A Paixão do Socialismo

A Paixão do Socialismo Jack London

Resenhas - A Paixão do Socialismo

Juliana 15/10/2013

De vagão em vagão, as ideias...
Excetuando-se a pedestre apresentação de Eduardo Bueno, que chega inclusive a confundir o conteúdo do último conto descrevendo-o de forma absurdamente errônea, gostei muito dessa edição. Acredito que alguns contos já foram traduzidos e publicados em outras coletâneas (notadamente o "What Life Means to Me"), mas a ordem adotada foi interessante, pois conferiu encadeamento de "causa e conseqüência" ao amadurecimento mental de London - ótimo para os recém-iniciados em sua escrita direta e vigorosa. Não consigo descrever bem o que senti quando li estes contos pela primeira vez... auto-identificação? admiração? saudade do que não vivi? Terminei o primeiro em lágrimas de satisfação, o segundo num torpor eufórico de esperança, o terceiro e o quarto em extrema raiva e indignação, o quinto e o sexto em exultação ideária, e o sétimo bem apavorada - com o tipo de medo que temos defronte ao desconhecido e inevitável. London escreve com simplicidade e paixão - por isso muitos de seus livros fizeram tanto sucesso mundo afora. Está aí um cara com quem eu gostaria de ter conversado e pulado de vagão em vagão dentro da noite escura.

cid 11/09/2009

"Fui sempre implacavelmente explorado. Até que escolhi o meu lado." JL
Nesse livro Jack London nos fala claramente de seu posicionamento politico , e como chegou a se definir . Conta de sua prisão no conto "Na gaiola - uma experiência na prisão", falando abertamente como aconteceu a condenação e como se portou na prisão. Fala do sistema de opressão , das pequenas porções de poder que uma pessoa consegue atingir, mesmo em uma prisão, do medo que sentiu quando finalmente entendeu que sua vida estava nas mãos de outros. Mas, London não se coloca como um coitadinho, êle conversa conosco aconselhando como se fossemos velhos camaradas, e um dia qualquer pudessemos usar a sua experiencia de vida.

Lilian 07/01/2022

Uma retratação muito vívida da miséria
Impossível passar pelas leituras sem se sentir tocado pelos detalhes muito respaldados pela por uma realidade notadamente cruel da vida de um sujeito que vive a miséria desde a infância até a vida adulta.

z..... 05/08/2015

Obra baseada em experiências de vida do autor e em observações que despertaram nele o ativismo socialista. Reúne contos organizados de maneira parecida à biografia do autor, com elementos fortemente arraigados na sociedade.
"O Herege" expõem a exploração do trabalho infantil em um grito de liberdade comovente e inspirador.
"De vagões e vagabundos, memórias do submundo" tem inspiração na vida errante à margem da sociedade, como London experimentou em sua juventude.
"Na gaiola, uma experiência na prisão" e "A prisão" falam de opressão e injustiça, onde o autor se vê submisso a um poder autoritário.
"Como me tornei socialista" e "A paixão do socialismo" são textos dissertativos de transformações na sociedade, motivacionais de sua luta política.
"Os Mascotes de Midas" é tenso e forte, em uma analogia de interesses e manobras pelo poder e fortuna sem escrúpulos e a custo de qualquer coisa, como o terror e violência.

Interessante e instigante. Poderia ser mais conhecida nas escolas.

Augusto 07/05/2016

Um ótimo começo
Esse foi o primeiro livro de Jack London que eu li. Estava com muita vontade de ler algo dele desde que li "Na Natureza Selvagem" e seus escritos estão presentes em muitas das passagens do livro (porque London era uma das grandes inspirações para Chris ao fugir da civilização e procurar o bem-estar na natureza).
Mas, seguindo um caminho contrário da maioria, não comecei com um de seus clássicos (O lobo do mar, Caninos Brancos, Chamado da Floresta), mas com uma seleção de textos curtos (contos, crônicas).
O meu destaque dessa edição são para o primeiro capítulo, que me emocionou muito, ao narrar a história de uma criança que teve a infância roubada por ter que começar a trabalhar para sustentar a família. O capítulo intitulado "de vagões e vagabundos", texto que descreve a vida de vagabundos tentando viajar nos vagões de trem ilegalmente (que me lembrou de alguma forma "on the road" de Kerouac).
E por último o texto que dá título ao livro, "A paixão do socialismo", que traz um relato muito interesse de London sobre a sociedade capitalista e suas hipocrisias.

Gabriel Dummer 14/02/2020

Vivências
Os contos selecionados retratam algumas das experiências e pensamentos de Jack London. De sua infância e trabalho, passando por sua vida de vagabundo entre vagões e a prisão, até o encadeamento destas experiências em seu modo crítico de pensar. Um ótimo livro que mostra algumas das vivências, aventuras e dramas deste ótimo autor em sua ótima escrita. Até hoje gostei de tudo que li dele, e este não foi diferente.