A Ceia Secreta

A Ceia Secreta Javier Sierra

Resenhas - A Ceia Secreta

Val 14/09/2023

Engordando conhecimentos na Ceia Secreta
Enquanto vamos conhecendo episódios importantes do Século XIV, em plena época da chamada Santa Inquisição, alcançamos fatos que propiciam um suspense e um clima perscrutador que se revelam no âmago da obra A Ceia Secreta, do jornalista e escritor espanhol Javier Sierra. Um surpreendente romance histórico.
Lembrando um pouco o livro O Nome da Rosa, claro, sem o eruditismo de Umberto Eco, este romance desenvolve-se também num ambiente claustrofobicamente eclesiástico e investigativo, mantendo um bom suspense e aquela consequente vontade de não parar a leitura. Com um bom ritmo, o texto flui na medida em que aumenta a ansiedade do leitor.
Aqui se descobre fatos pitorescos e pouco conhecidos do berço da religião católica, em especial sobre Jesus e seus discípulos, João Batista e a onipresente Maria Madalena, além de Leonardo da Vinci, os Dominicanos e os mecenas de obras sacras. A mixagem de elementos reais e ficcionais usada por Sierra de maneira tão estimulante e envolvente consegue conduzir o leitor como partícipe da trama.
Acredito ser uma obra muito mais envolvente para quem aprecia e tem algum conhecimento de arte pictorial. A base de sua narrativa faz eclodir as inúmeras facetas e enigmas que envolvem não só a obra de Leonardo Da Vinci, mas especificamente o Cenacolo ou Santa Ceia, ou ainda A Última Ceia, como é conhecida sua polêmica obra prima pintada numa parede do refeitório do convento da igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
O livro é narrado na primeira pessoa, pelo próprio protagonista, de forma bastante casual e informal, o que torna a leitura mais cativante. E não vejo uma forma de leitura de sucesso sem o acompanhamento constante de visualizações da pintura ao lado do livro, entendendo-se assim as interessantíssimas contendas sobre a obra.
A “teoria da conspiração” contra a Igreja Católica – já batida com sucesso em O Código Da Vinci, de Dan Brown, e no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de Michael Baigent -, reaparece nesta obra de forma bastante enfática e envolvente, principalmente pelo fato de Sierra contextualizar seu trabalho no século XV, num cuidadoso trabalho de pesquisa. Ele é um grande cientista em simbologia e códigos antigos, como também estudioso profundo do esoterismo, pelo qual é muito respeitado.
Os cátaros (katharos que significa “puros” em grego) membros de uma facção religiosa da Idade Média que repudiava a igreja católica apostólica romana – e bem pouco conhecida pelo público – torna-se o cerne desta trama repleta de simbologias e códigos secretos. E, assim, promovendo mais polêmicas à sua obra, Sierra leva-nos até os conceitos enunciados nos chamados Evangelhos Gnósticos, descobertos no Nag Hammadi, no norte do Egito em 1945, tidos, então, como “livros perdidos da Bíblia”.
Todos os personagens desta obra e a maioria dos fatos ali relatados existiram e são históricos, o que confere ao livro A Ceia Secreta, principalmente aos religiosos cristãos, uma excelente oportunidade de engordar seus conhecimentos sobre o assunto como também de refletir mais profundamente sobre suas crenças.
Aos admiradores de Leonardo da Vinci fica a certeza reescrita de sua genialidade artística, científica e humana, uma vez que tudo no texto de Sierra tem fundamentos em rigorosas e respeitadas pesquisas. Diferentemente e muito superior ao de Dan Brown, este é um livro a ser lido, refletido e, com certeza, admirado e recomendado.
Valdemir Martins
13.09.2023

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Ju Ragni 12/09/2023

Um livro intrigante
Achei esse livro fantástico. O mais interessante é que totalmente plausível, para mim ficou um passo à frente das aventuras do Dan Brown, porque a pesquisa histórica aqui está mais robusta, e tudo que foi apresentado tem seu fundamento, ainda sejam teorias. Sem dar spoiller vou dizer que no enigma desvendado não tem como ser coincidência, porque tem muito lastro para se chegar ao resultado. Para falar mais que isso, tem de ser com quem já leu. Mas quem ler não vai se arrepender.

Luan Oliveira 12/04/2023

Prometeu nada e entregou tudo.
É um dos melhores livros que eu li esse ano (que não foram muitos até agora). Conseguiu me prender do começo ao fim. Ainda que eu ache o desenvolvimento do personagem principal bem fraco pro tamanho da história que é contada, Javier consegue te colocar nas ruas de Milão com muita delicadeza. Mostra os detalhes da cidade sem ser enfadonho.

Não gosto quando ele narra 2 histórias paralelas pois acho que perde um pouco da mágica, das surpresas e ganchos que ficam a cada final de capítulo mas ainda sim, a introdução de Leonardo Da Vinci como "MESTRE" rouba toda a atenção. Como esse personagem é poderoso, você sente o seu peso narrativo. Não se sabe se é um vilão ou um herói.

A Ceia Secreta é um livro para quem gosta de conspirações religiosas, plotwist e história renascentistas. Esse é um livro que eu adoraria ver um dia em uma adaptação pois vejo grande potencial de um verdadeiro entretenimento.

Antunes 24/08/2022

Um enigma atemporal
O autor Javier Sierra usa uma das obras mais famosas, do pintor mais conhecido de nossa história... Em sua teoria teológica.

As perguntas que ficam durante livro são:

1°- faz sentido? Sim, e como a escrita do autor é bastante agradável, não fica muito didático

2°- os personagens são críveis? Sim, até pq, a grande maioria deles existiu e constam no apêndice do livro

3°- se Leonardo da Vinci foi 10% do que os livros de fantasia histórica descrevem, ele certamente foi um gênio infinitamente afrente do seu tempo!!

Recomendo a leitura, mas não esperem grandes conspirações....

Prestem atenção no capítulo 26, sobre a história de Maria Madalena... Realmente lindo!!!

Dumalis 22/06/2022

Fantástico
De fato a leitura dessa obra é uma experiência fantástica, com todos os sentidos da palavra. É perfeito e cheio de situações que te fazem pensar o dia todo na história. Eu aconselho MT a ler esse livro ??

Bunny 12/06/2022

nas primeiras 40 páginas eu tava boiando na história, mas a partir daí começou a ficar tudo muito claro e interessante pra mim. foi muito melhor do que eu esperava, conseguiu me prender demais e eu diria que se tornou um dos meus livros preferidos por causa da veracidade da história contada. além disso, foi muito legal conhecer mais de como a religião era tratada no séc XV, e a forma como os inquisidores, esses vilões que eu só tinha conhecido através de menções rasas, funcionavam. a figura do Leonardo foi muito realista, e eu o amei de verdade. Adoro conhecer mais dos segredos do catolicismo/cristianismo no geral, acho uma mitologia muito curiosa e sempre há mais para descobrir sobre.
o javier sierra escreve muito bem e de forma tão fluida que eu não consegui parar de ler no final.

Luana 25/01/2022

Comecei o livro assim que terminei o símbolo perdido e no começo comparado ao Dan Brown estava achando fraco. Até que fui surpreendida com uma interessantíssima conspiração religiosa, por personagens instigantes como Leonardo da Vinci e muita pesquisa histórica. Leitura que te prende, história que quando engata você quer engolir tudo em um dia.

RITA TOURINO 03/01/2022

“Somos fascinados pelo mistério mais que pela verdade…”
Uma historia ousada que mistura fatos históricos e ficção, envolvendo o leitor em uma trama cheia de pistas, mistérios e enigmas, tudo começa em janeiro de 1497, quando a corte do Papa Alexandre VI, começa a receber várias cartas anônimas dizendo que Leonardo da Vinci está pintando um mural da última ceia no qual não só pintou os apóstolos sem seu preceptivo halo de santidade, como também o próprio artista se retratou entre eles, dando as costas a Jesus Cristo.
Assim, um inquisidor Dominicano chamado Frei Agustín Leyre, que é especialista em decifrar mensagens e códigos secretos foi escolhido para ir investigar e identificar o responsável pelo envio das cartas, bem como para observar a obra de Leonardo da Vinci e descobrir os possíveis segredos por trás das imagens. O livro faz uma análise completa da pintura da Última Ceia de Leonardo da Vinci, e não deixa passar nada, cada detalhe, expressão e posição são analisados nos mínimos detalhes.

Luizaaa 13/08/2021

Indicação
Este livro foi me indicado por um professor de história do meu colégio, achei que seria entediante.
No começo eu achei a premissa interessante, mas lá para a página 70 comecei a achar tudo muito monótono, fazendo com que eu não tivesse tempo de ler; no entanto, não desisti.
Investi mais um pouco de tempo nele e começou a ficar MUITO interessante, mas eu acabei ficando sem tempo de leitura, mas agora consegui terminar.
O livro é muito bom, porque conta uma história que você nem imagina, com dados reais, datas, palavras traduzidas da língua realmente usada e muito bem construído e finalizado pelo autor.
O final foi surpreendente, estou inconformada até agora, simplesmente sensacional.

Siqueira 12/09/2020

Maravilhoso
Com personagens bem construídos uma trabalho bem arquitetada e várias surpresas durante a leitura. Nota 9.5

Rosana 08/05/2018

Fascinante
Um tema que realmente gosto, ainda mais se tratando de mistérios e enigmas, o autor mostra mais uma conspiração religiosa que envolve personagens conhecidos como Leonardo da Vinci e seu famoso quadro a Ultima Ceia, recomendo para aqueles que gostam do tema.

Jacques.Bourlegat 21/02/2017

Santa Ceia...
A história se passa no ano de 1497, quando cartas anônimas são enviadas ao Vaticano acusando Leonardo da Vinci de estar pintando um afresco herético em Milão. Frei Agustín Leyre, inquisidor dominicano especialista na interpretação de mensagens cifradas, é enviado à Milão para investigar essa pintura e tentar decifrar o segredo que protege a identidade do remetente das cartas. A revelação deste mistério poderia mudar a forma de vermos a pintura do gênio do Renascimento?

Ultimamente, ao falarmos de Leonardo Da Vinci, lembramos facilmente do romance de Dan Brown (O Código Da Vinci) que foi um best-seller no mundo inteiro. Na Ceia Secreta, Leonardo ganha novamente foco. Entre assassinatos, mistérios e enigmas a trama renascentista nos leva dentro da obra e também dentro da mente de Leonardo Da Vinci. Entre lendas e fatos biográficos baseados em amplas pesquisas pelo autor, aprendemos um pouco mais sobre o artista, principalmente a obra que ficou ainda mais famosa e popular depois do estrondoso sucesso do livro O Código Da Vinci: a Santa Ceia ou a última Ceia. Jogos de poder entre os estados italianos, ameaças à sacro santa fé dogmática da igreja católica e outros cultos gnósticos.

Os enigmas não são muito consistentes e a trama é bem simples, mas o que atrai mais nesse livro é a revelação da história da arte que o autor apresenta, assim como as descrição de um Leonardo mais secreto e místico. Gênio incontestável em diversas áreas ele ficou para a posteridade por suas obras primas, principalmente a Monalisa (Gioconda) que atualmente encontra-se exposta no museu do Louvre em Paris. Em um ambiente mesclado de conspiração contra o poder da igreja católica e de apresentações mais técnicas com detalhes de obras de Da Vinci, podemos ler uma aventura histórica interessante onde o misticismo revela segredos do pintor e da própria História.

Toni Nando 24/01/2015

Riquíssimo em informação
Este livro eu recomendo a todos os leitores que se identificam com obras repletas de mistérios e enigmas, Javier Sierra discorre no livro com forte baseamento histórico. Vale muito a pena ler, principalmente pelas pesquisas contidas na obra.

ricardo_22 13/09/2014

Resenha para o blog Over Shock
A Ceia Secreta, Javier Sierra, tradução de Sandra Martha Dolinsky, 1ª edição, São Paulo-SP: Planeta de Livros Brasil, 2014, 320 páginas.

O ano é 1497 e Leonardo da Vinci ainda está trabalhando nos últimos retoques de A Última Ceia. Enquanto isso, cartas anônimas são enviadas à corte do papa Alexandre VI dizendo que o mural não é uma obra qualquer e possui detalhes diabólicos intencionais, como o próprio rosto do polêmico mestre renascentista.

Especialista em interpretação de mensagens cifradas, o inquisidor Frei Agustín Leyre é enviado de Roma à Milão para decifrar o que está oculto na pintura e a identidade do responsável pelas cartas anônimas. Durante sua estadia na cidade, o inquisidor se depara com mortes e muitos segredos que mudarão o resto de sua vida.

Cada vez que você admirar uma pintura, lembre-se de que penetra na mais sublime das artes. Não fique nunca na superfície: penetre a cena, movimente-se entre seus elementos, descubra os ângulos inéditos, bisbilhote nos fundos, e assim alcançará seu verdadeiro significado. Mas eu lhe aviso: é preciso ter coragem para isso. Não poucas vezes, o que encontramos em um mural como este dista muito do que esperávamos achar. Tenho dito (pág. 36).
O gênio renascentista Leonardo da Vinci é um dos homens mais importantes da História mundial e não por menos é uma figura muito explorada no mundo ficcional. Além disso, muitos são os segredos que cercam a imagem desse que é um dos maiores revolucionários que já existiu, o que explica também a infinidade de polêmicas criadas.

Muito se fala sobre a nada amigável relação de Da Vinci com a Igreja Católica, principalmente pelos possíveis segredos escondidos por ele em uma de suas mais conhecidas pinturas: o afresco A Ceia Secreta (1495-1497) do refeitório do mosteiro de Santa Maria delle Grazie. Muitos desses segredos são explorados em A Ceia Secreta, livro escrito por Javier Sierra, o único espanhol contemporâneo a ter seu nome entre os dez escritores mais vendidos nos Estados Unidos.

Se o grande exemplo de obra em que Da Vinci é explorado é o best-seller de Dan Brown, A Ceia Secreta já se diferencia por ter como cenário o fim do século XV, quando ele trabalhava em seu famoso afresco. Ao ter como pano de fundo a época em que tudo aconteceu, o ator pode dar voz a personagens reais, como o próprio pintor ou o Papa Alexandre VI. A narrativa, em primeira pessoa, é sob o ponto de vista do inquisidor Agustín Leyre, mas a edição tem também biografias das principais personagens retratadas na obra.

A escrita de Sierra é tão mágica quanto a qualidade artística do homem que o inspirou. Sem grande dificuldade, o autor é capaz de transportar seu leitor ao passado tão logo os primeiros mistérios são apresentados. Como tais mistérios fazem sentido e parecem ter sido muito bem estudados, é natural se pegar fazendo anotações, mentais ou não, para que tudo seja esclarecido antecipadamente. Às vezes tudo está em nossa frente, mas insistimos em ignorar.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/09/resenha-275-ceia-secreta.html