O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

N.S.Lima 18/05/2021

Leitura complexa, mas gratificante.
Se eu dissesse que a leitura foi tão tranquila, com certeza estaria mentido. A leitura é bem pesada e em algumas vezes até cansativa, talvez por ser o tipo de leitura que trás conhecimento. Por vezes, li um paragrafo e tive que voltar para tentar entender. Mas, enfim, o foco do livro é tratar de como os príncipes deveriam reinar e manter o seu reinado. Maquiavel sempre distingue aquele que adquire o poder através herança e através de um ato novo, seja por conquista ou invasão. É interessante o quanto ele aborda o seu pensamento baseado nos atos de governantes do passado, que inclusive confirma sua linha de raciocínio. Para ele, não é apenas importante a forma como se adquire o poder, mas sim como será mantido posteriormente, que tenho que concordar, é ainda mais difícil. No decorrer dos livros vimos o motivos dos fracasso de príncipes que não conseguiram se manter no poder, e podemos entender o porquê Maquiavel insiste em dizer que o governante deve agir como leão e como a raposa para manter a sua liderança. Outro ponto, que concordo, é que para o príncipe manter o poder é mais fácil ser temido do que ser amado, o amor num momento de guerra talvez faça com que as pessoas não fiquem ao seu lado, fujam como covardes, enquanto se temido, muitos se sentem obrigados, por medo de consequências futuras. Existem muitos pontos no livro que é passível de discussão, como por exemplo quando ele menciona que a fortuna é como a mulher, que é necessário espancá-la e abusá-la para ter controle sobre ela, além de ser um pensamento machista, é um pensamento que vem de uma pessoa cruel, fiquei muito incomodada com esse trecho do livro, mesmo ciente de que ocorreu a uma época bem diferente da atual.