De Caçador a Gourmet

De Caçador a Gourmet Ariovaldo Franco

Resenhas - De Caçador a Gourmet

Gabriel 05/04/2011

Resenha descartável
Olha, esta resenha é descartável, porque eu não me interessei por este livro, porque eu não gostei dele. O começo é bem interessante e fala sobre a comida tempos atrás, mas depois ele não leva a sério a capa, e torna-se chato.

Agora, para quem estuda gastronomia, ou aprecia esse tipo de leitura, deve ser um prato cheio, cheio de comida hehehe.

Ritcharla 14/06/2016

Gostei!
Ariovaldo Franco descreve com perfeição a trajetória sobre a evolução gastronômica desde os primórdios até o cenário atual.
Utiliza de informações bibliográficas de boa reputação (algo difícil de se ver ultimamente, já que boas das informações que temos pela culinária é coloquial e "informal"), e creio que o público atraído pela história e a questão dos costumes da gastronomia irá se interessar. É bem direcionado por períodos históricos e há muitas informações de vários autores, então possui uma narrativa bem acadêmica, no entanto não é de difícil entendimento.

Marina 29/08/2016

De caçador a gourmet é ideal para estudantes de gastronomia aprofundarem seus conhecimentos sobre o início da gastronomia mundial. Desde o primeiro contato do alimento ao fogo, até os momentos mais atuais da gastronomia.

Jessie 09/10/2020

O livro faz uma linha temporal de todos os aspectos alimentares da descoberta do fogo até hoje, trazendo o que realmente forma a gastronomia, a cozinha e o cozinheiro, que vai muito além de somente recriar receitas e matar a fome. A cozinha e o ato de cozinhar é simbólico, histórico e psicosociocultural, moldando nossos comportamentos, culturas e interações e participando ativamente da evolução do ser humano como civilização.

Juliani8 28/04/2023

A Evolução do Ato de Comer
Li esse livro junto com a "História da Alimentação" de Montanari e senti que apesar de ser bem menor que este último, "De Caçador a Gourmet" resume muito bem e de uma forma bem mais abrangente sobre a evolução da alimentação no mundo. Achei legal que o autor menciona diversas cozinhas diferentes das mais conhecidas (como a chinesa, a japonesa, a russa, escandinava, etc.), coisa que senti falta no livro de Montanari. Por outro lado, em alguns capítulos ocorre a perda do foco do tema central, o que faz com que a leitura se torne arrastada. No último capítulo também o autor fala das evoluções na indústria de alimentos como se não fossem benéficas. Apesar de muitas realmente não o serem, o mundo atual pede por inovações e por facilidades que só são possíveis graças a indústria de alimentos. E assim é que a história acontece, através de evolução.