Pedagogia da Esperança

Pedagogia da Esperança Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Esperança

maria rita 19/09/2022

? | 101 anos de Paulo Freire.
"Não sou se você não é, não sou, sobretudo, se proíbo você de ser."

Eu não poderia ter terminado esse livro em uma data melhor, hoje é aniversário de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, o autor desse livro e um dos melhores educadores que já passou pelo mundo. É incrível poder ler os livros dele, fazer parte do seu mundo, como futura pedagoga.

Como o subtítulo diz, é um reencontro com a pedagogia do oprimido. Nesse livro, Paulo Freire conta sobre suas histórias durante o período que ficou fora do Brasil durante a ditadura militar, o reencontro dele com pessoas icônicas de todas as classes sociais. Baseado nas conversas, você tem ideia de quem são os oprimidos e opressores e é deixado evidente a política em que Freire se encontra. O oprimido pode ser o explorado econômico, o condenado, o negro, a mulher, o portador de deficiência e a Pedagogia da Esperança, com diversos relatos e passagens, nos faz pensar em um mundo democrático abrangente para essas pessoas, para a minoria.

Confesso, é um livro de escrita difícil e isso é algo que não gosto nos livros dele porque é uma inclusão que ele menciona e não reproduz, Fora isso, é um livro que deve ser lido e apreciado com muita calma.

Linara.Chaves 03/03/2022

Pedagogia da esperança
Nesse livro, Paulo Freire conta um pouco das suas experiências conhecendo diversas realidades, enquanto está isolado do seu país de origem, devido a ditadura militar. Nele são narrados seus encontros com profissionais da educação e pessoas ligadas a movimentos e grupos sociais, que se vêem inspirados por seus escritos, principalmente com relação a obra "Pedagogia do oprimido".