Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

laura 17/09/2020

A verdadeira criança de Ouro.
Oliver Twist é um personagem tão carismático, querido e puro. É impossível não se apaixonar por essa criança. Mesmo em meio a tanto sofrimento e terror, Oliver sempre teve espaço para o amor. Uma criança com todos os motivos para se virar contra tudo e todos, escolheu amar e viver uma vida honesta. Sempre tão grato pelos amigos que fez ao longo de sua jornada, Oliver é um exemplo.

Dimatteu 13/09/2020

?Oliver Twist é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com sua crueldade e acaba fugindo para Londres. Lá, ele é recolhido das ruas e levado a Fagin, um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Um dia, Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, e Fagin teme que ele denuncie seu esquema.?

Gizalyanne 10/09/2020

Fantástico
O livro conta a estória de um órfão que tem bons valores , mas é humilhado e maltratado continuamente e quando foge vai parar na mão de criminosos que tentam lhe convencer a de tornar criminoso como eles.
A mágica dessa estória é a forma que é narrada. Charles Dickens conta a saga de Oliver de uma maneira sarcástica que torna leve todo o sofrimento que ele relata. Isso não significa que ele desvaloriza ou torna engraçado o sofrimento na verdade destaca ainda a indiferença da sociedade da época com os pobres e as crianças.
Realmente Dickens me ganhou e já estou planejando ler outros livros dele.
Em resumo leiam!

Deia.Souza 07/09/2020

Oliver Twist
Tentei ler Dickens no original há alguns anos (Great Expectations), mas não consegui passar do terceiro capítulo, devido à quantidade de expressões ou gírias da época, que me obrigavam a pesquisar cada parágrafo.
Comprei Oliver Twist traduzido, para não repetir essa experiência, apesar não de ter grandes expectativas (também) com esse novo livro.
Mas já no primeiro capítulo somos surpreendidos por uma narrativa que promete inúmeras reflexões, acompanhadas por diversos sentimentos de revolta. O relato da sociedade inglesa pós revolução industrial e todas as mazelas que esse suposto desenvolvimento trouxeram para o homem moderno podem ser o grande tema do livro e objeto de intermináveis debates.
Marginalidade, hipocrisia e abuso de poder tentam ser aplacados por alguns xelins furtados nos mercados lotados e sujos. Nem mesmo os lenços de seda dos velhos ricos são capazes de limpar o que Londres se tornou.
Crianças sem pais, abandonadas nas ruas e criadas na paróquia corrupta. A hipocrisia permeia muitos lares de devotos cruéis e repulsivos que enxergam os pobres como seres inferiores, os quais devem ser corrigidos com violência física e psicológica.
Oliver Twist é aquele livro que serve como indicação aos nossos sábios colegas que defendem a meritocracia e bradam nas redes sociais que para tudo se dá um jeito, pois quem não sobrevive a um (único) ralo mingau diário, depois de levar uma surra do bedel por pedir mais comida? Ei, todos temos físicos de atleta! (Vejam só a semelhança...)
Charles Dickens nos faz chorar com a história de Oliver, mas também coloca sorrisos em nossos rostos aos escrever com a maravilhosa ironia inglesa que poucos sabem repetir.
Embora o final seja algo mais positivo do que a nossa realidade nos conta, as reflexões são eternas, tornando esse livro, para mim, uma grande obra-prima do escritor.

Evelin Graceffi 04/09/2020

Final lindo e as reviravoltas de sempre dos personagens. Me surpreendo a cada obra deste homem, por isso me propus a ler tudo que Charles Dickens já publicou!

Luciana 24/08/2020

O livro trata muito bem a crueldade humana, de várias espécies. A negligência, os maus tratos, os abusos, entre outros. Livro muito bem escrito, e em vários pontos atemporal

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão deste clássico...
A narrativa deste livro é dolorosamente triste e poético...o autor elaborou uma obra melodramática e cheia de sensibilidade. Tocante e deveras angustiante, o personagem principal é testado por sua simplicidade e postura exemplar diante de situações causadas por interesses escusos e falta de compaixão por parte de seres manipuladores e cruéis. O leitor se solidariza com a dor do personagem, torcendo para que o mesmo consiga superar as provações e dificuldades encontradas pelo caminho. Sempre quando releio esse livro, é difícil não me emocionar..."Oliver Twist", foi um dos romances clássicos que marcaram minha pré-adolescência. Sou fã da obra literária do consagrado Dickens, um dos melhores de todos os tempos.

Isy 18/07/2020

Clássico.
Havia assistido ao filme quando criança, é só lembro de chorar com os infortúnios vividos pelo inocente Oliver, entretanto não sabia mais ao certo sob quais circunstâncias se passava a história.
Resolvi ascender a memória e finalmente ler esse romance clássico do Dickens.
Por tudo que tinha ouvido falar, acreditei que o livro era um tipo de crítica ao sistema. E é fácil fazer a ligação com a questão ?o homem nasce ou torna-se mal??, mas, na narrativa do autor a resposta é muito mais sobre meritocracia (com uma grande contribuição da sorte), em que os bons são recompensados e os ruins encontram suas punições do que sobre inquietude com as diferenças sociais. De todo modo, é uma história cativante, de fácil leitura e compreensão e bastante interessante para se ter uma perspectiva sobre a Inglaterra na era vitoriana.

Edna 14/07/2020

Um Dickens
Falar das Obras de Dickens é descrever a maestria de um escritor, uma narrativa que tem o poder do diálogo com o Leitor.

A crítica sempre presente, com tiradas sarcásticas, a maioria de suas obras tem um órfão, Oliver Twist já fora recebida com objeções de âmbito e aspecto morais muito elevados para aceitação da sociedade da época, que sabiam da existência mas se negavam a falar, aceitar e mudá-la.

Ele conduz magistralmente, sempre com muitos personagens, muitos deles marginalizados, delinquentes e prostitutas, produto do submundo, vivendo do crime e das misérias impostas a esse mundo, vivendo em escombros de casas sombrias, sobrevivendo de biscates de vendas nas feiras e mercados de pulga, de pequenos furtos, muitos terminando seus dias nos cadafalsos de Newgate, são tantos seus Personagens, que durante a leitura o Leitor até pode esquecer algum, mas Ele resgata e o trás pra história acrescentando sua importância para desenvolvimento da história.

Oliver nasceu em uma casa Paroquial, no momento seguinte sua mãe deu o último suspiro, uma jovem que ninguém sabia nada sobre ela, e que depositou nos últimos instantes na mão da enfermeira um medalhão e um pedido para que cuidasse do seu filho, nos dias seguintes esse Segredo foi parar numa Loja de penhores.

Oliver suporta a prisão desse abrigo até os 12 anos quando, raquítico como a maioria dos seus amigos sobreviventes, nutridos com pequenas rações, mas Ele se cansa dos castigos, e consegue fugir da casa funerária que tinham comprado o seu passe, isso mesmo nesta idade eles eram vendidos e assim inicia sua jornada nas ruas de Londres quando chega exausto e é "socorrido" por um dos meninos de Fagin, um ladrão perverso que escraviza as crianças. Hoje seria chamado de

A história tem alguns lados muito triste, vamos perder personagens bons, vamos sofrer com após a virada da história Oliver retorna à cidade com seus benfeitores e o encontro mais desejado do pequeno não acontecerá. Bem baseado da realidade, o coração é espremido e torcido de vez enquando. Mas tem o romance da Rose Mayle pra fechar ali e amenizar e a reflexão moral é incrível.

#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Resenha
#OliverTwist
#Dickens
#Instalivros

Murilo 13/06/2020

Oliver Twist (C. D)
Embarque em uma emocionante história. Acompanhe a vida do jovem Oliver, suas tristezas e alegrias. Livro muito bom.

Cello 21/05/2020

O autor da Era Vitoriana
Muito bom! É seu segundo livro e ainda não alcançou a maturidade, mas todas as características que o tornarão o autor símbolo da era vitoriana presentes.

Jéssica 14/05/2020

Esplêndido
Livro incrivelmente bem escrito, história cativante e bem desenvolvida. Sobre a narrativa : impecável ! Essa obra com certeza é uma das melhores que eu já li na minha vida . Os personagens em geral foram muito bem elaborados, o cenário histórico e cultural perfeitamente abordado e as críticas presentes muito bem posicionadas. Muitos foram os fatores que fizeram com que essa história fosse tão marcante para mim , tanto que concluí a leitura com uma sensação muito gostosa no coração e uma empolgação tão grande que me fez chorar. Não poupo elogios a esse livro vale muito a pena ser lido, não temos problemas com escrita cansativa ou páginas que mereçam ser puladas cada vírgula é essencial para a compreensão da história. No todo recomendo muitíssimo!

Jessé 15/04/2020

Oliver Twist - Charles Dickens
Oliver Twist é um clássico da literatura mundial. Escrito pelo inglês Charles Dickens, o livro conta a história de Oliver, um órfão que sofre demasiadamente na Inglaterra do século XIX.

Com um narrador bastante irônico e provocador, a obra disseca a hipocrisia da sociedade inglesa de outrora, expondo os seus vícios e suas (poucas) virtudes.

As personagens são, no geral, um pouco rasas e não apresentam muita complexidade. O próprio Oliver é tão bom que às vezes soa inverossímil, mas isso não chega a comprometer a história de uma forma que estrague o prazer a leitura.

No geral, é um livro muito bom e que nos apresenta um enredo cativante. Recomendo.

Edu Souza 12/04/2020

É o terceiro livro que leio de Dickens, e novamente não me surpreendo com a qualidade da história. Ler em inglês foi um desafio, cansativo em alguns momentos, mas muito gratificante. A enredo lembra muito Grandes Esperanças, mas o universo da criminalidade é mais presente. Como característica dos livros de Dickens (pelo menos dos que li), Oliver Twist é uma história muito bem escrita, porém bem complexa, e a sucessão de acontecimentos é um verdadeiro exercício de memorização. Caso esqueçamos um deles, a trama não fará sentido para nós. Porém, isso não é um ponto negativo, e as dicas deixadas pelo autor permitem ao leitor tentar adivinhar o final, embora eu não tenha conseguido fazê-lo, felizmente. Concluindo, Oliver Twist é mais uma grande história de um autor que passo a gostar cada vez mais.

z..... 11/04/2020

Edição Quadrinhos Cia Editora Nacional (2008)
Informação recorrente e importante sobre essa edição é que tem estética de resumo ilustrado. Basicamente, várias frases em síntese acompanhadas cada uma de ilustração.

Algo valoroso nessa coleção é o anexo com sua variedade de informações. Curti principalmente a seção "Oliver através dos tempos", que trouxe pareceres do contexto de publicação. Houve literatos, embalados por percepção romântica diferenciada, que consideraram a história 'monstruosidade desnecessária'; e há referências também à realeza, como a Rainha Vitória, que, diante da exposição nua e crua de sociedade marginalizada, desaprovaram.

Outro registro é que a revelação da origem de Oliver foi apresentada com muita clareza, dinamizada pelo resumo em frases da HQ. O fato em sua normalidade se desenrola em meio a muita ação, várias personagens e pequenos detalhes importantes. Não duvido que seja capaz de causar alguma confusão entre leitores... E sou um deles, pois a história foi se revelando em diferentes edições.
A HQ mastigou tudo...

Vou te contar, me divido entre gostar e desgostar da estética em quadrinhos dessa coleção. Hoje curti.

Leitura na quarentena, no Sábado de Aleluia...