Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Roberto 13/04/2024

Welcome to the New age...
Dickens é um dos gigantes da literatura universal, por conta de seus escritos que são um retrato fiel e cru da época em que viveu, experenciando muito dos ocorridos de suas obras, estando muito além de um burguês com palavrinhas bonitas no papel
É um dos retratos mais perfeitos do período da Revolução Industrial na literatura, narrando como se deu o crescimento das cidades e a desorganização em que que a infraestrutura caiu depois das migrações em massa da população rural em busca de trabalho na cidade, formando diversos cortiços e aumentando o banditismo e atividades suspeitos, cenário onde se passa a narrativa desse excelente romance
O personagem do título, Oliver Twist aqui é mais um veículo que Dickens usa para mostrar o momento em que o país estava, pouco participando dos fatos em si, mas sofrendo na pele as consequências da corrupção e da violência de todas as classes
Quase pensei que o livro descambaria para um panfletinho ordinário sobre " pobres bonzinhos e ricos malvados" ,mas Dickens estava muito além disso, pois além de ser um escritor muito dedicado e estudado, também teve seus jovens anos na época com sua experiência de vida para poder passar aos leitores todas as nuances que ela apresenta, nos fazendo ver todos as tragédias e glórias de uma vida

Gabriel.Coura 12/04/2024

A minha lembrança mais antiga com a história de Oliver Twist foi, quando criança, ligar a TV na madrugada de Natal e assistir ao filme do Polanski. Meses depois, numa aula de português, descobri que a história era um livro clássico e desejei lê-lo um dia. Uns anos atrás peguei uma edição, porém estava muito ruim e difícil para mim que abandonei pouco depois da metade. Essa edição da Penguin é maravilhosa (como qualquer outra). Li e relembrei a história do pobre Oliver Twist com bastantes prazer, tristeza, raiva e alegria. Ela nos mostra o quão vil pode ser o humano quando busca ambição (e isso nos leva a refletir). Sem sombra de dúvidas, um dos meus favoritos da vida (assim como "Grandes Esperanças", também do Dickens)! Terminei o livro com a mesma vontade que o Oliver: só queria mais páginas! (aos entendedores: "Please, sir, I want some more").

ariennegiulia 10/04/2024

Oliver, um jovem órfão, tenta sobreviver apesar da indiferença humana. Desesperado e quase morrendo, Oliver é encontrado por outro garoto onde é guiado para as profundezas das favelas londrinas, onde conhece Fagin e seu bando de meninos ladrões, ávidos para iniciar Oliver naquela vida sem retorno. Apesar do medo, da solidão e dos maus-tratos, Oliver conserva sua inocência e esperança e jamais se desvia de seu caráter bondoso e empático. Circunstâncias inesperadas , reviravoltas e personagens marcantes podem transformar a vida de Oliver para o melhor ou para o pior, deixando o menino a mercê de um mundo que pisoteava os órfaos e demonstrava poucos sinais de benevolência.

Durante a leitura tive um misto de sentimentos.
O final foi uma surpresa atrás da outra, literalmente!

Minha segunda leitura do Dickens e ele não decepciona ?

Rayane 30/03/2024

Além de mostrar a vida do Oliver, é uma obra que tem como um dos objetivos, "denunciar" todos os abusos que órfãos, e outros sem família passavam durante a época. E tudo debaixo do nariz da sociedade e do governo, que eram coniventes com todos os maus - tratos, fome, pobreza extrema, e miséria que rodeavam a vida dessas pessoas. Para eles, essas pessoas deveriam ser gratas, por estarem recebendo uma sopa rala e um pedaço de pão duro do governo, enquanto eles comiam e se fartavam, muitos com o dinheiro recebido para servir aos pobres.

Mostra outro lado, importantíssimo inclusive, das crianças que acabam indo parar nas ruas e tendo que sobreviver como podem. E muitas vezes acabam sendo alvo de pessoas mal intencionadas que os usam para roubo, prostituição. E esse arco, nos faz lembrar que não é culpa dessas crianças estarem nessa situação. Começando pelo fato de que, se estão na instituição, são mal tratados, passam fome. Se fogem, é para encontrar algo melhor, e em muitos casos, roubar e se prostituir acaba sendo a única saída, dado ao fato de que a sociedade num todo rechaça esses tipos de crianças, e adolescentes, vendo eles apenas como pessoas sem valor. Não estou dizendo que esses órfãos são "vítimas da sociedade", (como costumamos dizer) mas é fato que são vítimas do meio em que vivem.

"Sou mais moça do que pareço ser, mas já estou acostumada a ver até às mulheres mais pobres se afastarem para me dar passagem nas calçadas apinhadas de gente."

Uma das únicas coisas que me incomodou, foi que chegando ao final do livro, Oliver parece que vira um mero espectador, um coadjuvante no próprio livro, os outros acabam tomando mais as cenas.

É um livro que nos faz pensar muito, e sentir muito pelo Oliver que viveu uma vida desgraçada durante anos, e nos faz sentir ódio pelas pessoas que maltratavam não só ele, mas como muitas outras crianças, e muitas vieram a falecer por conta disso.

Dri 23/03/2024

É uma história com muito sofrimento, o pobre do Oliver sofre demais e sempre com o coração tão puro. Só acho que por ser tão grande algumas partes ficaram chatinhas.
Mas tem uma boa história e um bom plot.

Peter.Molina 22/03/2024

Um meio cruel
Neste livro, Dickens nos conta a história do órfão Oliver Twist, criado inicialmente numa espécie de asilo e depois entregue a toda sorte de sofrimentos, angústias, além do envolvimento na criminalidade e na delinquência. Inicialmente tem uma atmosfera bastante pesada, por percebemos o quanto uma criança era lançada num meio perturbador e doentio. A sorte dele vai mudando aos poucos, não sem muitas lágrimas e dores. Tem um final bem arrebatador ,e uma demonstração de violência que me surpreendeu porque achei um pouco incompatível com a narrativa. Atualmente, a nomeação do grande vilão da história seria considerada anti semitismo, mas é interessante observar como esses personagens eram tão marginalizados.

Danlmg 21/03/2024

Impressionada como um livro tão pequeno ter tanta informação. É eita atrás de eita KKKKKKk
Pensei que não teria um final feliz porque era uma desgraça atrás da outra.
Mas a reviravolta que dá e o final termina bem e deixa o coração quentinho.
Mas não consegui superar a morte da Nancy, entendo que ela ter morrido e da forma que morreu foi crucial para o desfecho da história, mas mesmo assim muito triste ela ter ido.
Enfim, vale muito a leitura, amei.
Meu primeiro livro do Dickens. O primeiro de muitos ?

julia 07/02/2024

Um pobre coitado
Eu achei a história muito interessante pela denúncia das mazelas vividas pelos órfãos da era vitoriana porém (e isso pode ser da edição que eu tenho) achei a escrita muito confusa.. tinha hora que nao dava pra entender se o diálogo estava acontecendo dentro ou fora de uma casa por exemplo. a história me prendeu muito no início, o sofrimento do oliver me comoveu demais, mas chegando ao final quase nao se fala mais no oliver, e isso me incomodou um pouco e fui parando de ler todos os dias.

Laila 05/02/2024

Oliver twist é sempre perfeito, lembro de conhecer essa história ainda criança e chorar de tristeza por tudo o que o oliver passou

GabrielMacambira 12/01/2024

Sem dúvida um dos livros mais interessantes que eu já li.
Trama envolvente, que nos surpreende pouco a pouco, tornando a leitura fluida e prazerosa. Ass revelações são apresentadas e histórias são apresentadas em um ritmo muito interessante e o final realmente me supreendeu, visto que não esperava.

A forma como a sociedade britânica, em meio a revolução industrial, é mostrada, em todas a sua degradação e miséria, deixa o livro bem mais interessante. Em uma sociedade onde a hipocrisia reina, aqueles que mais sofrem são os maus vulneráveis.

Wania Cris 08/01/2024

Quanto sofrimento em tão pouco tempo de vida...
Dos livros que sempre desejei ler, mas, que sabia que não o faria tão cedo, encontrei disponível na Audible e mergulhei.

Olha, eu sabia que seria uma estória triste, mas, chega numa parte que a gente fica revoltada com tanta crueldade com uma criança e quando a gente descobre a motivação para tanto sofrimento, fica ainda mais revoltada. Essa fui eu.

Livro consumido no formato de áudiolivro com excelente tradução de João Sette Câmara e maravilhosa narração de Diego Muras, fica a recomendação para quem quer mergulhar em um clássico de uma forma bem morderna.

Aline 30/12/2023

Oliver Twist
Literatura inglesa inesquecível, história envolvente, cada capítulo é importante para entendermos cada personagem, as indagações são respondidas no decorrer da história, e ao chegarmos a um quarto para o final da leitura, todos os desdobramentos, nos levam a não mais querer largar o livro. Oliver Twist é um orfão envolto com muitas aventuras, sofrimentos e mistérios, desenvolvidos com maestria nas mãos e através da criatividade de Charles Dickens. Há cenas realmente "fortes", destacando o contexto "forte" da época. Leitura incrível, com personagens fortes e igualmente incríveis. Leitura que emociona, provoca diferentes sensações e reflexões. ????????