Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

AAnacruz 10/03/2024

Gostei
Gostei muito, uma pena que a Jane não tenha concluído algumas histórias. De todas os destaques são pra Lady Susan, Os Watsons e Sanditon (que achei entediante kk). Lady Susan daria um livro completo tranquilamente e fiquei triste que Os Watsons termine tão de repente.

Denise.Marreiros 15/09/2020

Quer ler ou conhecer Jane Austen?

Comece por Lady Susan, esse que é um romance epistolar curtinho e super gostosinho de ler. A diversão e o melodrama na medida certa se juntam com uma protagonista totalmente fora dos padrões da sociedade e principalmente de sua autora, o que a torna ainda mais espetacular.

A leitura e tão fluída que é possível imaginar cada cena, os personagens foram criados para que fosse possível se identificar com cada um e ao final a única coisa que se deseja é que a historia não acabe.

Sensacional!

Ket 26/02/2023

Deliciosamente disruptivo dentro os trabalhos de de Austen, Lady Susan mostra uma faceta fascinante da autora: o de mostrar que mulheres narcisistas, manipuladoras e extremamente carismáticas sempre existiram e que nós amamos odiá-las. Lady Susan é deliciosamente errada (ou livre?) e, por isso mesmo, ainda mais fascinante. O formato epistolar da trama traz ainda mais cores à narrativa, pois dá voz aos pensamentos íntimos e imperfeitos de cada personagem, afastando-os daquele ideal de nobreza que teimamos em dizer que cobria a sociedade inglesa.

Arissa 14/05/2021

Estilo diferente
Eu achei bem interessante Lady Suzan ser escrito em formato de carta, é um estilo bem diferente dos outros romances de Jane Austen e, por incrível que pareça, não ficou ruim.

Uma pena Os Watson e Sandinton não estarem finalizados. Principalmente Os Watson, queria muito saber o que acontece com a Emma.

Cristinacob 01/11/2020

Lady Susan
Lady Susan é uma obra epistolar curtinha escrita por uma das mais aclamadas escritora de romance clássico - Jane Austen.
O estilo do romance não é dos meus favoritos, mas, por ser uma obra de Jane Austen e por ter sido publicado 50 anos após sua morte ( há boatos que a própria autora não queria que esse romance chegasse ao público) despertou - me a curiosidade em conhecer também essa obra em que Lady Susan, a protagonista, uma mulher de caráter duvidoso se difere totalmente das demais personagens femeninas tão admiradas da autora, a exemplo de seu romance mais conhecido: Orgulho e preconceito, o qual sou apaixonada.

Lady Susan é uma jovem viúva de 30 anos, tem uma filha que é seu oposto, uma adolescente tímida e submissa. Astuta e manipuladora, ela com seu poder de persuasão consegue envolver seus familiares, amigos e todos que cruzam seu caminho, causando intrigas e fofocas.
Usa sua beleza e demonstra uma falsa fragilidade flertando os rapazes e os manipulando para conseguir o que quiser.

Nessa narrativa, Austen, através dos diálogos dos personagens, aborda explicitamente o adultério, a falsidade, e a maldade numa sociedade que se diz convencional, mas que se revela intimamente de forma sarcástica e irônica.

Mandy Caroline 14/09/2020

Jane Austen como você nunca viu
Todo mundo sempre falou sobre como Lady Susan é uma estória totalmente diferente dos outros livros de Jane Austen, e essa fala é verdadeira. Lady Susan é uma personagem complexa a qual você provavelmente vai amar odiar.
Sobre os livros não acabados Os Watson e Sanditon, deles fica o gosto de quero mais, mesmo sendo apresentado para os leitores apenas alguns capítulos do que seriam estórias encantadoras da autora, você já consegue se apegar a alguns personagens e queria saber mais sobre cada um deles.

Lud 03/12/2020

Lady Susan e outras histórias, da Jane Austen
Essa edição contém parte da Juvenilia da Jane Austen, ou seja, contos que ela escreveu bem jovem e também alguns romances não finalizados. É possível reconhecer vários elementos de suas famosas histórias. Apesar de algumas não terem uma conclusão e outras serem demasiadas curtas, é um divertido complemento para fãs da Jane Austen.

Isabela 12/08/2021

Lady Susan
Lady Susan é um livro curto mas Jane Austen consegue expor a sociedade da epoca de um jeito que só ela é capaz.
O casamento é visto como um negocio e não se mede esforços para tal. Lady Susan tem um temperamento abominavel onde só pensa em si mesma e em como manipular as pessos ao seu redor a adula-la. Quem não conseguia cativar ela desprezava - e isso incluia a propria filha.
Lady Susan era viuva e se entregou a todos os seus prazeres sem arrependimemtos. E nem consciencia. Tinha planos de casar a filha independente da situação com um homem que ela sabia que não era apropriado para a filha. Mas era o unico jeito da filha ter uma vida respeitavel - mesmo que a mesma fosse inredutivelmente contra o casamento com o homem escolhido por sua mãe.
A obra de Austen critica abertamemte o sistema da epoca em que vivia onde era mais "respeitavel" uma mulher se casar - seja ela com quem quer se seja desde que tenha uma condição financeira aceitavel - do que a mulher trabalhar para garantir o proprio sustento.
Lady Susan era devassa e manipuladora e ao não consegui casar a filha com o rapaz casou-se ela mesma. Mas antes disso fez tanto rebuliço quanto pode. Ao insistir no casamento da filha com o homem, ao se entregar ao prazer e manipular as emoçoes de um homem casado a ela ao ponto de destruir uma familia. Para "escapar" do escrutinio da sociedade ela fez uma penitencia pelo campo na casa do irmao do falecido marido. Cuja a cunhada sabia das suas ações durante toda a estadia a Londres devido a correspondencia do irmão. Porem os podereses de persuasão de Lady Susan eram tais que uma visita de Reginald a irmã mudou o pensamento dele para com Lady Susan. Em uma semana ele já estava justificando as açoes que antes recriminava. E a sua afeição era tal que toda a familia temeu o matrimonio entre eles. Lady Susan de fato estaba pensando em induzi-lo ao casamento mas o destino interveio e apos uma viagem a Londres onde Lady Susan havia retornado, Reginald recobre a razão graças as conversas com a esposa do amante da Lady Susan e do padrinho da mesma. Ao abrir os olhos ele deixa Londres e Lady Susan para sempre. Ate mesmo sua filha ficou segura com os tios.

Beatriz 12/09/2020

Para os fãs de Jane Austen, assim como eu, ler seus contos e romances escritos enquanto a autora ainda era uma jovem é um deleite! Suas ironias, sarcasmos e críticas aos costumes e modelos da época estão extremamente evidentes nessas histórias, diferentemente do que acontece em seus romances mais famosos, nos quais isso existe, porém é mais mascarado.
E durante a leitura toda o meu maior desejo era ter vivido naquela época e ser amiga dela, para receber uma dedicatória Da Autora em alguma de suas histórias incríveis.

Andréia 05/11/2021

Muito legal
São ótimas histórias, e foi muito bom conhecer uma "vilã" da Jane, pois ela sempre tão incríveis nas descrições das personagens femininas, foi ótimo conhecer o lado "ruim" de uma delas. Para quem gosta da Jane Austen, é um livro ótimo de ser lido.

helenaslodk 02/02/2022

Jane Austen
Das três histórias a minha preferida foi da Lady Susan: mostra um lado diferente da Jane Austen, colocando uma protagonista como vilã (ou vilã protagonista). Ela é ardilosa, manipuladora, má e mesmo assim eu amei ela, fiz algumas marcações nas partes dela. Essa parte é toda por cartas, muito bom também ver como a sociedade se comunicava, bem fofoqueiros mesmo.

Os Watson eu gostei, mas entre as três histórias achei a mais fraquinha. Igual fiquei bem curiosa pra saber se a Jane de fato publicaria isso, mas ela infelizmente parou de escrever bem na hora que a história tava pegando o tranco.

Adorei Sanditon, uma pena também estar inacabado. Acho que a história é muito promissora, não sendo a toa que várias pessoas já tentaram continuar o livro e dar um final.

Enfim, Jane Austen é Jane Austen e mesmo tendo duas histórias inacabadas, minha nota é 5.
Nanna 02/02/2022minha estante
A série saditon... Não sei se vai ter continuação, mas deu uma direção legal!

helenaslodk 02/02/2022minha estante
agora com globoplay vou ter q assistir

carol 04/09/2020

Esse livro kkkkkkk Jane Austen gênia demais e tudo na minha vida.

Fran 28/06/2020

Uma protagonista sedutora e venenosa
Diabolicamente inteligente e egoísta, Susan Vernon é, em minha opinião, a protagonista mais astuciosa criada por Austen.
Esse romance pequeno e em formato epistolar é um ponto fora da curva na obra da escritora inglesa: no lugar de uma mocinha bem intencionada lutando por amor, vemos uma mulher madura jogando sujo para alcançar objetivos escusos.
Muito bem escrito e divertido, este livro se tornou um dos meus favoritos da autora.

Geovanna.Cookie 19/03/2022

Lady Susan um ícone
Esse foi um dos romances de Jane Austen que eu mais gostei. Apesar de ser bem curtinho, quase um conto, entrega muito.
Por ser epistolar (Cartas), os personagens nos contam os acontecimentos com as próprias palavras, o que é ótimo já que a narração em terceira pessoa da autora costuma deixar muita coisa subentendida.
Lady Susan é uma pessoa horrível, e uma mãe pior ainda, acho que nos dias ela seria diagnosticada como Narcisista. Mas é o fato de ela ser horrível que torna tudo muito bom, as "pessoas boas" nesses livros são boas demais, perdoam demais, acreditam demais e ela não, ela só acredita nela mesma e se preocupa com ela mesma, o que é refrescante e rende umas passagens ótimas, como: "Minha cara Alicia, de que erro você foi culpada para se casar com um homem dessa idade! Velho demais para ser agradável e jovem demais para morrer."
Enfim, Jane Austen como você nunca viu.