Ismália

Ismália Alphonsus de Guimaraens

Resenhas - Ismália

Joao.Neto 26/06/2017

Simplesmente Sinestesico
Alphonsus de Guimarães em todo seu esplendor mostra com o torpor de Odilon o que nos não nos atrevemos a contrapor.
Em sua magnífica aquarela o pintor em marrom mostra ao Mundo o louvor que uma Loucura pode propiciar ao toque de um simples luar.

IvaldoRocha 01/03/2016

Por essas e por outras a Cosac Naify vai deixar saudades.
Um poema maravilhoso e consagrado em um projeto editorial simplesmente incrível e impensável.
As ilustrações de Odilon Moraes completam o conjunto da obra, o livro em si é uma obra de arte.
Infelizmente fica a pergunta, que editora hoje teria coragem e competência para editar um livro como este.
Se você simplesmente é apaixonado por livros, corra e não perca a oportunidade, as últimas unidades ainda podem ser encontradas na Amazon que ficou com o estoque da Cosac.

Kelly de Maria 17/11/2015

Sejamos todos Ismalia, loucos e livres.
Esse poema de Alphonsus Guimarães é simplesmente belíssimo. O conheci no ensino médio, reli na faculdade de Letras e agora, novamente o tenho em minhas mãos, porém nesta edição maravilhosa da cosac Naify com o trabalho belíssimo do Odilon Moraes. Quando li Ismalia pela primeira vez, fiquei com a sua simplicidade e, ao mesmo tempo, riqueza. Através dele, podemos refletir sobre nossas impossibilidades, limitações, desejos de liberdade, sobre o que ser louco...
A protagonista é uma mulher que chora, que não tem medo de altura, que se lança em grandes vôos, que deseja o céu e o mar ao mesmo tempo. Me identifico com Ismalia, sejamos livres e louças.

Livrogram 29/09/2014

Lindo...
Quando Ismália enlouqueceu, pôs-se na torre a sonhar... Viu uma lua no céu, viu uma lua no mar (...) Olhando para cima e para baixo, é nesse movimento que Ismália entra em devaneio e é nessa idéia que caminha o projeto gráfico proposto por Odilon Moraes como releitura desse clássico poema. A capa do livro é envolta em tecido, as lindas aquarelas presas às palavras da poesia são dispostas em uma tira sanfonada. O formato leva o leitor a olhar para cima e para baixo e entrar na confusão e no sentimento de Ismália. Esse livro foi claramente feito com um cuidado e um amor enorme, é uma jóia.

site: https://www.youtube.com/user/livrogram2014

Bárbara 26/07/2011

Esse poema é um dos meus preferidos... pra mim retrata muito bem essa inquietude que sentimos, de querer a lua do céu e a do mar, de na busca de obter tudo, enlouquecer e partir-se em dois. Enfim, divago. A edição também é muito bonita e bem-feita, deixa o poema ainda melhor de ler.

Leo 02/01/2010

A utopia do inatingível
Esse poema do Alphonsus Guimarães me transmite a sensação de liberdade ao mesmo tempo que nos leva a pensar sobre os maiores desejos da humanidade, pra mim Ismália é uma sonhadora, uma mulher que amou de mais e se acostumou a desejar o inatingível, a querer sempre o uqe está distante, ao mesmo tempo em que parece dividida entre dois caminhos, dois amores, duas condições; uma que lhe permite a liberdade de percorrer o vasto espaço que lhe fascina e outro que lhe condena a imensidão profunda e gélida da morte, um caminho lhe conduz a libertação e outro ao tormento, um amor que lhe permite uma amplidão de possibilidades e até de atos heróicos e outro que a repreende e que a retém a meras e simples vontades, Ismália é emocionante, uma obra-prima de sentimentalismo e compreenção profunda que não cabem nos versos feitos pelo seu autor,e isso que é quase clássico de garimpar do sentimento humano suas maiores utopias é fantástico, desde de Gilgamesh e Ícaro,que representavam respectivamente os sonhos humanos de vencer a morte e de voar até os dramas de sheakespeare e fatos históricos como as grandes navegações revelam sempre o mesmo desejo: o de Ismália e de qualquer ser humano em alcançar o inatingível.