Bidu: Caminhos

Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

Daniel Pedrosa 11/10/2021

Desencontros...
Um cachorro de rua que depois de muitas idas e vindas encontra alguém para dividir sua vida.
Mais um excelente Graphic para ler e refletir.
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/Olu519Qihwg

Marlisom 08/08/2023

Essa HQ do Bidu é uma história muito mais muito simples, mais esse é o intuito dessa história não é uma ótima história mais e boa de ser lê.

Beatriz 15/04/2024

Aí que traço lindão
Grafic novel brasileiraaaa!!! O traço é lindo demais e a história é muito querida, muito fofa. Aos curiosos o livro explica como o Bidu e o Franjinha se conheceram de uma maneiro MT legal. A leitura é fluida e bem rápida li tudo de uma vez mas já quero reler!! Recomendo
Camila.Santos 15/04/2024minha estante
O traço deles é lindo mesmo, e eles tem bastante sensibilidade. Lembro que quis muito ler quando saiu, mas acabei esquecendo. Obrigada por me lembrar, agora vou ter que ir atrás desse quadrinho!

Guilherme.Oliveira 11/02/2024

Devagar no carnaval vamos de GN do MSP.
História simples e cativante do cãozinho azul do Franjinha.
História gostosa de ler, traços bem desenhados e arte sensacional.

Alê | @adagaliteraria 08/12/2020

Graphic Novel: Bidu ? Caminhos
Autor: Turma da Mônica ? Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
?: 5,0
Sinopse: Bidu Caminhos é de longe a melhor graphic novel que já li. Ela mostra a trajetória de Bidu e Franjinha antes de eles se conhecerem, se fosse definir em palavras a história diria que ela é encantadora, emocionante, linda e marcante. Franjinha queria um cachorro, mas apesar de seus pais concordarem em adotar um, ele não conseguia se conectar com nenhum dos que encontrava. No outro lado da história Bidu vem passando por situações difíceis de cachorros enfrentam nas ruas como fome, brigas e chuva.
Então no final (SEM SPOILER) conseguimos ver como os dois se conhecem. É algo bem real e singelo, você consegue visualizar as situações acontecendo e acho que por isso me apaixonei tanto pela história.
Espero que gostem da leitura como eu gostei.

Bia 19/06/2020

Sabe como é, neh? Livro com cachorro desidrata a gente de tanto chorar

Ana 30/09/2020

Motivos para você ler
Primeira hq que leio que não seja do Mauricio de Sousa e que conta a história do Bidu, aqui os autores são de Minas e ambos fizeram um belo trabalho, tanto na arte como na história em si.
Aqui vamos ver/ler a história do nome Bidu, um ex-cachorro de rua, morador de um carro abandonado e que afugentava todos os cachorros que chegavam perto de roubar sua morada.
Até que ele encontra um cachorro que não se intimida dele e apanha pela afronta, com o seu lar que foi roubado, Bidu anda pelas ruas sozinho, com fome e frio, até que ele se cansa e assim espera ser pego por uma ONG para ter comida e um lugar para morar, e lá encontra outros cachorros.
A história é bem rápida de ler e conta o ponto de vista do cachorro, um pensamento de ter um dono, com uma casa, amor e comida para dar para ele.
A arte em sim é muito linda, vale a pena dar uma chance para a leitura, além de você se comover com os cachorros de rua e dar um apoio, como amor e comida e talvez um lar.
Nota 10!

Ana 06/06/2021

Foi um abraço no coração revisitar esse universo que me trouxe pra leitura em outro formato

kalilmvp 11/09/2014

Quando a arte encanta...
A algum tempo venho tomando mais e mais carinho pelas histórias em quadrinhos, e o mais interessante é que esse interesse está sendo alimentado por uma turma que faziam anos que eu não lia nada sobre. O tom infantil da turma da Mônica continua, claro, já que esta é a marca da inocência de uma criança, mas, a forma em que a história e contada, é que é cativante.

Em Bidu - Caminhos, somos levados à jornada do Bidu, primeiro personagem criado pelo gênio Maurício de Souza, mostrando como ele encontrou o seu futuro dono, o Franjinha, ou como é melhor dizermos, como ele foi encontrado.

Nesta recontagem da história de Bidu, revemos personagens como o Bugu, Rufus, Duque, Dona Pedra, até mesmo o Franjinha com um novo desenho, uma nova linha, até mesmo para se comunicar com a nova geração de crianças e trazer de volta os jovens adultos que leram antigamente.

Através do desenho as emoções são passadas, principalmente nos momentos em que está chovendo, no qual este clima retrata exatamente os sentimentos do Bidu. A comunicação entre os cachorros é impressionante, retratando o pensamento/fala entre os cães.

Realmente gostei bastante e indico demais. É uma história tranquilíssima de se ler.

Ana Elisa 16/04/2023

28ª leitura de 2023
Eu sou apaixonada nesses Graphics da MSP, acho lindo a visão, a liberdade de outros ilustradores e escritores em poder recriar e criar com seus próprios traços as histórias da Turma da Monica.

Maurício de Sousa criou algo que vai ficar para o resto da vida e se eu tiver condições, faço questões de ter todas, lindo demais.

Wardson 28/06/2020

Leitura leve com enredo e personagens leves. Não é nada surpreendente, mas está longe de ser uma Graphic Novel mediana. É para ser lida em uma tarde de sol com um café e caramelo ou diante da janela chuvosa e sua xícara de chocolate quente. É fofo.

Gabi 17/10/2022

Fofo
como todas as outras ate agora, é bem rapido, mas muito bom...
Essa é bem fofa, tanto pelas ilustrações como pela historia mesmo.
Gostei

duartecaslu 29/10/2022

O vira-lata companheiro
Os dilemas de um cachorro vira-lata é abordado nesta trama em conjunto com as dificuldades na vida urbana enfrentada por estes.

Interessante os autores trazerem a figura do "vira-lata valentão" como mais um animal que só tem o interesse de buscar conforto e acolhimento, a desconstrução do estigma deste personagem chama bastante atenção.

Bidu é encantador desde a primeira página, podemos dizer que Maurício de Souza acertou em cheio em criar este cachorrinho carismático, que tem uma releitura a altura.

@andressamreis 23/07/2020

Boa conhecer o passado do Bidu
Está foi a primeira leitura compartilhada com meu filho de 5 anos que durou mais de um dia!! eheheh ????

Na verdade foram necessários 3 dias!!
Lucas divertiu-se muito com as reviravoltas na vida de Bidu, fez beicinho de triste quando as coisas complicaram-se!
E o danadinho deu até spoiler!
"Mamãe, eu já sei que o Bidu é o cachorro do Franjinha!" ???

Tá, tudo bem? Vamos curtir a leitura?

Para esta Graphic MSP as ilustrações são tudo! Os quadrinistas utilizaram de muitos recursos para dar vida às aventuras de Bidu e sua turminha.
Achei genial o uso das onomatopeias, os balões de diálogo e a chuva! As páginas em que Bidu enfrenta uma tempestade são um show a parte!

Ricardo.Barroso 22/02/2022

Um livro que transborda ternura
Muita ternura com esse personagem carismático em sua primeira Graphic MSP. A história é quase toda contada pelos desenhos e onomatopeias, o que é ótimo para apresentar para crianças. Uma aventura que ensina superação, trabalho em grupo e a busca por uma vida melhor.