Minha Turma é Fogo

Minha Turma é Fogo Arnaldo Devianna

Resenhas - Minha Turma é Fogo

Andréa Bistafa 18/09/2014

www.fundofalso.com
Estamos naquela época deliciosa da escola, por volta dos dez anos, onde tudo é magico, problemas pequeninos parecem imensos diante de nós que ainda não sabemos como é a vida adulta não? Temos nossos colegas e melhores amigos, tem aqueles bagunceiros, aqueles cdfs, os professores gente boa e os que mais parecem o cão! Nessa obra de Arnaldo Devianna vamos embarcar e reviver um pouco disso tudo!

A Minha Turma é Fogo trás uma deliciosa atmosfera de mistério e uma cena criminal! Um incêndio na biblioteca da escola! Colocar fogo em tantos livros meus Deus?! E ainda por cima o dinheiro dos livros que Léo devia ao diretor estava la dentro! Logo de inicio temos uma culpada, Isidora, a "patinha feia" do colégio, que jura ter sido sem querer, mas aos olhos de Léo parece ter algo a mais nessa história..

"A escola sem biblioteca. O Léo sem a calculadora, sem a caneta preferida... E sem a resposta para quatro perguntas: Como ajudar Isidora, cópia da Dani? Podia confiar nela? O Tigão sabia a verdade sobre quem começou o incêndio? E se o diretor perguntasse pelo dinheiro dos livros?" - Pág. 41

O livro é voltado para o público infantojuvenil, e a trama toda é bem cotidiana das crianças nessa fase. O ambiente e o linguajar é todo favorável para despertar o gosto pela leitura, e acredito que essa seja a melhor fase para desenvolver esse gosto nas crianças. Ainda trás mensagens valiosas nas entrelinhas, como o espirito de equipe, a compaixão e até aquela pitadinha minima de primeiro amor!
Livros leves e de narrativa dinâmica como esse, favorecem o interesse, pois sabemos que crianças dispersam muito fácil. E para falar a verdade, eu fiquei bem presa a leitura! (só para comprovar que agrada adultos também!)

Fisicamente está bem diagramado, e muito bem revisado, o que é importantíssimo olhando para o publico ao qual ele se direciona.

Esse é um dos livros que está na minha estante só esperando meu filho crescer para ser lido e apreciado! Se você tem filhos nessa fase super indico essa leitura à você!

site: http://www.fundofalso.com/2014/09/resenha-minha-turma-e-fogo-arnaldo.html

Thais 23/07/2014

Faço questão de intercalar em minhas leituras do mês, no minimo um livro infanto-juvenil, pois assim me distraio um pouco e me sinto renovada para mergulhar em outro enredo mais complexo. A Minha Turma é Fogo, publicado pela editora Zap Book, e cedido cordialmente por seu autor Arnaldo Devianna, me fez relembrar a época do colégio e associar seus divertidos personagens aos meus antigos colegas de classe.

Nossa história começa com um terrível cheiro de fumaça, os berros do monitor do colégio gritando FOGO! FOGO!, e o maluco professor Rio, abandonando seus alunos em meio a algazarra. Entre os estudantes da 6°A está Léo, nosso personagem principal, que ao ver a biblioteca da escola cuspindo fumaça, percebe que sua colega Isidora - a garota mais chorona da turma - não estava entre eles. Afinal de contas, foi ele mesmo quem pediu para a menina entregar um envelope com o dinheiro do diretor Peçanhas, para a bibliotecária Catarina.

Para sua sorte, Léo avista a garota chorona sentada na calçada, e a primeira coisa que lhe vem a cabeça é o que aconteceu com a grana do diretor. Como em toda escola essa também é feita de grupinhos, porém Léo procura exercer a paz entre as 'espécies' e sonha um dia acabar com toda essa idiotice. Então tentando dar uma chance para a garota com quem ninguém tem interesse em conversar, ele se dispõe a ajuda-la, só o que ele não esperava era ouvir de Isidora que foi dela a culpada pelo incêndio na biblioteca.

E agora, será que a menina que vive infeliz com a vida por causa do doença do pai, realmente causou um incêndio por acidente? Será que Léo enfrentará a terrível fama do diretor Peçanhas para provar que tudo não passou de um incidente cometido pela coleguinha? Mas e se no final das contas for tudo um plano de Isidora para ficar com o dinheiro do diretor e eliminar as evidencias? Isso vocês só saberão lendo 'A Minha Turma é Fogo', pois a graça da história está justamente aí: no que se descobre a cada página!

O que posso garantir é que se trata de um enredo totalmente leve e um autor incrivelmente bem humorado, que misturou suspense e comédia para criar uma turminha alvo dos desejos de cada um que por os olhos neste livro. Eu ri bastante com os apelidos de alguns personagens, como por exemplo João Caga Ossos, e fiquei super curiosa para descobrir onde tudo isso ia parar. E no fim das contas, em meio a cenas que você não sabe se é verdade ou mentira, é possível concluir que realmente a união faz a força, e que mesmo quando tudo parece ser o fim, é importante fazer a coisa certa, pois as vezes o tal fim é só uma forma de nos apresentar a um novo começo.

NO BLOG: http://amigadaleitora.blogspot.com.br/2014/07/resenha-minha-turma-e-fogo.html#.U9BlQPldVXE

Leticia 27/07/2014minha estante
Eu li! O livro é otimo! Delicia de ler...

Paola 20/07/2014

No meio da aula a turma da 6ªA começa a sentir um cheiro estranho. De repente, Tião, funcionário da escola, sai avisando o fogo... A biblioteca da escola está em chamas! E o alvoroço começa... Criança correndo para todos os lados, o diretor enlouquecido pela sua coleção de gibis que estava na biblioteca e os bombeiros tentando fazer o seu trabalho.

Em meio a essa confusão toda, Léo, o nosso personagem principal, lembra que a coleguinha Isidora não estava na sala. Mas, onde ela estaria? Ele começa a ficar preocupado e sai a procura dela. Isidora, a menina mais chorona da sala, está sentada em um banco toda assustada. Léo vai conversar com ela, saber o que está acontecendo. Quando ela solta "promete não contar a ninguém?", Léo já sabia que boa coisa não ia ouvir. Isidora confessa, que sem querer, colocou fogo na biblioteca e está muito assustada. Além disso, seu pai está muito doente e não sabe como ajudá-lo. A menina pede a ajuda do colega de sala e, quando ele percebeu, já tinha dito que ia ajudá-la.

Em meio as dúvidas de como ajudar Isidora, Léo acaba indo parar na diretoria da escola, com o temido diretor. E o diretor começa a pressionar Léo a dizer quem havia colocado fogo na biblioteca e, pra piorar a situação, onde havia parado o dinheiro para investir nela (biblioteca). Em meio ao aperto, Léo tem a ideia da escolar promover um concurso para arrecadar fundos e reconstruir a biblioteca. Mas, o diretor não faz caras de poucos amigos. Será que ele vai aceitar? Será que Léo vai conseguir ajudar Isidora e salvar a biblioteca? O que será que Léo vai aprontar?

O livro é infanto-juvenil. Traz a mensagem uma mensagem linda: de juntos podemos mais. Os personagens foram bem criados, são cativantes e aprontam todas, como toda criança. A linguagem é simples, fácil e super descontraída. O autor soube colocou em seu livro aventura, amizade, companheirismo e muita diversão. Tudo na medida certa! Dei boas risadas com Léo e sua turma. Recomendo a todos!