Cinco Pontos

Cinco Pontos John Piper

Resenhas - Cinco Pontos

Pablo 19/08/2018

Ah se eu soubesse!
Nem me lembro em qual ano ganhei este livro, mas recordo muito bem da ocasião. John Piper iria ministrar no Mackenzie/SP, eu e um amigo corremos para lá e logo na entrada recebemos este presente da Editora Fiel. O evento foi fantástico! Ver de perto Piper ministrar foi incrível, sua devoção e piedade ao ensinar ainda me deixa perplexo.

Por falar em devoção e piedade, é fácil encontrar em seus escritos. Este livro é simples, pequeno, mas de uma profundidade anormal. Eu demorei tanto para ler ele, procurei conhecer os cinco pontos do calvinismo de várias formas e mal sabia que tinha uma das melhores explicações em casa, guardado na estante junto com outros livros.

Se você conhece alguém que ainda não entendeu os cinco pontos e busca compreender de diversas maneiras e em vários lugares, compre este livro e dê de presente. Esta é sem dúvida umas das melhores formas de conhecer o calvinismo diretamente do que realmente ele é. Amor, compaixão, simplicidade e piedade. Após estas características e conhecimento, vale a penas se aprofundar nas grandes teses e livros enormes, porque pelo menos junto ao Piper, terá de fato uma experiência mais profunda da graça de Deus.

KauA.Scanferla 17/07/2018

Cinco pontos
No início ele começa falando da Reforma e no que ela implicou para a nossa vida. Lembrando que só depois dos arminianos é que, foi feito os 5 pontos calvinistas para combate-los.
Total depravit - depravação total
Unconditional election - eleição ilimitada
Limited atonement - expiação limitada
Irresistible grace - graça irresistível
Perseverance of the saints - perseverança dos santos.

Koynonia 19/04/2018

Graça salvadora
Este é um livro pra ser lido diante de Deus, com a consciência de nossa inteira incapacidade de nos fazer merecedores da nossa salvação. De forma devocional, Piper introduz as antigas doutrinas da graça com simplicidade, mas constrangendo o corações dos que são chamados por Deus, pois percebem que Ele mesmo os faz querer, tanto quanto efetua sua obra em neles.

Yuri.Schein 23/02/2018

Com uma exposição simples o livro é um manual básico para aqueles que querem entender sobre os 5 pontos principais da doutrina soteriológica "calvinista". Foi um dos livros que me motivou à abraçar a doutrina monergista.

Eduardo.Hipolito 16/02/2018

Leitura fundamental para todo Cristão
A forma que John Piper expões os 5 pontos é realmente incrível. Para um iniciante será uma forma muito boa de entender o Calvinismo.
Em minha opinião, a melhor parte do livro são os últimos capítulos, onde ele deixa um testemunho pessoal sobre os 5 pontos

Ayrton Renan 31/12/2017

Grande Obra!
Livro excepcional, Piper sempre bem esclarecedor em suas obras. O livro é ótimo e detalha cada ponto da Tulip, também tem a visão do autor sobre as doutrinas da graça e conta com breves citações de alguns importantes teólogos sobre suas descobertas na reforma.Livro mais que recomendado para entender as doutrinas da graça salvadora de Deus.

Larissa 02/11/2017

Vale muito a pena
É o tipo de investimento que compensa. O livro é curto, porém o conteúdo é de extremo valor a todo cristão que deseja ter um conhecimento um pouco mais sólido sobre a obra salvadora de Deus. E não apenas isso, as doutrinas nesse livro explanadas, são de grande valor para a vida cristã em geral.

Mário 19/10/2017

Um livro de conteúdo reformado e preciso na compreensão das Doutrinas da Graça.
A obra "Cinco Pontos" foi escrita por John Piper e publicada no Brasil pela Editora Fiel.
É tratado aqui, um assunto de muita importância para a compreensão das Doutrinas da Graça, que são explicadas através dos Cinco Pontos do Calvinismo.
Temos, portanto, uma das principais referências para aqueles que estão iniciando nos estudos sobre a Graça de Deus. Ao ler esta obra, pude fundamentar meus conceitos sobre o Calvinismo.
John Piper logo no início, explica: "Não começo como um calvinista, nem defendo um sistema. Começo como um cristão que crê na Bíblia e deseja colocá-la acima de todos os sitemas de pensamento."
Os Cinco Pontos, resumidamente, são:
▶Depravação Total;
▶Eleição Incondicional;
▶Expiação limitada;
▶Graça Irresistível;
▶Perseverança dos Santos.
🌷(Ou TULIP, como conhecemos abreviadamente nos termos da língua original).
Crer nos cinco pontos não significa crer nas doutrinas dos reformadores, puritanos e grandes influenciadores da igreja protestante. Significa crer nas doutrinas bíblicas, que sempre foram o foco dos pais da Igreja.
📏O livro é pequeno, contendo pouco mais que 110 páginas. Piper usa uma linguagem direta e acessível, possibilitando uma leitura empolgante.

site: Quer mais resenhas como esta? Visite meu perfil no instagram @indicador_cristao ou acesse www.instagram.com/indicador_cristao. Te espero lá, livreiro. ;)

Paulo 15/06/2017

Livro pequeno, mas profundo!
Apesar de ser um livro pequeno, Piper foi muito feliz em apresentar de forma Bíblica não os 5 pontos do calvinismo, mas a soberania de Deus e as suas experiências ao crer no que a Bíblia fala sobre Eleição, soberania, perseverança, e por quê não o amor de Deus por aqueles que ele predestinou antes da fundação do mundo? Li por curiosidade em aprender sobre os 5 pontos, terminei a leitura mais apiconado por Cristo!

Nathan.Dias 19/06/2016

Graça, apenas a graça!
Este livro de poucas paginas, leva o leitor a refletir sobre questões importantes a respeito da salvação humana. Em "Cinco pontos", John Piper expõe de forma objetiva e clara as questões a respeito dos 5 pontos do calvinismo, e como é de grande importancia que o cristão entenda a graça redentora de Deus atuando diretamente na salvação. Como experiencia pessoal, posso dizer que senti minha fé sendo fortalecida no momento em que lia este livro.

Kelly Oliveira 17/08/2015

RESENHA | Cinco Pontos - John Piper
Cinco Pontos é mais um livro curto que contém um grande conteúdo em uma linguagem acessível. O tema é a Graça de Deus manifesta na obra redentora de Jesus Cristo. Em cada capítulo somos levados há uma meditação profunda a respeito de cada ponto desse importante tema, e John Piper além de expor muito bem cada ponto, glorifica a Deus em cada página, conduzindo o leitor não só a compreender o assunto, mas a adorar a Deus pela sua obra. O livro é dividido em 9 capítulos, as páginas são amareladas e a diagramação é ótima - uma boa edição da editora Fiel.

Piper inicia o estudo falando das raízes históricas da teologia reformada e nos conta um pouco a respeito de João Calvino e dos seus comentários e Institutas da Religião Cristã. Entretanto nesse capítulo ele deixa claro que os cinco pontos da Graça estão no âmago da teologia bíblica, evitando todo tipo de controvérsia a respeito desse assunto. Pois o que precisamos é ter uma posição bíblica diante da obra salvadora de Deus, porque "a nossa posição sobre [a graça de Deus] afeta profundamente o nosso ponto de vista sobre Deus, o homem, a salvação, a expiação, a regeneração, a segurança de salvação, a adoração e missões." (pg.13)

Nos capítulos seguintes o autor aborda separadamente cada um dos cinco pontos. Segue abaixo resumidos pelo próprio autor o significado de cada ponto:

"Talvez esse antegosto desperte algum senso da razão pela qual creio que estas verdades exaltam a preciosa graça de Deus e proporcionam gozo indizível a pecadores que perderam a esperança de salvar a si mesmos." (pg.17)

DEPRAVAÇÃO TOTAL
Nossa corrupção pecaminosa é tão profunda e tão forte que nos torna escravos do pecado e moralmente incapazes de vencermos nossa rebelião e cegueira. Esta incapacidade de salvarmos a nós mesmos é total. Somos completamente dependentes da graça de Deus para vencer nossa rebelião, para dar-nos olhos para ver e atrair-nos eficazmente ao Salvador.

ELEIÇÃO INCONDICIONAL
A eleição de Deus é um ato incondicional da graça livre, dada por meio de seu filho Jesus, antes de o mundo existir. Por meio deste ato, Deus escolheu, antes da fundação do mundo, aqueles que seriam libertos da escravidão ao pecado e levados ao arrependimento e a fé salvadora em Jesus.

EXPIAÇÃO LIMITADA
A expiação de Cristo é suficiente para todas as pessoas e eficaz para aqueles que creem nele. Não é limitada em seu valor e suficiência para salvar todos que crerem. Mas a eficácia plena e salvadora da expiação que Jesus realizou é limitada àqueles para o quais esse efeito salvador foi preparado. A disponibilidade da suficiência total da expiação é para todas as pessoas. Quem quiser - quem crer - será coberto pelo sangue de Cristo. E na morte de Cristo há o propósito divino de realizar a promessa da nova aliança para a noiva eleita de Cristo. Portanto, Cristo morreu por todos, mas não por todos na mesma maneira.

GRAÇA IRRESISTÍVEL
Isto significa que a resistência que todos os seres humanos exercem cada dia contra Deus (Rm 3:10-12; At 7:51) é vencida maravilhosamente, no tempo próprio, pela graça salvadora de Deus, em favor de rebeldes indignos, os quais ele escolhe salvar espontaneamente.

PERSEVERANÇA DOS SANTOS
Cremos que todos os que são justificados vencerão a luta da fé. Eles perseverarão na fé e não se renderão ao inimigo de sua alma. Esta perseverança é a promessa da nova aliança, obtida pelo sangue de Cristo e operada em nós pelo próprio Deus, não para diminuir, mas para estimular e dar poder à nossa vigilância; para que digamos no final: combati o bom combate; não eu, mas a graça de Deus comigo (2Tm 4:7; 1Co 15:10)

>>Minha opnião
Ler esse livro foi como ouvir John Piper pregando, dá pra sentir um cuidado pastoral em cada parágrafo. Eu gostei muito, fui extremamente edificada e renovada através desta leitura, considero este um livro para se reler várias vezes durante a vida. Como o subtítulo diz, meditar a respeito das doutrinas bíblicas é ir em direção a uma experiência mais profunda da Graça de Deus. O autor explicou e justificou biblicamente cada um dos cinco pontos e ao final acrescenta o seu testemunho pessoal e de outras pessoas trazendo não só a teoria mas a prática das doutrinas. Enfim recomendo muito a leitura desse livro :)

"Estou convencido de que, enquanto um homem não chega a crer e a sentir estas importantes verdades, ele não pode sair de si mesmo, mas, quando convencido destas verdades e seguro de sua aplicação ao seu próprio coração, ele começa realmente a andar na fé!" - George Whitefield (1714-1770)

site: http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/

Matheus 19/07/2014

John Piper e as Doutrinas da Graça
Neste livro, Piper aborda claramente e biblicamente as chamadas doutrinas da Graça, também conhecidas como Cinco Pontos principais do entendimento Reformado e/ou Calvinista das Escrituras. A partir da explanação das doutrinas da Depravação Total, Graça Irresistível, Expiação Limitada, Eleição Incondicional e a Perseverança dos Santos, Piper nos leva a um aprofundamento no conhecimento da Graça de Deus, confrontando todo e qualquer senso de mérito próprio e colocando como autor e protagonista da trama das nossas vidas o próprio Criador. Cinco Pontos é um livro extremamente recomendável para qualquer um que deseja aprender sobre o Cristianismo e para qualquer Cristão que deseja se aprofundar nos ensinamentos dos reformadores, dos pais da Igreja e do próprio Cristo.