Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Nath Nakaishi 14/04/2024

Profundo e objetivo
Sobre ter vergonha da pobreza, sobre ter vergonha de suas origens, sobre superar e se tornar a melhor versão de você mesmo. Sobre fracassar em planos grandiosos e ser feliz.

Gigliola.Santos 14/04/2024

Grandes Esperanças
O livro conta a história de um menino que foi criado por sua irmã à pulso de ferro! O mesmo( Pip) , passou por muitas coisas na infância e foi apresentado a uma senhora ( Sra Havisham) pra ser sua companhia. Lá conheceu Estela, basicamente da sua idade, por quem se apaixonou e mais tarde o destino não foi como ele esperava.
Pip, o protagonista, recebeu ?grandes esperanças? e mais tarde descobriu de onde vieram, e mesmo assim ainda de manteve fiel até o último momento.
Fez amizades, perdeu tudo e conseguiu se reerguer, além de se retratar com o querido Joe e Biddy.
O livro é muito lindo, uma história linda de retratação, reconhecimento e gratidão.

Vinícius Tyrone 10/03/2024

Um livro sobre muitas coisas
São grandes acontecimentos. O livro vai falar sobre injustiça, ingratidão, medo, insegurança, orgulho e várias outras coisas.
O livro é dividido em três volumes, o primeiro, que conta a infância de Pip, é disparado o melhor de todos e muito divertido. Os outros dois, que falam sobre o crescimento e amadurecimento de Pip, já são mais chatos, mas talvez seja assim que a vida funcione mesmo. Ela vai ficando chata enquanto crescemos.
Dickens, para mim, é o melhor contador de historias que já tivemos. Logo o livro é muito bem escrito e muito bom de ler. Tem personagens legais e outros indiferentes, sendo Joe o melhor de todos, porém com pouca participação na fase de crescimento do Pip.
Tem boas reviravoltas até o final. O final e os últimos capítulos têm um tom meio melancólico. É um final um pouco corrido. É um bom final, nada excepcional, mas bom.
Se gosta de clássicos e do Dickens, a leitura é obrigatória.

mesquita1903 02/03/2024

Um dos melhores livros que li esse ano
É uma obra que cativa pela riqueza dos diálogos, que são tanto interessantes quanto envolventes. As passagens bonitas presentes no livro fazem você apreciar ainda mais a escrita. Além disso, as reviravoltas na trama seguram o suspense e a surpresa ao longo da história.

Rach 26/02/2024

Coincidências e tristezas e alegrias
Muito bem elaborado, com ares de Os Miseráveis misturado com as narrativas das irmãs Brontë, conta a história de Pip, jovenzinho pobre, vindo de família humilde, criado "na mão" da irmã mais velha casca grossa (tão grossa que nem o próprio marido escapava), pois era órfão de pai e mãe. Logo de cara já acontece a cena que irá guiar a narrativa inteira, quando ele conhece o "seu" forçado e se cria uma "invisible string" naquele momento entre eles, tendo repercussões o livro inteiro por conta dela.
Pip não é a melhor pessoa do mundo, tem pontos altamente questionáveis em seu caráter e joga a culpa de todos eles em seu "amor" infantil por uma mini donzela prepotente e arrogante, mas ao longo do livro ele aprende suas lições e consegue crescer, tanto social, quanto econômica e moralmente, principalmente no quesito amizade.
Um livro para se rir, para se chorar, para se desesperar e apertar o coração, para se desolar e, enfim, para se aceitar a vida com seus entrecaminhos malucos e cheios de coincidências e tristezas e alegrias.

Carol 26/02/2024

Os livros do Charles Dickens são incríveis, esse não foi diferente, com tantas reviravoltas e revelações. Ele soube muito bem como conectar todos os personagens, apesar de às vezes eu ficar um pouco perdida com os nomes. Pip não tem tanto minha simpatia como Magwitch, mas é isso né, é uma pessoa um tanto mesquinha e que despreza os outros quando se sente de certo modo superior.

Faoli 24/02/2024

Um dos malhores da vida.
Um livro incrível. A visao de Dickens da beleza da simplicidade da vida me emocionou. Pip é, sem dúvida, um dos melhores personagens da literatura e isso reflete-se pelo simples fato dele ser inteiramente humano, dotado de valores e falhas.
Pip é tudo aquilo que somos e Joe é tudo aquilo que deveríamos ser. Que livro. Valeu cada página.

Tainara.Carvalho 09/02/2024

O final original era melhor. Dickens, pra que vc mudou? O livro começa muito bem, gosto muito da primeira parte, mas perde fôlego na segunda. A terceira retoma a energia da primeira e fecha o livro com várias revelações.

OBS: se você ler pela edição da Penguim, não leia a introdução antes de ler o livro, ela tá cheia de spoilers. Deixe pra ler essa parte após terminar o livro, ajuda muito a esclarecer as ideias.

Fabiana 06/02/2024

Excelente!
O livro é excelente! São 700 páginas de um misto de emoções e uma leitura muito fluida e leve. Apesar de ser um clássico, não se trata de uma leitura rebuscada. Não dá vontade de parar de ler!

Ao ler, passei muita raiva do Pip. Quanto mais eu lia, mais o detestava. Seus sentimentos, conceitos, preconceitos e atitudes são na maioria das vezes decepcionantes.

Por outro lado, você tem o Joe. Um cara generoso, leal, amigo e humilde. A pior parte, é quando reflito sobre toda essa história, me dou conta que na maioria das vezes, ajo mais como Pip, embora gostaria de ser o Joe.

Ao terminar o livro, fiquei pensando em como Dickens conseguiu ligar muitas histórias diferentes e tudo continuar muito coeso.

Agora, se você espera por finais definitivos, você não o encontrará aqui. Porque são dois finais diferentes. E você decide por qual optar. Isso é ?péssimo? rs. Porque agora, não consigo parar de ficar imaginando no que deu isso tudo.

Super recomendo esse livro!
AdriLittig 27/02/2024minha estante
Amei sua resenha, este livro está na minha lista ?

Viviismoraes 30/01/2024

A Esperança
A vida de Pip nunca foi fácil, após a morte de seus pais ele foi criado por sua rigorosa irmã a sorte foi ter Joe.
O jovem passou maus bocados durante o período que conviveu com a irmã, sorte mesmo é que Joe sempre esteve ao seu lado o protegendo da melhor forma.
Pip foi uma criança sensível desde o começo, a sua infância foi difícil e conforme foi crescendo e se desenvolvendo cresceu sem saber o que é o certo e o errado.
E conforme Pip foi crescendo na aldeia que viveu, conheceu a senhora Havisam e sua acompanhante Estela no qual nutriu o amor de infância.
E após uma visita de 5 minutos, tornou-se habitual e voltando a cada quinzena, após esse período de tempo ele foi crescendo.
E tempo depois recebeu uma herança e foi viver na Inglaterra, tornando-se um jovem cavalheiro.
O rapaz passou por altos e baixos a vida inteira, chegou a rejeitar a sua origem por ganância e dinheiro.
O tempo foi passando e ensinando os verdadeiros valores da vida.

Amanda 28/01/2024

Charles Dickens, eu te amo.
Mais um clássico incrível! Pip tá longe de ser o mocinho perfeito. É detestável em alguns momentos, mas sua redenção é linda de acompanhar. O fim do livro teve o tom que precisava... Amei!

Lika.Tanaka 23/01/2024

Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com Grandes esperanças provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa. A grande característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou ?com a mão de ferro?, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella

giovana 23/01/2024

Nunca pensei que a leitura de um livro clássico de mais de 700 páginas pudesse ser tão leve e prazerosa. Foi o primeiro livro de Dickens que li e fiquei realmente surpresa com a facilidade da escrita e, embora algumas partes tenham sido levemente arrastadas, o cenário geral é ótimo.

Consegui simpatizar muito com os personagens, principalmente Joe, e entendo que os sentimentos de Pip variam assim como os nossos, com seus preconceitos e necessidades. Achei também bastante interessante que há dois finais para esse livro, mas confesso que o original teria me deixado decepcionada por conta do amor extraordinário que Pip sempre sentiu por Estella.

Enfim, fico muito feliz dessa edição incluir os dois!