Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

davicr 27/06/2022

Muito bom!
Gosto muito da história do Oliver Twist, e esse livro foi o primeiro livro em inglês que li, consegui entender bastante a história! recomendo para iniciantes!

Thyelle 27/06/2022

...
Esse livro me despertou muitos sentimentos ao longo da leitura. A escrita de Dickens é maravilhosa, o modo como ele pinta o cenário com suas palavras ácidas, críticas e sarcásticas... eu amei! Confesso que tive que parar a leitura algumas vezes, pois o quadro pintado por Dickens das injustiças verossímeis me fez querer fugir da realidade, tratando-se de um livro altamente reflexivo e fascinante, repleto de ironias. Quero ressaltar também o que o autor destaca, o fato do protagonista, o orfão Oliver, conseguir manter sua pureza e essência em um ambiente corrupto. Muito bom!

Duda 24/06/2022

Gosteii do livro!! Muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos!!!
Adorei alguns personagens e odiei outros!! Adorei a leituraa, espero ler mais coisas do Dickens!!

Natália 12/06/2022

Espetacular
Acabei de finalizar esse livro incrível. Oliver Twist foi o primeiro livro que li de Charles Dickens e já quero ler todos do escritor. Esse livro se tornou um dos meus preferidos da vida e confesso que hoje, conforme o final se aproximava, fui enrolando para terminar porque não queria me despedir desse livro rsrs.

Resenha:
Oliver Twist é uma criança órfã criada em um asilo de pobres. Sua mãe morreu logo após dar a luz a ele. Constantemente mal tratado, sofreu as mais diversas agressões e humilhações. As pessoas do asilo que fora criado eram mantidas à base de mingau com água, pois o Estado não se esforçava para sequer dar uma refeição digna às pessoas que ali viviam. Certo dia, após solicitar mais mingau, Oliver foi castigado e obrigado a se tornar aprendiz em uma funerária. Lá, sofreu mais agressões e fugiu. Sem se dar conta, ingressou em uma gangue de ladrões. De coração bondoso e boa índole, Oliver não se deixa abater frente às mais pesadas adversidades.
De narrativa extremamente fluida, com personagens muito bem construídos, o leitor é envolvido em uma trama de grande crítica social.
Afinal, qual será o destino do pequeno Oliver?

Recomendo muito esse livro. Meu arrependimento é ele ter ficado tanto tempo na estante. Realmente, maravilhoso.

isabela 04/06/2022

me surpreendi
meu deus, que livro bom!! a escola pediu pra lermos esse livro, e sinceramente, estava sem expectativa nenhuma, mas a escrita me viciou, tudo nesse livro é perfeito! chorei em alguns momentos, os capítulos são curtos e é um livro muito rápido de se ler, ou seja, perfeito!!

Gii 31/05/2022

De modo geral a história é bem legal, mas tem umas partes do livro que são bem difíceis e confusas para ler. Indicaria para pessoas que já estão acostumadas com esse estilo de leitura um pouco mais "complexa"

ArthurAlves 30/04/2022

Qual será o próximo?
Dickens me surpreendeu. Gostei da narrativa, mesmo tendo muita exposição de cenário e personagens, mas também a interação direta com o leitor o que é interessante.

Em várias notas comentei sobre o sarcasmo, o humor e também a realidade crua apresentada, aqui vou ressaltar como esse romance deixa pontas soltas aqui e ali no decorrer da narrativa, mas que até o final tudo vai se resolvendo de uma forma perfeita, sem deixar a desejar e eu pude compreender só lá pela segunda centena de páginas o que autor realmente estava apresentando. Não, não foi porque é mal feito, ou mal escrito, mas porque é atípico, para mim.

KeityBarros - UniversosDePapel 12/04/2022

Uma linda história. Leve, fluida e emocionante.
O tipo de clássico que fica gravado na mente e no coração por muito tempo.

Reginaldo Pereira 04/04/2022

Guardarei com carinho o pequeno Oliver em minhas memórias!
Apesar de ser meu 5o. Dickens - e de toda a gigantesca admiração que tenho por este autor - confesso que torcia um pouco o nariz para ?Oliver Twist?.
Não sei ao certo porque razão a via como uma obra infantil, um tanto ?menor? que outras obras do autor? mas que bom que eu estava enganado!!!
Oliver Twist conta a triste e sofrida (bota sofrida nisso!!!) história do órfão Oliver, perdido entre as crueldades e maldades da humanidade, lutando contra a sua má sorte, de todas as maneiras para que a luz de sua boa alma não se apague.
E durante todo este tempo, personagens hipócritas, cínicos, ardilosos e brutos tentam destroçar sua pureza e bondade. Enquanto outros generosos, humildes e bondosos cuidam para que sua vitória possa ser alcançada.
Uma obra que nos apresenta como os opostos do ser humano podem contrastar tanto, diante de situações cuja linha entre o bem e o mal é bastante fina.
Oliver Twist não se tornou meu personagem ?dickensiano? preferido, mas com certeza será alguém de que lembrarei com bastante carinho (caso contrário, hei de comer minha própria cabeça!!!!).

Ana Franco 23/03/2022

Vai deixar saudades!!!
Uma história muito bem construída, triste em vários momentos, mas também engraçado em muitos outros (se assim não o for, ?posso engolir minha própria cabeça?) ?
Com personagens que marcam!
Se alguns (como Sikes e sr. Bumble principalmente) te fazem sentir raiva, nojo, desespero, outros poucos nos fazem sentir que ainda existem pessoas boas no mundo!
Nancy e Oliver vão sempre estar no meu coração!!!
Mas confesso que o Sr. Bumble e Noah também ?? pois são personagens muito presentes na vida real! Quem nunca se deparou com qualquer um dos dois na vida??
Reginaldo Pereira 23/03/2022minha estante
Meu amor, só deu ainda mais vontade de lê-lo!!!!! E descobrir quem são esses ?seus amigos?!!!! ??

Diego Rodrigues 09/03/2022

Deliciosamente ácido
Nascido em Portsmouth, Inglaterra, no ano de 1812, Charles Dickens foi um dos maiores escritores da era vitoriana. De origem humilde, mal pôde se dedicar aos estudos e, para ajudar a família que se afundava em dívidas, teve que começar a trabalhar ainda aos doze anos em uma insalubre fábrica de graxa de sapato. Aos 17, começou a cobrir processos jurídicos e a vender suas matérias para impressos locais. Os jornais teriam um papel fundamental em sua carreira. Foi através deles que Dickens publicou o seu primeiro conto, fixou-se como repórter e inaugurou uma série de crônicas sobre Londres. Casou-se em 1836 e passou então a se dedicar inteiramente a carreira de escritor. Mestre do romance e da narrativa curta, publicou obras memoráveis como "Um Conto de Natal", "David Copperfield", "Grandes Esperanças" e muitos outros clássicos que contribuíram para a introdução da crítica social na ficção inglesa. Vítima de um derrame, faleceu em 1870, na sua casa de campo, em Kent.

Publicado originalmente em formato de folhetim entre os anos de 1837 e 1839, "Oliver Twist" é seu segundo romance e, assim como seu antecessor, "As Aventuras do Sr. Pickwick", foi um sucesso imediato. Em 1834, na Inglaterra, havia sido aprovada a Nova Lei dos Pobres, que sufocava a assistência social e incumbia à Igreja Anglicana o dever de ajudar os mais necessitados. A Igreja, por sua vez, jogava os pobres coitados nos chamados workhouses, asilos onde eram explorados e forçados a viver sob condições desumanas. O jovem Oliver Twist é um desses miseráveis. Órfão, foi criado em um asilo e desde pequeno sabe o que é a fome, a violência e a solidão.

O grande desafio do romance em folhetim era prender a atenção do leitor até a publicação do próximo capítulo e Dickens o fazia com maestria. Seus capítulos sempre fecham com grandes ganchos e plot twists, fazendo de seus romances verdadeiros novelões. "Oliver Twist" não é diferente. Embebida de uma escrita altamente sarcástica, a obra é de fácil e rápida leitura, com Dickens fuzilando as instituições e denunciando as injustiças sociais que impregnavam uma Inglaterra recém-industrializada. Removendo o verniz de Londres, o autor escancara o seu lado mais podre, com todos os mendigos esfomeados, prédios decrépitos e os mais vis criminosos. Na figura de personagens caricatos como o sacristão Bumble e o juiz Fang, Dickens denuncia a hipocrisia religiosa, o falso moralismo e toda a corrupção que acontecia nas instituições e na classe aristocrática. Tudo isso faz de "Oliver Twist" um romance extremamente ácido, bem-humorado e gostoso de se ler.

Essa edição integra a coleção "Clássicos da Literatura UNESP", que tem como intuito introduzir novos leitores a clássicos da literatura mundial. São edições simples, mas extremamente bem feitas e agradáveis de manusear durante a leitura. O conteúdo interno faz lembrar bastante aquelas edições da "Abril Cultural", com a diferença que o tamanho da fonte aqui é bem mais agradável. Felizmente, a editora tem resgatado alguns títulos bem interessantes e que vinham sendo negligenciados por aqui, como é o caso do próprio "Oliver Twist".

site: https://discolivro.blogspot.com/

Arthur.Maciel 03/03/2022

Mediano
Bom o livro conta a história do Oliver, que tem uma vida terrível é cruel na Inglaterra, o livro conta principalmente os desafios é os "prazes" da Inglaterra.

Bibi Felix 09/02/2022

tinha esse livro há dois anos, mas só agora peguei ele para ler. não sou muito interessada em clássicos, pela linguagem rebuscada e formal demais. porém em oliver twist a leitura foi bem leve e rápida, e a história me interessou bastante. gostei do desenvolvimento da história e dos personagens e fiquei muito contente pelo oliver ter um final feliz