Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


234 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Livros da Julie 25/07/2021

Um clássico emocionante e repleto de críticas sociais!
-----
"acabou fazendo o que muitos fazem hoje em dia quando querem ser engraçados: começou a abordar assuntos íntimos."
-
"Que bela coisa é a pena de morte! Os mortos jamais se arrependem; os mortos nunca vêm esclarecer nada. Ah, como isso é bom para os negócios!"
-
"Quem, caso se tratasse da morte, despertaria outra vez para todas as dificuldades e confusões da vida, para todas as preocupações com o presente e ansiedades pelo futuro e, acima de tudo, para as lembranças cansativas do passado?"
-
"há livros cujas melhores partes são a capa e a contracapa."
-
"O vício se abriga em muitos templos; e quem pode dizer que uma casca bonita não abriga o vício dentro de si?"
-
"o crime, assim como a morte, não se restringe apenas aos velhos e debilitados."
-
"cada morte evoca, para um pequeno círculo de sobreviventes, pensamentos de muitas omissões, de pouca coisa feita... de muitas coisas esquecidas, e muitas outras mais que poderiam ter sido corrigidas! Não há remorso mais profundo do que aquele por faltas que já não podemos corrigir; (...) para evitar as torturas desse remorso, devemos reparar nossas faltas a tempo."
-
"Os homens que olham para a natureza e para seus semelhantes e declaram que tudo são trevas e melancolia têm razão: mas as cores sombrias são reflexos dos próprios olhos e corações tortos deles."
-
"Tirem a sotaina do bispo, ou o chapéu e o galão do bedel, e o que eles são? Homens. Meros homens. A dignidade, e até mesmo a santidade, às vezes são mais uma questão de casaca e colete do que podem imaginar algumas pessoas."
-
"as surpresas, assim como os infortúnios, raramente andam desacompanhadas"
-
"Trata-se de uma verdadeira [e comprida] história de pesar e provações, e de tristeza (...); caso fosse uma história de pura alegria e felicidade, ela seria curta."
-
"Como é fecundo de decepções este mundo: nossas mais caras esperanças, aquelas que mais honram a nossa natureza, são as primeiras a se dissipar."
-----
Oliver Twist foi o livro escolhido para a leitura coletiva promovida pela @leiturainglesabr entre maio e julho de 2021.

Oliver Twist parecia fadado a levar uma vida difícil. Suas atribulações começaram já no nascimento. Sua desafortunada mãe faleceu logo após o parto. Tendo sobrevivido por pouco, Oliver passou grande parte da infância em abrigos, até ser obrigado a se tornar aprendiz em uma agência funerária, após um pedido de comida inoportuno. Continuamente maltratado, enfim conseguiu fugir para Londres, onde acreditava que teria melhores oportunidades. Ingênuo e inexperiente, porém, Oliver é acolhido por uma gangue e apresentado a uma vida de crime. Será que o meio e as circunstâncias poderiam desencaminhar sua natureza eminentemente pacífica?

O romance foi escrito como uma "biografia" e o modo como o autor conversa com o leitor e explica suas escolhas narrativas pode ter sido uma inspiração para Virginia Woolf em Orlando e Flush. Dickens também possui um estilo extremamente irônico, com inúmeros trechos dignos de nota. Mas esse humor dá ao início da trama um tom nada divertido de sarcasmo frio e pungente, de tão triste e pesado o relato dos primeiros anos do protagonista.

A história foi publicada em folhetim, como de costume à época, e é possível notar que a escrita se modifica ao longo das páginas. Ainda que sempre fluida e envolvente, ela adquire um ar mais sério, dramático e romântico. O formato seriado também resulta em capítulos cujos títulos trazem revelações sobre o enredo e cujos finais deixam ganchos que criam suspense e aumentam a expectativa do leitor. Vale destacar a ótima tradução e as (poucas) notas de rodapé, essenciais ao bom entendimento do contexto histórico.

A crítica social permeia o livro e é o ponto forte da obra. Dickens retrata o tratamento dispensado aos pobres e miseráveis em orfanatos e asilos e as tortuosas políticas públicas de assistência, que mais serviam à eliminação do que à resolução do problema. O autor nos apresenta à dura realidade da população carente naqueles tempos: as péssimas condições de vida, o destino desolador reservado às mulheres, a crueldade com que crianças, adultos e velhos eram mal tratados, a violência a que eram submetidos e as atrocidades cometidas por cuidadores e autoridades.

O protagonismo infantil só acentua a baixeza das barbaridades relatadas. Crianças cresciam em meio à tristeza e à dor, vivendo a solidão e os efeitos da fome no corpo e na alma, sem qualquer esperança de um dia conhecer amor e proteção.

A história nos faz percorrer o submundo de Londres, os bairros e casas decadentes, os antros de criminosos, aproveitadores e prostitutas; o lado obscuro da cidade que a classe abastada até poderia desconhecer, mas que sua ignorância ajudava a construir. Dickens expõe a mesquinhez, a ganância, a soberba, a hipocrisia, a falta de sensibilidade e humanidade de uma sociedade que nunca se preocupou com a pobreza, o que se deve, em sua opinião, ao pensamento liberal e ao individualismo, que alargam o abismo social e as desigualdades. A indigência e a criminalidade poderiam ser minimizadas com educação, carinho e melhores condições de vida.

Aliando-se ao trabalho feito pela imprensa, o livro denuncia ainda as péssimas condições das cadeias e prisões e a espetacularização das execuções em praça pública, o que só aumentava o horror da pena de morte, banalizada aos olhos dos espectadores, mas tangivelmente cruel para os condenados.

Também há um grande debate sobre o antissemitismo presente na obra, na caracterização e nas referências ao personagem judeu. Mas vale lembrar que toda pessoa é fruto de seu tempo e o preconceito então vigente e arraigado que o autor deixa transparecer não é incoerente com o contexto histórico e social da época.

Apesar de Oliver ser o motivo que desencadeia toda a ação, Dickens traz ao foco as pessoas que não tinham voz, os marginalizados e os ignorados. A narrativa é por vezes melancólica, lúgubre e angustiante, seja pela penúria de espírito que assola os personagens, pelos terríveis revertérios que eles enfrentam ou pela constante menção à morte. Não há misericórdia, salvação ou redenção aparente, não há bondade que altere os rumos de quem já se perdeu para o mundo. Contudo, há os momentos de alívio cômico e romântico, com trechos em tom de fábula ou de conto de fadas, como uma história mágica que terá seu final feliz quando o relógio bater meia noite.

site: https://www.instagram.com/p/CRwUlYvLchM/
comentários(0)comente



Vitor 23/07/2021

Um dos mais famosos de Dickens, mas não entre seus melhores!
Oliver Twist é um bom livro, e de grande importância para a carreira de Dickens e para o imaginário Inglês. Não está entre suas melhores obras, mas possui momentos marcantes e personagens memoráveis.
comentários(0)comente



Gabi 06/07/2021

Angustiante, porém encantador.
Meu Deus! Se estás em busca de um livro tranquilo, meramente para passar o tempo ou curar uma ressaca literária, melhor deixares esse para outra hora. Não conseguia dormir até ter certeza de que Oliver Twist estaria são e salvo. Poxa! Como esse menino sofre! Quando pensávamos que tudo ficaria bem, algo acontece e nos deixa perplexos e revoltados. Seja lá o que Charles Dickens estivesse tentando fazer aqui, ele conseguiu. Finalmente posso dormir em paz, foi muito bom conhecer-te, Oliver!?
comentários(0)comente



Alicia 22/06/2021

Oliver Twist é um bom livro.
A história é triste, ainda mais por se tratar de uma criança, mas retrata bem a época em que Oliver vive. A trajetória do personagem até sua chegada em Londres me prendeu bastante, depois ficou um pouco cansativo. Apesar disso, é bem interessante.
Nunca tinha lido nada do Dickens, então foi bem legal, mas esperava um pouco mais.
Para quem tá interessado em clássicos eu recomendo, principalmente pra entender mais a situação da Inglaterra, porque ao longo do livro tem várias críticas a sociedade da época.
Recomendo!
comentários(0)comente



Maria 15/06/2021

Demorei um tempo pra terminar, principalmente no meio do livro que os eventos ficam um pouco maçantes. Mas é um ótimo livro para contextualizar com a história da Inglaterra no séc. XVIII, sobretudo as condições deploraveis que os menos afortunados viviam e a epidemia de cólera. Apesar de ser um livro antigo, tem uma linguagem acessivel e pode divertir bastante.
comentários(0)comente



i4perczbeth 08/06/2021

oliver twist
neste livro acompanhamos a vida de Oliver - um órfão que nasce em um asilo de pobres. e o autor ressalta as desigualdades e como a sociedade não se importava com as pessoas abandonadas em extrema pobreza.

devo confessar que achei esse livro bem chato e entediante por não ser o meu tipo de leitura, eu li mesmo só por ser algo da escola.
se por acaso você gosta de livros com críticas sociais e escrita clássica, este livro é feito para você, mas caso seu gosto seja igual o meu e não goste tanto de clássicos, recomendo passar essa leitura e ler algo relacionado ao seu estilo de gênero literário.

tb devo dizer que mesmo achando tedioso, consegui pegar a critica social que o autor quis passar através da escrita e achei bem intrigante. é um tipo de romance triste na maior parte do livro, o que me comoveu bastante.
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 15/05/2021

As aventuras de Oliver Twist (Edição integral)
Uma das mais famosas obras do inglês Charles Dickens, Oliver Twist vais nos contar as “aventuras” do garotinho que dá nome ao livro, desde seu nascimento o pobre órfão vai sofrer nas mãos dos mais degenerados personagens, como os responsáveis pelo orfanato, além de “tutores” que deveriam velar por sua educação, até finalmente sua fuga para a pestilenta Londres dos idos do século XIX, lá sua vida também não será das mais fáceis será recrutado pelos piores tipos de pessoas e terá que sobreviver há terríveis danações, e mesmo com esse calvário conservar uma humanidade e inocência que poucos conseguiriam nessas condições.
Dickens é um novelesco astuto, tem um domínio sobre seus personagens e suas vidas que poucos autores conseguem transpassar para suas páginas, e como de costume seus textos exalam diversas críticas a sociedade e instituições de sua época que infelizmente podemos ainda nos dias de hoje sentir tudo isso com tamanha atualidade, as instituições são das mais corruptas seus integrantes de uma mesquinhez doentia, as desumanas condições que a classe média e baixa passa é algo deprimente, fome, violência são apenas alguns exemplos que para nossa tristeza é tão atual, ainda mais para os brasileiros nos tempos hoje.
Sobre a edição física, acho uma edição econômica maravilhosa, linda capa com orelhas, temos o texto integral, com um papel muito bom, uma tradução atual de muita qualidade, realmente quem busca um livro em um valor que possa caber no seu bolso e com uma material gráfico de ótima qualidade pode investir nas edição da editora Principis.
comentários(0)comente



Fernanda 09/05/2021

Ler Dickens sempre me traz aquela sensação de conforto, de volta ao lar, tudo na escrita, personagens e histórias criadas por ele me fascina, por isso ele é meu autor favorito, e poder reler Oliver Twist em uma outra edição e conseguir me apaixonar completamente pela história é algo maravilhoso.
comentários(0)comente



Carol.Silva 05/04/2021

Eu comecei o livro achando que seria no estilo David Coperfield, por no início Oliver ser tão azarento. Conforme fui desenvolvendo a leitura, percebi que essa narrativa tinha uma história muito mais desenrolada e nada acontecia a toa. Fazia tempos que não lia um fim tão bonitinho e me emocionei.
comentários(0)comente



Simone361 04/04/2021

O Oliver
Oliver Twist é aquele livro que poderia se chamar ?o sofrimento de Oliver Twist?, você começa a ler e prende sua atenção até o final, é um romance triste em diversos momentos até metade do livro, a outra metade não menos envolvente o autor deixa Oliver ter uma vida boa, mas sempre deixando aquele suspense no ar de que ainda pode acontecer algo ruim. E você vai lendo torcendo para que não aconteça. Hoje, me pergunto porque demorei tanto a ler um livro do Charles Dickson, esse que dizem não ser o melhor dos livros dele, e me apaixonei. Agora, já estou em busca do melhor livro do autor.
comentários(0)comente



Sa 01/04/2021

É um livro que vai muito além da história de um menino órfão, tem todo o contexto da sociedade inglesa naquela época, toda hipocrisia, toda miséria que rodeia essa camada social. E talvez o mais assustador nisso tudo é que o cenário atualmente não é muito diferente. Foi meu primeiro contato com Dickens e estou até agora reflexiva com as descrições feitas, a ironia presente, e principalmente com a capacidade que a escrita me fez de viver intensamente junto com os personagens toda essa história. Nancy você merecia muito mais.
comentários(0)comente



gassylem 25/03/2021

Amei
O livro é muito bom, reflexivo e aborda muitos temas bons. A história do Oliver é bem triste e eu chorei demais
comentários(0)comente



Uelinton.Bandeira 13/03/2021

Literatura de qualidade
Contexto histórico na medida certa, acompanhados de uma ambiguidade narrativa que mistura, de propósito, um tom mais obscuro(adulto) e outro mais leve(infanto juvenil). Final emocionante e com uma ótima entrega. Recomendo!
comentários(0)comente



Isa 12/03/2021

Leitura fluída + Muito muito drama
Eu nunca tinha lido nada do autor e me surpreendi positivamente com o estilo de escrita. Achei que seria arrastado, uma coisa maçante e difícil, mas não. A leitura fluiu pra mim, não só pela forma como foi escrita (capítulos curtos, vários pontos de vistas) mas também pela curiosidade sobre o que aconteceria com o pequeno Oliver. Só ressalto que a história não é só sobre ele, há vários personagens e pequenas sub histórias vamos dizer assim, que se costuram no livro. Não tem grandes reviravoltas, mas para um livro escrito a tanto tempo, em um contexto social tão diferente do nosso, até que foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



234 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR