As Pedras Élficas de Shannara

As Pedras Élficas de Shannara Terry Brooks

Resenhas - As Pedras Élficas de Shannara

@estantedajulia 29/04/2023

“As Pedras Élficas de Shannara” é o segundo livro da trilogia “A Espada de Shannara”. Dessa vez o autor Terry Brooks irá abordar o futuro, 50 anos após os acontecimentos do livro anterior. O que nos trás a seguinte questão: os personagens da primeira obra estão mortos ou envelheceram.

O enredo deste segundo volume tem como foco o povo élfico e toda a sua história. No início dos tempos essas criaturas, e todas as feéricas, enfrentaram e saíram vitoriosos em uma luta com um dos maiores demônios da época. Com o intuito de proteger seu futuro, resolveram unir suas magias e criar a Proibição, que se preserva através da árvore Ellcrys. Mas, de uma hora para outra, a árvore começa a morrer e a Proibição enfraquecer, colocando em risco todo o mundo com a libertação dos mais poderosos demônios.

A única forma de evitar o fim é com o renascimento da Ellcrys. Um escolhido deve levar uma semente da árvore até a fonte de magia do mundo, o Fogossangue, e planta-lá de volta nos Jardins da Vida.

Neste novo volume vamos acompanhar as aventuras do druida Allanon, o elfo Wil Ohmsford – neto de Shea, protagonista de “A Espada de Shannara”, Amberlle Elessedil, neta do Rei dos Elfos, Eventine, e a nômade Eretria. Quem será o escolhido para carregar a semente? O poderoso demônio Dagda Mor conseguirá dominar tudo e todos?

O autor Terry Brooks nos apresentou uma narrativa inovadora, muito superior ao livro anterior, com personagens cativantes, um enredo recheado de magia, aventura, ação, romantismo e é claro, muita magia.

Outro ponto positivo é que vemos ainda mais seres místicos. O livro é um prato cheio de dragões, trolls, gnomos, duendes, anões e muitas feras demoníacas. “As Pedras Élficas de Shannara” é um ótimo livro de fantasia e aventura que eu particularmente indico sem medo algum.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

RAQUEL1445 16/11/2022

A escrita é boa, tem bastante descrição dos locais, o que faz a imersão na história ser boa, mas eu reparei várias semelhanças entre esta obra e senhor dos aneis, e isso estragou um pouco a
experiencia para mim. Porem o fato de ter lido esse livro uns mese apos ter terminado o primeiro livro (a espada de Shannara) não ajudou na hora de lembrar os acontecimentos , nem os personagens que são citados nesse segundo. Quem puder leia os dois na sequencia. Foi uma experiencia agradavel, mas podetia ter sido melhor.

paulaa 17/10/2022

Ótima continuação
"As Pedras Elficas de Shannara" é um livro incrível, n tão bom quanto o primeiro, mas q tem personagens intrigantes e um enredo prft, a narração tbm foi espetacular.
As únicas coisas q me incomodaram foram a péssima representatividade feminina, com a Amberlie e a Eretria sendo grandes esteriótipos femininos, e o livro n contar oq aconteceu com grande parte dos personagens do primeiro livro.
Tirando isso, a obra é mtt boa. Ainda me surpreende a perfeição q é a narração e a originalidade dessa obra. A forma com que ela corre é de uma fluidez incrível para um livro de fantasia tão pesado.
Ansiosa pelo último!!

Jards 04/06/2022

Assistir primeiro a série, fiz bastante comparativos, gostei mais da Eretreria da série, mas o contexto do livro melhor dos nômades.

Rubens29 06/09/2021

Linda conclusão de um livro tedioso
Esse livro foi muito difícil. Eu o abandonei perto da metade (ou mais, não me lembro), precisei reunir coragem e determinação para concluí-lo. Valeu a pena? Com certeza, mas quando a escrita começou a me animar, a trama estava praticamente concluída.

Como nunca li cenas de confrontos e batalhas num mundo tão fantasioso como esse, para mim sempre estava acontecendo bagunça e entendia quase nada, apesar do primeiro livro conter cenas de batalha, não me lembro de ter sido assim, eu estava me importando somente com os protagonistas. E uma das melhores coisas que aconteceu no decorrer dessa história, e ela teria sido muito bem trabalhada se fosse introduzida mais cedo, foi a trajetória da bruxa. Que fenomenal.

No geral, teve muita subtrama desnecessária, caso suas passagens fossem mais curtas e objetivas, seria um livro um tanto frenético, e claro, um dos meus favoritos.

Nota seis e meio de dez. Teria um potencial gigantesco, mas não quero ter mais experiências com o autor.

@ruthlunang 02/03/2021

Quando a árvore Ellcrys começa a morrer, alguns demônios que estavam aprisionados por seu poder conseguem escapar do abismo e começam a planejar a destruição dos elfos, que os aprisionaram bem antes dos primeiros humanos surgirem na terra. Com isso, Amberle é a única elfa que pode salvar os povos da aniquilação total. Wil, neto de Shea Ohmsford, foi escolhido para proteger Amberle na sua jornada, pois este herdou as pedras élficas, que possuem um grande poder, de seu avô.

Esse livro foi bem melhor que o primeiro
(especialmente por ter sido mais original), porém algumas coisas poderiam ter sido melhores.

Wil, por ser o protagonista que deveria proteger Amberle, achei ele muito bananão, sem determinação e sem personalidade. Se não fosse, muitas vezes, por sorte, a coitada da elfa teria morrido logo.

Amberle no começo era bem irritante, mas com o passar da história eu comecei a entender o ponto de vista dela e, quando ela percebeu o que teria que fazer, mostrou uma força que não tinha mostrado antes, o que foi bem interessante, e se for analisado toda a crença que ela demonstrava na cultura élfica, o seu destino foi bem acertado.

Eretria era a personagem que de longe poderia ter sido a mais interessante, porque era uma mulher que estava lutando pra ter sua liberdade e pra não ser vendida pelo "pai". Mas daí o autor resolveu cagar toda a história dela fazendo com que, por toda a história, o único objetivo dela fosse ir atrás de um homem que ela desenvolveu uma obsessão sem sentido.

Os personagens mais interessantes foram o príncipe Ander e o comandante Stee Jans.

Até agora não entendi o título do livro ser As pedras élficas de Shannara, porque a história não girava em torno delas, e sim da árvore Ellcrys. Até no livro anterior elas tiveram um papel maior do que nesse, mas enfim... Choices.

Pedro.Morais 25/09/2019

Incrível
Um mundo onde os quatro reinos precisam se unir contra o temível mal que pode libertar vários demônios.
Uma narrativa que desperta o interesse e a curiosidade em saber o que vai acontecer em seguida.
A construção dos cenários e dos diálogos casaram muito bem, fazendo o leitor embarcar nessa viagem ao lado dos.nossos protagonistas destemidos.

Bianca.Sousa 14/02/2018

Por que ler "As Pedras Élficas de Shannara" ?
Primeira resenha que faço de algum livro e escolhi esse justamente por 2 motivos:
1°: o antecessor a ele foi uma decepção. Um livro cansativo e um final totalmente decepcionante aaaaa foi uma luta pra terminar.
2°: não conheço ninguém que tenha lido ou conheça o mundo de Terry Brooks e eu fiquei tão encantada que queria espalhar.
Pois muito bem. A história te prende e os personagens são bem mais cativantes (Eretria eu te venero!). Em alguns momentos é meio cansativo mas nada que uma forcinha de vontade resolva.
Se você tem vontade de ler este livro, pode ir sem medo! Eu li metade em apenas um dia porque eu simplesmente não conseguia parar. O mapa é de fácil compreensão e as batalhas são mais emocionantes. Só fico triste porque não mandaram outro poster como no primeiro kkkk
Esse com certeza é um dos meus livros favoritos.

Junior.Andrade 05/11/2017

Devo dizer o quanto me surpreendi com esse livro. Depois da decepção que foi "A espada de Shannara" minhas expectativas estavam bem baixas em relação a essa história, principalmente porque o que mais me incomodou no primeiro livro foi a escrita cansativa do autor. Porém essa história me prendeu de um jeito que não sei bem explicar. O plot é muito superior ao do primeiro livro e os personagens muito mais marcantes. É impossível não se apaixonar por Wil, Amberle e Eretria. O mundo construído é maravilhoso, e já era maravilhoso desde o primeiro livro, porém não foi tão bem explorado. Admito que algumas partes da escrita ainda eram um pouco cansativas, mas a história me fascinou tanto que praticamente não me importei com elas, e aproveitei bem a leitura.
História fantástica, personagens maravilhosos e um mundo bem explorado, não podia pedir mais desse livro que me marcou tanto.

Noronha 13/12/2015

Uma boa aventura, nada mais que isso.
Uma série de fantasia legal. Terry Brooks é um autor americano de fantasia que escreve principalmente fantasias épicas. Passaram-se 50 anos desde os acontecimentos finais das aventuras vividas em A Espada de Shannara. Portanto, a maioria dos personagens que participaram da primeira trama, agora, ou estão mortos ou já se encontram velhos, o que eu achei meio chato. O que eu gostei é que o livro fugiu um pouco daquela "inspirada, quase plagio" em O Senhor dos Anéis, que ocorreu no primeiro livro. Neste livro, Brooks faz de sua narrativa original e inovadora, com personagens nem tanto cativantes, mas inéditos. Pra quem curte suspense o livro traz um enredo repleto de magia, ação, aventura, divididas em paginas, que forçam você a querer ler para saber o que vai acontecer. As lutas eram pra ser épicas, mas ele da pouca descrição e emoção a elas. Rola até romantismo.
Neste livro vamos acompanhar as aventuras de Wil Omsford e Amberle Elessedil, a procura do Sepulcro - perdido nas lendas élficas - e o Fogossangue, a última esperança da nação élfica; vamos sofrer e nos emocionar com Ander Elessedil e Stee Jans enfrentando as ordas de demônios liderados pelo maléfico Dagda Mor, em batalhas cheias de estratégias; nos encantarmos com Cephelo e Eretria, na companhia dos Nômades - uma espécie de ciganos e ladrões -, com seus costumes e lendas místicas; ou nos aterrorizar com os assassinos demônios enviados por Dagda Mor para caçar Wil e Amberle, sendo o mais terrível deles um demônio chamado Ceifador: assassino impiedoso que age nas sombras. Outro personagem interessante é o velho Hebel e seu cão chamado Vagabundo, no Vasto Ermo, onde Wil e Amberle enfrentam um perigo mortal.
É uma história boa, as vezes maçante, mas vale muito ler.
FABI 25/01/2016minha estante
Não conhecia ainda os livros. E desde que começou a série Shannara Chronicles pela MTV, ainda está co comecinho mas, já fiquei obsecada pela estória de Wil, Amberle e Eritria desde o primeiro capítulo. Vou correndo comprar para saber o que vem agora... :)

Inaraí 07/05/2015

Simples e tradicional
Um livro de fácil leitura, agradável e muito ativo. A cada capítulo, um novo conflito: o que dá movimento a narrativa e prende a atenção do leitor. Segue o modelo básico de aventura: uma busca arriscada, magia e batalhas contra as trevas; mas nem por isso deixa a desejar. Simples e tradicional, possui personagens bem lineares, porém sua forma de descrição evoca toda a criação de um mundo muito bem desenvolvido ao longo do processo de criação. Também instiga o leitor a buscar pelo desfecho ansiosamente.
Aprovadíssimo.

Yasmin 31/03/2015

Um segundo livro com mais identidade e que fará o leitor se apaixonar pelo universo.
Gostei do universo de Shannara antes mesmo de conhecê-lo. Lembro-me de quando encontrei a longa lista de trilogias que compõe esse vasto mundo criado pelo autor Terry Brooks e também da tristeza de saber que eram pequenas as chances de um dia eu ter edições nacionais dos livros e é por isso que a leitura desta que é a primeira trilogia de Shannara se tornou tão diferente. A Saída de Emergência chegou ao Brasil trazendo a trilogia em belas capas e nesse segundo livro continuamos a conhecer esse intricado universo, que Brooks começou um tanto hesitante, mas que soltou as amarras e hoje é um dos maiores e mais interessantes mundos do gênero fantástico. Conheçam As Pedras Élficas de Shannara e entenda porque ele é tido como o verdadeiro começo de tudo.

Will estava exausto de mais uma noite ao lado das crianças febris. Quando começou sua jornada para se tornar um Curandeiro já imaginava os sacrifícios que teria de fazer e conseguir que os Armazenadores o aceitassem foi apenas o primeiro passo. Seu tio-avô Flick estava ali para uma visita apenas porque Shea ficou doente. Sabia que o tio não gostava de gnomos, mas tentava agradá-lo. Porém para surpresa de Will seu tio ficara pálido diante da chegada do cavalo negro trazendo Allanon, o famoso Allanon que levara seu avô em uma jornada cheio de perigos. Ele já ouvira a história várias vezes e não acreditou quando viu o Druida, nem um pouco mais velho. Allanon trazia notícias terríveis. A velha árvore Ellcrys estava morrendo e a barreira protetora que ela sustentara por milênios estava ruindo. Antes dessa era e antes do auge da humanidade a terra fora habitada por seres que só faziam o mal. Banidos pelos elfos que se encontravam no auge de sua magia esses seres ficaram barrados em um vazio, alimentando o ódio contra a raça que os prenderam numa não existência e com a morte da Ellcrys eles poderiam caminhar novamente no mundo. Allanon quer que Will acompanhe a última das Escolhidas na missão que trará uma nova árvore e um novo banimento dessas criaturas. Os elfos já não possuem a magia de milênios atrás e o renascimento da árvore é a única esperança. Allanon quer Will porque ele é o herdeiro das pedras élficas de Shannara, Shea as entregou antes de ele começar seus estudos como Curandeiro e agora mesmo relutante ele aceita partir na missão ao lado da jovem Amberle. Neta do rei e escolhida pela árvore, Amberle sabe mais do que todos o sacrifício que a árvore cobrará dela, mas quando ela entende a ameaça desses demônios não só para seu povo como para o mundo que opção resta se não partir na terrível jornada? Will e Amberle precisam completar sua missão rápido porque nem todo o poderoso exército élfico será capaz de segurar por muito tempo seres tão terríveis.

É a partir dessa premissa que a trama se desenrola e desde o começo percebemos o quanto a trama desse segundo livro é mais fluída do que a de seu antecessor. A história desta continuação passa capítulo a capítulo de forma tão envolvente que é possível terminar o livro em uma rápida leitura. A narrativa alterna os pontos de vista de diversos personagens chaves e enquanto acompanhamos uma ou outra frente notamos como elas encaixam perfeitamente. Brooks evolui seu universo, investe em construções suas e surpreende o leitor, explicando muito do passado de Shannara e dando cada vez mais identidade ao seu mundo. A ambientação mais uma vez é vasta e vívida levando o leitor por cenários variados que parecem a um passo de distância. Seja enquanto viajam ou nas investidas do exército. É possível sentir o movimento da trama.

De personagens dessa vez temos um número menor em foco, mas que funciona muito bem. Will é um ótimo protagonista. Gostei da forma que o autor envolveu o personagem aos poucos assim como as diferenças em sua herança e em seu modo de usar as pedras. Desde o começo sabia que Amberle seria uma personagem que me surpreenderia e quanto entendi o real sentido de ser escolhida pela árvore senti pela personagem. Outro ponto que ganhou destaque é a organização dos elfos e adorei conhecê-los mais, sua sociedade e sua visão de mundo. Saber que eles já estavam no mundo antes de tudo também enriqueceu e deu mais sentido ao universo criado pelo autor. Com cenas de batalha bem narradas, fugas ágeis e momentos de tensão fortes As Pedras Élficas de Shannara é o livro que conquista de vez o leitor para o mundo criado por Terry Brooks.

Leitura rápida, envolvente e instigante que passa sem perceber e demonstra o quanto o autor cresceu como contador de histórias e como narrador. Nesse segundo livro ele não só desenrolou mais uma trama como apresentou muito de Shannara, passado remoto, passado recente e presente expandidos por mais terra e mais recantos. Brooks (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com.br/2015/03/resenha-as-pedras-elficas-de-shannara.html
Jeff Oliveira 01/04/2015minha estante
Uol! Não tinha visto que saiu aqui! Eu senti o mesmo que você quando li sobre a trilogia e descobri que não tinha edição nacional :/ Ótima resenha!

Lélio Pendragon 24/10/2015minha estante
E nada de previsão de lançamento do terceiro livro em português.... gostei demais do segundo livro, foi bem superior ao primeiro.