Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Aline 30/12/2023

Oliver Twist
Literatura inglesa inesquecível, história envolvente, cada capítulo é importante para entendermos cada personagem, as indagações são respondidas no decorrer da história, e ao chegarmos a um quarto para o final da leitura, todos os desdobramentos, nos levam a não mais querer largar o livro. Oliver Twist é um orfão envolto com muitas aventuras, sofrimentos e mistérios, desenvolvidos com maestria nas mãos e através da criatividade de Charles Dickens. Há cenas realmente "fortes", destacando o contexto "forte" da época. Leitura incrível, com personagens fortes e igualmente incríveis. Leitura que emociona, provoca diferentes sensações e reflexões. ????????

Itapuan 25/12/2023

Um grande livro!
Excelente livro com uma bela descrição de como nosso comportamento, convicções e atitudes influenciam nosso futuro independentemente de onde estamos! Final um pouco exagerado, mas um grande livro.
QUEIJO460 25/12/2023minha estante
Final cheio de coincidências gigantescas.

Josiane.Castro 15/12/2023

Simplesmente maravilhoso
A história de Oliver , um órfão , que passou por tanto sofrimento e nao teve nunca sua bondade alterada. Uma história com reviravolta interessante . Uma
História de amor e esperança.

Caroline Vital 28/11/2023

Gostei muito. Dickens realmente sabe como conduzir uma história. Me surpreendeu, pois achava que era uma história de criança, mas há cenas muito violentas, principalmente as de violência doméstica.

Didho 27/11/2023

Não consegui focar
Li por audiolivro e acho que isso comprometeu a minha experiência. Já ouvi vários livros, mas acho que não fiz uma boa escolha nesse, como é uma história antiga a edição que foi usada tinha muitas palavras que já não se usa mais e a entonação e sotaque do narrador atrapalharam no meu foco, especialmente a partir da metade do livro. Ou talvez simplesmente fiquei cansada do enredo que começou a ficar um pouco repetitivo.
Mas "Oliver Twist" conta a história do menino Oliver que cresceu à margem da sociedade e mostra como adultos usufruem da inocência e da impunidade de crianças para o crime. Pra ter um lugar onde morar e o que comer ele é forçado a fazer coisas que não queria que vão escalando. É um tipo de personagem que vemos muito na literatura brasileira, que parece ser um pouco menos comum na literatura internacional, nesse caso na Inglaterra.
Foi meu primeiro livro do Charles Dickens e foi justamente por isso que li. Pretendo ver o filme pra absorver melhor a história e ler outros dele ainda.

Samuel.Moreira 25/11/2023

Dickens, apenas.
Dickens me surpreende outra vez com sua escrita e crítica fenomenal. A parte irônica, absurdamente exagerada é fenomenal, a forma de Dickens denunciar as injustiças cometidas contra o povo trabalhador e contra crianças nessa época de grande triunfo industrial, que ao mesmo tempo leva tantos à pobreza indiscriminada, em nome do utilitarismo. Dickens foi fenomenal em sua escrita, ambientação, tom e ao criar personagens fenomenais. Amei esse livro e mal posso esperar para ler mais Dickens.

Juliana (Ju/Jubs) 12/11/2023

Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras. Não sabia que a leitura dele poderia ser tão fluida, engraçada (mais pelo tom irônico do narrador) e complexa (e simples ao mesmo tempo).

Tem alguns elementos que eu jamais esperaria encontrar em um livro antigo, por exemplo uma mulher revidando fisicamente as agressões do marido e uma crítica direta a figuras com grande poder social.

Geralmente eu me pego fascinada pelos personagens, mas o ponto forte deste livro é o narrador. Ele é sarcástico de uma forma que qualquer deslize pode parecer de mal gosto (como fazer piada nos piores momentos), mas é muito bem-feito, e ainda faz umas críticas sociais em momentos repentinos, pegando o leitor de guarda baixa, eu adorei isso.

Falando em coisas surpreendentes, antes de começar a ler, eu achava que o narrador seria Oliver, em primeira pessoa, e teria a clássica história de uma narrativa forte pelo olhar de uma criança. Mas não. O narrador é em terceira pessoa e não mede esforços para mostrar o quanto a vida do garoto é horrível.

Na verdade, a história é sobre Oliver, mas não é construída por ele. Todos os personagens que vão aparecendo no entorno dele são quem conduzem a história. Achei essa estrutura muito interessante, e quero ler outros livros do Dickens para ver se ele faz isso novamente.

Enfim, mais um favorito, mais um livro incrível.
Giovanna.Nogueira 14/03/2024minha estante
Muito boa a sua resenha! Me deu ânimo para continuar a ler o livro. hahaha

Laura 09/11/2023

Oliver Twist
Uma história extremamente comovente, com ótimo enredo e incríveis personagens. Li para a escola. Recomendo para maiores de 13 anos.

Clio0 09/11/2023

Esta é uma obra que já foi tema de dezenas de adaptações e que continua a atrair atenção não importando a mídia em que é apresentada e há motivo: Oliver Twist foi uma obra-denúncia dos maus tratos que órfãos e outros jovens ingleses sofriam durante o período da Revolução Industrial e com a conivência da alta sociedade e do governo.

Fome, miséria, ignorância, violência, tudo faz parte do dia-a-dia de Oliver, seja por sofrê-las na própria pele, seja pela observação de tais na vida de seus amigos. Como na maioria das obras de Dickens, os personagens são pegos em acontecimentos muitas vezes insolúveis, não obstante terem sido diretamente resposáveis por seus infortúnios ou não.

Tendo sido uma obra de publicação seriada - feita por capítulos em panfletos ou jornais - a narrativa aparece cheia de ganchos e situações rocambolescas. Tal dá um sabor de novela para quem lê, o que é bem diferente da literatura atual.

Recomendo.

Marcelo.Pires 27/10/2023

Esse ano li Um conto de duas cidades, Grandes Expectativas e agora Oliver Twist, que não me entusiasmou como os dois primeiros. Mas sempre vale a pena ler Charles Dickens.

WellingtonBessa 29/09/2023

Se você tiver estômago fraco,não leia
Sério. Esse livro é uma combinação de tristeza com um pitada de esperança de uma vida melhor para nosso pequeno Oliver.Eu li a versão em HQ, bem mais leve, mas mesmo assim impacta. Se você quer apenas conhecer a história por cima, a versão em HQ é uma ótima escolha.

Débora 28/09/2023

Nossa?
Peguei esse livro por uma recomendação, então eu não sabia muito bem sobre o que se tratava.
Apesar de ter lido a edição em HQ, achei uma leitura bastante pesada, devido as temáticas abordadas.
Eu gostei, mas, é um romance muito doloroso de ser lido.

Mateus.Silva 26/09/2023

Oliver Twist
Novo favorito, cada capitulo desse livro me prendia mais e mais. E até quando lia algo que parecia desconectado da história principal, pouco tempo depois percebia aquela informação sendo usada de forma inteligente. Esse é um que vou querer ler de novo daqui um tempo.