Lady Susan e outras histórias

Lady Susan e outras histórias Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Yasmin.Pedroso 13/03/2023

Me prendeu
Um romance epistolar que prende a gente somente pela fofoca kkkkk. Lady Susan é uma sem vergonha!!!

Oljo 11/03/2023

Os começos sem finais!
O que falar de Lady Susan? Eu já havia assistido ao filme, mas, nem de longe, ele consegue passar a raiva e indignação que a Lady do livro passa. É de querer rasgar as páginas!

Uma personagem tão bem construída que nos incita ao sentimento amargo de não poder fazer nada diante dela. Austen aqui foi gigante, não acho que exista característica tão bem megeramente delimitadas em nenhum personagem de livros de época como existe aqui.

A segunda história é a dos Watson, que tem enorme potencial, como toda história da Austen, mas que infelizmente é muito curta para que se possa estabelecer qualquer conexão mais profunda. No entanto, criei o final de Emma e Howard na minha cabeça.

Sanditon é, desses títulos, o que mais me atraiu. É uma parcela de personagens interagindo e chegando e socializando. É tudo muito diferente de tudo que Jane já havia escrito, o cenário é a construção de uma cidade. Infelizmente, ela não finalizou o que tenho certeza que seria minha obra favorita.

Carolina857 11/03/2023

De tudo um pouco
O livro conta vários contos da jovem Jane, nas primeiras histórias percebemos a pouca maturidade da autora em trechos que as personagens tem ?múltiplos desmaios? e ?choram até o resto da vida?. Confesso que algumas histórias li com esforço por serem tediosas, mas, algumas me divertiram como ?Os Watsons? e em especial ?Lady Susan?, o valor sentimental e algumas histórias que me conquistaram me levaram a definir como um bom livro.

Ket 26/02/2023

Deliciosamente disruptivo dentro os trabalhos de de Austen, Lady Susan mostra uma faceta fascinante da autora: o de mostrar que mulheres narcisistas, manipuladoras e extremamente carismáticas sempre existiram e que nós amamos odiá-las. Lady Susan é deliciosamente errada (ou livre?) e, por isso mesmo, ainda mais fascinante. O formato epistolar da trama traz ainda mais cores à narrativa, pois dá voz aos pensamentos íntimos e imperfeitos de cada personagem, afastando-os daquele ideal de nobreza que teimamos em dizer que cobria a sociedade inglesa.

Lokopoko 17/02/2023

Eu amei o livro "Lady Susan" de Jane Austen! É o primeiro livro que leio dela e fiquei surpresa com o quão envolvente e divertido foi. A história gira em torno de Lady Susan Vernon, uma mulher charmosa e inteligente que tem um jeito especial de se sair de qualquer situação.

A escrita de Jane Austen é excelente e ela consegue descrever as personalidades e as motivações dos personagens de uma forma incrivelmente detalhada. Lady Susan é a personagem principal e é impossível não se apaixonar por sua astúcia e habilidade de se sair bem de situações difíceis. Além disso, a trama é bem construída e mantém a tensão do começo ao fim.

Eu gostei muito também da forma como o livro aborda questões sociais e políticas da época, incluindo o papel das mulheres e as relações amorosas. Jane Austen sabe como escrever com ironia e humor, o que torna a leitura ainda mais agradável.

Em resumo, eu recomendo este livro para qualquer pessoa que goste de histórias de romance e comédia. É uma leitura rápida e divertida, que prende a atenção e deixa um gostinho de quero mais no final. Eu definitivamente vou ler mais livros de Jane Austen!

Jeane Tertuliano 15/02/2023

Mais uma leitura austeana...
Lady Susan não me cativou tanto quanto outras obras da nobilíssima Jane Austen, entretanto, a trama não é desinteressante. Trata de temáticas relevantes até mesmo para os dias atuais.

Carol 06/02/2023

Impressões da Carol
Livro: Lady Susan {circa 1794}
Autora: Jane Austen {Inglaterra, 1775-1817}
Editora: L&PM/Tradução: Rodrigo Breunig
Editora: Pedrazul/Tradução: Stephanie Savalla
112p.

Apesar de ter lido os romances de Jane Austen na adolescência, somente com as releituras, já em idade de cacura, passei a amá-la.

Muito desse interesse mais atento à obra austeniana deve-se à Marcela, do @literaturainglesa. Somos privilegiados por ter essa professora admirável compartilhando seus conhecimentos por aqui.

Reli "Lady Susan" para o curso "Introdução a Jane Austen" e essa novela sui generis merece um post só pra ela.

Obra de transição entre a Juvenília e os livros 'maduros', "Lady Susan" só fui publicado 54 anos após a morte da autora, por seu sobrinho James Edward Austen-Leigh, no "A memoir of Jane Austen", em 1871.

Gosto de imaginar Austen, por volta de seus vinte anos, experimentando formas e vozes do romance. Sua escolha pela estrutura epistolar, a maneira como expõe uma sociedade na qual a mulher, se desejasse ganhar notoriedade social, precisava agir de maneira dissimulada.

Porque veja bem. Não só Lady Susan Vernon é uma protagonista "vilã". Suas antagonistas são invejosas, mexeriqueiras e movidas pelos atos e palavras de Lady Susan. Ela é o motor do romance, a personagem mais complexa.

E aí reside a inovação de Austen. Pois em fins do XVIII, esse papel da malícia, do flerte, de usar todas as ferramentas para conseguir o que desejava, sem compaixão ou pudor, era masculino. Austen inverte o gênero do vilão. Muito maravilhosa!

"Lady Susan" é um livro, acima de tudo, divertido. Vale a leitura demais.

Nessa releitura cotejei as traduções da @lepmeditores e da @pedrazuleditora com o texto original. São duas ótimas opções. A edição da Pedrazul ainda traz as ilustrações clássicas de Hugh Thomson. A @literaturadescoberta também disponibiliza sua própria tradução em e-book. O trabalho da Laura é excelente, vale acompanhá-la.

Lobinha Sincera 29/01/2023

Esse livro seria basicamente para os fans da autora, os apaixonados por suas histórias, suas histórias incompletas mostram muito de sua fase madura e mais jovem.

spideytriz 23/01/2023

Jane nunca erra e se errou foi tentando acertar!!
Livro maravilhoso! Todas as histórias apesar de inacabadas são incríveis! Eu passo mal com a crítica que Austen faz a sociedade inglesa da época, a forma exagerada que ela retrata as personagens, o alto nível de polidez, arrogância e falta do que fazer deles com certeza geram as melhores histórias. Eu estava ansiosa para ler Lady Susan e não sabia que eu iria gostar tanto.

Lasy Susan é uma solteirona viúva que passa a maior parte do tempo flertando com homens apenas por auto puro divertimento! Ela é tipo de mulher que todos amam ou todos odeiam e eu adoro isso! Ela tem sua personalidade bem forte e marcante, e gosta de fazer as coisas saírem do seu jeito, algo bem comum hoje em dia, mas que para a época seria uma condenação.

O que me chateia são os textos sem fim, queria muito saber de fato o que acontecerá com as histórias. Recomendo a leitura para quem gosta da Jane e quer conhecer um pouco mais sobre a época de juventude dela, os textos possuem muita personalidade e uma característica marcante que só a Jane tem, com seus tons de ironia e muita classe!

gahsampaio 21/01/2023

Uma leitura totalmente diferente
Olha, foi bem difícil iniciar a leitura desse livro, quando olhei que era inteiro por cartas, até havia desanimado, mas decidi sair da minha zona de conforto e encarar a leitura.
Confesso que de início, era difícil entender algumas coisas, mas conforme você vai lendo, depois você pega o jeito de entender as "cenas" e as situações.
Não é um tipo de livro que eu leria novamente, mas a experiência foi interessante.
Em relação a história, a Lady Susan é uma personagem totalmente ardilosa e que não mede esforços para consegui o que quer.
Fiquei com dó o tempo inteiro de Frederica e de Reginald. ?

Michela Wakami 19/01/2023

Essa edição contém três romances.
O primeiro leva o nome da protagonista Lady Susan, uma vilã que não mede esforços para conseguir o que quer.
Eu simplesmente amei.

O segundo romance Os Watson, que é uma família, cujo o pai tem quatro filhas e um filho, dando destaque a Emma, que é uma moça muito amável , que encanta aonde quer que vá.
Infelizmente a autora não concluiu o romance, e me deixou com o coração partido.

O terceiro romance Sanditon, foi o único que não me cativou, e ele também não está concluído.
AndrAa58 22/02/2024minha estante
Caramba, amiga. Quantas leituras! ? Que delícia... E eu penando para conseguir ler um pouquinho nessa semana. Obrigada, amiga. Me sinto realizada por tabela ?

Michela Wakami 22/02/2024minha estante
?????

Fernanda Serrão 10/01/2023

Bonzinho
Lady Susan: bom
É uma história sobre fofoca, acho engraçado que lá no século 18, Jane Austen já escrevia sobre ranço!
Os Watson: Muito bom
Sem duvida é o melhor dos 3, porém uma pena que é inacabado, gostaria muito de saber o final.
Sanditon: não é muito bom
É o mais arrastado, demora muito pra acontecer as coisas e no final não acontece quase nada, todos os personagens parecem tolos e sem noção.

Lore 07/01/2023

Dei 4 estrelas pro livro por conta de de lady Susan e Watson são ótimas histórias amei demais queria ter a conclusão. É um livro nota 3,5 principalmente por conta da primeira parte que são histórias mais infantis e cômicas. A tradução da Martin Claret é perfeita muito fluida.