A Lista de Brett

A Lista de Brett Lori Nelson Spielman

Resenhas - A Lista de Brett

-Koraline 15/06/2021

Melhor do que eu esperava
Em A Lista de Brett, logo após a morte de sua mãe, a protagonista recebe uma lista de sonhos de quando tinha 14 anos que sua mãe determina que deve ser completada em 1 ano, caso contrário não receberá sua herança. Itens da lista como "se apaixonar" ou "ter um filho" foram, para mim, os itens mais surpreendentes. Na primeira metade do livro já tinha ficado óbvio para mim por quem Brett se apaixonaria para logo em seguida engravidar, mas as coisas tomaram um rumo totalmente diferente nos últimos 30%. A forma como o item de ter um filho foi realizado abordou, de maneira um pouco rasa, assuntos importantes e dolorosos quanto à materninade, porém, o item "se apaixonar" não poderia ter sido uma decepção maior, sendo que o romance entre ela e seu par romântico foi zero desenvolvido, além do final de forma geral ter sido corrido. Apesar de tudo, não foi a comédia romântica clichê que esperava, e fui positivamente superpreendida por alguns assuntos trabalhados pela autora.

Núbia Cortinhas 09/11/2023

Zona de Conforto x Satisfação
Eu devorei esta leitura. A Lista de Brett é uma estória envolvente, emocionante e reflexiva.

Breet aos 34 anos tinha a vida aparentemente perfeita, mas, tudo muda após a morte de sua mãe e a revelação do testamento. Breet, para herdar a herança terá que cumprir algumas metas escritas por ela mesma quando era uma adolescente.

Gente, que livro! Eu não dei nada pela sinopse, enrolei anos para ler e fui conquistada pela escrita da autora logo nas primeiras linhas. Quanta emoção!

O luto foi muito bem retratado, assim como o processo de amadurecimento da personagem. Inicialmente o desabrochar foi de uma maneira tímida, até Brett se tornar totalmente corajosa e segura, sabendo exatamente o que queria da vida.

Para sairmos da nossa zona de conforto tem que haver o confronto, passar pela zona do medo, para então alcançarmos a recompensa. E é bem isso que a autora retratou calorosamente nesta obra, super indico.
Rogéria Martins 09/11/2023minha estante
Que resenha incrível, amiga! ???
Já quero ler também!

Núbia Cortinhas 09/11/2023minha estante
Obrigada, Rô! Essa leitura é ótima para passar o tempo.

Mariana 09/11/2023minha estante
Opaa. É tão bom essas surpresas, amei a resenha ?

Obrigada, Mariana!, ?

Rogéria Martins 09/11/2023minha estante
Que maravilha! Já coloquei na minha lista ??

Fabio 09/11/2023minha estante
Lindíssima resenha, Núbia, querida!
Parabéns!?

Carmine.Antes 09/11/2023minha estante
Eu amei esse livro!

Obrigada, Fábio. ??

Núbia Cortinhas 09/11/2023minha estante
Mine, ele é incrível! Chorei litros no início do livro. ?? ?

Débora 10/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Núbia! E esse livro é tudo de bom mesmo! Também amei essa leitura!??

Nick 02/10/2021

Que livro perfeito!!!
Gente... Que leitura!!
Eu AMEI esse livro, sério!!!

A história é muito fofinha e super divertida!
Não é um romance "clichê" onde todos já sabemos com quem a personagem principal vai ficar no final. Sempre que pensamos ''Hmm.. Gostei desse..", em algumas páginas seguintes aparece outro e você fica "MDS! QUE LINDO!!"

Os personagens são todos bons, nos sentimos muito envolvidos na história!

Valeu muito a pena ler! ??
CPF1964 03/10/2021minha estante
???

Nick 04/10/2021minha estante
??

Cella 29/10/2021minha estante
Oii tudo bem? Qual classificação indicativa dele?

Nick 17/11/2021minha estante
oii (desculpa só vi agr kkk) eu acho que poderia ser de 14+

Ana Karina 26/05/2022

A lista de Brett
Esse livro foi muito bom, mostra bem o crescimento da personagem, gostei bastante. Eu achei o final um pouco corrido, por isso tiro meia estrela, achei que o final da Brett com o personagem masculino ficou um pouco mal explicado e senti falta de ter tido algumas cartas da mãe sobre as metas cumpridas, achei que ficaram um pouco de lado, eu sei que a Brett chegou num momento que não se importava mais com a lista, mas deveria ter tido uma resolução, fora isso, o livro foi muito bonito, a cena dela com a Sanquita, me emocionou demais. Recomendo!
Jade Ricieri 26/05/2022minha estante
Senti falta de todas essas coisas tbm amiga, a carta que eu tava mais esperando não apareceu affs não explicou nem se ela conseguiu a herança depois de tudo, senti falta disso tbm, mas tirando essas pequenas coisas, foi muito bom.

Lina DC 10/08/2014

Como começar a falar de um livro que desde a primeira página foi capaz de despertar tantas emoções?
"A Lista de Brett" começa com a protagonista sofrendo a ausência da mãe recém-falecida. Elizabeth Bohlinger era uma mãe excepcional e ter perdido a batalha contra o câncer de ovário deixou sua filha de 34 anos, Brett, devastada. Brett foi o porto seguro de sua mãe. Acompanhou todo o tratamento, esteve presente em toda a etapa.
É nesse instante, logo no início do livro, que observamos o quanto a relação das duas é especial.
Elizabeth era uma mulher divorciada, profissionalmente bem sucedida (era presidente da Cosméticos Bohlinger, uma empresa milionária). Então, era de se esperar que durante a abertura do testamento, os bens fossem divididos igualmente entre os três irmãos (Brett; seu irmão Jay, 36 anos, casado com Shelly e pai de Trevor de 3 anos e Emma de 3 meses e seu outro irmão Joad arquiteto e casado com Catherine). E como nenhum dos dois irmãos nunca apresentaram interesse na empresa, a presidência seria de Brett, certo? Não.... Errado.
Brett fica sem herança! Isso mesmo!
Através do advogado, o Dr. Brad Midar, ela descobre que sua mãe tem outros planos para ela. Quando ela tinha 14 anos, Brett escreveu uma "Lista de Sonhos" e depois de um tempo acabou jogando fora. Sua mãe encontrou a lista e com o passar dos anos, foi riscando os itens realizados, mas percebeu que 10 itens, itens realmente importantes, nunca foram concluídos. E é essa a missão de Brett: ela tem 12 meses para realizar os 10 itens e receber a sua herança. O que começa como uma obrigação, acaba se tornando a experiência mais gratificante de toda a sua vida.
Alguns detalhes valem muito a pena serem mencionados: o primeiro de todos, são as cartinhas que ela recebe da mãe a cada tarefa concluída. São tão pessoais e tão certeiras que o leitor tem a impressão de que Elizabeth está na sala, conversando com a filha diretamente.

"- Não quero essas metas, mãe; eu mudei.
O sr. Midar lê
É claro que você mudou.
Arranco a carta da mão dele.
- Ela disse isso mesmo?
Ele aponta para a linha no papel.
- Bem aqui.
Sinto um arrepio nos braços.
- Que estranho. Continue". (p. 33)

Em seguida, o que falar dos personagens que vão surgindo na vida de Brett, a começar pelo próprio Brad? Foram tantos personagens carismáticos, fortes e determinados, cada um trazendo uma lição própria e adicionando tanto ao crescimento pessoal da protagonista. Como não entregar o coração para a jovem Sanquita Bell. Que história triste essa jovem de 18 anos possui.

"Que outras torturas essa garota terá que suportar? E onde está a mãe dela, droga?! Ela já sentiu alguma vez na vida o abraço afetuoso da mãe? Eu não quero nada além de pegá-la em meus braços para fazer com que ela se sinta aquecida, segura e amada. Então eu faço isso". (p. 294)

São tantas lições de vida que o livro apresenta ao leitor que não é possível analisá-las individualmente em uma resenha.
"A Lista de Brett" se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano de 2014, pois contêm tudo que uma obra extraordinária necessita: uma história bem desenvolvida, personagens carismáticos e humanos (todos nós cometemos erros!), lições e é claro, coração. Um livro que fala sobre não nos conformarmos, não apenas na área profissional, mas também na pessoal. Ame muito e viva intensamente! Não deixe que ninguém te desvalorize e sempre pratique o bem.
A escrita da autora salta das folhas e vai parar direto no coração dos leitores.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/
Eduardo.Paiva 14/11/2016minha estante
Quais são os personagens da obra ? se puder me responder agradecido

Juliana 30/05/2020minha estante
Descrição perfeita!!!

Lina DC 03/06/2020minha estante
Obrigada, Juliana!

Paula Malisia 31/07/2021

Um livro que inicialmente foi um pouco devagar, a narrativa foi um pouco lenta e me questionei se deveria dar a chance ao livro. Felizmente continuei a ler e me surpreendi pelo livro ter tido um grande desenvolvimento do início até o fim.
Gostei muito do livro, bem leve, com um romance muito delicado, mas que não foca a trama. Foi um passatempo incrível e além disso teve muitos ensinamentos.

Simony. 16/07/2022

O livro trás o amadurecimento d personagem, q tem a chance de tentar se reconectar com quem era e com seus sonhos. Mostra q o medo nos paralisa, mas tb pode nos motivar a seguir em frente. Fala d importância d ajudar o próximo. Gostei bastante.

Carol 11/01/2021

Leitura espetacular!
Começando o ano bem com uma leitura incrível, leve e deliciosa. O livro, de início, me fez ter uma ideia completamente diferente do que ele foi (e isso foi sensacional!). Imaginei uma história completamente diferente e me deliciei em cada página vendo que eu não poderia estar mais errada. A lista foi uma sacada genial e o fato dos desejos não serem realizados a risca foi melhor ainda. Esperei que os acontecimentos fossem rolando ao longo do livro, até que no final da história a Brett teria terminado todos os tópicos e receberia a herança dela. Só que não foi nada disso, a história segue um rumo completamente diferente e traz INÚMEROS aprendizados. O livro fala sobre amor, amizade, relações pessoais e familiares de uma forma linda! Os personagens são incríveis e cada um traz um acréscimo essencial para a história. Aprendi muito com esse livro e tenho certeza que a minha visão sobre a vida mudou completamente.

Camila 05/12/2020

Fofo! Mas bem clichê pra falar a verdade. Não consegui me apegar aos personagens. A escrita da autora é muito resumida, sem dar muitos detalhes. Talvez por isso não gostei como esperava. Mas de um todo, é uma boa história.

pam 25/12/2021

Favoritadíssimo
Na minha inocência eu esperava um livro de romance, e apesar da premissa, não vai achando que o livro gira em torno disso, pois não é. O romance em si é uma parte secundária, talvez terciária, até hahahahah o que lá pro final veio a me incomodar um pouco. Eu me gabo de ter feito várias suposições acertadas e fiquei feliz com as coincidências na vida da Brett, mas também fiquei chateada por a autora não ter explorado mais da vida romântica da protagonista, trazendo os encontros esperados bem antes do epílogo. Mas enfim, não comprometeu o favoritismo do livro, porque como eu disse, isso so me incomodou la pro final do livro, sinal que durante toda a leitura eu não me importei com isso, afinal a trajetória da Brett foi muito além da busca por um amor.

Confesso que a Brett não foi uma personagem que amei logo de cara. Muito indecisa, instável e insegura, mas a medida que você vai a conhecendo, é fácil se simpatizar e ate se identificar com ela. Eu amei a trajetória dela e terminei a leitura com o coração bem quente e me sentindo uma grande amiga da Brett e uma aliada da Elizabeth, a personagem mais genial de toda essa estória ?

heheh talvez tenha me empolgado na resenha

Ana 29/03/2021

Evolução pessoal do Personagem é sempre bom.
Eu amei a premissa desse livro.
SÉRIO.
Eu sou apaixonada por livros que mostram evolução pessoal, outras perspectivas, novos começos.
A questão é:
Acho que falta algo.
Pessoalmente não me senti conectada a Brett em momento nenhum.
Afinal não temos mesmo nenhum gosto convergente. Mas mesmo assim..
No final minha Personagem favorita foi a mãe de Brett ,Elizabeth.
Que notou a vida da filha completamente desalinhada e quis tira-la da zona de conforto.
O que pra Personagem não faria mal nenhum, afinal ela era metida e mimada.

Eu shippei TOTALMENTE ERRADO e fiquei decepciona por alguns Personagens simplesmente aparecerem quando convinha e depois desaparecem de vem.

Tinha tudo pra ser INCRÍVEL, mas faltou um pouco.
Mas é um livro bom.

É isso...

Mell.Angelis 23/12/2020

Profundo. Apaixonante.

O livro sem dúvidas é envolvente e tem um quê de leveza com seriedade que faz o leitor zigue-zaguear entre o riso e a dor. Eu me identifico muito com as inseguranças, medos e formas de lidar com as coisas de Brett.

Gosto que no livro conta a história a partir da visão de uma mulher e as pessoas mais importantes e fortes são também mulheres. A complexidade das paixões é outras questões sociais que envolvem a história de Brett são simplesmente apaixonantes.

Os romances de Brett são envolventes e a cada momento que passa, eu sinto que quero me tornar alguém como ela. Uma pessoa corajosa impulsionada pela mãe que é como uma luz no caminho dela.

Os romances do livro são envolventes e eu tento adivinhar o que irá acontecer mas pra mim isso é difícil. Amo.

Acabei. Amei.

Ana Ramos 29/04/2021

Aquele romance com bastante drama, aonde você sempre shippa o casal errado rs mas é bem gostoso a leitura e bem fluida, confesso que esperei tanto o mocinho aparecer, que qndo apareceu achei que foi rápido demais. Apesar de suas aparições, achei que podia ter um pouco mais. Mas a leitura é muito gostosa e muita coisa da errada, pra começar a dar certo rs