Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Lindsey 18/03/2017

Lindo..
Assim como já dizia Boccaccio, "a pobreza é exercitadora das virtudes dos nossos talentos". E de pobreza Oliver entendia bem. Órfão que morava em uma casa de correção onde tinha que sobreviver com poucas colheradas de uma papa nojenta, acabou expulso apenas por não se acomodar com a fome. Na rua conheceu pessoas que tentaram o levar para o mau caminho, mas como de virtudes e talentos Oliver também entendia, mostrou ter bom coração e acabou sendo protegido por um ricaço que depois.. tá, não posso falar sobre isso, já que aqui é 100 spoiler. Enfim, se você nunca leu Dickens, recomendo começar por esse, que além de uma bela história, retrata como era a precária sociedade inglesa durante a Revolução Industrial. Vai se surpreender como uma obra clássica tão antiga pode ter uma linguagem tão agradável de se ler. Ah, e vale lembrar que a primeira parte da trama foi traduzida pro português por nada mais nada menos que Machado de Assis.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

Wesley 06/09/2016

Magnífico, Realista e Atual
Oliver Twist realmente me surpreendeu. No começo eu estava meio hesitante em ler o livro, mas depois que comecei não consegui parar. É impressionante como este romance, escrito no século XIX, contém temas tão atuais, como a aliciação de crianças ao crime, entre outros, todos dentro do contexto da época, claro. Outro fato comovente é a maturidade com que Oliver trata as situações da vida. Algumas vezes me perguntei se era mesmo uma criança. O livro inteiro fornece momentos de indignação (#revolts), de ansiedade, de mistérios, alguns de chatura, mas principalmente de emoção. É realmente uma obra-prima.

Kallyssa 29/08/2016

Classico
um clássico com final feliz!

Léo 26/06/2016

Romance maravilhoso, muitas aventuras e reflexões
''Oliver Twist'', romance que se passa em meados do século XIX, escrito por Charles Dickens, retrata com perfeição entre muitos outros temas que também serão identificados no decorrer da análise, principalmente as condições precárias da sociedade inglesa — que porventura influenciaram diretamente na formação marginal do nosso querido personagem órfão, Oliver Twist. De início, veremos a sorte de Oliver se formar mediante a consequências de acontecimentos dolorosos, marcas de uma infância ruim e miserável na grande Inglaterra. O menino foi levado para uma paróquia — onde viveu até os seus nove anos — após a morte de sua mãe durante o parto em uma casa de correção. O que não imaginava é que voltaria para essa casa de correção onde viveria momentos infelizes ainda pequeno, passando por maus-tratos, tanto físico quanto psicológico, atingindo diretamente a sua parte moral, ainda em criação. Após uma série de desventuras humilhantes, Oliver vai se empenhando como aprendiz em algumas atividades enquanto era ''comercializado'' e passava de ''mãos em mãos'', parando sob a guarda de alguns ''tutores'' que se responsabilizavam por ele. Muito engenhoso e dinâmico o garoto, em meio as durezas que encontrava, aproveitava para retirar boas lições de cada momento.

O protagonista, que evolui muito durante a história, demonstra para o leitor o seu jeito meigo e inocente — pelo menos até certo ponto ou em alguns trechos da obra —, e tenta sobreviver do seu jeito, transitando entre aventuras e desventuras que o moldam precocemente. Oliver mostra-se um bravo e insubmisso menino que gosta de contestar as ordens de seus ''tutores momentâneos'', opressivos e gananciosos. Falando em personagens, o romance apresenta uma variedade enorme de figuras, cada quais com seus papéis importantes na construção geral do fundamento central. Praticamente todos eles influenciam diretamente no produto final e os efeitos sobre essa inferência são sintomáticos. ''Oliver Twist'' está longe de ser um romance superficial. O filme — ao menos o de 2005, que vi diversas vezes — é bem fiel a apresentação encontrada no livro. Os relatos são fantásticos e mesmo representados por uma ficção, ostentam um grau forte de crítica e costumes da sociedade inglesa daquele século como também as doenças que rondavam a parte pobre da população.

É exibido um repertório sinalizador de lastimáveis feitos. Alguns personagens exploram o lado inocente de Oliver Twist e, ao mesmo tempo em que ajuda o menino, o coloca de vez no mundo da delinquência infantil. Os pequenos roubos e as sucessivas mentiras logo fazem parte dos costumes de Oliver, assim como certamente existiam em meados do século XIX, naquela mesma população que Charles Dickens via escurecer. As reviravoltas encontradas no romance são pontos chave para conceituar uma análise final da obra; entende-se que serviram, assim como em muitas outras obras literárias, para retirar o conjunto intrincado do centro comum e pensativo onde tudo pareceria apenas mais uma história óbvia, sem graça e repetida. O pequeno menino transmuta-se entre erros e acertos diversas vezes e por trás disso, claro, há as influências. Alguns personagens causam indignação pois levam Oliver aos piores momentos e ao caminho da transgressão; e o menino que se mostra doce, inteligente, promissor e muito intuitivo — um personagem que pode ser perfeito para qualquer leitor —, independente de ser criança, também passa a trazer com suas ações, às vezes, certa intolerância e desgosto.

A estrutura clássica apresentada por Dickens em ''Oliver Twist'' é maravilhosa, e embora muitos atualmente não a considerem tão verdadeira assim, há valiosas referências de planos históricos. A sociedade inglesa da época vivia o período da Era Vitoriana — época do reinado da Rainha Vitória — e a plebe passava por situações precárias. Foi um período onde a prosperidade existiu para os burgueses e o país vivia um forte avanço tecnológico — a consolidação da Revolução Industrial. Para o populacho a miséria era o que lhes cabia. A mão-de-obra barata sobrava para os adultos e crianças que não tinham família — o pequeno Twist e outros personagens como Fagin, o velho que o recebeu no abrigo e o treinou junto aos outros meninos para roubos, eram parte desses. Um dos exemplos mais comuns sobre essa diferença entre classes da época era expressada também na forma de se vestir. O livro, quando bem analisado, torna-se um verdadeiro estudo sobre a sociedade inglesa e seu progresso, que também exibia uma disciplina rígida em relação ao moralismo, com preconceitos fortes e proibições severas. Para aqueles que gostam de obter conhecimentos históricos, o obra transmitirá muito sobre essas questões.

Essa proporção histórica torna o romance um dos mais importantes escritos na época. A partir da verdade que vivia aquela sociedade, as consequências na vida daqueles que não tinham uma família abastecida por um forte poder econômico são exibidas abertamente em meio as aventuras empolgantes em ''Oliver Twist''. O ponta pé crucial para o desenrolar de toda a história é justamente isto, a crítica social de Dickens.

A obra é maravilhosa, o estilo clássico de Dickens assemelha-se em certos momentos ao encontrado nos livros de Machado de Assis, contudo Dickens utiliza uma escrita mais direta. A edição que li apresenta algumas melhorias ortográficas para facilitar a leitura dos mais jovens. É uma versão escolar para uso principalmente do Ensino Fundamental II. O livro é mesmo indicado para leitores acima de seus doze ou treze anos que poderão até entender algumas das amplas mensagens do romance, se não, se sentirão empolgados e atraídos pela boa aventura. Há belas figuras e a diagramação torna a leitura muito agradável.

Uma ênfase para o ''desperdício'' de talento e raciocínio, que ainda hoje é comum na parte menos favorecida das sociedades. A entrada para o mundo marginal é consequência direta de falhas graves de governo, mas em alguns casos a famosa ''falta de opção'' é usada como justificativa. Verdade ou não, é inegável a perspicácia de aliciadores que usam suas técnicas de domínio psicológico — principalmente em menores — estimulando-os a práticas marginais, barganhando alimentos e abrigos como recompensas. Fica claro também as consequências penais perante a lei e isso, independente de geração. sempre será uma das possíveis consequências finais para transgressores. Nos 53 capítulos Oliver passa por maus bocados e se envolve em muitas desventuras, porém, é possível ver que o garoto tem um bom coração e de certa forma, como muitos acreditam, estava em uma busca incessante por algo ou alguém, que lhe estendesse as mãos e lhe mostrasse uma saída. Apesar dos estragos impostos em seu destino, os amigos que encontrou após a fuga para Londres, lhes serviram como esse apoio. Vi e entendi a dificuldade humana e suas delinquências pré-anunciadas e pré-julgadas [de e por] ambos os lados. Senti a ignorância pousar em almas bondosas e preenchê-las de ganância num âmbito de lutas pela sobrevivência em torno de conflitos sociais.

O destino de todos é selado de maneira leal às suas ações e algumas surpresas aguardam aqueles que folhearem as páginas de ''Oliver Twist''. O clássico é figurativo, muito simbólico entre os romances clássicos da literatura mundial. Eu recomendo até mesmo para quem já ou somente tenha assistido aos filmes. Doloroso, cruel que expressa uma realidade. Guinado, com muitos revertérios e tocante por envolver personagens tão jovens e puros em situações pesadas e desafortunadas. Além disso, levando em consideração o entretenimento, a aventura vai rolar solta. 5 estrelas com louvor para este belíssimo e marcante clássico mundial.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/

Mariele 20/01/2016

Ilustrações lindíssimas
Foi meu primeiro livro de Charles Dickens. Ainda que esta edição pareça uma historinha infantil, o enredo e as personagens conseguem criar uma história de gente bem grande. As ilustrações são riquíssimas, essenciais para nos fazer entrar na história e querer ajudar o jovem Oliver, tão sofrido, enganado, mas muito puro.

Joze 13/09/2015

Uma ótima Leitura
Oliver Twist narra a história de um menino de nove anos que vivia num orfanato onde a comida era escassa e as crianças viviam sendo maltratadas.

Nesse ponto a história até me fez lembrar do Zezé de Meu Pé de Laranja Lima. Meninos sendo maltratados por serem crianças alegres.

Mas a vida de Oliver muda ao ser expulso do orfanato e mas a frente quando vai à Londres onde ele passa por muitos maus bocados também. Mas é nessa cidade que ele sua vida transformada.

A história, mais a tradução sendo feita por Machado de Assis foi o que mais me motivou a iniciar a leitura. Pena que Machado de Assis não tenha concluído a tradução.

Carol 21/08/2015

Uma crítica ainda muito atual
Em "Oliver Twist", Dickens faz comentários críticos a uma sociedade marcada pela pobreza extrema, pelas más condições de vida e trabalho e pela radical separação social criando personagens-tipos e levando a crítica social ao extremo por meio da expressão literária. Tais juízos refletem a própria oposição de Dickens contra o mundo que o rodeia.

"Eu gostaria que algum filósofo bem-alimentado, cuja comida e bebida se tornassem fel dentro dele, cujo sangue fosse gelo e cujo coração fosse de ferro, observasse Oliver Twist agarrando aquela deliciosa comida que o cão tinha desprezado. Gostaria que tal filósofo presenciasse a assustadora avidez com que Oliver despedaçava os bocados com toda a ferocidade da fome. Há uma única coisa de que eu gostaria mais: ver o filósofo tragar a mesma espécie de comida, com o mesmo apetite."

A história é suave com toques de sarcasmo o tempo todo, o que adiciona uma dose de leveza aos momentos de crítica. Cada personagem tem relevante valor para a trama, e nada que acontece é por acaso. Dickens consegue amarrar tudo muito bem e o livro termina sem pontas soltas.

Enfim, acho que todos que tiverem a oportunidade... devem ler Oliver Twist, é uma das melhores obras do Dickens

Sanoli 15/05/2015

Rafaela B 18/01/2015

Oliver Twist
Charles Dickens sempre foi um autor que admirei, resolvi comprar vários livros dele e começar a ler, comecei por Oliver Twist e o autor já me conquistou!
Oliver Twist é a história de um órfão que cresce em um orfanato da Igreja, onde é mau tratado e passa fome, um dia resolve pedir um pouco mais do ralo mingau dispensado aos pobres e isso encarreta o começo da sua aventura. A paróquia vê essa ação como uma confirmação do seu mau caráter e resolve se livrar dele para não influenciar outros a mesma asquerosa ação de Oliver. Assim ele vai parar na loja de um vendedor de caxões, onde é mau tratado novamente e resolve fugir. No meio do caminho conhece um garoto que o leva para Londres para um grupo de ladrões que resolvem fazer de Oliver mais um do grupo. Isso é contra a personalidade de Oliver que foge e por sorte encontra um bom senhor que cuida dele. Mas quando ele acha que sua vida vai melhorar é novamente raptado pelo grupo de ladrões. Por meio de reviravoltas mirabolantes acompanhamos as alegrias e desventuras do pobre garoto até o desfecho final.
O livro é muito gostoso de ler, e a forma que Dickens pinta a sociedade da época é chocante, como os pobres e miseráveis sofriam e os poderosos não se importavam é revoltante. O autor usa de muita ironia para descrever a relação entre as classes e suas críticas são fortes. Vale muito a pena ler!

Inlectus 10/01/2015

Bom.
Leitura legal e elegante.

Silvio Almeida 28/08/2014

Excelente
Uma obra prima da literatura universal.

Luciano Luíz 11/08/2014

CHARLES DICKENS é considerado um dos maiores contadores de estórias de todos os tempos.

Mas, OLIVER TWIST é um de seus livros mais fracos.

A típica história de um órfão que tem de sobreviver...

A narrativa é um tanto chata, e o enredo não trás surpresas...

Enfim...

Aliás, existe um filme muito bom de Oliver. Procure por ele. E só depois de assistir, confira a obra original.
Pois este é um daqueles raros casos (como em O CAVALEIRO SEM CABEÇA), onde a versão cinematográfica é infinitamente superior ao livro...

L. L. Santos

PS - a edição que eu li era uma adaptação. Por isso não posso concluir que o livro original seja tão ruim...

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Paula 27/02/2014

Excelente

Oliver Twist (1838) é o segundo romance de Charles Dickens, publicado inicialmente com o subtítulo The Parish Boy`s Progress. Oliver Twist nasce em uma casa de caridade em uma pequena cidade da Inglaterra. Sua mãe morre após o parto e ele é criado nessa casa pelo pároco Mr. Bumble, em condições miseráveis. Um dia, por ter pedido um pouco mais de comida, Oliver é vendido a um agente funerário. Lá ele encontou Noah Claypole, um menino que o hostilizava e debochava das origens de Oliver.

Cansado dessa forma de vida, Oliver foge para Londres, onde entra em contato com a gangue do Mr. Fagin, um homem que treinava pessoas para praticar furtos. Em sua primeira experiência, quando dois de seus companheiros roubam, sem fazer alarde, o lenço de um senhor, perto de uma loja, Oliver sai correndo, chamando a atenção das pessoas ao redor e acaba preso. No decorrer da obra, acompanhamos a trajetória de Oliver e descobrimos suas origens.

Dickens faz uma grande crítica em relação à legislação e à corrupção do século XIX, especialmente atacando as Poor Laws em voga na época. Além disso, criou uma história cheia de personagens, cativantes, sejam eles vilões ou heróis. A narrativa é nem descritiva e as descrições correspondem às situações em que Oliver se encontra. Se ele está mal, tudo são trevas; se ele está feliz, o céu fica azul e as flores desabrocham.
Livro excelente, super recomendado! :)

Tatiely 20/08/2013

Oliver Twist
Um livro chato, monótono e ainda por cima triste, outro que li só pq ganhei de cortesia.rs

Mary D. 10/07/2013

Havia um tempo que eu vinha pretendendo ler esse livro, mas nunca tomava a iniciativa, até que certo dia, estava procurando livros mais curtos, pois sabia que se fosse um livro extenso não teria tempo para lê-lo. Decidi procura-lo na seção de HQs da biblioteca, entre os diversos HQs estava esse livro. Nunca tinha pesquisado sobre o enredo do livro, me orientava mais pela fama de Charles Dickens. E agora que conclui a leitura, posso dizer com certeza que quero ler o livro comum.
Mas deixando um pouco a minha opinião de lado, o enredo do livro é muito instigante. Dickens surpreendeu a sociedade de sua época com a temática de seu livro, - que antes era escrito para um jornal semanal - a média e alta sociedade da primeira metade do século XIX não mostrava interesse pela vida dos pobres, por seus problemas pessoais e sociais. Mas enfim, quebrar tabus, foi isso que Dickens fez na Inglaterra Vitoriana. O personagem Oliver Twist, representa a distância que separa a sociedade rica da sociedade pobre, entre outros aspectos daquele período, como a criminalidade infantil e falta de uma estrutura familiar, como é o caso de Oliver que é órfão.
Recomendo a leitura, tanto do livro, quanto do HQ.