de gerente, cargo esse que Virgília se candidatou. Agora ela resolve que precisa pensar um pouco mais se vai aceitar o emprego.

Ela aceita ser gerente da joalheria e é a partir daí que vamos começar a acompanhar o dia a dia dela, conhecer seus medos, seus receios e seus segredos.

Quando ela já estava na rotina de seu novo emprego e tudo estava indo bem, seu irmão chega a casa dela com a família, para ficar um tempo, pois eles estão na pior. Seu irmão trabalhava em um banco, mas foi demitido depois de ser descoberto que ele desviava dinheiro para uma conta pessoal. Eles viviam uma vida de luxo, gastaram tudo o que tinham e agora precisaram vender a casa e o carro, pois seu irmão estava atolado em dívidas.

A irmã de Virgília está internada em uma clinica psiquiátrica, Marília sempre se sentiu inferior, sempre teve inveja de Vigília por todos a tratarem como a mais inteligente e mais bonita. Os pais de Vigília dificilmente vão visitar sua irmã, ela é a única que demonstra grande amor pela irmã, mas Marília não aceita seu amor.

Conforme Vigília segue o seu dia a dia vamos ver ela se envolver cada vez mais com Alex, a cada capítulo vamos conhecer outros personagens que fazem parte de sua vida, entre esses personagens estão dois assassinos que não se importam nem um pouco com a vida humana, vamos conhecer pessoas mesquinhas e outras que se tornam vitimas de pessoas inescrupulosas.

A história que mais me marcou foi da personagem Dora, que é vizinha da Vigília. Dora já foi uma mulher esbelta, mas agora luta para tentar perder peso, faz dietas malucas, toma remédios que a fazem perder o sono e não o apetite. Por conta de uma aposta o seu marido a fez engordar 100 kg em 6 meses. Se ele ganhasse a aposta ficaria com a camionete do seu amigo. Após ganhar a aposta o marido foi embora dizendo que não sentia mais desejo por ela estar gorda demais.

A família de Vigília é completamente desestruturada e seu maior medo é de ficar assim, seu pai gasta todo o dinheiro e eles nunca sabem como, mas Virgília sabe o segredo de seu pai, mas não conta nada para não ver o casamento de seus pais acabar. Ela tem medo da loucura, medo da solidão, medo por seu emprego ser perigoso.

A autora criou uma mistura de suspense com romance muito envolvente, a escrita da Rosa Mattos é direta e ela detalha os ambientes na medida certa nada muito exagerado, mas que consegue situar o leitor em cada ambiente. Os capítulos são curtos e narrados pelo personagem. Durante a leitura é impossível não ficar pensando em seus medos. Do que realmente temos medo? Sentir medo é normal?

Um thriller psicológico que tenho certeza que vai agradar a todos os leitores.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-medo-de-virgilia.html

Jooy 24/06/2015

De início somos apresentados a Virgília, uma mulher determinada, que ao seu redor tudo era um verdadeiro desastre, começando pela família. Quando Virgília consegue um bom emprego como gerente da Joalheria Luc Prado, ela teria que enfrentar todos os medos, após ao aceitar o cargo, teria de correr riscos.

"É óbvio que eu queria o emprego. Mas arriscar a vida por escolha própria, desconfiando de cada pessoa que fosse entrar na joalheria, tremer de medo quando abrissem uma pasta ou enfiassem as mãos nos bolsos, achando tratar-se de um assalto, seria realmente estressante."

Entra em cena Alex, que teve a infância marcada pela tragédia, viu seu pai ser assassinado, ele, sua mãe e seus irmãos vagaram por um tempo pelas ruas a procura de abrigo, e alimento.

Até que um dia uma bondosa mulher teve compaixão por eles, dando-lhes um lar confortável, onde não teriam que passar mais fome.

Alex trabalhava em uma empresa terceirizada, ele era responsável por entregar as joias. De primeira ele já faz o coração de Virgília disparar. Só que ela nem imaginava que Alex possuía um dom muito diferente.

"E foi aos treze anos que Alex descobriu que ele não era uma pessoa normal, como sua mãe, seus irmãos e os outros."

Alex tinha o poder de invadir a mente das pessoas, e assim manipulando-as a cometerem suicídio. Entretanto, ele tinha duas opções: Usar seu dom para o mal (tirando a vida das pessoas), ou usar para o bem.

A maioria dos relacionamentos dele acabavam sendo rápidos e muito superficiais, pois ele ainda não tinha encontrado a pessoa certa.

"Alex conheceu uma mulher que o fez sentir algo diferente. Ela é bonita, alta como ele, tem olhos verdes radiantes e um belo sorriso. É um pouco distraída, o que a torna ainda mais charmosa. Está ansioso para vê-la novamente. Virgília. O nome dela é Virgília."

Será que Virgília enfrentaria seus medos, e ficaria com Alex? E caso ficasse, será que ela entenderia e aceitaria o dom sobrenatural que ele tem?

O MEDO DE VIRGÍLIA, é aquele tipo de Thriller psicológico que você perde a noção das horas, e vai lendo página após página.

É a primeira vez que tenho a oportunidade de ler e conhecer melhor o trabalho da ROSA MATTOS, fiquei imensamente feliz com o acontecido, pois é uma obra de tamanha magnitude, é um livro curto, mas com uma riqueza imensa de fatos, acontecimentos, que conquista e prende qualquer leitor, uma coisa que gostei muito da obra é que a autora não fica enrolando muito no decorrer da história, o que torna tudo mais agradável.

"De repente, Tanya bateu na porta avisando que um policial queria me ver. Na hora, um arrepio nas costas me fez pressentir más notícias. Avisei para trazê-lo até minha sala. E quando o homem entrou, eu soube de imediato que algo ruim acontecera."

Finalizo essa resenha recomendando a todos o livro, que com toda certeza vou favoritar, espero que tenham curtido a indicação e irei procurar saber sobre o outro livro da Rosa; PAREDES VIVAS *--*, e em breve trarei mais notícias para vocês sobre a autora.

site: http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-medo-de-virgilia.html

Simeia Silva 16/06/2015

Esperava mais...

O livro é narrado em primeira pessoa, sendo intercalado entre um e outro personagem. O livro possui duas partes.

Virgília tem 28 anos, teve uma infância muito feliz, com uma família perfeita. Bom, pelo menos era isso que ela achava quando era pequena.

Virgília recentemente mora sozinha no apartamento que a mãe herdou da irmã dela quando a mesma faleceu. Virgília precisa arrumar logo um emprego para pagar as contas e despesas da mãe( uma folgada e antipática por sinal que é enganada pelo marido, ou que finge ser), do pai(gasta dinheiro com tudo, até com amante, menos em casa e com a mulher) e as próprias contas. E é assim que ela começa a trabalhar em uma joalheria que teve o gerente sequestrado e é no seu ambiente de trabalho que ela conhece o misterioso entregador de jóias, o Alex por quem se apaixonada perdidamente, e também uma cliente muito misteriosa, a Anne.

No decorrer da narrativa que é feita em primeira pessoa, começamos a conhecer vários outros personagens que estarão totalmente envolvidos na trama ou nem tanto assim:

O seu tio Emiliano, um louco e obsessivo por tomar cuidado com tudo e com todos a sua volta, deixando quem está próximo dele enlouquecido. Dora a vizinha de Virgília, uma obesa mórbida que sofreu muito na vida e sofre quase o livro inteiro. Jéssica uma garota apaixonada e boazinha, que no final se torna rancorosa e vingativa. Alan um garoto que foi criado debaixo de regras severas e que acabou se tornando uma coisa pavorosa. Anne uma louca e pavorosa criatura, que tem prazer em fazer o mal. Alex, alguém que sofreu muito na infância, que teve um trauma quando criança, que foi ajudado e através dessa ajuda descobriu algo nele primoroso que poderia ser usado para o bem ou para o mal. Celina, uma amiga de Virgília que foi assassinada e sumiu de cena. Bernardo que assassinou e também sumiu de cena. Marília, irmã de Virgília e que enlouqueceu por culpa da mesma. Ulisses, o inspetor de polícia, que amava café e era um excelente policial.

Um pouco da vida, gostos(alguns até duvidosos e outros macabros) e manias de cada um desses personagens é contada nas primeiras 160 páginas do livro. Nas últimas 50 páginas, é a segunda parte do livro, onde tudo é resolvido e o desfecho do livro é dado.

A história gira em torno de assassinatos que acontecem pela cidade, inclusive de um dos seguranças da Joalheria em que Virgília trabalha. O que desperta nos funcionários da Joalheria e na própria Virgília um medo constante e um pânico indesejado, deixando todos com medo de serem a próxima vítima. E para que tudo gire e dê asas a narrativa, a história toda tem o dedo de Alan e Anne o tempo todo, ou melhor, a maldade deles. E claro, tem também a participação de Alex com seu olhar que tudo vê e de Jéssica que só aparece no final, o que me deixou bem triste.

A história tem romance, investigação criminal, seriais killers, poder sobrenatural e um pouco de ação.

Os únicos personagens que me ganharam foi o Alex com seu jeito misterioso e apaixonado de ser, e a Jéssica, uma apaixonada irreverente e que soube se vingar com destreza. Queria tê-la visto mais vezes na narrativa.

O livro é um drama, que aborda vários temas como: a psicologia, dramas familiares, pessoais, medos rotineiros, confiar demais em desconhecidos, traumas e personalidade conturbada/corrompida.

LEIA RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.adorkable.com.br

Lina DC 17/05/2015

Em "O medo de Virgília" a autora Rosa Mattos decidiu abordar os medos de uma forma mais reflexiva.
O livro é dividido em duas partes e os capítulos são narrados em primeira pessoa por Virgília e em terceira pessoa pelas perspectivas dos demais personagens.

O local: A história se passa em Porto Alegre, mas existe menção de outros lugares, como por exemplo, o Rio de Janeiro. Dois cenários são os pontos centrais do livro: o apartamento de Virgília e a joalheria onde ela trabalha.

Os personagens: O livro apresenta inúmeros personagens que vão tendo seu espaço na narração.
Virgília tem 28 anos e lida com diversos medos, o maior deles é o de enlouquecer. Parece um pouco absurdo, mas ao conhecer a família da protagonista é possível compreender melhor o seu temor. Com um pai infiel, uma mãe que se faz de boba, uma irmã com sérios problemas emocionais e um irmão criminoso, manter a normalidade é complicado. Isso sem contar com os demais familiares, como tia e tio.
Os capítulos alternados contam um pouco da história de cada um desses personagens citados para fornecer um embasamento dos medos da jovem.

Alex Sampaio tem 29 anos e desde jovem convive com a brutalidade. Ele viu em primeira mão o assassinato de seu pai e o descaso das pessoas ao seu redor. Teve uma infância sofrida e carrega consigo uma grande mágoa contra as pessoas. Acontece que Alex é especial. Ele possui um dom que pode salvar ou colocar as pessoas em risco. Apesar do seu passado e de ter conseguido dar a volta por cima, ele possui um caráter duvidoso.

Enredo/ Trama/Narrativa e História: Virgília, a protagonista, é uma jovem que está a procura de um emprego e candidata-se como gerência na Joalheria Luc Prado. Lá, além de conhecer a equipe com quem irá trabalhar, conhece Alex Sampaio, um homem de 29 anos de idade que trabalha nos serviços de entrega das jóias.

Dessa forma, o caminho dos dois se cruzam e se apaixonam perdidamente. Apesar de não ser o foco principal da trama, o relacionamento entre os dois poderia ser um pouco mais desenvolvido. Sem muito contato um com o outro, eles se apaixonam em um curto período de tempo e a aceitação de Virgília sobre o dom de Alex e suas ações é praticamente imediata.

Como cada capítulo conta praticamente a história de vida de cada um dos personagens, a trama ficou um pouco superficial em alguns pontos. Talvez, eliminar algumas histórias, como da prima Celina, por exemplo, poderia dar espaço para focar-se em outros pontos.

A narrativa é concisa e direta. Não há muita enrolação nas descrições e na ambientação. A história em si é boa, mas precisa de certa lapidação.

A escrita da autora: A autora Rosa Mattos tem uma escrita envolvente e consegue criar um texto coeso e linear. Porém, a inserção de tantos personagens secundários (Celina, Emiliano, Dora, Alan, Marília, Anne, Jéssica e tantos outros) faz com que o fluxo da leitura se alterne.

Revisão/ Diagramação/ Layout e Capa: Foi realizado um bom trabalho de revisão, porém foram encontrados erros, como por exemplo, na página 166. A construção de alguns parágrafos poderia ter sido realizada de forma diferente, para dar uma maior agilidade ao texto. A diagramação é simples, porém agradável. No início de cada capítulo existe uma rosa e a capa, apesar de ter flores no fundo e uma cor chamativa, poderia ter elementos que fornecessem alguma conexão com a obra.

O livro é um drama psicológico e aborda diversos temas envolvendo a família e os medos que cada um de nós temos em nosso interior.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Ru 31/03/2015

Resenha da Book Tour - O Medo de Virgília
O livro é sobre Virgília (duh), uma garota basicamente "perfeita", que reside em Porto Alegre. Virgília passa grande parte do seu dia, se preocupando com sua família e seus problemas.
Quando comecei a leitura, admito que muitas coisas na história me faziam pensar que aquele seria mais um livro de adolescente. E olha que eu amo esse tipo de livro, mas estava mesmo esperando outro tipo de leitura.

Nos primeiros capítulos, nós conhecemos tanto Virgília, como seus irmãos, seus pais e alguns outros personagens secundários. Acontece que é preciso que você conheça todos eles para o entendimento da história.
Virgília é uma mulher com boa imagem e que está procurando um emprego que a garanta estabilidade. Ela começa então a trabalhar em uma Joalheria no Shopping perto de sua casa.

Com o título do livro, você espera que Virgília seja uma mulher totalmente prisioneira dos medos (eu pensava assim), mas não é o que acontece. Além de corajosa e determinada, Virgília consegue ser uma mulher passiva e compreensiva, e por isso a pessoa ideal para Alex, o misterioso entregador de joias.
Alex também é muito bem apresentado na história, tendo um espaço para a explicação de sua sede de vingança, que começa quando ainda era mais novo.

Sim, você leu a descrição do livro muito bem, Alex tem essa coisa de "dom", se é que podemos chamá-lo disso. Ele é uma pessoa misteriosa pelo simples fato de esconder esse dom e as ações de seu passado.
Virgília e Alex se conhecem quando a mesma garante seu emprego de gerente da Joalheria, e preciso dizer que EU não curti muito a ideia de "amor à primeira vista", que foi inserida.
Mas prossigamos.

Depois de alguns capítulos, você percebe que a história não é amorzinho de adolescente coisa nenhuma. Começam a aparecer os reais psicopatas. E melhor ainda, você lê a história DELES.

Virgília tem um medo sim, não se engane, e esse medo é de ficar louca. Porque olha meu amigo, nesse livro você vai ver como todos são loucos. Mesmo.

Pra falar a verdade eu vi MUITOS psicopatas para um ciclo muito pequeno de personagens. Quero dizer que quase todo mundo era doido, assassino, e etc. E isso me fez achar tudo muito... Anormal. Mas não um anormal bom, do fictício, mas uma forçadinha para que tudo acontecesse só na vida de Virgília e sempre perto dela.

Não quero ser incessível, mas preciso dizer o que pensei sobre o livro. Muitas histórias secundárias chocantes foram abertas no meio da trama e eu sou fã de fechamentos perfeitos. E me decepcionei.
A autora acabou criando muitos personagens, muitas situações, e no fim... Tudo foi acabado com uma certa pressa, talvez?
Eu esperava mais dos assassinos, um final decente para Anne (que vocês logo conhecerão como a psicopata número um). Foi tudo tão apressado que me senti desolada.

Mas até que ela caprichou um pouco na questão do romance. Quero dizer, mesmo em meio ao caos, Virgília e Alex puderam aproveitar um tiquinho de amor. E um pouco de loucura também, mas isso é coisa pra você ver no livro e não aqui.
Também há muito sangue e algumas cenas bem detalhadas (gostei disso).

Em relação a escrita, não tenho a reclamar, pois ela soube usar uma linguagem que se adaptasse a todos os leitores e fizesse a leitura transcorrer tranquilamente.
Os capítulos não são compridos, até porque o livro é bem pequeno, com 200 páginas. Então não dá pra mandar aquela desculpa de não ter tempo para ler, porque ele é bem pequeno mesmo.

No fim, mesmo com algumas pequenas falhas, que já mencionei, eu acabei gostando de ter lido esse livro. Ele faz você abrir os olhos para problemas que precisam ser tratados com muita importância e nós simplesmente não ligamos. E querendo ou não, ele nos ensina que mesmo vivendo nesse mundo horrível e aterrorizante que o humanos "criaram", nós não precisamos seguir seus passos e pensamentos.

site: http://www.pequenaleitora.com/2015/03/book-tour-o-medo-de-virgilia.html

Vanessa Meiser 30/03/2015

Tá aí um dos gêneros literários que mais gosto: Thriller. A explicação está na forma como este livro prendem a minha atenção pois, não consigo largá-los sem antes desvendar todos os mistérios ou me surpreender com todos os acontecimentos e reviravoltas que normalmente estas tramas possuem.
No caso de O Medo de Virgília, não temos apenas um psicótico no livro, mas sim muitas pessoas atormentadas por diversos problemas sejam eles fobias, traumas, surtos, psicoses, paranormalidade... Na verdade Virgília é a personagem mais normalzinha deste livro porque os que lhe rodeiam...nossa, estes dão até medo, rsrs.
Virgília é batalhadora, mas como qualquer mortal, tem seus receios, nada que atrapalhe sua vida, na verdade ela só quer que as coisas dêem certo para ela e se esforça para tal objetivo. É uma menina doce e valente ao mesmo tempo. Há pouco tempo sofreu um baque quando seu então namorado de 1 ano e meio lhe liga no meio da noite e lhe dá a notícia de que quer terminar o namoro desligando o telefone em seguida sem lhe dar tempo para perguntas.
Um breve panorama acerca das pessoas que convivem com Virgília: A mãe autoritária, a irmã surtada que tentou matá-la, irmão acomodado, uma prima com TOC por limpeza que superou a doença em nome de um amor fajuto, psicopatas perigosíssimos e por aí vai.
Nossa protagonista já não vinha tendo uma vida muito fácil por conta dos problemas familiares e, quando imaginava que as coisas iriam finalmente melhorar com a possibilidade de ser contratada como gerente por uma importante joalheria, ela descobre que na verdade o emprego, apesar de muito bem remunerado, era na verdade um risco para a sua vida mas, como a situação em casa está cada vez mais complicada ela se vê obrigada a aceitar o cargo.
Logo nos primeiros dias de trabalho, ela conhece Alex, um entregador da loja muito misterioso e muito lindo que a deixa totalmente de queixo caído.

"Assim que Alex saiu, fui ao banheiro. A presença dele provocou um efeito de vertigem em mim. Lavei as mãos e passei atrás da nuca para me refrescar. E quando me olhei no espelho, quase gritei de espanto. Tinha um pedaço de alface no meu dente! E eu fantasiando que Alex estivesse flertando comigo. Estava era em dúvida sobre me avisar ou não do meu dente sujo. Que vergonha." Pág 46.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa com cada personagem apresentando sua trajetória de vida, assim é possível conhecer a fundo cada um, penetrar em suas mentes e saber exatamente porque cada um age de um jeito específico.
Mas o que será que tantos personagens possuem em comum? Será que eles no decorrer da trama irão se encontrar em algum ponto? Para responder esta pergunta, só mesmo lendo o livro.
Este é o segundo livro publicado pela autora Rosa Mattos, o primeiro chama-se Paredes Vivas e também foi resenhado aqui no Blog: Paredes Vivas. Sua forma de escrita é bastante fluida e envolvente, O Medo de Virgília é um suspense inquietante que vai te tirar da sua zona de conforto e te fazer pensar. Perfeito para quem gosta de livros eletrizantes!

Telma 27/03/2015

Thriller Psicológico.... maravilhoso!
Atenção, esse livro não é recomendado para pessoas sãs. O uso desse livro é recomendado apenas para pessoas surtadas!

Queridos, surtados...

Quando li a sinopse desse livro já fiquei com o olho maior que a barriga (sim! cheia de livros na fila pra leitura e eu não viveria saudavelmente, se não tivesse esse).

A quantidade de desordens mentais que esse livro prometia apresentar, era um prato cheio pra quem estuda o tema. Né? Pois então.... Como viver saudavelmente sem alimentar-se? Acompanhou minha lógica aristotélica?

Bóra pro livro? Bóóóóóóóóóra!

Eu pensava que tinha problemas. Até conhecer Virgília. Tadinhaaaaaaaaaaaa....

Na verdade, a moça não tinha problemas mentais, exceto alguns medos típicos dessa vida louca que levamos, mas ela era um chamariz para pessoas com toda sorte de problemas mentais. Até mesmo um paranormal invade sua vida (e faz a nós duas felizes - *suspiro* - lindo!).

O que dizer de uma moça que tem uma mãe mandona (e que recusa-se a ver a realidade como ela é), uma irmã internada em uma clínica para doentes mentais, depois de ter tentado matá-la, psicopatas ao redor, um irmão sem pulso firme, uma vizinha com obesidade mórbida que deveria entrar para o M.A.D.A. (Mulheres que Amam Demais Anônimas), um tio com tantas fobias que nos faria rir muito, se não fosse trágico, uma prima com mania de limpeza... dentre outras pessoas que, só lendo pra saber? O que dizer? Me digam! *salivando*

Fora isso, ter que gerenciar uma joalheria, ocupando o cargo de alguém que havia sido feito refém num assalto, na mesma joalheria, semanas antes... é demais, né?

A leitura é incansável e olha que eu leio devagar... me canso com narrativas longas demais. Esse livro não é assim. Tive que me mandar dormir, porque eu não conseguia parar de ler... tive que, numa folguinha qualquer no trabalho, ler, ler e ler... eu queria saber mais.

A escrita de Rosa Mattos, é primorosa. Destas que dá gosto ler, sabe? Ao mesmo tempo que é escrita de fácil compreensão, a Língua Portuguesa impecável passeia em cada linha. Sou muito exigente com isso. Leio para me divertir, mas também leio para aprender. E Rosa, ensina.

Sua escrita é temperada com pitadas de ironia (dry humor), suspense e romance. Os personagens são todos tão bem construídos que parecem ter mergulhado da vida real e das páginas do Jornal Nacional e ID (Investigation Discovery), diretamente para as páginas do livro. Há perfis bem traçados de maneira geral, dando-nos espaço para conclusões.

Virgília é tão comum que poderia ser você, ou eu e, é descrita com tanta poesia que é impossível não se emocionar, não torcer por ela, não vibrar a cada conquista. Ela tem seus medos, como qualquer pessoa comum, mas não se recosta sobre eles... ela destrincha-os, enfrenta-os e resolve-os. É lindo de ver!

Há tempos eu não via uma cena de romance (dela e de um amor que surgiu no meio dessa vida louca) que me arrancassem suspiros e fizessem as borboletas dentro do estômago bater as asas freneticamente. eu também beijei Alex... junto com ela. Era em mim que ele fazia afagos... Lindo!

Eu estive no mesmo quarto em que um casal de psicopatas se uniu e vi-os fazer um sexo louco, como só os psicopatas são capazes: uma mistura de equilíbrio entre viver o prazer e não matar o parceiro, que resultou num orgasmo que exigia mais.

Se eu pudesse pedir mais a Rosa, seria que ela trabalhasse um pouco mais a relação desse casal de psicopatas que ela soube construir tão bem! Mais umas 100 páginas e eu ficaria satisfeita com a conclusão. Rosa... please... que tal um livro só com histórias desse casal de psico?

Enfim... o livro é curtinho e, essa é uma das raríssimas vezes em que eu senti falta de mais conteúdo no final. De mais história antes de desfecho. De saber o que aconteceu com o personagem "Y" (o das fitas - só quem leu entende)... que também tinha uma riqueza de construção psicológica... mente doentia a de "Y", mas... quem sou eu pra julgar?

Enfim... há romance, suspense e aventura bem alinhavada. As coisas acontecem rapidamente. E a necessidade de saber mais se torna ainda mais premente.

Agora vou procurar comprar o livro "Paredes Vivas", da mesma autora.

Parece que gostei?

(...) aos poucos foi se desprendendo de sua obsessão por organização e se apegando a Bernardo de um modo tão exagerado quanto sua mania de querer tudo no lugar. Só queria viver aquela paixão. Qualquer fato ocorrido além daquelas paredes se tornara irrelevante. Viciara-se nele. p.20

Provocar o medo alheio foi um modo que ele encontrou de mascarar suas próprias fobias. p.30

Seus olhos ficaram grudados no líquido vermelho que escorria da cabeça do homem sem vida. Enquanto a multidão fazia expressão de espanto, ela parecia fascinada. (...) Não sentiu pena. Não sentiu medo. Não sentiu nada, além de um forte arrebatamento, uma espécie de prazer. p64

Explorou a pele macia de (...), enquanto a penetrava, com um misto de paixão e desespero. Quando aumentou o ritmo, sentiu dedos lhe apertando a garganta. Fez o mesmo. Espremeu-lhe o pescoço, sufocando-a, com doçura.
Rápido. Mais rápido. Ávidas bocas. Mãos homicidas que desciam sobre o corpo como carinhosos cutelos. Unhas cravando amorosamente nas carnes. Dentes que mordiscavam, quando na verdade queriam dilacerar.
Dois bárbaros na arena. Olhares fulminantes, atentos aos movimentos da presa.
Duelaram por algum tempo, entre gemidos, suspiros e gozos. p.68

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-medo-de-virgilia.html

Dani_LJI 23/03/2015

Resenha O medo de Virgília
Oi amigos tudo bem, mês de fevereiro na reta final, e top comentarista chegando ao fim, participem comentando em todos os post para ficar entre os finalistas, mês de março já tenho uma surpresa para o top aguardem!

Em parceria com a autora Rosa Mattos recebi o segundo romance escrito por ela " O medo de Virgília", e mais uma vez li uma história bem estruturada pela autora, com muitas reviravoltas e situações sinistras que rondam os personagens.

Virgília é uma pessoa simples que em comparação a sua família problemática ela tenta se manter sã diante de tudo que ela vai vivenciar em sua vida, ela vive sozinha em seu apartamento em Porto Alegre que foi herdado pela sua mãe quando sua tia Celina morre acidentalmente após a discussão com seu namorado Bernardo que vira a vida dela para o ar.

Sua famíllia, a mãe principalmente dependia dela financeiramente chegando ao nivél totalmente da falta de noção, ela não tinha como sequer negar ajuda quando ela ligava e somente a comunicava suas decisões e situações cabulosas. Ela consegue um bom emprego em uma Joalheria Luc Prado como gerente e está muito entusiasmada para iniciar suas funções e enfim ter sua vida em ordem novamente. Sua vida sentimental também não estava nos eixos, Leo depois de um ano e meio termina com ela de maneira repentina e por telefone, ela ficou mais ainda deprimida ao saber que Leo e Clara sua amiga, quer dizer sua ex amiga, estavam juntos e foi o motivo da separação.

Ao iniciar no seu trabalho, a sua adaptação é rápida e logo se familiariza com todos os procedimentos necessários, e assim ela conhece Alex que é entregador de joias da loja e logo sentem uma atração irresistivél, Alex esconde um lado obscuro paranormal e diferente que fará parte desta trama, algo que irá envolver vários personagens que a autora Rosa Mattos teve o cuidado de descrever de forma breve como cada um era em seu íntimo e entrelaçando ao final da história.

Sua maior preocupação era com sua irmã que era mantida internada em um hospital psiquiátrico após tentar matá-la sem saber o motivo do surto, isso a deixava profundamente triste, mesmo visitando sua irmã frequentemente seu quadro não evoluia para algo bom, e o ódio que nutria por Virgília era nítido.

Imagina uma pessoa como Virgília onde sua mãe era totalmente sem noção no quesito depositar todos os problemas da vida em seus ombros, um pai ausente que esconde um segredo da família a anos, o tio Emeliano que tinha medo de tudo, uma irmã com graves problemas mentais e um irmão ladrão que vai morar com sua esposa e filhos em seu apartamento. Eu já tinha caido fora kkkk.

A trama é narrada em primeira pessoa pela Virgília, onde ela relata todo seu dilema, o livro é curto mas Rosa intercala os capítulos para descrever os personagens secundários, que envolve, roubo, mortes, traições, e que no final tudo se encaixa! A história em si é bem interessante, mesmo com tudo de ruim que acontece, tem o romance entre Virgília e Alex para equilibrar a história.

Mas parece que nada de bom ronda Virgília, ela literalmente tem o dom de se envolver com pessoas problemáticas e sinistras, achei ela muito permissiva e conformada demais, em vários momentos tive vontade de dar um sacode nessa personagem, ela não tem uma personalidade forte que impede que outras pessoas possa tratá-la com devido respeito, tornando submissa de várias situações e segredos. Mas o final é algo bom no livro que deixa menos mórbido todas as situações, todas os personagens envolvidos tem seu desfecho conclusivo bom ou ruim, o livro se passa de forma rápida, e a narrativa da autora ajuda para instigar a curiosidade.

Uma única coisa que não me agradou foi a formatação do livro feita pela Editora Selo Jovem, algumas páginas pude reparar que as fontes eram diminuidas em certos parágrafos, e alguns erros na revisão do mesmo, conversei com a autora sobre esses pontos e ela me esclareceu que todas essas falhas foram devidamente restauradas para nova edição. Acho importante que a editora tenha cuidado com as obras de todos os autores pois isso reflete muito na conquista dos leitores.

Eu ja havia lido outra obra de Rosa Mattos e a escrita dela é bem sólida e ela solta a imaginação para criar situações bem interessantes, então eu me surpreendi mais uma vez com essa publicação de forma muito positiva e espero que ela nos traga mais história do genêro.

Jose Roberto 17/03/2015

Divulgação
Sumário da obra:
O livro começa com a protagonista – Virgília, narrando a preocupação de não se atrasar no seu primeiro dia de trabalho, no tão almejado emprego em uma famosa joalheria de um shopping de luxo, assumindo o cargo de gerente da loja. Muito feliz por ter conseguido algo extraordinário e importante pra sua vida, algum tempo depois, ela aguardava pacientemente ser atendida; o tempo passava e ela sentada já se sentia frustrada com a espera, mas esperar era vital: precisava do emprego. Assim, ela continuou aguardando; nesse olha aqui olha ali, Virgília viu um colar exposto lhe trazendo recordações nada agradáveis do antigo namorado; dos diálogos e das razões de ter sido por ele abandonada.
Nessa altura, já quase desistindo, uma segunda personagem aparece: Tanya – uma velha funcionária da loja, que lhe explicou o motivo da demora: a pessoa, o ex-gerente, com quem ela iria ter contato havia sido, simplesmente, sequestrado, o que, claro, ao saber das razões, já lhe deixou temerosa – de orelha em pé, afinal, a joalheria era um convite aos assaltantes e isso a desestimulou já pensando seriamente em desistir do emprego.
Virgília foi pra casa e ao entrar, – vendo a bagunça, sentiu a necessidade de dar um jeito nas coisas – arrumar a casa; imaginando isso, lhe veio à lembrança sua prima Celina, por ser uma pessoa extremante zelosa com o apartamento no qual vivia sozinha. Remoendo os pensamentos, Virgília, não deixou de lembrar-se, além do lado cuidadoso da prima, do relacionamento dela com um rapaz por quem se apaixonou, passando a viver juntos; dos diálogos que os dois mantinham, das formas enamoradas de se tratarem, porém, com essas lembranças, também não deixou de lembrar-se de algo horripilante e fatídico ocorrido com a prima, fruto desse relacionamento.
Daí, outros personagens entram na história na figura do irmão, da esposa e filhos que, com problemas financeiros, resolveram morar no mesmo apartamento em que Virgília morava só, por conveniência e por ficar mais perto de onde sua irmã mais nova estava internada. Pega de surpresa, ela relata as explicações e todas as conversas que mantiveram justificando o fato, que, mesmo não sendo do seu desejo e relutante, ela teve de aceitar, pois afinal a propriedade era dos pais dela.
Com a novidade que teria de conviver, Virgília narra suas impressões e as dificuldades que julgava teria de se submeter; pensando dessa forma e temerosa, acabou lembrando-se do seu tio Emiliano, exatamente por ser uma pessoa que tinha medo de tudo, – até da própria sombra. Com isso, lá vai ela narrando, em um longo capítulo, as neuroses do seu tio, além do que, logo a seguir, ela passa a descrever o relacionamento com a cunhada, com os sobrinhos e como irmão. E não deixa, evidente, de relatar as dificuldades de todos morarem juntos, como amontoados, no apartamento, lhe obrigando a dormir no sofá da sala; mas isso acabou tendo uma compensação: por estar mais próxima à parede divisória com o vizinho, ela conseguia, mesmo não querendo, ouvir os sons que vinham do apartamento ao lado – apartamento onde morava Dora, pessoa conhecida que raramente via, relatando fatos intrigantes por essa pessoa vividos.
Na manhã do dia seguinte, resolvida, Virgília se dirigiu ao shopping, – foi assumir sua função no novo emprego. Ocasião que, além de descrever em pormenores as ocorrências e os diálogos com os novos personagens – seus funcionários, ela conta como caiu arrebatada pela figura do jovem Alex, – rapaz que prestava serviço à joalheria, que, quando chamado, vez e outra por lá aparecia. Virgília foi marcada pela figura e com as poucas palavras que trocou, com isso, muito interessada, ela buscou saber passando a narrar a vida dura e sofrida dele desde muito pequeno depois do assassinato do seu pai.
A partir disso, muitos outros personagens surgem trazendo à tona temas de apreender, dar sobressalto e causar temor, mas nada que apagasse o desejo de conhecer melhor Alex.
Entra capítulo e sai capitulo trazendo, além de novos personagens com assuntos dos mais diversos e expondo suas neuroses, um que descreve um assassinato. No entanto, o que mais preocupava deixando mágoas eram as lembranças que Virgília tinha do comportamento de sua irmã para com ela.
“Nem em meus piores pesadelos, poderia supor que Marília me odiasse a ponto de querer me matar. Sim. Ela tentou me matar. Não tivesse eu girado o corpo a tempo e o golpe seria fatal, acertando a minha jugular”. – página 72
A ação que a irmã teve após um surto psicótico, redundou na sua internação para passar por tratamento psicológico, pois apresentava sérios riscos à integridade das pessoas.
No entanto, apesar de tudo, no mesmo dia, ela se deu por feliz. Chovia, e ao sair, aguardando condução, um carro parou e, pra sua surpresa e encantamento, era Alex quem lhe oferecia carona. Entusiasmada, mas nem por isso, deixando de sentir os tremores tomando conta, Virgília foi em conversa com o rapaz até que chegou em casa. Sua satisfação foi tanta, que naquela noite foi até difícil pra ela dormir pensando no rapaz; pensou tanto que acabou sonhando com ele – pra ela, um lindo sonho.
Sai capítulo entra capítulo, narrando outros tantos assuntos, com diálogos e mais diálogos instigantes que roubam a atenção indo até que, inacreditavelmente, Alex lhe convida para se encontrarem no final da tarde depois do expediente.
Nesse ínterim, entre Alex deixar a loja e o expediente terminar, apareceu um policial querendo coletar informações sobre um funcionário – segurança da loja, e foi quando ela soube, horrorizada, que a pessoa havia sido encontrada morta em um matagal, assassinado de forma brutal e sem motivo aparente. Depois disso, o policial se foi deixando-a arrasada sem saber o que pensar a não ser imaginar coisas:
“...que Ivan pudesse ter sido raptado com a intenção de facilitar a entrada de assaltantes na joalheria”. – pág. 94
No final da tarde, com a loja já sendo fechada, apareceu Anne - uma cliente, querendo o anel de rubi que havia comprado, e isso foi, além da notícia terrível e inacreditável, outro balde de água fria: Alex ficou muito interessado em saber quem era Anne. Depois de muitas perguntas e desviar o assunto de forma enigmática, Alex, como desculpa por não sentir-se bem, propôs encontrarem-se em outro dia, já lhe suscitando dúvidas. Surpresa com a reação do moço, dando a impressão de que Anne lhe era conhecida, Virgília foi pra casa tendo outras lembranças:
“...lembrei dos olhares entre Anne e Ivan. Provavelmente aquele flerte nada teve a ver com a morte dele. Muito estranho também Alex ter ficado intrigado com a moça, quando a viu sair.” – pág. 95
Com esses pensamentos, Virgília já ficou aguçada e em dúvida de comentar ou não com o policial – inspetor Ulisses, porém, acabou decidindo procurar primeiro esclarecer a história toda com Alex.
No capítulo seguinte, aparece uma descrição, narrando em detalhes quem era o inspetor e sua vivência com o crime e com criminosos. Nesse meio tempo, ao chegar em casa, ela estranha a casa vazia – seu irmão havia ido, depois de novamente se arranjar na vida, e lá, só com ela mesma, lhe voltam os pensamentos; dentre os tantos, ao recordar sua conversa com Alex elucidando, em parte, quem era Anne, um ao menos era prazeroso: a reação dele ao se despedirem.
"Senti um estremecimento, com o toque dos lábios dele nos meus. Um simples beijo era suficiente para me deixar arrepiada. Como podia existir alguém tão apaixonante?” – pág. 112.
A seguir, em outro longo capítulo, aparece a narração da vida de outro personagem – Alan. Um rapaz, cujo cotidiano e traumas de infância causados pelos tratamentos dispensados a ele pelo pai, foi levado a se tornar um rapaz insano, um desequilibrado, de reações impulsivas e incontroláveis de pura loucura, que acabou conhecendo e convivendo com Anne, – aquela mesma do anel e da dúvida que Virgília teve com Alex.
Bem, mas isso, não apagou a sensação desagradável que ela teve, tempos antes, ao ir junto com Alex visitar sua irmã Marília na clínica psiquiátrica. A reação da irmã para com ela foi horrível e de uma violência inacreditável; não fosse a habilidade de Alex, Virgília sentia que seus cabelos seriam arrancados pela irmã demonstrando um ódio incompreensível.
Não bastasse as tantas decepções, tinha ela agora que conviver com as saídas dos funcionários indo à delegacia, inclusive ela, para prestar depoimentos sobre o segurança assassinado.
E assim a história segue, com outros capítulos trazendo de volta alguns personagens e aparecendo outros tantos novos, com narrativas e diálogos instigando e alimentando a curiosidade, carregados de mistério, despertando sentimentos de temor e espanto pelos comportamentos e atitudes anormais absurdamente reprováveis; sendo a maioria de causar perplexidade levando-a à beira da insanidade por ser vítima do envolvimento com pessoas psicopatas, neuróticas e de personalidade duvidosa, no entanto, apesar de tudo, a história culmina com um final surpreendente que Virgília jamais imaginaria ser possível.

A minha opinião:
Trata-se de uma obra fenomenal, escrita de forma estupenda, com narrativas admiravelmente criativas, com diálogos esplendidos; a cada capítulo, o tema central, insólito e de difícil enfoque pela delicadeza do que trata, é discorrido com sutileza que prende a atenção e entusiasma a leitura, aguçando a curiosidade do que virá no próximo. Em todas as páginas, com raras exceções, explorem situações carregadas de enigmas, mistério e suspense, tornando o livro num daqueles que, ao se iniciar, não se quer interromper sua leitura por nada. Certifiquem-se disso, lendo “O medo de Virgília”, pois é, sem dúvida alguma, uma obra magnifica.

site: vendedordeilusao.blogspot.com
Joybaby 16/04/2016minha estante
Oi uma Dearest
Meu nome é Jennifer Francis como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (Jenniferfrancis34@hotmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,

Mari 11/02/2015

[Resenha] O Medo de Virgília
Recebi esse livro na última semana de Janeiro. Por conta da leitura de alguns livros que eu já havia começado, não pude interromper para iniciar logo assim que ele chegou. Quando comecei a ler, me surpreendi. É um romance completamente diferente dos que eu estou acostumada a ler. Me apeguei com facilidade a escrita e a alguns personagens, sendo assim, consegui me transportar por algumas horas ao universo de Virgília.
A história foi brilhantemente elaborada. Cada detalhe narrado no começo do livro, se encaixou em capítulos mais a frente. A escrita da autora é muito gostosa e de fácil entendimento. As páginas são amareladas e a capa é maravilhosa! Gostei muito da ilustração que dá início a cada capítulo.
O Medo de Virgília conta a história de Virgília, uma mulher forte, determinada e com um grande coração. Morava em Cristal, cidadezinha do interior, com seus pais e seus dois irmãos, Augusto e Marília. Ela sempre foi uma pessoa muito carinhosa com sua família, principalmente com seus irmãos. Infelizmente, com o tempo, Marília adquiriu um problema e acabou sendo internada em uma clínica psiquiátrica em Porto Alegre, e foi esse um dos motivos que fez com que Virgília decidisse se mudar para a capital, para ficar mais próxima de sua irmãzinha.
Com sua competência, Virgília logo conseguiu um emprego de gerente em uma joalheria muito conhecida, a Luc Prado. Mas existiam os prós e contras de aceitar um emprego desse nível. Ao mesmo tempo em que era um gargo muito importante, ele envolvia perigo. O antigo gerente inclusive, pediu demissão por ter sofrido um sequestro relâmpago. Mas as atuais circunstâncias acabaram obrigando Virgília a aceitar o emprego. Seu irmão, Augusto, havia perdido tudo e mudou-se para a casa de Virgília, com seus filhos, esposa e até mesmo com uma gatinha de estimação.
Logo no seu primeiro dia de trabalho, Virgília conheceu Alex. Ele era o responsável de uma empresa terceirizada para entregar jóias na Luc Prado. Foi amor á primeira vista.
Alex possuía um dom paranormal fora do comum. Ele podia causar mal para as pessoas, mas também poderia fazer o bem. Cabia a ele decidir qual caminho tomar.
A maioria das pessoas em que Virgília esbarra no decorrer da história sofrem de algum tipo de problema psicológico. E acredito que o livro sirva com um grande alerta. Uma coisinha pequena, um mínimo detalhe na vida de uma pessoa pode transformar a personalidade dela para sempre, desde a infância.
Gosto de temas que envolvam psicopatia e pessoas desajustadas, porém, nunca tinha lido nada do tipo, me restringindo apenas a filmes e séries. E gostei muito!
Recomendo muito o livro. Não me decepcionei com nada. Todos os pontos polêmicos abertos na história, foram fechados e resolvidos com perfeição, deixando apenas um mistério no fim. Por isso, acredito que o livro merecia uma continuação. Estou louca para que tenha, pois me entreguei a história e logo logo acabou.

site: www.docesresenhas.com.br