Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Marcos.Paulo 20/04/2023

Crítica sócia interessante
Por trás do excelente enredo Oliver Twist percebe-se também uma ferrenha crítica social a qual Dickens faz questão de esmiuçar de madeira contundente. Dickens trata de temas como a urbanização acelerada em uma Londres em plena Revolução Industrial, as condições precárias da classe trabalhadora e a desigualdade social, que levavam um batalhão de pessoas a viver em miséria.

Marina 04/04/2023

Um clássico que claramente é clássico, pois deve ter influenciado tantas histórias "modernas", que o original soa já batido.

Mesmo assim, é impossível não torcer por Oliver e embora todas as reviravoltas sejam bem previsíveis, ainda esperei pela punição dos "malvados".

C/ spoilers

Eu gosto da ironia que permeia o texto o tempo inteiro, é perceptível a crítica que Dickens faz aos tipos apresentados. Pra mim, o melhor capítulo (de longe) foi o do desfecho de Fagin. O torpor dele ao saber que seria condenado, a demora para processar as informações, a caminhada para a prisão, a espera, a loucura e a descrição da animação da plateia em contraste com o espectáculo da morte que seria mostrado ali. Muito bem escrito (e até contrasta com o tom quase bobo de outras partes da obra).

Por fim, odiei o destino de Nancy. Fiquei chocada com o fato de até o cachorro (!!) de Sikes querer se livrar da morte e ela não (embora tenha sugerido que o animal acabou morrendo depois com o dono). O pior de tudo é que ela escolheu esse desfecho, assim como Rosa escolheu ficar sem Harry. Com certeza esse era o comportamento esperado na época, para uma mulher (o de aceitar o seu "destino"). Mas é bem desconfortável ler esse tipo de coisa hoje em dia (e ainda bem).

Andréia 02/04/2023

Livro muito bom
A vida com suas misérias, suas reviravoltas e suas coincidências... Oliver, um órfão que passou por muitas coisas ruins na sua curta vida, um garoto que dependeu da "bondade" alheia desde seu nascimento, que sofreu com mais tratos e fome que eram mascarados como "caridade".
Apesar de falar sobre a vida na Inglaterra vitoriana, o livro muitas vezes parecia atual.
Fiquei pensando se ainda existe esse tipo de caridade/bondade hoje em dia, e depois de muito pensar, cheguei a conclusão que existe sim. Talvez ela esteja um pouco mais dissimulada ainda, mais mascarada como "ações sociais" para o grande povo ver, mas atrás das câmeras, das canetas e dos telefones a realidade é outra.
O que conforta, tanto no livro, quando na vida, é que de fato existem pessoas que se arrependem, pessoas de fatos boas, e isso, faz com que a nossa esperança na vida se mantenha.
Enfim, é uma leitura indisponível! Meu primeiro Dickens e devo dizer que amei!

Livro que livra 23/03/2023

Tocante!
Charles Dickens com esta obra acerta profundamente nosso coração, com um garoto que, já do berço, enfrentaria injustiças, e a mercê das ruas teria de lidar com tantas dificuldades.

As pequenas coisas do coração é que davam força para Oliver prosseguir, além de uma esperança inestimável. Muitos são os momentos de emoção nessa história, e sofremos junto com esse garoto.

Oliver é a própria imagem da superação, impulsionado pela inabalável qualidade de seu caráter admirável. A obra, toca em feridas sociais e mostra a necessidade de se cultivar os valores capazes de construir uma sociedade mais positiva e auspiciosa. Não tem como não se emocionar!

Marina.Castro.F 01/03/2023

Favoritado
Foi o meu primeiro contato com a escrita de Dickens e eu estou apaixonada. Adorei o livro é fiquei presa a cada página. A leitura, nos primeiros capítulos, estranha um pouco, por ser muito detalhada e em uma linguagem mais formal. No entanto a história conseguiu me prender, vez que as personagens são muito bem construídas. Favoritado !! Mal posso esperar para ler os outros livros do autor.

Pat Müller 21/02/2023

Que livro!
É interessante como o autor conseguiu me comover com a história de Oliver. No começo fiquei torcendo, esperando por justiça, por algo bom na vida do garoto. Quando bons ventos sopraram a vida dele, li temerosa, esperando pelo momento em que tudo ruiria mais uma vez.
Gostei do retrato histórico do livro, me senti naquela época, caminhei por Londres e quase senti seus cheiros. Charles era um baita escritor, me pergunto como não o li antes?
Paulo 03/07/2023minha estante
Achou boa esta versão do livro com texto adaptado? Estou para ler ela, mas fiquei com a dúvida da qualidade em relação ao texto original (que não achei disponível).

Pat Müller 04/07/2023minha estante
não sei dizer se é melhor ou pior que outras edições, mas gostei MUITO desse texto! Devorei o livro e ainda fui assistir o filme hehehe

Paulo 05/07/2023minha estante
Era o comentário positivo de que eu estava precisando hahah. Vou ler. Obrigado

Jesnner 20/02/2023

Só um pouco mais
O período vitoriano, marcado por inúmeras transformações sociais na Inglaterra do século XIX, é caracterizado na literatura por diversas obras consideradas clássicas. Autores como Robert Louis Stevenson, Lewis Carroll, Sir Arthur Conan Doyle, Charlotte, Anne e Emily, destrincharam o cenário urbano conturbado vivido no país, assolado pela desigualdade e pela fumaça das cidades industriais.
Assim como esses autores, Charles Dickens apresenta em Oliver Twist, um retrato da Inglaterra efervescente após a Revolução Industrial. Adultos e crianças trabalhavam muitas horas por dia, em condições insalubres, buscando um salário, ainda que baixíssimo, que pudesse trazer as mínimas condições de vida para a classe operária. Aqueles que não se sujeitavam ao trabalho nas fábricas, estavam condenados à morte ou ao crime, prática que tomou conta das grandes cidades inglesas.
É nesse espaço que ganha vida o personagem principal. Oliver é um garoto pobre, órfão, que não conhece os pais e sofre com o estigma de ser uma criança miserável em um orfanato superlotado. Longe de qualquer carinho e cuidado, decide fugir antes que tivesse fim ainda mais triste. Em Londres, o garoto é presa fácil nas garras do velho Fagin e do bandido Sikes, dois exploradores infantis que mantêm uma verdadeira gangue de crianças sem-teto.
Os acontecimentos, muitas vezes incrivelmente tristes, expõem o jovem Oliver à crueldade da natureza humana, dialogando com todo o sofrimento inerente à época. Oliver é massacrado de várias formas, mas sem perder a pureza juvenil e a bondade, quase como uma exceção à regra dos meninos miseráveis à sua volta. Como se o meio não pudesse corromper a inocência quase angelical do jovem rapaz.
Entre as reviravoltas de sua jornada, Oliver Twist, cujo nome é dado de forma aleatória, sempre vive entre o bem e o mal, sendo muitas vezes acolhido por "estranhos" e voltando à casa de Fagin, convivendo novamente com o maltrato.
A obra de Dickens, que muitas vezes parece apenas infantil, conversa, principalmente nos últimos capítulos, com retratos crus da sociedade inglesa da época. Temas como a morte, a violência, até mesmo a barbárie, são colocados de forma dura e surpreendente.
Não se pode negar que Dickens retrata um ponto de vista estereotipado da sociedade inglesa. É uma visão que parte de um país repleto de dogmas e contribui para uma construção puritana e patriota. Ainda assim, Oliver Twist também não deixa de tocar temas sensíveis e apresentar ironicamente algumas camadas populares inglesas: a hipocrisia, o falso moralismo, a corrupção de instituições. Está tudo ali, coexistindo no mesmo ambiente, o que faz do livro muito prazeroso de descobrir e desvendar.

Lilian 13/01/2023

Eu gostei muito do livro, é bem forte e mostra bem a desigualdade social daquela época, nos faz pensar muito na vida e em nossas atitudes.

Julisfronza 09/01/2023

Reviravoltas
Hoje foi o dia de ler com o filho.
“Achei” para o natal os clássicos do Charles Dickens para todos… achei uma ótima opção para as férias (classificação infanto-juvenil).

O escolhido dos cinco clássicos do box foi Oliver Twist.

Aborda: orfanato, ganância, fome, furto, oportunidades, amizade, verdade.

Uma história triste, com várias reviravoltas e com um belo final (para as crianças e para os bandidos). Abre espaço para diversas interpretações... que mudam conforme o grau de conhecimento e crítica social do leitor.

Jéssica 30/12/2022

Ultimo livro do o ano de 2023 e estou lendo essa história que era apaixonada pelo filme
Ama esse tipo de narrativa que nos prende e cria o desejo de continuar lendo
Charles dickens sempre um gênio

So.bre.vi.ler 29/12/2022

Entrei no mundo de Dickens
Minha entrada naa obras do mestre Charles Dickens foi magnífica. Que obra! Segredos mantidos e debulhados do início ao fim da trama, o menino Oliver sofre muito mas as aventuras e a forma como é apresentada a sociedade inglesa e a formação de caráter do menino nos prendem demais. Ótimo livro indico por demais.

@andrezapedrosoo 27/12/2022

Que livro demoradooo
A história é boa, porém o livro é muito detalhado então fica cansativo de ler.
Os capitulos são grandes e as letras pequenas demais.
Mas a história é legal, os personagens são bons também, porém é um livro q eu não tenho nenhuma vontafe de reler.

Alessandro232 22/12/2022

As deliciosas desventuras de um pobre orfão
"Oliver Twist" é um livro que tem fama de juvenil. No entanto, desde o início da história destacam-se aspectos bastantes sombrios na narrativa de Dickens. O primeiro deles é relacionado à infância do protagonista. Geralmente, descrita por outros autores da literatura inglesa, como a melhor época, ela é um verdadeiro pesadelo para o protagonista do romance.
A infância de Oliver Twist não tem nada de bonita. Muito pelo contrário, o menino literalmente ao longo da obra "come o pão que o diabo amassou". Vale lembrar que em cada situação dramática vivenciada pelo pequeno Oliver, Dickens extrai um pouco de humor (negro). Além disso, o autor demonstra quase sempre, com exceção de alguns personagens, a crueldade dos adultos que enxergam as crianças como um verdadeiro "fardo". Uma sequencia de demonstra bem o desprezo e o desdém pelos pequenos é aquela em que Oliver esfomeado pede para repetir um prato de sopa- um gesto visto pelos adultos como um ato de atrevimento e má educação.
Além de retratar muito bem a forma desumana como as crianças eram tratadas na Era Vitoriana-, o autor também faz um sinistro retrato da cidade Londres que aos olhos do protagonista, assim como dos leitores é visto como um "cenário de medo gótico", com suas ruas labirínticas, onde qualquer tipo de perigo está sempre a espreita.
Também dentro do aspecto gótico, destaca-se o vilão Fagin, que faz uso de sua astúcia para angariar o seu grupo de meninos a seu serviço. Fagin é a encarnação do Mal no romance, mas é Bill que representa melhor a maldade em seu estado puro, principalmente por suas ações violentas. Além deles, nesta galeria de personagens, destaca-se Nancy a "prostituta de coração de ouro" que torna-se amiga de Oliver e também protagoniza uma das cenas mais assustadoras da obra.
"Oliver Twist", assim como outros romances de Dickens, é uma verdadeira "montanha russa de emoções", com o protagonista sendo constantemente colocado em situações dramáticas. Quando achamos que ele terá algum descanso, acontece algo e novamente, ele é colocado em perigo, em poder dos vilões. Além disso, Dickens de forma habilidosa traz um "plot twist" na parte final do livro, que surpreende o leitor e reforça sua fama de "grande contador de histórias".
"Oliver Twist" é um clássico inesquecível. Um livro delicioso de ler que traz a marca autoral da genialidade Dickens como ficcionista, capaz de ser "realista" e "novelesco" ao mesmo tempo, e, assim emocionar e prender atenção do leitor até a última página. Um livro que vale a pena ser lido pelo menos uma vez na vida.
Sobre a edição: Esta para mim é uma das melhores do Clube de Literatura Clássica. Segue o mesmo padrão: capa dura e folhas amarelas. Ela também tem várias ilustrações das primeiras edições da obra. Além disso, tem a tradução do experiente José Rubens Siqueira, que conseguiu preservar muito do humor irônico da escrita do autor.