Histórias de Atréfora

Histórias de Atréfora Layane Ventura

Resenhas - Histórias de Atréfora

Gabriele Santuzzo 17/02/2015

RESENHA: HISTÓRIAS DE ATRÉFORA - UMA TRANSLUZA, UMA ANÃ E DUAS AQUARIANAS
Quando comecei a ler esse livro, vou confessar que logo no prólogo eu me interessei pela história. Tenho sorte em escolher livros nacionais para ler, já que os que li até o momento não me decepcionaram.

Para quem gosta de livros de literatura fantástica, esse livro pode fazê-lo se interessar, prender-lhe do início ao fim, já que a história é maravilhosa. Mas já vou avisando: o livro é um pouco lento. Não ao ponto de ficar chato e desinteressante, mas para aqueles que amam livros tensos do início ao fim, esse é o livro errado.

Atréfora é um dos planetas que compõem um sistema próximo ao Sistema Solar, chamado Elementium, sendo eles Aquária, Anão, Narx, Transluz, Planeta dos Dragões e, como dito antes, Atréfora. Em cada um desses planetas vivem seres fantásticos, sendo que os atreforianos são os mais desenvolvidos.

No Planeta dos Dragões viviam dragões poderosos, todos praticavam o bem, exceto Maldar e seus seguidores, que viviam na parte mais sombria do planeta. Maldar, como não podia matar a própria raça, começa a atacar os planetas do Sistema Elementium, um por um. Então os dragões elementares, os únicos mais fortes que Maldar, foram para Atréfora, e transformaram-se em povos dos outros planetas.

Tudo isso é contado apenas no prólogo, e os autores (Layane Ventura e Ismael Artur) explicaram isso da maneria mais resumida possível, sem nenhuma enrolação.

Mas essa não é a história principal do livro. Quatro garotas (Karol, Thamilis, Layane e Hévelyn) possuem os espíritos dos dragões elementares, tendo também seus devidos poderes, e elas precisam usá-los para salvar Atréfora.

O final não me agradou muito, mas ainda assim foi muito bom. Mas se a missão das garotas era salvar Atréfora, na minha opinião era onde o livro deveria terminar. Mas para aumentar ainda mais minha ansiedade, o livro terminou como se fosse um capítulo qualquer, o que levantou uma suspeita de que terá continuação.

Nota: 8.

site: http://www.portalplanetapop.com/2015/02/resenha-historias-de-atrefora-uma.html

Desenhando em Letras 09/06/2015

Me conte uma história...
Incontáveis livros de fantasia já passaram por minhas mãos, dezenas desse mesmo gênero já foram destroçados pelos meus olhos horas a fio, entretanto poucos conseguiram cativar tanto a minha atenção como Histórias de Atréfora. Para aqueles que não são habituados à leitura de fantasia, onde, geralmente, o autor faz uma alusão ao verdadeiro e falso, criando o seu próprio universo, estabelecendo, em muitos casos, uma linha tênue entre o mundo humano e o imaginário, esse é o livro ideal. Explico: a forma com que os autores (Layane Ventura e Ismael Artur) descrevem o seu Mundo Mágico não implica em detalhes exagerados; a narrativa é extremamente breve, mas sem deixar de lado o charme que a nossa língua possui.

Na obra não há meio termo, os personagens são inteiramente bons ou maus. Simples assim. O que é fascinante para alguns, se torna forçado para outros. Particularmente, parto do princípio de que todos somos anjos e demônios, portanto temos nossa parcela de maldade, mesmo quando insistimos em fazer o bem. Todavia, devo salientar que, de modo algum, esse é um demérito na referida; muito pelo contrário, pois diversas pessoas acabam se identificando com a conduta dos personagens.

A leitura é extremamente prazerosa justamente por conter um linguajar mais simples, sem os tradicionais "enchimentos de linguiça" que tanto vemos por aí.

O enredo gira em torno de quatro garotas aparentemente comuns, mas que escondem um segredo. Na verdade, elas mesmas desconhecem esse segredo: Elas são pertencentes ao Sistema Elementium que, por sua vez, é composto por Aquária, Anão, Narx, Transluz, Planeta dos Dragões e Atréfora.

Em uma situação muito inusitada, Karol, Thamilis, Layane e Hévelyn acabam descobrindo a sua origem, tal como o motivo de estarem na Terra e o porquê de terem que deixar tudo para trás e partirem para seu verdadeiro planeta.

Um ponto extremamente positivo que pôde ser observado no livro foi a criação dos personagens. Todos têm uma história de vida bem estruturada, com dramas familiares, conflitos internos e por aí vai; e todos têm também uma personalidade própria, seus pensamentos não se assemelham em momento algum com os ideais de outrém mencionado na obra.

Embora o livro seja classificado como infanto-juvenil, todas as faixas etárias podem se deliciar com as palavras impressas nas páginas de Histórias de Atréfora. E, acredite, você não conseguirá largar o livro até que a última palavra seja lida.

site: http://desenhandoemletras.weebly.com/blog/resenha-historias-de-atrefora-uma-transluza-uma-ana-e-duas-aquarianas

Maria 10/03/2018

Resenha: Histórias de Atréfora - Uma transluza, uma anã e duas aquarianas
A história do livro é um pouco complexa, mas não prejudica a leitura do livro pois a linguagem é leve e simplificada de entendimento, tudo vivia em tranquilidade até que um dragão maligno chamado Maldar criou uma rebelião a fim de reinar todos os planetas.

Cada planeta tinha sua característica própria e os habitantes de Atréfora tinham cada tinha um dom de dominar elementos. Karol, Thamilis, Layane e Hévelyn viviam na Terra, tinham espirito de Dragão e foram escolhidas através dos dragões por não terem encontrado descendentes homens, acabaram escolhendo quatro garotas para salvar Atréfora de todo mal com seus devidos poderes.

As garotas tinham sonhos estranhos e muito similares, acordavam perdidas, descobrindo que cada uma controlava poderes, após isso Maldar envia para a Terra seres do seu planeta para mata-las, mas elas não estarão sozinhas nessa.

Bom, fiquei um pouco decepcionada com o final deste livro, eu realmente esperava um final mais emocionante.

Indico esse livro para quem gosta do gênero fantasia, e tenham uma ótima leitura.

site: Blog Febre de Livro: http://febredelivro.blogspot.com.br/