Esmeralda

Esmeralda Cida Santos

Resenhas - Esmeralda

Lê Vieira 19/02/2015

Para mim é muito difícil resenhar poesias, pois acredito que cada uma toca de forma diferente cada pessoa, depende muito do momento vivido e da forma como se compreende cada palavra, mas tentarei farei o possível para passar um pouco do que este livro me transmitiu.

Em um acampamento cigano, ao redor da fogueira, Esmeralda encanta a todos com suas lindas poesias em forma de música. Não tenho o costume de ler poesias, na realidade nem lembro qual foi a última que li antes de começar a leitura deste livro, então estou longe de ser uma entendedora do assunto, mas posso dizer que gostei do que encontrei na obra.

Apesar de ter a poesia como foco central, o livro acaba tendo uma estrutura um pouco diferente e que foi importante para despertar minha admiração. A autora conseguiu mesclar perfeitamente trechos em prosa com as poesias bem desenvolvidas e que se encaixam à ideia principal. Gostei desse diferencial, pois assim nada parecia solto ou sem conexão.

A narrativa em si é simples, não ousa provocar o leitor, mas serve como uma boa distração. Eu particularmente prefiro os livros que me atiçam mais, porém acho que possa valer a pena para quem não esteja almejando algo mirabolante.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/11/resenha-esmeralda-cida-dos-santos.html

Fernanda 21/01/2015

Resenha: Esmeralda
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-esmeralda-cida-santos-editora.html

Fernanda 18/01/2015

Olá, queridos leitores!

Depois de muito tempo - pois já deveria ter publicado esta resenha há tempos — trago para vocês o livro Esmeralda da escritora Cida. É a primeira publicação da Editora Arwen, portanto o carro chefe da publicadora. O formato é de poemas, muito legal de ser lido e ainda aborda diversas situações da vida das personagens.

O enredo é ambientado em um acampamento cigano. Por meio dos poemas conhecemos Esmeralda, o Imperador e a Rosa e suas vidas são descritas em forma de poemas musicais. Para quem não está acostumado com o gênero, assim como eu, aviso que é de fácil entendimento e os sentimentos são expostos para quem quiser senti-los. É um romance como qualquer outro, porém na linha poética. Lembrando que para os ciganos tudo é musica e sentimento.

Nos poemas musicais, Esmeralda, encontra meios de fugir da solidão, apaziguar a saudade, além de sentir o amor e a ternura. As histórias contadas pelos ciganos acontecem enquanto estão reunidos em volta da fogueira, onde cantam e dançam suas cantigas e poemas. Esmeralda é o centro de tudo e sempre rodeada de crianças, dançando e divertindo-se com elas.

O livro é de uma leitura rápida e gostosa, apesar de não ter o costume de ler poemas, gostei bastante da experiência. Esmeralda, desperta sentimentos que não esperamos, portanto recomento que leiam.

A edição é perfeita! Quando recebi o livro fiquei apaixonada por ter uma obra tão linda em mãos. A edição veio em um Box maravilhoso e alguns mimos fofos, além da edição de outro livro da autora – Caldeirão das bruxas.

Aproveitem e conheçam mais da Arwen, que a cada dia ganha mais espaço no mercado editorial. E, não sei se já sabem, mas a Literata agora é selo da Arwen e está com ótimos lançamentos vindos por aí. Para saberem mais, acesse o site: http://www.editoraarwen.com.br/

site: www.amorliterario.com

Letícia 06/01/2015

Resenha no era uma vez... Livros e cia
Olá pessoal, hoje venho trazer a vocês meus pareces sobre um livro incrível chamado Esmeralda. Para quem não conhece, ele foi o carro chefe da Editora Arwen que inaugurou a todo vapor! Esmeralda é de autoria de Cida dos Santos, uma simpática paulista de 71 anos. Cida começou a escrever logo cedo e tornou-se poetisa, suas obras de maiores destaque são Caldeirão de Bruxa e agora Esmeralda. Acredito que a Editora Arwen soube escolher bem este livro para entrar em seu catálogo.
Eu o li muito rápido, cerca de 3 dias e isso porque estava sem tempo, como sempre! A história é sensacional, pois apesar de ser um livro de poesia, ele não é somente "de poesia". Na verdade ressalto que a estrutura do livro muito me surpreendeu e tornou a leitura mais fluída. Ele é uma mescla de narrativa e poesia, contando a história da cigana Esmeralda em sua comunidade.
O enredo é emocionante, principalmente quando todos se reúnem ao redor da fogueira para ouvir as histórias de Esmeralda, que, a cada novo narrar, deposita moedas de ouro em um caldeirão sob a fogueira. Temos a presença de personagens coadjuvantes bastante interessante como o Imperador e a "Rosa" que no decorrer da estória se tornam imprescindíveis para o ápice do livro.
Gostei da linguagem utilizada por Cida em suas poesias, não são rebuscadas e de difícil compreensão. Pelo contrário, são simples e de uma beleza indescritível. Confesso que não sou amante do gênero poesia, mas este livro mudou minha visão a respeito. Para quem só gostava de clássicos, digo que apreciei muito e que na minha opinião, Cida se firmou entre as poetisas contemporâneas com toda certeza. Este livro trás magia, trás misticismo, trás belezas e lições de vida. Por isso, com toda certeza deve ser lido! A beleza da cigana Esmeralda nos cativa, a sincronia de suas histórias nos hipnotizam e nós conseguimos adentrar a obra de maneira muito profunda. Gosto disso. Também gostei muito da menção ao fantástico que ocorre em alguns pontos do livro, fazendo-nos duvidar se realmente aconteceu ou não, se lemos aquilo mesmo ou foi fruto de nossa imaginação que já transpassou as páginas.
As únicas observações que tenho a fazer são as seguintes: houve algumas partes bastante confusas, como quando Esmeralda está a conversar com o Imperador na mata, também houve uns ínfimos problemas gramaticais durante a narrativa, mas nada que prejudique a leitura e também o final, achei-o um tanto quanto corrido, mas no mais, essa obra está muito boa.
Gostei. Instigou-me e tenho certeza de que a Editora Arwen ainda vai trazer obras fantásticas para todos nós, pois a primeira já foi incrível... Então, fiquem de olho nessa editora, pessoal!
Para quem se interessou, pode adquirir no site da editora (só clicar ali no link dos nossos parceiros) e compre o box exclusivo com muitos brindes lindos! (vem com uma caixa preta perfeita, um exemplar de esmeralda, um exemplar de caldeirão de bruxa, marcadores e não perturbe!)
E até a próxima!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

Camilla 15/12/2014

Resenha no blog Segredos e Sussurros entre Livros

Esmeralda é um lançamento da editora Arwen e, será também a primeira resenha do gênero no blog. Trata-se de um romance todo moldado em poemas, abordando diversas situações dos personagens e da vida em geral.

Ambientado em um acampamento cigano, a história de Esmeralda, do Imperador e da Rosa é contada por meio de poemas musicais, cheios de sentimentos e devaneios a respeito da vida. Para quem não se sente atraído pelo gênero, aviso que o livro é mais do que poemas jogados ao vento, neste caso, ao papel. Há um história, narrada como qualquer outro romance ao qual estamos acostumados, porém esta nos é apresentada por diversas linhas poéticas, pelas quais os personagens interagem entre si. Para os ciganos ali, tudo é música e, toda música é sentimento.

Por meio das palavras, Esmeralda, personagem principal do enredo, encontra caminhos e soluções para muitas questões da vida, dentre elas a saudade, a ternura de mãe e o amor. O grupo se reúne em volta da fogueira, contando histórias em forma de música e, onde Esmeralda costuma ser o centro, depositando moedas no caldeirão e dançando com as crianças. Existe todo um misticismo, mas o que mais me encantou foram as meções a Deus, não àqueles que só conhecemos por lendas, mas a Este, de que tanto ouvimos falar desde sempre em nossa cultura ocidental.

Confesso que me surpreendi com a leitura, que se mostrou rápida e gostosa. Não costumo ler muitas coisas do gênero, mas embora aprecie algumas obras clássicas, tenho poquíssima paciência para esse tipo de leitura. Entretanto, Esmeralda consegue despertar a curiosidade por um desfecho da história e, ainda, sair do lugar comum a que estamos acostumados. Afinal, algumas emoções soam incríveis quando descritas em pequenas estrofes.

Quanto à edição, posso dizer que está perfeita. A capa está muito bem feita e a diagramação interna não deixa a desejar, com leves e lindas ilustrações em cada página. Recebi como cortesia da editora, um lindo box contendo um exemplar do livro e uma outra edição da autora, mais antiga, e igualmente linda. Além disso, recebi alguns marcadores e esse lindo NÃO PERTURBE ESTOU LENDO. Aqueles que comentarem a resenha devem deixar nome e endereço de e-mail para concorrerem a um pequeno kit de marcadores e 1 Não Perturbe. Os comentários para participação do sorteio serão válidos até o fim de novembro.

Você pode adquirir o box contendo as 2 edições na loja da editora Arwen!

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2014/10/resenha-esmeralda-de-cida-dos-santos.html

Simeia Silva 09/12/2014

Diferente e original...
Hoje a resenha será dupla, porque recebi o box de Esmeralda, e nesse box contém o livro Caldeirão de Bruxa que é poesias e o livro Esmeraldas que é uma releitura do Caldeirão, e foi lançado em forma de prosa com poesia.

A resenha será breve, e por ser um livro de poesias e prosa, ele tem que ser lido e sentido para ser interpretado. Porém, espero conseguir passar um pouco sobre os dois livros para vocês.

O primeiro livro que é o Caldeirão de Bruxa, contém 107 poemas lindos, simples e singelos. Li em uma sentada só e amei cada linha lida, cada sentimento gritado pela autora em cada poema recitado.

Solidão

"Oh! Alma que me espera,
Onde posso te encontrar:
No meu viver do rolar da onda,
Simplesmente no adormecer,
No acordar,
Ou no nascer ou morrer?

E o veneno maldito,
Que alguém me fez beber,
Já joguei pelos poros,
Deixei que em lágrimas saísse.

E hoje,
Quando já não ti encontro ao meu lado,
Sem mágoas e rancores,
Não ti espero,
Porque em completa solidão,
Aprendi a caminhas sem você.

A cada verso e poema lido, você quase se sente conversando com a autora, ela parece te contar em cada poesia declamada, em cada prosa escrita, um sentimento cravado na própria alma, e isso me deixou muito feliz. Adoro quando leio um livro de poesia e consigo sentir o que o autor queria que o leitor sentisse em cada versinho lido.

Sou suspeita em falar, porque desde bem pequenina amo ler poesias e contos nas horas vagas, é bom para distrair e tirar o peso de histórias mais densas lidas.

O meu maior professor de poesias, foi Manuel Bandeira, e fico muito feliz e orgulhosa por isso

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 15/10/2014

Esmeralda, um livro de romance e poesia
Esmeralda é um livro com uma proposta diferente, ao misturar prosa e poesia. A história em si é relativamente simples, se passa em um acampamento de ciganos, onde tem rodas de música ao anoitecer. Um cigano de voz forte, chamado de imperador, toca sua viola e convida Esmeralda para contar suas histórias para o grupo. Esmeralda é uma bela cigana, que aceita o convite e vem dançar e declamar alguns versos para os ouvintes.

"Mulher! Agora nos conte:
Fale sobre seus mistérios,
Nos revele essa questão:
Porque deposita tanto ouro
Dentro deste caldeirão?"
(página 40)

Em seus poemas, Esmeralda fala sobre as belezas do mundo, sobre a liberdade, sobre o amor, e principalmente sobre a vida. O imperador também a acompanha e faz algumas declamações.

"Quando suas palavras são sinceras e possuem amor, minha bela, elas não somem pelo mundo. Os ventos as levam para os ouvidos daqueles que sabem ouvir e penetram direto em vossos corações." (página 52)

Além da forma diferente de contar a história, o que me chamou a atenção inicialmente foi a capa do livro. E ela é ainda mais bonita pessoalmente. Se eu tivesse escrito um livro, independente de sobre o que fosse ele, queria que a capa fosse essa!
A diagramação é ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho. As folhas são amareladas e tem uma textura grossinha.
Em cada passagem de capítulo, na parte de cima da página, tem uma ilustração de flor e um caldeirão; na parte de baixo de todas as páginas tem florzinhas, são detalhes que encantam os olhos e nos ajudam a nos imaginarmos ao lado da bela Esmeralda, do imperador no ambiente em que eles estão. Um belíssimo trabalho da Editora Arwen!

O livro é pequeno, tem só 134 páginas, e pode ser lido rapidamente. Eu, que leio poucos livros de poesia e sou apaixonada por histórias, adoraria que tivesse mais páginas, para que a parte da prosa ocupasse um espaço maior.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/10/resenha-livro-esmeralda-cida-dos-santos.html