O Encontro

O Encontro Eduardo Moreira

Resenhas - O Encontro

júlia 12/07/2021

que final foi esse? meu deus, que livro incrível.

eu ganhei esse livro e não fazia ideia do que se tratava, e comecei ele e não consegui mais largar.

me prendeu desde o início e só larguei dps que terminei

o final me deixou totalmente chocada, esperava outra coisa e no final foi tão diferente kkkkk

esse livro merecia um hype tão grande aaaaa
TonCorre@ 29/01/2022minha estante
Preciso concordar com você, este livro é muito interessante até mesmo por a nossa vida como exemplo. É fácil de mergulhar na leitura com essa história e da forma como ele foi motivado a escrever. Fantástico!

Maiara 21/03/2024minha estante
Eu simplesmente amei este livro?

Rovandro 21/12/2021

Resenha - O encontro
Que leitura deliciosa, leve e encantadora.
O autor em uma linguagem e roteiro simples, trouxe tanto ensinamentos, tantos conhecimentos.
Um final surpreendente.

@cheiade9h 22/08/2014

O Encontro é o mais novo trabalho do autor Eduardo Moreira. Nele conhecemos Jonas um homem com seus trinta e poucos anos, que vive em NY e é muito bem sucedido. Mas ele vive um atual afastamento para com a sua família, pela pressa da vida (da correria da cidade grande e trabalho), ele vive apenas para a empresa que ele trabalha (onde ele é "importante").

"Há muito tempo Jonas já deixara de ser dono de sua louca rotina para dela se tornar escravo."

E numa dessas correrias para chegar no seu trabalho a tempo, Jonas sofre um acidente de carro, e esse acidente é o ponto crucial da leitura... Jonas está em coma e sua vida está por um fio, nisso o "Jonas em coma" tem sua família ao lado, enquanto o "Jonas espírito" (ou alma, acredito e-e) está vivendo numa realidade paralela, e nessa realidade paralela (sonho, ilusão...), tem a chance de mudar a sua vida. Ele começa a ser mais saudável na alimentação, começa a dar atenção a sua família e até os conhecidos (como o porteiro do prédio dele) e etc.

Parece complicado o enredo, mas o autor deixou bem simples a narrativa, enquanto o capítulo do "Jonas em coma" era desenvolvido, no capítulo seguinte o "Jonas da outra realidade" vivia melhor com si próprio e com seus próximos, que pela minha opinião ficou muito fantástico essa ligação dos capítulos. Nada confuso ou brisado.

E vemos, "graças" esse acidente, que nosso personagem vai desenvolvendo suas reflexões e dúvidas sobre a sua existência no decorrer da leitura. Os pontos que ele levanta é impossível que o leitor também não pare e pense junto com o personagem.

"Buscar algum sentido em tudo virou um tormento para a raça humana."

Reflexões filosóficas (e com uma algumas ideias cristãs soltas), estão presentes no livro, não é aquela coisa chata de se ler, mas sim, é aquela leitura com a sensação (boa) de incômodo no leitor.

"Peço que eu saiba dizer às pessoas o quanto são importantes para mim, mas, talvez mais importante ainda, que eu saiba dizer para mim sempre o quanto eu sou importante para mim."

Como a narrativa é em terceira pessoa, não temos só o narrador observando o Jonas, acompanhamos o sofrimento de seus pais e até de uma amiga dele de infância, a Gisele.

O Encontro nós leva a discussão pessoal sobre quem eu sou, como eu devo ser e o que é a vida, são questões que parecem de outro mundo (e até mesmo sem uma resposta fixa), mas o autor consegue com uma simplicidade trazer (TALVEZ) uma suposta resposta para o leitor e para o Jonas.

O final do livro foi muito sensacional, foi um misto de "MAS O QUÊ?" com um "ISSO FAZ SENTIDO!"

"Que bela ideia, presenteá-la com o meu tempo, a única coisa, afinal, que realmente leva algo de nós."

Indico a leitura de O Encontro pra quem gosta do tema, caso contrário, será "só mais uma leitura".

site: http://www.livroterapias.com/2014/08/resenha-o-encontro.html

Grazy 25/04/2017

RECOMENDO
A resenha de hoje é sobre um romance. Mas engana- se quem acredita que trata- se sobre o envolvimento amoroso de duas pessoas. "O Encontro" é ''um romance filosófico sobre o sentido da vida''.
Este é o primeiro livro que leio do Eduardo Moreira e confesso que sua escrita surpreendeu- me bastante. É muito importante, como assíduos leitores brasileiros, apoiarmos os autores nacionais. Após esta leitura agradabilíssima, recomendo a você, que neste momento lê minha resenha, conhecer o livro "O Encontro". Espero que ele te toque profundamente, assim como tocou-me.

***

''O Encontro'' é sobre a história de Jonas, através de reflexões filosóficas do sentido da vida. Ele é um jovem bem- sucedido e trabalha no mercado financeiro em Nova York.
Agregado com o alto padrão de vida que leva, Jonas, na maioria das vezes, sacrifica seu tempo para resolver assuntos do trabalho. Com isso, são raras as vezes que está com a família. Raros também são os momentos para si mesmo.
Dia após dia, ele fica cada vez mais entorpecido pelo ritmo acelerado de sua vida, tanto dentro da empresa, quanto fora dela... Até que um grave acidente o faz refletir, reavaliando suas atitudes e ações.
Paralelo com a batalha travada pelos médicos para salvar a vida do Jonas, temos acesso a um mundo criado no seu subconsciente (durante o período de coma) onde a batalha era para encontrar o real sentido da vida. Portanto, o autor apresenta capítulos, ora sobre o drama dos pais e dos médicos, ora sobre a evolução do Jonas na busca para as respostas de três perguntas:

''Quem realmente sou?
O que me deixa feliz?
O que busco na vida?''

Principalmente, em situações de extrema tensão e melancolia, quem nunca repetiu estas três perguntas e tentou encontrar as respostas? M as dificilmente chegou a uma conclusão, não é mesmo? Uma das coisas que aprendi ao término dessa leitura é que não há respostas certas ou erradas, o que realmente importa são as perguntas.
Uma vez ouvi a seguinte frase: ''As pessoas têm medo do que há dentro delas, mas é o único lugar onde vão achar o que precisam''. E ao escrever essa resenha, não poderia deixar essa frase de fora. Creio que ela se encaixa perfeitamente não só na vida do Jonas, mas também na nossa.

*Alguns questionamentos...
Sobre o livro: O que acontecerá com Jonas? Ele encontrará o que tanto procura? Saíra do coma?

Para você refletir: Quem realmente é? O que te deixa feliz? O que busca na vida?

Lembre- se: ''A felicidade está na jornada e não no destino.'' (Filme- Poder Além da Vida)

site: http://amantesliterarios.wixsite.com/livros/single-post/2017/04/25/Resenha-O-Encontro-de-Eduardo-Moreira

Larissa 02/04/2021

A trama nos prende do início ao fim e traz umas reflexões muito boas, bem apresentadas, nada que nos deixe voando nas filosofias da vida! Gostei!

24/10/2022

Achei a ideia do livro muito boa. Faz pensar em como lidamos com nossa vida.
Não gostei do momento de reencontro com a amiga de infância. Ficou um romance infantilizado. Difícil de digerir.

Sccmarx 05/05/2023

Melhor não se encontrar com este livro
Simplesmente não gostei. Não recomendaria para ninguém. O livro não é empolgante, a leitura apesar de rápida não é interessante. As reflexões são todas de senso comum, cada capítulo é previsível e os personagens são superficiais mas o autor força uma profundidade que só existe quando o narrador diz que é, porque nas ações não existem. Parece que o livro foi feito para passar a imagem de intelectual e culto ao personagem principal/autor.