A Vida Secreta de Fidel

A Vida Secreta de Fidel Juan Reinaldo Sánchez

Resenhas - A Vida Secreta de Fidel

Marcella.Pimenta 16/03/2024

Não conheça seus heróis, nem trabalhe para eles
Líder da Revolução Cubana, Fidel Castro não queria que a vida pessoal fizesse parte da construção de sua imagem. E é esse lado que Sanchez, seu segurança por 17 anos (1977-1994), traz à tona: as amantes, as propriedades de luxo, a relação distante com os filhos (legítimos ou não), os hábitos...

A leitura flui bem porque tem um estilo de biografia misturado com fofoca política. Não me pareceu um relato apaixonado ou ressentido. Fidel foi uma espécie de ídolo para o autor, e o responsável pela sua prisão por 2 anos. Mesmo assim, o relato de Sanchez é equilibrado nos adjetivos. Ele se preocupa mais em descrever as situações que comentar a percepção delas.

Por exemplo, Fidel dizia que tinha apenas uma cabana e que não tirava férias, que isso era um costume burguês. O autor pontua isso e revela as diversas casas que ele tinha, com que frequência as visitava e as mordomias que elas ofereciam.

No decorrer do livro, a vida pessoal de Fidel perde espaço pra vida política, com revelações sobre o costume de gravar conversas com autoridades (para chantagea-las, principalmente), o dinheiro gordo que recebia por fora (embora o salário oficial fosse baixo, as maletas de dinheiro trazidas por subordinados ajudam a explicar a fortuna que ele deixou depois de morto), as relações com o narcotráfico, e como ele atuava como se fosse dono de Cuba.

O fascínio pelo revolucionário e a formação militar de Sanchez o impediram, por mais de uma década, de enxergar e aceitar o caráter inescrupuloso de Fidel, um "humanista" (como dizem seus cegos adoradores) capaz de mandar fuzilar um aliado injustamente para se preservar (caso Ochoa). Fidel, na realidade, só era fiel a si mesmo. Que bom que Sanchez viveu para contar o que viu.
Diego 17/03/2024minha estante
Coincidência! Hoje mesmo incluí este livro entre os meus desejados, meio a longo prazo. Está fora de catálogo, então, como tenho muita coisa para ler, vou monitorar uma eventual reedição, quando, então, ele será "orgulhosamente" promovido à minh fila! ?

Elineuza.Crescenci 16/03/2023

Editora Paralela – SP – 2014
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 16/03/2023

O autor
O Tenente-Coronel Juan Reinaldo Sanchez nasceu em Havana, 1949.
Atleta de alto nível foi guarda-costas pessoal de Fidel Castro entre 1977 e 1994.
Ao ser retirado de suas funções, foi detido e colocado na prisão, onde permaneceu até 1996. Durante sua estadia na prisão tomou a decisão de expor o verdadeiro Fidel como ninguém o tivera feito.
Em 2008, depois de dez tentativas sem sucesso, fugiu de Cuba para Miami, onde faleceu em maio de 2015.
O livro
Feito em parceria com Axel Gylden, repórter da revista francesa L'Express, mostra uma face desconhecida do estadista cubano Fidel Castro.
Qual a autoridade desse relato? Juan Reinaldo Sanchez, o autor, afirma e apresenta fotos, ter trabalhado na guarda pessoal de Fidel por cerca de dezoito anos.
Seu afastamento se deu após a ida de sua filha e uma de suas irmãs para Miami o que para a revolução era uma afronta e sinal de traição.
A história é reveladora e assustadora.
Valeu pelo suspense e pela curiosidade que foi mantida do início ao fim.
Há uma documentação fotográfica detalhada dentro do livro.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/03/2023-marco5-leitura-anual-30-vida.html

Alìce 23/08/2022

+1 ditador como todos os outros
O livro mostra com precisão, sobre o olhar do seu amigo e fiel escudeiro Sanchez. O livro mostra que até mesmo o grande ditador Fidel Castro, assim como todos os grandes tiranos da história, não passavam de grandes hipócritas sentados em um trono sobre um viés ideológico.

Moya2 22/08/2022

Imperdível
Livro escrito pelo guarda-costas número 1 de Fidel.
Contém muitas passagens importantes e alguns relatos assustadores.
Não é uma biografia do egocêntrico Fidel e sim aqueles trechos que sempre são omitidos numa autobiografia.
Só achei que podiam haver mais eventos dignos de ser reproduzidos.

Dary 01/08/2022

Triste
Esse livro tem me acordado e muito da realidade do governo na Cuba, eu sinceramente nunca esperei que o Fidel for esse tipo de pessoa, mas, não passou de ser mais um ditador que finalmente virou uma pessoa muito mais ruim da que ele tirou do poder. Triste historia a do povo cubano.
Nino 24/03/2023minha estante
não se esqueça que Cuba sempre teve o embargo norte-americano, onde privou (e priva) a ilha de grandes prosperidades. Enquanto a URSS ainda existia, a realidade era bem diferente por todo suporte econômico que podia destinar à Cuba, exportando seus diversos recursos. Recomendo assistir ao documentário da Netflix "Cuba e o Cameraman" e entender como isso funcionava na prática. Esse cameraman era um norte-americano, e não um ex-funcionário do governo cubano cheio de mágoa e ressentimentos rs

Geovana Albuquerque 05/06/2022

Que comunista era esse?
Fidel vivia uma vida de marajá!!
Tinha uma ilha particular, regalias, riquezas, mordomias. Enquanto a galera de Cuba vivia de cotas e morria de fome!

Gaudino 04/01/2022

Livro necessário para desfazer mitos sobre o ditador Fidel
O livro é um relato pessoal de Juan Reinaldo Sánchez guarda-costas de Fidel por dezessete anos.
Somos apresentados aos maiores segredos e detalhes do dia-a-dia do comandante Fidel, suas relações familiares, envolvimentos com grupos revolucionários, sua vida nada anti-capitalista e a forma como conduziu a política interna e externa não só de Cuba mas de outros países.
O conteúdo do livro não é de cunho militante mas um ponto de vista pessoal de quem viveu ao lado do ditador cubano e relata seu comportamento ditatorial, insensível, e desumano que tanto é ocultado por muitos veículos de imprensa.
Sánchez tinha uma admiração por Fidel que ao longo do período próximo ao líder cubano e vendo tudo bem de perto foi desfeito.
Para nós leitores é um livro importante que mostra a realidade por trás do "mito" Fidel Castro e nos deixa com uma pergunta sobre os líderes revolucionários quando tomam o poder: Por que os líderes que pregam a revolução em nome do povo, e do anti-capitalismo e são tão aclamados por muitos se transformam em tiranos piores que os que eles dizem combater?

Greco 23/10/2021

A esquerda sendo a esquerda!
Que a perseverança de Fidel Castro é algo que devemos copiar, isso é fato. O grande líder de uma das maiores revoluções da história era perseverante. Infelizmente a usou para o mau. Fidel Castro - um criminoso que se passava por bom moço. O livro é todo documentado e embasado com as realidades do regime comunista cubano. Vale à pena conhecer a personalidade de Fidel, bem como sua relação escondida com o narcotráfico.

Costa 16/09/2021

Leitura interessante.
É sempre muito interessante saber detalhes acerca da vida de um personagem tão emblemático como Fidel Castro. É perceptível o ressentimento do autor em relação ao ex-ídolo, decepcionado pela incoerência do discurso em relação às práticas do regime ditatorial castrista. Contudo, os relatos parecem fidedignos à realidade e nos trazem informações muito interessantes para um bom entendimento de quem foi Fidel Castro e o que ele representou para a América e para o mundo.

Carol T.S. 22/10/2020

"El comandante" descrito por um de seus mais próximos...
... guarda-costas, além de um relato sobre a vida na ilha de Cuba. Para os idealistas, o livro deixa um gosto amargo na boca. Vale muito a leitura.

Bernard.Barreto 20/06/2020

Sob a ótica do traído
O autor tem por objetivo dar uma elucidação acerca do extremamente fechado, e isolado, regime cubano, a partir de sua visão interna.
E, quem melhor para tratar do assunto que não um dos seguranças pessoais do grande jefe, Fidel Castro.

Apesar disso, me pareceu notório um ressentimento durante a leitura, o que é entendível, dada a "forçada" busca pelo exílio nos EUA por parte do autor, após dedicar sua vida durante anos ao patriarca do estado cubano.

Acredito que a obra cumpre seu objetivo em nos ajudar a entender das mazelas do estado e do núcleo do governo, que não conseguiu cumprir com as expectativas do povo em sua revolução. Se trata de uma leitura rica em detalhes e mostra a experiência de vida do autor no ciclo íntimo do poder cubano.

Emi 02/05/2020

Interessante
Livro conta a perspectiva do segurança pessoal de fidel, é bastante interessante para aqueles que procuram conhecer essa figura de nossa história de todas as formas possíveis

marcelgianni 06/12/2017

site: https://idaselidas.wordpress.com/