Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande

Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande E. E. Evans-Pritchard




Resenhas - Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Sofia 08/09/2023

?Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande? de Pritchard
Li para uma disciplina da pós-graduação e me surpreendi. pela clareza da estrutura e das ideias.

considerando o período histórico-social que Evans-Pritchard está inserido ? a de uma violência brutal do imperialismo europeu sobre países africanos ?, a etnografia dele foi um marco na mudança de abordagem das monografias antropológicas-etnográficas da época.

é um bom livro. as repetições, apesar de um pouco chatas na leitura, fazem todo sentido dentro da estrutura de argumentação do autor. para além, foi bom conhecer um pouco sobre rituais dos Azande.
comentários(0)comente



vfrauzino 12/01/2022

A lógica da bruxaria Azande
Um dos antropólogos britânicos que mais admiro! Essa obra, fruto de 20 meses de trabalho de campo na sociedade sudanesa Azande, reflete a concepção da noção de etnografia para o antropólogo.. que realizou uma profunda imersão cultural através do convívio diário e aprendizado do idioma nativo e das práticas culturais daquele povo.
A bruxaria é a questão central do livro, pois permeia toda a vida Azande e é a base de suas crenças. Evans-Pritchard inova ao se desvincular de um pensamento colonial que julgava crenças e costumes de povos considerados ?primitivos? como inferiores e irracionais. Para a sociedade Azande, a bruxaria é irradiada por um ato psíquico e acarreta diversos infortúnios para a pessoa a quem ela se destina, inclusive a morte. É através das consultas oraculares que eles confirmam o ato de bruxaria e o desdobramento de seus destinos, que pode ser mudado e protegido por magias e rituais.

O livro é fantástico e vai além de tentar definir se bruxaria existe ou não. A bruxaria Azande possui uma verdade própria que é a verdade de sua função (re/produção das relações sociais e manutenção da coesão social)... é lindo percebe-la como uma peça do sistema social daquele povo. Indico a leitura!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR