Cinco Pontos

Cinco Pontos John Piper

Resenhas - Cinco Pontos

Tamy Sousa 30/07/2023

Prático. Simples. Objetivo.
Leitura recomendada a todo cristão que ama teologia e se deleita em conhecer mais não sobre o Calvinismo, mas sobre a graça de Deus que é infinito, eterno e imutável.

De forma simples, objetiva e ainda assim profunda, Piper nos ensina sobre os cinco pontos do Calvinismo com um olhar de graça e gentileza em cada ponto abordado.

Se você sabe o que são os cinco pontos, leia.
Se você não sabe, leia.
Se você tem dificuldades em entender a graça de Cristo e como ela te alcança, leia.
Simplesmente leia essa obra, sem pretensões ou pré-conceitos.

"Ele é infinito - e isso satifaz nosso anseio por completude.
Ele é eterno - e isso satisfaz nosso anseio por permanência.
Ele é imutável - e isso satisfaz nosso ansio por estabilidade e segurança."

Drika 01/07/2023

A graça que me constrange
Terminei esse livro em pouco tempo, ele é curto, simples e objetivo. Meu coração tá batendo muito forte agora.

Já sabemos que amor de Deus, o sacrifício de Jesus e o cuidado do Espírito Santo estarão conosco, mas esse livro aborda isso, e o centro disso (A Graça) de uma forma impressionante.

Por meio da Graça eu fui salva, por meio dela eu continuo sendo salva, pois o espírito santo me convence a combater o mal e permanecer na fé. Como Charles H. Spurgeon se questionou: Porque vc é Cristão? Porque fui salvo. Porque você foi salvo? Porque busquei. Porque Buscou? Entende? Algo te puxa, algo te prende. E isso meus amigos, é o Espírito.

Se eu acreditasse que a salvação depende de mim, estaria dizendo que a morte de Cisto não foi eficaz, pois para ser salva ainda precisaria escolher Cristo. Se eu acreditasse que para continuar sendo cristã precisaria permanecer não por escolha de Cristo mas por minha escolha, eu não teria certeza se acordaria cristã amanhã, depois e depois de amanhã.

Então, posso dormir em paz, sabendo que por causa da graça que através das obras - que eu faço por que tenho a fé, e tenho a fé por que sou eleita e chamada - estarei salva, e a obra de Deus sera eficazmente cumprida. Reconheço que não mereço, que sou pecadora e totalmente depravada e que por mim, eu nem estaria viva quem diria salva.

Encerro por aqui, e a leitura vale muito, muito, muito....

Pamela.BrandAo 28/06/2023

Didático e esclarecedor
Pra quem é cristão e gosta de estudar teologia e, vez ou outra se bate com as doutrinas divergentes, este é um excelente livro pra esclarecer e explicar de forma muito clara sobre a doutrina da eleição, vulgo calvinismo.
É um livro técnico mas extremamente fluído.

Sarinha 27/06/2023

Esclarecedor
Ler esse livro (não sendo calavinista) foi muito mais tranquilo do que eu pensava, John Piper conseguiu ser bem cuidadoso e claro sobre os argumentos dos 5 pontos, sempre usando versículos da bíblia pra fundamentar aquilo que ele está escrevendo, e sempre trazendo tbm figuras do Cristianismo que foram muito importante na história da igreja.

higormascimo 21/06/2023

Um bom livro..
Bom, apesar de não gostar muito de livros de autoajuda, esse em específico teve uma visão diferente dos outros. Recomendo e recomendo!!??

Gleiciane.Leal 26/05/2023

Livro muito bom, nele Jonh Piper ensina de forma clara e objetiva, os cinco pontos da visão Calvinista.
Indico a leitura!

Dany Falcão 26/03/2023

Team Calvinismo!
De todas as doutrinas da salvação, não dá, não pra acreditar que seja outra a não ser o calvinismo. A doutrina da graça é a que mais faz sentindo pra mim. E o John piper esclarece isso com maestria.

Sou suspeita pra falar, nada imparcial aqui minha opinião. Já aviso logo.

Zero defeitos pro calvinismo!

Laryssa7 14/03/2023

Irresistível.
Esse livro fala sobre os 5 pontos da doutrina da graça de Deus no Calvinismo, que é a qual eu mais me identifico, muito aprendizado em poucas páginas. ?

Suellen83 09/03/2023

Recomendo para aqueles que querem entender um pouco mais sobre fé cristã.

Para compreender mais sobre a graça irresistível de Deus.

Davi VM 27/02/2023

As doutrinas da graça exaltam Deus e a obra redentora de Cristo
Esse foi leitura do mês!

Eis aqui um dos meus livros *favoritos da vida*!
Minha experiência com o "calvinismo" (apelido para as doutrinas da graça) começou aos 16 anos, quando comecei a ter contato com a fé reformada (o que levou à minha conversão). Vivi até os meus presentes 22 anos tendo um razoável entendimento dessas doutrinas, mas nunca me aprofundei nelas de fato, embora sempre tenha entendido que eram bíblicas e corretas.

Ler esse livro foi como lançar luz ao entendimento! Agora as doutrinas da graça fazem sentido como nunca antes, elas são coerentes entre si e profundamente cristocêntricas e bíblicas. O capítulo sobre a Expiação Limitada (que prefiro chamar de Expiação Eficaz) foi o que me trouxe a base definitiva de que sou um calvinista.

Meu entendimento final após essa leitura é: O "calvinismo" engrandece Deus! Ele exalta a obra redentora de Cristo e a graça soberana de Deus que salva pecadores vencendo o coração endurecido deles e lhes dando vida - e tudo isso sem nenhum méritos ou obras da parte dos homens! É tudo pela graça e ação de Deus do começo até o fim, salvando e preservando os seus!

Esse livro me faz amar mais ao meu Senhor.
Beca 02/09/2023minha estante
Preciso urgentemente ler este livro, sua resenha tocou meu coração, ao ponto de desejar conhecer ainda mais o Deus que nós servirmos ?

Davi VM 02/01/2024minha estante
wow... Fico feliz por esse comentário e louvo ao Senhor por isso :) Que Ele te conceda a graça de conhecê-lo mais profundamente.

Beca 09/01/2024minha estante
Amémm ?

Emmanoel.Guerreiro 23/02/2023

Um ótimo compilado !!!
O melhor livro para entender os 5 pontos do calvinismo que eu conheço, pelo menos para quem não tem ou teve contato com essa linha teológica. Bem explicado e com linguagem bem simples

Dica : Não pule o Prefácio, porque o John Piper foi bem honesto em seu comentário sobre a doutrina calvinista ( em particular eu sempre parafraseio a fala dele rsrsrsrsr ).

Gabrielle 17/02/2023

Gostei muito de ler esse livro porque ele me fez conhecer esses termos e confirmou que o que eu acreditava tinha base bíblica.

Bea Triz 01/02/2023

Apesar de não ter uma visão calvinista, ler sobre foi mt interessante e me fez refletir sobre vários pontos!
Absorvi oq tinha que absorver e é isso!
É uma experiência bacana para entender o calvinismo!

Paula 31/01/2023

Um livro introdutório para conhecer a doutrina calvinista.
Estou começando meus estudos sobre a reforma e gostei bastante desse livro. Curto, conciso e claro.

EduardaMarquess 24/01/2023

Jonh Piper fala de modo breve, claro e simples, e, claro, fundamentado nas Escrituras, sobre as doutrinas da graça. Primeira traz algumas maneiras que historicamente referiram-se a elas, em ordem e nomenclatura. Em seguida, começa a tratar especificamente dos cinto pontos, não na ordem em que estavamos acostumados devido o acrônimo TULIP, deixando claro que não é por discordar, e sim por acreditar que será mais compreensível explicar utilizando a ordem em que experimentaos ou vemos os pontos no processo de salvação individual. Por fim, menciona um testemunho pessoal e também um breve testemunho de alguns grandes nomes da teologia sobre a importância dessas doutrinas à nível prático/pessoa.

Para mim, os maiores valores desse livro estão na busca nas Escrituras para fundamentar o que está sendo dito, e a ênfase de Piper ao dizer que não é para meramente acréscimo teológico, conhecer termos, fazer parte de uma corrente, etc. e sim, para que à medida que nos aprofundemos no conhecimento da graça imerecida de Deus e da sua soberania, misericórdia e amor ao nos salvar e garantir nossa perseverança, venhamos a nos regozijarmos mais nEle, sermos mais gratos, mais probres de Espírito e mais empenhados em viver para louvor da sua glória.

Ps.: ótimo livro para todos, inclusive para os que querem uma introdução simples sobre os 5 pontos do calvinismo, mesmo discordando, ou justamente para conhecer.