A Beleza e a Dor

A Beleza e a Dor Peter Englund

Resenhas - A Beleza e A Dor

lodz 21/11/2014

A marcha da insensatez
Através de cartas,diários e outras fontes escritos por dezenove pessoas envolvidas de uma forma ou outra na primeira guerra mundial,o autor traça um painel fascinante do conflito dando ênfase as individualidades suas motivações,receios,esperanças.Inicialmente alemães franceses,russos e ingleses depois de anos de propaganda nacionalista e belicista saudaram o evento que vencido traria para alguns poder ainda maior e para outro a revanche de humilhações sofridas em um passado não muito distante.Os personagens do livro refletem de uma maneira geral o sentimento nacional,pacifistas e críticos são exceção a simples menção da palavra paz publicamente é considerado antipatriótico.Somente após anos de luta e uma carnificina medonha observamos dúvidas,questionamentos mas o medo da derrota e consequentemente a humilhação nacional fala mais alto,a luta prossegue até o amargo fim.Os milhões de mortos,a destruição colossal trouxeram alguma lição? aparentemente não já que poucas décadas após os países europeus se envolveram em outro conflito com uma destruição ainda maior.Citando um personagem do livro talvez possamos vislumbrar o cerne da questão ''o selvagem dentro de você o leva a gostar de toda essa miséria,este desperdício você sente afinal de contas é para isso que os homens foram feitos,que há um bárbaro escondido atrás de cada um de nós''

Volnei 20/02/2019

A Beleza e A Dor
Os relatos que constam nesta obra são de pessoas que realmente viveram os horrores da 1ª grande guerra . Tudo tem como base seus diários que de alguma forma foram para nas mãos de quem soube fazer um ótimo uso deste material

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Sami43 28/02/2021

Com relatos de 19 pessoas diferentes, com diferentes idades, etnias, opiniões e ideias, lutas e destinos, nos interamos do que impactou todos eles: a Primeira Guerra Mundial.
Em meio a batalhas, tecnologias, decisões difíceis, preocupações e medos, temos uma análise profunda não só dos acontecimentos, mas também de como eles impactaram a vida do povo.
Os relatos são mostrados em ordem cronológica de maneira muito organizada. No início de cada capítulo, vemos uma tabela dos acontecimentos principais do ano a que se refere. Conforme a leitura, sabemos como as pessoas reagiram às notícias de tais ocorridos. As referências ou trechos que requerem maiores informações são esclarecidos, mostrando a intensa pesquisa que foi investida aqui.
Algo muito interessante foi o fato de ser perceptível a mudança de clima conforme o tempo ia passando ou os relatos iam mudando de ponto de vista. As batalhas foram muito bem detalhadas, as mortes muito bem sentidas, as situações nojentas escritas sem restrição, os paradoxos intensos e questionadores, a beleza e a dor da guerra muito bem exploradas.
Assim, temos um livro extremamente explicativo e importante para sabermos como a Grande Guerra ocorreu. É de grande proveito para uma leitura complementar ao estudo do período.