Confissões de Adolescente

Confissões de Adolescente Maria Mariana

Resenhas - Confissões de Adolescente

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 04/11/2022

A peça que virou crônica que virou série - ótima, diga-se de passagem.

Em Confissões de Adolescente, Maria Mariana reconta algumas passagens mais comuns na vida dos adolescentes dos anos 80 e 90. São histórias simples que carregam no drama típico da idade, algo nostálgico para quem já saiu dessa fase, mas empático para quem ainda está nela.

Aqueles que já assistiram a peça ou a série, podem ler o livro sem medo de repetição. A autora trabalhou diretamente na tríade e adaptou e renovou o quadro de histórias justamente para não pecar nesse quesito.

Não há grandes discussões filosóficas ou políticas, a abordagem é mais social e familiar e, por isso mesmo, atemporânea. Se os adolescentes do novo milênio concordariam já é outra questão...
eu, eu mesma e os livros 04/11/2022minha estante
Que saudade dessa série!

ORDS 08/11/2022minha estante
Cliooo, quanto tempo

Cinara... 09/05/2021

"A partir daquele dia também, não precisei mais me apaixonar, porque, quando leio Vinícius, quando escuta o Vinicius, meu coração transborda de amor. Satisfaço todos os meus desejos.
Tudo aconteceu naturalmente. Aquela foi uma noite de amor perfeita. Ele entrou no meu quarto, se aproximou de mim com aquela música bonita, gostosa de ouvir e, então, me disse palavras bem de pertinho. Sabe aquele bafo que tira tudo da mente? "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida. Minha flor... Minha menina..."

Eu era uma criança de 8 anos descobrindo a vida dos adolescentes com a série Confissões de Adolescente exibida pela TV Cultura. Para uma criança era um mundo incrível desses "adultos", eu amava a Maria Mariana, aliás eu queria ser ela, queria o cabelo, os olho, a pele, pra mim ela era o ser humano mais inteligente da face da terra. Isso pra mim Cinara de 8 anos. Assistindo a série hoje em dia caio em um poço de nostalgia. Essa nostalgia que procurei nesse livro, e não encontrei. Não foi nada do que eu esperava.
É incrível como nossos super-heróis um dia se tornam simples humanos.
Hoje não quero mais ser a Maria Mariana nem ela adolescente nem adulta.

Gabriella Pires 26/02/2022

Eita, livrozinho chato, só li pq tava empoeirando na minha estante. Só queria entender como que tem um filme baseado nisso.
Duda Saragosa 26/02/2022minha estante
Sério que o livro é ruim o filme é ótimo, acho que tem coisas que funcionam melhor no cinema

Gabriella Pires 26/02/2022minha estante
Sim cara, comprei principalmente por conta do filme

Larissa.Ohana 14/05/2021

Nostálgico
Adorava assistir a série na TV Cultura quando adolescente e esse livro me fez lembrar desse tempo, um livro curto, abordando questões polêmicas como sexo e drogas mas me levou aos anos 2000 novamente.

Elaine 10/11/2009

Confissões de Adolescente
Lembro até hoje do dia que comprei este livro.
Era quase adolescente e estava numa Bienal, o vi logo que cheguei mas depois quando resolvi voltar no stand pra comprar não lembrava mais onde era. Mas acabei achando e comprando.
Acho que foi um dos primeiros livros que eu mesma me dei de presente.
A história é bem legal para um pré adolescente ler.
Sei que reli várias vezes ... Qualquer vou reler para saber se bate em algum ponto com as coisas da minha adolescência.

Janann 28/05/2021

Bem rápidiinho
Leitura rápida e legal de ler!
Bem legalzinho, gostei!
Bem teen kkkkk
Ri em algumas partes, bem legal

Bia 24/10/2021

Mostra uma boa parte da realidade da cabeça de um adolescente, hj em dia percebo alguns sentimentos que sinto ou senti que são muito parecidos com os que li no livro, simplesmente amei

Marcella 29/12/2021

De volta ao passado?
Arrumando minhas coisas, me deparei com esse livro que comprei em 1992? na mesma hora lembrei da noite que fui ao teatro com três amigas assistir a peça ?Confissões de Adolescentes?. O livro tem os textos dos monólogos apresentados na peça e conversa muito bem com o público adolescente (pelo menos conversou comigo naquela época!). Foi uma delícia relê-lo.

legal41 25/12/2020

Um livro que originou uma peça de teatro de sucesso e uma série de tv adorável. Acho livro fraco, que único depoimento interessante (e engraçado) é da atriz Ingrid Guimarães e sua toalha verde.

Margaret 06/09/2021

Relendo
Quando eu tinha uns 13 anos e estava estudando teatro, lia todos os livros relacionados a isso que pudesse encontrar na biblioteca da minha cidade, Colatina. E foi assim que eu cheguei ao Confissões de adolescente. Agora, depois de muitos anos, cruzei com esse livro novamentr, na mesma biblioteca, e fiquei curiosa em reler, e observar minhas perceções sobre ele. O curioso é que aos 13 anos eu me identificava muito com tudo, mas agora passam apenas de experiência dentre tantas outras. É muito curioso. Mas adolescente é adolescente, as mudanças externas e internas acontecem e são naturais a todos, e acho que isso fazem desse livro algo sempre contemporâneo. Bom pra quem é adolescente, mas bom tb pra quem quer relembrar como era aquela fase da vida.

Tiny Sun! 01/03/2022

Confissões de Adolescente é, da forma mais simples, bem bom. Curto de dar dó, visto que metade dele é ilustrações. Sinto como se tivesse lido uma revista, no melhor sentido. Bem engraçado! Só de ler esse texto, percebi porque a peça fez tanto sucesso: além de seu humor, traz uma honestidade realista e confortante de se ler. Não é o melhor livro do universo, mas mesmo que você por algum motivo ache o livro ruim, é bem curtinho e já se tornou um clássico, o que faz com que você aguente até o fim. Recomendo pra quem quer adicionar algo leve para as metas de leitura do mês.

Mah 30/05/2020

Comprei de novo para matar a saudade
Peça teatral⠀
Série de TV⠀
Livro (2013)⠀
Filme (2014)⠀

Tudo baseado no diário da autora. Revelações bem íntimas sobre amizade, sexo, drogas, enfim, sobre tudo que marcou a adolescência dela e das amigas atrizes, Ingrid Guimarães, Carol Machado e Patrícia Perrone.⠀

Segundo a nota da autora, a peça, na época, foi um escândalo.⠀

#Quotes:⠀

"Meu mundo interno já nem fala mais...⠀
Ela berra, esperneia e urra...⠀
Tem um bicho que briga na minha barriga⠀
Não me deixa dormir e me diz coisas que não quero ouvir..."⠀

"E a vida era isso! Brincar com o jogo do amor, sonhar com a realização e pronto."⠀

"O amor chegaria um dia. Sempre chega. Ou seja, esse era o dia ideal para eu me apaixonar sinceramente pela primeira vez."⠀

🌹Comprei de novo esse livro porque deu uma saudade danada.⠀

site: https://www.instagram.com/p/B-vaFzJjAO5/

Vi | @virginiabrasil_ 04/05/2015

Confissões de adolescente
Já começo dizendo a vocês que é um livro sem a história definida. Isso talvez seja devido ao fato de que é uma peça inspirada no diário da autora, então as histórias são cortadas e sem uma sequência bem estruturada. São continhos e narrativas únicas, cada um com sua narradora (são quatro diferentes) e as amigas fazendo comentários e interpretações.

Basicamente são quatro amigas que compartilham histórias entre si com temas diversos: desde dramas familiares até assuntos mais polêmicos (como aborto e outros tabus). O livro é ilustrado e, como já disse, é em formato de peça teatral. Em seu interior encontramos recortes, desenhos, poemas, músicas e anotações da própria Maria Mariana.

*Para conferir a resenha na íntegra, acesse o link do blog! ^_^

site: http://blogfloreando.blogspot.com.br/2015/03/critica-confissoes-de-adolescente.html

1 | 2 | 3 | 4