Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

Ariana87 10/08/2022

Que livro muito bem amarrado!
Gostei muito.
A ironia do Dickens, a forma como ele entende a pobreza (será que ele passou por isso ou apenas era um bom observador?) e expõe isso no papel é muito boa.
Sobre o assassinato violento no fim. Eu definitivamente não estava esperando. Foi um choque muito grande. Recomendo um pouco de estômago forte.
O livro é bem novelesco. Personagens vão e voltam, mas é bem satisfatório. Gostei demais.
Dickens não costuma errar.

deadpoetz 15/09/2022

a escrita é fluida e não é um clássico difícil de ler. os personagens são bem desenvolvido e o plot tbm.

WellingtonBessa 29/09/2023

Se você tiver estômago fraco,não leia
Sério. Esse livro é uma combinação de tristeza com um pitada de esperança de uma vida melhor para nosso pequeno Oliver.Eu li a versão em HQ, bem mais leve, mas mesmo assim impacta. Se você quer apenas conhecer a história por cima, a versão em HQ é uma ótima escolha.

Natália 12/06/2022

Espetacular
Acabei de finalizar esse livro incrível. Oliver Twist foi o primeiro livro que li de Charles Dickens e já quero ler todos do escritor. Esse livro se tornou um dos meus preferidos da vida e confesso que hoje, conforme o final se aproximava, fui enrolando para terminar porque não queria me despedir desse livro rsrs.

Resenha:
Oliver Twist é uma criança órfã criada em um asilo de pobres. Sua mãe morreu logo após dar a luz a ele. Constantemente mal tratado, sofreu as mais diversas agressões e humilhações. As pessoas do asilo que fora criado eram mantidas à base de mingau com água, pois o Estado não se esforçava para sequer dar uma refeição digna às pessoas que ali viviam. Certo dia, após solicitar mais mingau, Oliver foi castigado e obrigado a se tornar aprendiz em uma funerária. Lá, sofreu mais agressões e fugiu. Sem se dar conta, ingressou em uma gangue de ladrões. De coração bondoso e boa índole, Oliver não se deixa abater frente às mais pesadas adversidades.
De narrativa extremamente fluida, com personagens muito bem construídos, o leitor é envolvido em uma trama de grande crítica social.
Afinal, qual será o destino do pequeno Oliver?

Recomendo muito esse livro. Meu arrependimento é ele ter ficado tanto tempo na estante. Realmente, maravilhoso.

Souza.Barbosa 16/09/2023

Triste
Então.
Oliver, vítima do ódio e do rancor.
Mas que vida ??
Querido Dick gostaria que ele tivesse experimentado pequenos momentos de felicidade como Oliver.
O livro é uma contrução incrível de detalhes e riqueza.
Mas definindo muita tristeza e brutalidade.
Muito

Gláucia 23/02/2021

Oliver Twist - Charles Dickens
Aquela (re)leitura que te acalenta. Sempre...

Rebecca.Sofia 25/11/2022

Considerando que é um clássico, a linguagem não é tão difícil, mas mesmo assim ele é muito lerdo, só começa a ficar mais dinâmico nas últimas 100 páginas.
Outra questão é que tem muitos personagens e chega um momento que você não lembra mais quem é quem.

Joana 23/10/2022

Meu coração partiu mil vezes
Não é uma leitura fácil. Não pela complexidade da obra, mas porque a gente sofre com Oliver. Eu fiquei angustiada muitas e muitas vezes, porque verdadeiramente me apeguei a Oliver e tudo o que acontecia com ele mexia muito comigo. Eu sofri com seus sofrimentos e me alegrei de verdade com as suas alegrias, e por tudo isso Oliver Twist se tornou um dos personagens mais amados!

Marina 04/04/2023

Um clássico que claramente é clássico, pois deve ter influenciado tantas histórias "modernas", que o original soa já batido.

Mesmo assim, é impossível não torcer por Oliver e embora todas as reviravoltas sejam bem previsíveis, ainda esperei pela punição dos "malvados".

C/ spoilers

Eu gosto da ironia que permeia o texto o tempo inteiro, é perceptível a crítica que Dickens faz aos tipos apresentados. Pra mim, o melhor capítulo (de longe) foi o do desfecho de Fagin. O torpor dele ao saber que seria condenado, a demora para processar as informações, a caminhada para a prisão, a espera, a loucura e a descrição da animação da plateia em contraste com o espectáculo da morte que seria mostrado ali. Muito bem escrito (e até contrasta com o tom quase bobo de outras partes da obra).

Por fim, odiei o destino de Nancy. Fiquei chocada com o fato de até o cachorro (!!) de Sikes querer se livrar da morte e ela não (embora tenha sugerido que o animal acabou morrendo depois com o dono). O pior de tudo é que ela escolheu esse desfecho, assim como Rosa escolheu ficar sem Harry. Com certeza esse era o comportamento esperado na época, para uma mulher (o de aceitar o seu "destino"). Mas é bem desconfortável ler esse tipo de coisa hoje em dia (e ainda bem).

Uelinton.Bandeira 13/03/2021

Literatura de qualidade
Contexto histórico na medida certa, acompanhados de uma ambiguidade narrativa que mistura, de propósito, um tom mais obscuro(adulto) e outro mais leve(infanto juvenil). Final emocionante e com uma ótima entrega. Recomendo!

Jéssica 30/12/2022

Ultimo livro do o ano de 2023 e estou lendo essa história que era apaixonada pelo filme
Ama esse tipo de narrativa que nos prende e cria o desejo de continuar lendo
Charles dickens sempre um gênio

Livro que livra 23/03/2023

Tocante!
Charles Dickens com esta obra acerta profundamente nosso coração, com um garoto que, já do berço, enfrentaria injustiças, e a mercê das ruas teria de lidar com tantas dificuldades.

As pequenas coisas do coração é que davam força para Oliver prosseguir, além de uma esperança inestimável. Muitos são os momentos de emoção nessa história, e sofremos junto com esse garoto.

Oliver é a própria imagem da superação, impulsionado pela inabalável qualidade de seu caráter admirável. A obra, toca em feridas sociais e mostra a necessidade de se cultivar os valores capazes de construir uma sociedade mais positiva e auspiciosa. Não tem como não se emocionar!

Jéssica 14/05/2020

Esplêndido
Livro incrivelmente bem escrito, história cativante e bem desenvolvida. Sobre a narrativa : impecável ! Essa obra com certeza é uma das melhores que eu já li na minha vida . Os personagens em geral foram muito bem elaborados, o cenário histórico e cultural perfeitamente abordado e as críticas presentes muito bem posicionadas. Muitos foram os fatores que fizeram com que essa história fosse tão marcante para mim , tanto que concluí a leitura com uma sensação muito gostosa no coração e uma empolgação tão grande que me fez chorar. Não poupo elogios a esse livro vale muito a pena ser lido, não temos problemas com escrita cansativa ou páginas que mereçam ser puladas cada vírgula é essencial para a compreensão da história. No todo recomendo muitíssimo!